Cassino Royale

Resenhas - Cassino Royale

1 | 2 | 3 | 4

KariVegas 25/09/2010

Machista arrogante!
Só tem menino comentando aqui, então vou mandar a real: se você não suporta misoginia, não leia 007.

OK, eu fui com sede ao pote: acho os filmes sensacionais, Cassino Royale em especial (apesar de ter um quê contra o Daniel Craig, mas já superei). Então tomei a decisão: vou ler as obras do Ian Flaming, por que né?

Então comprei, por 5 reais, o livro e comecei a ler ávida. E aí começa a história de amor e ódio...

Sim, a história de espionagem é ótima e o contexto histórico também. Mas o cara, paralelamente, destrói Vesper, a Bond Girl! No início diz que mulher deve é ficar em casa, cozinhando. Aí, já tive vontade de rasgar o livro. Depois, quando a mocinha é SEQUESTRADA, ele a chama de burra e ignorante por causa disso! Ah, sr. Bond, me perdoa, MAS VAI SE FODER!

A história se desenrola e, quem assistiu o filme, sabe a descoberta, a reviravolta que o livro dá. Nesse ínterim, Bond diz que amava Vesper, mas quando descobre sua verdadeira identidade, o "amor" (hahaha) some DO NADA e ela a chama de vadia e dá graças a Deus pelo final que ela teve.

Sabe o que isso me parece? Vontade de auto-afirmação, sr. 007 bundão. De novo, com todo respeito: vai se foder.
Erick 06/08/2012minha estante
Você diz que o livro tem um contexto histórico ótimo, mais fala que tem misoginia, eu concordo que em algumas partes o James Bond exagerou mesmo, mais vc se esqueceu de uma coisa, o livro foi escrito em 1953, e como era a mente da sociedade naquela época?vc ta lendo o livro mais com a mente da sociedade de hj,mais o livro não é da forma que as coisas são hj

Vincent Law 08/08/2012minha estante
Concordo com o Erick.

Aline.Stawinski 18/11/2012minha estante
o Bond é realmente machista, mas não acho que os filmes sejam diferentes, mesmo hoje. Assisti há pouco o Skyfall e o machismo ainda está lá. São filmes, ou livros, para quem realmente não se importa com isso.. é para lazer. Eu, particularmente, não gostei.

tournelune 11/10/2013minha estante
KariVegas, sei que minha resposta tá bem atrasada em relação a sua resenha, mas...
Li o livro recentemente e concordo que o Bond seja machista. Se você assistir ao personagem retratado nos filmes mais antigos isso é ainda mais visível (nos anos 60 o Sean Connery até defendia que bater em mulher com propósitos "educativos" era aceitável). Em alguns trechos do livro "Cassino Royale", também me incomodei com o 007 e, se não me engano, ele até sente vontade de bater na Vesper quando ela fica nervosa, se tranca no quarto e etc. Mas acho que esse lado agressivo, mal-resolvido, e essa "vontade de auto-afirmação" é que tornam o personagem interessante. Tentar compreender a história por trás dele, e ao invés de interpretar como uma defesa do machismo, conhecer as razões por trás do espião ser tão frio. O que é muito diferente de aceitar: manter o senso crítico é fundamental.
Ainda assim, acho a Vesper uma boa personagem. Imagina o orgulho ferido dele ao descobrir que falhou, que uma mulher em quem confiava era na verdade mais do que pensava... e, até o fim, ela não quis que ele a socorresse. O mocinho passou toda a aventura sem saber contra quem estava lutando, e sequer conseguiu salvar o mundo no final.
Complementando um comentário de Biell... nos acostumamos com o James Bond machista e arrogante dos filmes, e às vezes é difícil aceitar que existe o lado mais obscuro e complexo do personagem, mas é através dos livros que podemos conhecê-lo.

dirceudemarilia 13/12/2018minha estante
Oito anos depois e eu senti exatamente a mesma coisa que tu descreveu. Parece até que o Fleming nunca pensou que uma mulher ia se interessar em ler os livros dele e escreveu aquelas atrocidades. Acho triste. Não deu nem pra sentir empatia pela cena de tortura em seguida daquele comentário.

Alinesmne 12/05/2022

Misógino e cansativo
Livro de 1953, história ultrapassada não só pelo "fantasma do comunismo", mas também pelas falas misóginas e machistas. Tem alguns momentos bons durante a jogatina no meio do livro, mas antes e depois é arrastado e chato.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Simonovitch 18/07/2023minha estante
Concordo. É um livro que envelheceu muito mal.

Gabe 18/10/2012

E assim surgiu Bond... James Bond!
Faltando tão pouco para o aguardadíssimo "Skyfall", novo filme de James Bond, nada melhor para falar sobre do que seu primeiro livro: Cassino Royale, de Ian Fleming. Em sua primeira aventura, o agente secreto mais famoso do mundo é enviado para deter Le Chiffre, um agente russo perigoso que se pôs a ganhar dinheiro para pagar valiosas dívidas num cassino. No caminho para neutralizar Le Chiffre, Bond contará com a ajuda de René Mathis, agente francês, do americano Felix Leiter e da belíssima Vesper Lynd, em uma missão repleta de surpresas.

