Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Fernanda631 05/07/2023

Férias! (As Irmãs Walsh #2)
Férias! (As Irmãs Walsh #2) foi escrito por Marian Keyes.
A história de Rachel no livro Férias! se passa 2 anos após a história de Claire em Melancia.
Rachel é a filha do meio da Família Walsh e comparando-a com Claire (Melancia). Rachel não mora na casa dos pais em Dublin (Irlanda) desde os 20 anos, e mora em Nova York com a sua amiga de infância Bridgit. Assim como Claire, Rachel também tem uma paixão por livros.
Mas apesar disso, Rachel tem um sério problema com sua imagem e sua auto-estima, quer ser uma pessoa “descolada” nos padrões que ela considera ser da alta elite nova iorquina, chegando a ter várias passagens de uma pessoa muito fútil e frívola.
Raquel tem muitos problemas, e o maior deles é que ela é a única pessoa que não entende isso. Ela acha que tem a vida perfeita e que seu maior problema é calçar o número 40 e o fato de ela beber e se drogar, em todos os momentos possíveis, a faz agir como se ela só fizesse isso para se divertir e curtir a vida aproveitando tudo do jeito que pode. Com sua vida perfeita e um namorado que a adora, tudo isso vem abaixo quando ela tem uma overdose e seu pai decide que o único jeito de resolver o problema é interná-la em uma clínica de desintoxicação. O que para Raquel era algo sem propósito e sem fundamentos.
E como se recusa a aceitar o tratamento é dispensada por Luke, que é quem a encontra desmaiada e chama por socorro e avisa a seu pai. Quando descobre que a clínica já foi frequentada por gente famosa, ela se convence de que essa é uma ótima oportunidade para tirar umas merecidas férias.
Rachel pensa que o centro de reabilitação em que será internada é um verdadeiro spa e acredita que o tempo de 6 semanas que passará no Claustro será o período de férias que ela tanto necessita.
Neste segundo livro da série o foco abordado é a dependência química. Rachel é viciada me drogas, é uma toxicômana, e não aceita que é uma dependente, a situação se agrava após a mulher ter uma overdose. Rachel se vê obrigada a voltar para Dublin e se internar numa clínica de reabilitação, o Claustro.
Esse é um dos livros que mais tem influência da vida pessoal da autora que já sofreu depressão e foi viciada em álcool e drogas. Marian Keyes descreve a passagem de Rachel durante o período em que é internada, tendo contato com outros dependentes não só em drogas, mas também em álcool, jogos, comidas etc. Há vários trechos para mostrar o comportamento dos dependentes: negação, aceitação, raiva, tristeza, medo, e a partir das sessões em grupos com a psicoterapia há uma busca para que esses dependentes consigam entender a raiz de seus problemas e como tentar resolvê-los sem buscar os vícios como saída.
No início estava tudo muito bom e ela se sentia em um SPA. Raquel não está disposta a admitir um problema que ela tem certeza de que não tem. A convivência com os outros internos e com seus problemas a faz ter uma atitude diferente e pensar que talvez sua vida não fosse tão perfeita assim e que talvez seu namorado, sua melhor amiga e colega de quarto e sua família só a internaram porque queriam o seu bem. Então Raquel resolve dar a volta por cima e dar um ponto final nessa confusão que virou a sua vida. Ela custa, mas entende que na vida as coisas nem sempre são fáceis e que fugir da realidade não é a solução.
O livro é uma lição de vida e de superação. Com um final lindo e apaixonante. Luke é um personagem encantador que ela pinta como vilão, mas, aos poucos, vamos vendo que não é bem assim.
O livro apesar de ter várias cenas de humor, típico de Marian Keyes, é muito pesado e triste, pois ver até que ponto o vício consegue mover a vida e as ações de uma pessoa é muito agoniante ver o quanto a pessoa se ilude e não consegue enxergar os riscos à própria vida.

Lorenzo9 28/05/2023

Rachel
Então depois de ler 2 livros medianos da Marian keyes fiquei com medo de dar uma chance pra ela,li o férias e pra minha surpresa gostei muito,na trama somos apresentados a segunda irmã da família walsh (Rachel)que é internada no centro de reabilitação após tomar muitas doses de taxa preta,e por usar drogas,bom achei muito engraçado esse livro dei risadas em vários momentos e me apaguei muito a Rachel,apesar de em vários momentos ela me estressar muito,o livro só falha pra mim em 2 pontos:Algumas piadas preconceituosas,e na Rachel só pensar no namorado dela Luke,me irritei um pouco com o fato dela demorar a assumir o fato de que era viciada mas no geral recomendo pra quem gosta porém é bem longo e descritivo.

Ari 12/05/2023

Bom!
Eu comecei o livro empolgada pq reli o livro Melancia. E gostei de reler melancia então entrei de cabeça nessa história pensando que seria um bônus. Eu tinha uma expectativa alta e que demorou pra ser atendida. Eu acreditei na personagem principal e pensei que a história estava enrolando de mais. Até que a verdade começou aparecer e então tudo começou a fazer sentido. Gostei da história apesar de não conseguir me sentir tão presa como em Melancia!

