Uma vida chinesa, Vol. 1

Uma vida chinesa, Vol. 1 Li Kunwu

Resenhas - Uma Vida Chinesa - vol. 1

Suzane 03/01/2023

A China sob mao
Mao tse tung, o grande timoneiro da revolução comunista na China. Este livro mostra como a China foi usada pelo movimento, a grande fome e a mudança cultural do povo de alienação e obediência a mao.

Olgashion 13/06/2023

Acompanhamos o pequeno Li desde tenra idade, no momento em que o pai participa de um alto escalão do governo até a queda e começo e desenvolvimento da Revolução Cultural de Mao na China

vortexcultural 06/10/2017

Por Thiago Augusto Corrêa
Parte da composição artística é feita com base na experiência pessoal. Ações modificadoras que utilizam uma narrativa como registro eterno. Em maior ou menor grau, há sempre um relato que atravessa as páginas ficcionais. Nenhum autor está alheio ao seu tempo ou livre de inserir partículas de si em sua obra. Bem como há uma vertente que explicitamente transforma o objeto artístico em uma forma de reconstruir o passado, procurando ressignificá-lo através da arte.

Lançado pela WMF Martins Fontes, Minha Vida Chinesa é uma história em três partes escritas por Li Kunwu e Philippe Ôtié, retratando o período em que Kunwu viveu na China. Cada uma das partes da HQ abarca um período do país, tendo como ponto de partida inicial a liderança de Mao-Tse Tung, uma das primeiras grandes transformações da China nos últimos séculos.

O primeiro volume, lançado originalmente em 2009 e no Brasil em 2015, intitula-se O tempo do Pai. Partindo desde a fundação da família para narrar os primeiros anos de vida do autor como um observador da revolução comunista na china. Uma análise influênciada pelo pai da personagem, um dos secretários a serviço do Partido Comunista Chinês. Diante desse cenário, é com certo amargor que Kunwu narra os feitos da época.

Apartir da revolução comunista, a China sempre foi vista de maneira dúbia. As análises sobre Mao no poder apresentam, muitas vezes, fatos tendenciosos. E, ainda hoje, parte do material de grandes estudiosos sobre o tema ainda não chegaram em nossa língua. Para se compreender a fundo as modificações da China no período, são necessários explorar textos em outras línguas, a procura de autores diversos e vozes distintas capazes de pontuar o que foi bom e ruim nesse período. De qualquer maneira, o narrador demonstra incômodo sobre o que viveu, como se houvesse uma diferença clara da China de Mao vista de fora, daquela vivida cotidianamente.

(Leia a crítica completa no Vortex Cultural)

site: http://www.vortexcultural.com.br/quadrinhos-e-hqs/resenha-uma-vida-chinesa-i-o-tempo-do-pai/

_bbrcam 16/05/2024

Comprei como parte de um box sem saber que eram quadrinhos
Me surpreendi demais com essa informação hahah. Tornou a história bem mais dinâmica de acompanhar. Eu já tinha lido 'Viver' de Yu Hua que traz uma perspectiva desse mesmo recorte de época e é realmente impactante ver a realidade e o que as pessoas viviam nesse período. Era fome com esperança, só fome, só esperança... E diversos outros pontos. É muito interessante ver esse período pelos olhos de uma criança.

Pedro 29/08/2016

Pontuando as consequências culturais na vida cotidiana após a chegada de Mao Tsé-Tung ao poder, Um vida chinesa costura fatos históricos com a rotina ao mesmo tempo assustadora e cheia de esperança no país depois de 1949. Relato autobiográfico de Li Kunwu ilustrado pelo francês P. Ôtié, a obra narra a transformação da China a partir da perspectiva de Li e sua família, assombrados, em todos os sentidos, pela possibilidade de uma vida melhor sob o leme do “Grande Timoneiro”. Instigado pela ideologia, o pequeno Li rapidamente se engaja como um disseminador das ideias de Mao. Entre a destruição sistemática do passado, a perseguição aos opositores e o apelo dos discursos do presidente, as consequências dessa mobilização virão contra sua própria família, numa trama cheia de denúncias, traições e sonhos despedaçados.
GMDourado 05/12/2016minha estante
O artista é o próprio Li Kunwu. Phillippe Ôtié é um roteirista. :)

Kekeu 06/12/2021

Para bom entendedor...
Mesmo o autor não fazendo uma crítica mais incisiva, o leitor consegue perceber as dificuldades de viver na China de Mao. As situações de humilhação e fome são retratadas artisticamente de forma a impacta o leitor.

Tiago.Cantarelli 22/01/2019

Real e triste
Esse HQ mostra a realidade da sociedade chinesa desde 1949. Mostrando o sofrimento do povo, podendo entender melhor sua etinografia.

