Um Homem por inteiro

Um Homem por inteiro Tom Wolfe

Resenhas - Um Homem por inteiro

Brito 14/03/2021

Tom Wolfe - Um homem por inteiro
Uma narrativa rica, versátil, com um estilo exuberante e uma riqueza de linguagens típicas que se perdem um pouco na tradução. Fiquei com a sensação de um fresco monumental da sociedade americana no virar do século XX e, no entanto, apesar das indubitáveis qualidades, uma narrativa do exterior, sem uma parte de dentro, o que, mesmo considerando o fresco admirável, num tempo de consciência da consciência da literatura, faz saber a pouco. Ou isso, ou dá-se simplesmente o caso de eu ter uma preferência vincada por livros que pensam as coisas ao invés de livros que contam as coisas, ou por livros que contam as coisas e amiúde as pensam também.
A história passa-se na cidade de Atlanta e cruza, essencialmente, três histórias, a da decadência financeira de Charles Croker, a da suposta violação de uma jovem branca, oriunda de uma família muito rica, e próxima de Croker, por um negro, jogador de futebol americano de Atlanta, e a tragédia que se abate sobre um jovem operário das empresas de Croker, após se ver despedido. Trata-se de uma trama bem urdida, criando quadros realistas, com muitos pormenores. É um livro interessante, um livro a ler, indubitavelmente, embora com alguma paciência porque é um livro extenso.

Lista de Livros 24/12/2013

Lista de Livros: Um homem por inteiro, de Tom Wolfe
“Aqui em Atlanta tem um velho ditado que também diz: “O dinheiro fala e a babaquice se cala”.”
“A vida é feita de crueldade e intimidação.”
“Ninguém pode progredir virado para ambos os lados.” (Epicteto)
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/07/um-homem-por-inteiro-tom-wolfe.html

Luis 08/03/2010

Vidas em pedaços= Homens por inteiro.
Embora conhecido como um dos papas do New Journalism e de ter publicado relativamente poucos romances, sendo o mais famoso deles "A Fogueira das Vaidades", Tom Wolfe é forte candidato ao posto de maior ficcionista americano vivo.

"Um Homem por Inteiro", publicado em 1999, é um livro grandioso nâo só no tamanho (mais de 600 páginas), mas na imensidão do painel da sociedade americana da virada do século XX, retratada pelo autor. O cenário do livro é a cidade de Atlanta, onde o empresário sessentão Charles Croker está às voltas com problemas financeiros e vê sua decadência física se aproximando velozmente. O declínio de Croker, ex craque de futebol americano, se dá em uma cidade às voltas com suposto caso de estupro envolvendo um craque negro do time de futebol da cidade e uma jovem herdeira branca, filha de um empresário amigo de Charlie. O prefeito e o advogado do jovem jogador, ambos também negros, tentam conter a tensão racial latente. Parelalemente seguimos a trajetória de Conrad, um jovem operário de um frigorífico pertencente à Croker, e que após ser demitido, vê sua vida também entrar na descendente : é preso injustamente e após fugir da prisâo (em um dos episódios mais emblemáticos do livro)sua vida vai se cruzar com a de seu ex patrão. Os dois vêem seu mundo se desagregando até que ironicamente, quando mais parecem ser homens em pedaços, finalmente percebem que são homens por inteiro. Esse é o mote do título e dessa obra seminal de Tom Wolfe.