A democracia pode ser assim

A democracia pode ser assim Equipo Plantel...

Resenhas - A democracia pode ser assim

Laiza0 26/11/2022

Democracia
Quer entender o que é a Democracia de com uma linguagem acessível e esclarecedora?

Uma literatura infantil que trata questões políticas que estão esquecidas no nossa sociedade brasileira.

O Brasil é um país democrático, onde todos podem ter opiniões diferentes desde que não afetem diretamente a vida todos.

Douglas.Moreira 19/10/2022

Básico
Para crianças e para marmanjos que acham que sabem de tudo. Uma forma simples de explicar como se portar adequadamente em uma democracia.

Dan 27/01/2022

Necessário...
Esse pequeno e curto livro se faz grande e fundamental quando o assunto é compreender a DEMOCRACIA. Faz parte de uma coleção escrita e produzida em 1977/1978, mas que se faz muito atual em nosso país, no qual a democracia ainda é tão frágil. Pensado para crianças, mas que transgride o limite geracional. É um importante indicador pensar que se posso escrever essa breve resenha, se inclusive, posso ler esse e qualquer outro livro é porque AINDA vivemos em um país democrático.

Kamila Thuane 22/11/2020

Esse livro faz parte de uma série de quatro volumes que foi publicada originalmente há MAIS DE 40 ANOS e é absolutamente atual (infelizmente). Leitura super válida para adultos, mas ótima para os jovens entrarem no universo da política.

Gláucia 19/01/2019

A Democracia Pode Ser Assim - Equipo Plantel
Excelente leitura a ser feita com os pequenos a fim de lhes explicar conceitos complexos que eu teria dificuldade em definir. Aqui é tudo muito simples e didático e as ilustrações complementam a experiência. E dá para ser lido em questão de minutos, ideal para conseguir a atenção dos pequenos leitores.

Érica 05/01/2016

Uma leitura para todas as idades
Passeando pela Livraria Cultura (como sempre), me deparei com os dois livros lançados recentemente pela Boitatá, o selo infantil da Editora Boitempo. Eu já sabia, pelo Instagram, que a Boitempo estava lançando um novo selo voltado ao público infantil, em comemoração aos seus 20 anos, mas o que eu não sabia era a graça que esses livros seriam!!

Pois bem, a coleção se chama Livros para o Amanhã e é composta por quatro livros que foram elaborados por uma equipe de educadores e pesquisadores espanhóis. O projeto original foi desenvolvido pela extinta editora catalã La Gaya Ciencia após a queda do regime Franco, que aterrorizou a Espanha entre 1936 e 1976.

Os livros explicam, de um modo muito simples, conceitos básicos de política. Os dois primeiros lançados: A Ditadura é Assim e A Democracia Pode ser Assim, trazem conceitos básicos sobre como as pessoas se relacionam em sociedade (ou como deveriam se relacionar), já inserindo nos pequenos cidadãos, com faixa etária entre 8 e 10 anos, noções que andam um pouco perdidas em nossos dias. E eu acho isso genial! precisamos politizar as próximas gerações, precisamos de adultos menos alienados e menos replicadores daquilo que leem, precisamos de mais pensadores, precisamos de um futuro.

A Democracia Pode ser Assim (Boitempo, 2015, 52p.) é o primeiro volume da série, e apresenta o conceito de democracia a partir de imagens que se aproximam do cotidiano das crianças: a hora do recreio, atividades esportivas, jogos, atividades em que todas as crianças participam e que têm regras para que todos possam brincar.

É uma primeira introdução a temas como cidadania e questões sociais, passando pelo conceito de eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto de cada um. Além disso, fala sobre direitos humanos e da manutenção das liberdades (individuais e coletivas), tudo isso de um modo simples e de fácil compreensão, para que, no futuro, esses temas não amedrontem nossos jovens, para que eles se sintam convidados a saber mais.

"A democracia é como um recreio em que todos podem brincar de tudo".

No final do livro (de ambos os livros, na verdade), temos um roteiro de perguntas para reflexão, que os pais ou professores podem utilizar como um norte para discutir os assuntos abordados com as crianças. Também têm dois textos complementares nacionais, adequados e adaptados à nossa realidade política e social.

Nas capas internas do livro, a Editora Boitempo colocou fotos 3x4 de alguns de seus leitores, e ficou muito bacana. Imagina você está lá, sua fotinho lá, e você mostra para o seu filho (a), "olha a mamãe/papai aqui". Deve ser sensacional!

Os outros dois volumes da série (O que são classes sociais? e As Mulheres e os Homens) estão previstos para serem lançados em 2016. Mal posso esperar para também os ler. E mal posso esperar para que meus sobrinhos tenham idade suficiente para também os lerem.

De acordo com a própria Boitempo, o selo infantil "não subestima a inteligência de seus pequenos leitores e procura promover o aprendizado, o questionamento e a construção de um senso de justiça social através dos livros". O que mais uma tia pode desejar aos seus pequenos? Só amor por essa editora

site: www.serleitora.com.br