Vanessa França 17/07/2017

A história da China moderna é um vasto e complicado negócio, mais adequado para um site de geopolítica esclarecido do que este meu....rs. Eu trago pouco para a mesa quando falo sobre a China, exceto simples platitudes com base em minha sensibilidade global limitada, esculpida na base do sistema educacional brasileiro. Eu sei, em teoria, que o estabelecimento da República Popular da China, em 1949, e o "Grande salto em frente" e a Revolução Cultural, prepararam o cenário para o que é agora a China, conhecida como uma potência econômica, lar de 1.344.130.000 pessoas. Os maiores produtores mundiais de plástico e o lugar onde seus iPhones são feitos por pessoas que trabalham em condições semelhantes a escravos (ou não - você pensaria que obteríamos a resposta definitiva para isso em algum momento).

Mas não estou aqui para falar sobre a China especificamente. Em vez disso, como este é o "Comics Bulletin", o foco desta resenha é em uma história em quadrinhos, Minha vida chinesa, dividida em três partes.

Trata-se de um graphic novel e um livro de memórias, que abrange a transformação da China moderna. Isso segue a vida e o desenvolvimento do artista Li Kunwu através de quase 60 anos de agitação e mudança à medida que seu país passa da liderança de Mao Zedong para as políticas econômicas modernas de Deng Xiaoping. Através da vida de Li Kunwu, a China passou de um tempo de compromisso profundo com a ideologia, um culto da personalidade e um forte senso de nacionalismo e xenofobia para afrouxar os constrangimentos do coletivismo, uma classe média crescente e um foco nos frutos do indivíduo esforço.

Sim, este livro é um livro de memórias. Sim, é a vida de um homem. Mas Minha Vida Chinesa é uma história enorme - tão grande quanto a própria China, e não estou apenas referindo seu tamanho de 704 páginas. É enorme em termos de sua intenção e alcance. Através da história de um homem, vemos uma cultura atravessando mudanças sociais dramáticas, seu desenvolvimento seguindo a mesma trajetória de maturação que a de Li Kunwu: de uma revolução infantil que aprende a andar e falar, a um adolescente petulante obcecado pelas aparências, até a idade adulta com uma maior compreensão da ordem social e seu lugar na comunidade global. Uma vida chinesa mostra o desenvolvimento de um país tanto quanto faz um homem.

E é dentro desta colisão que muito do poder da história é encontrado. Como um estranho, especialmente um americano, fiquei intrinsecamente envolvida a partir da primeira página. Essa cultura, tão estranha e tão secreta e tão ... bem ... estrangeira, ganha vida de uma maneira profundamente pessoal e visceral. O leitor vive a história da China enquanto vê a vida de Li Kunwu se desenrolar. E é turbulento, e é caótico, contraditório e cheio de enigmas.

Mas há algo mais acontecendo também. Tanto quanto o governo tentou romper com o passado, esse passado foi e ainda é muito do que faz a China, "China". A história de Li Kunwu circunda como uma banheira de hidromassagem, sugando tudo para uma nova profundidade, mas, na sua velocidade, os detritos do passado estão na superfície, dando-nos algo para agarrar-nos para amarrar-nos enquanto flutuamos na narrativa. E precisamos desses caminhos para nos manter acima da água porque, como eu disse anteriormente, essa história é enorme.

Adicionando o envolvimento é a arte de Li Kunwu. Loose é expressivo, evocativo da caligrafia chinesa, as pinceladas de Li Kunwu fluem através da página, acrescentando serenidade em alguns painéis, turbulência em outros, mas sempre há uma sensação de movimento, progresso, de "nunca voltar". Às vezes, Li Kunwu deixa grandes faixas da página com um branco rígido, indicando a grandeza da paisagem que os detalhes delineiam demais. Outras vezes, há uma cacofonia de linhas, uma confusão de formas, um burburinho, um redemoinho de atividades - aqui a claustrofobia da paixão da população é quase irresistível, sufocante. A arte de Li Kunwu envolve todos os sentidos com o que ele escolhe para expressar tanto quanto o que ele escolhe não mostrar.

Minha Vida Chinesa é uma memória gráfica que diz muito mais do que apenas a história de um homem. À medida que a China continua a crescer e influenciar no cenário mundial, torna-se mais importante que todos garantam mais do que apenas um conhecido passageiro com o que a torna "China". Li Kunwu nos fez um ótimo serviço a este respeito ao fazer a vasta história da China navegar facilmente, tornando a história de um homem e, ao fazê-lo, talvez nos lembre da nossa humanidade comum.

Hugo9527 11/05/2024

O primeiro volume dessa trilogia me deixou com mais vontade de ler os outros 2. Ilustrado genialments, o quadrinho conta a juventude de um chinês nascido nos anos 50/60 e sua participação nos eventos da época