Capitu.Jamaittes 26/04/2023

Outra releitura, mas, nesse caso, só me lembrava que Rachel é uma drogada que se interna em uma clínica de reabilitação acreditando ser um SPA, de resto foi como se lesse pela primeira vez.
AMEI, ri e chorei muito.

Sol 15/03/2023

Achei que o drama dessa irmã Walsh é mais complexo do que no livro melancia. A capa bonitinha e colorida me enganou direitinho.

Larissa 05/03/2023

Odiei as semelhanças entre mim e a Rachel
Cara, que personagem intragável! Ela é egoísta, imatura, julga as pessoas precipitadamente, é muito insegura, tem a autoestima baixíssima e não reconhece os próprios erros. Marian Keyes construiu uma protagonista tão imperfeita que no final do livro eu já não a suportava mais. Mas isso não é ruim pois é uma prova da qualidade da escrita de Keyes, que consegue criar personagens complexos e pelo visto fez uma bela pesquisa sobre dependência química antes de escrever o livro. Infelizmente nem tudo são flores, pois os pais de Rachel e alguns personagens secundários são caricatos e também possui várias partes com xenofobia bem descarada contra latinos, gordofobia e homofobia.
No geral é um bom livro que trata com sensibilidade a questão da dependência química. Recomendo!
Nota: 8,5/10

Cris609 19/02/2023

Férias
Eu gostei do livro. No começo não tinha gostado. Em alguns momentos, há palavras de baixo nível, desnecessário para a história, mas que caracteriza a personagem. A história teve um começo, meio, fim e pós - fim. É raro encontrar o que acontece com a personagem quando o final do livro é apenas o meio do livro. Achei bem interessante a ideia. Alguns capítulos poderiam ser cortados porque não traziam nada para o enredo, mas, no geral, foi bem divertido ler.

Nathalia184 31/01/2023

Eu amei esse livro, Rachel é uma personagem com um crescimento FANTÁSTICO, a história é engraçada, mas ao mesmo tempo tensa!!!!
Recomendo muitooo!! Nos faz refletir muito sobre a vida!!

Paula1735 22/01/2023

Rachel tem 27 anos . Ela namora Like Costello. Usa drogas, com frequência. Em que ela se vê obrigada a ir se tratar em um centro de reabilitação contra drogas. Mas desta vez sua família a leva num lugar acreditando ser um SPA ideal para tirar férias. E também por levar um pé na bunda do namorado. Em que conhece Chris.

Lulukabooks 21/01/2023

Finalmente.
Sinceramente não sei nem por onde começar.
Não é um livro ruim o que mais me incomoda na história é o tanto que a autora enrola pra chegar em algum lugar, comecei achando que iria acompanhar a história da Rachel e no decorrer do livro a autora conta várias histórias sobre personagens secundários que simplesmente não me interessavam. Para mim poderia ter feito um livro bem menor a fim de contar apenas o importante que era a história da Rachel, mas por fim gostei do jeito que a personagem foi descrita e acompanhar a vida dela sendo bastante real e agindo exatamente como uma pessoa real meio que se redimiu um pouco.
Apena não entendi bem por que essa foi a irmã escolhida para a sequência de "Melancia" já que não se teve nenhuma participação efetiva dela no livro.
Para mim mais lógico seria a história da "Anna" ou da "Hellen" em seguida.

Brenda.Balk 08/11/2022

Um misto de emoções e sentimentos
Esse livro me fez sentir milhares de emoções ao mesmo tempo: raiva, vergonha, compaixão, pena, remorso, desejo, tensão (sexual ou não), ranço, pena de novo... Eu adorei cada página lida! Só não dou mais estrelas porque peguei ranço da Rachel e, mesmo ao final do livro, ainda estava com certa ojeriza sobre o complexo de vitimização da personagem principal. Confesso que adorei as reviravoltas da autora neste livro, e o final foi bastante previsível, mas a história foi "fechada" com chave de ouro - não caberia outro final possível que não fosse decepcionante. Em suma: gostei do final também. Recomendo a leitura.

Bruna3550 16/10/2022

Férias!
Gostei do livro, mas não achei tão engraçado quanto diz alguns comentários na capa. Na verdade mostra muito sobre c
omo pessoas com vícios identificam outras, sente até pena delas, mas não reconhecem a si mesma como dependentes.
Ao longo do livro a personagem se engana, achando que não é dependente. Acredita que não faz parte daquele mundo, que é diferente dos outros dependentes com quem está convivendo, ouvindo as histórias, ficando perplexa com estas e com os comportamentos dessas pessoas.. até que chega a vez dela de passar por tudo isso, e perceber que em sua própria vida havia muito daquilo que ela ouviu dos outros e ai vem o baque de se descobrir uma dependente e como lidar com isso, como colocar sua vida nos eixos e realmente começar a viver!

PS: como falado em outras resenhas, devido a época em que o livro foi escrito, quem ler agora vai identificar diversas falas problemáticas no livro.

Dai 28/09/2022

esse é o meu livro preferido da saga das irmãs Walsh. gosto bastante da Rachel e da sua história de superação e de como ela cresce e amadurece durante a trama.

porééém, como a história é dos anos 90, existem muitas falas machistas, gordofóbicas, homofóbicas, etc e felizmente, hoje, a maioria de nós não deixa de se chocar com elas.