No James Bond que vimos nos cinemas de "007 Contra o Satânico Dr. No" até "Um Novo Dia Para Morrer", conhecíamos um agente charmoso, mulherengo e habilidoso, e os primeiros 20 filmes de Bond acabaram por esquecer do lado sombrio e confuso do personagem, tão perceptível na obra de Ian Fleming. Bond é retratado aqui como um agente experiente absolutamente seguro de suas habilidades, mas seus momentos de nervosísmo também são mostrados com frequência.

Fleming se sente tão a vontade descrevendo seu personagem que, mesmo numa narrativa em terceira pessoa, sentimos uma fluência, precisão e naturalidade dos pensamentos do personagem como se ele mesmo estivesse narrando. O autor adota uma linguagem bonita e de fácil compreensão em sua narrativa, e nos faz imaginar os belos cenários exóticos descritos com o maior brilho possível. Trabalhando muito bem com o sentimento dos personagens, Fleming compartilha conosco desde as maiores alegrias e prazeres dos mesmos até as maiores dores, tensões e sofrimentos. Cenas de tortura (a famosa sequência da cadeira, é...) e pressão sabem como deixar o leitor realmente aflito com a situação na qual os personagens estão envolvidos.

É interessante e ao mesmo tempo inteligente o modo como a trama avança. Cassino Royale é, assim como seu cenário, exótico; um thriller de espionagem em que o protagonista depende de suas habilidades nas mesas de cassino para pegar o bandido. Isso envolve observação, confiança, nervos de aço, charme, suor e sangue - e o livro utiliza de tudo isso muito bem! Há alguns erros de formatação e tradução, e poucos de escrita, mas nada que te marque mais do que a intrigante história deste magnífico livro.

Os personagens são todos cheios de carisma, mas o trio Bond, Vesper e Le Chiffre é o que realmente capta nossa atenção. Vesper é a bela pela qual tememos que qualquer coisa possa acontecer, mesmo sendo ela também uma agente, e Le Chiffre é o vilão cruel que sabemos que pode fazer qualquer coisa. Ainda que seu visual e costumes não sejam tão bem desenvolvidos no livro quanto foram no filme de Martin Campbell, sua personalidade e profissionalidade são assustadoras, e sua química com o protagonista, explêndida - a cena do jogo de bacará entre os dois é uma das mais marcantes do livro.

"Cassino Royale" tem tudo que você deve saber sobre James Bond. É uma história de prender os olhos, e entre charme e tensão, nos é apresentado o lendário agente 007 e o contexto que o cerca. Apesar de tão curta, a novela de Ian Fleming nos traz uma história da qual nos orgulhamos de acompanhar.
CarlosAoj 05/01/2013minha estante
Excelente análise, cara. Muito boa mesmo!

Genilce.Giani 20/01/2022

Comecei o livro achando que ia ser arrebatador, porém não foi.
A escrita é bem simples, algumas cenas são semelhantes ao filme.
Bond não é tão mulherengo "pegador" como mostram nos filmes...
E sim, Daniel Craig fez um James Bond perfeito, ou até melhor do que nos livros.
Gostei, mas poderia ser melhor!
Nilma 21/01/2022minha estante

Érika dos Anjos 05/04/2011

Filmes de 007 existem aos montes, porém não são todos que conhecem os livros de Ian Fleming. Para aqueles que querem entrar nesse mundo de literatura 'bondiana', aconselho Cassino Royale. Primeiramente, por ser o livro inicial do escritor sobre o agente de sua majestade e, em segundo lugar, porque o livro é muito bom e nos faz imaginar fielmente a tensão existente em um jogo que vale milhões em dinheiro e em status. Outro ponto genial do filme é que, literalmente, o leitor consegue aprender a jogar Bacará, que nem é muito difundido aqui no Brasil. Passei a conhecer e a adorar!

Mesmo se tratando do primeiro livro que tem Bond, James Bond personagem principal, Fleming não se digna a apresentá-lo da forma usual de outros autores. O agente é mostrado no seu dia a dia, sem maiores explicações e já começando em um caso enviado por M, que acaba terminando muito mal e faz com que Bond precise a todo custo resolver o que ocorre no Cassino Royale e prender Le Chiffre (isso é nome de vilão? rs) a fim de manter sua posição no Serviço Secreto.

Durante o livro, percebemos que Bond não é nem um pouquinho linear em suas posições e que faz de tudo para conseguir o sucesso de suas missões, algo que frequentemente é deixado de lado nos filmes, quando parece que o agente é politicamente correto; a adoração de Bond pelas mulheres já está na alma do personagem desde esse primeiro número, no entanto, ele se apaixona de verdade pela maravilhosa Vesper Lynd, trama que terá consequências por todos os outros livros e filmes já que ele se desilude, por assim dizer; outra comparação que acredito ser pertinente fazer é quanto à cena final do jogo, pois no filme ela é muito benfeita e descrita, utilizando plenamente vários recursos de suspense e música para impressionar o espectador. No entanto, no livro não há esse tipo de recursos mas o autor consegue transmitir por meio de palavras todas as sensações que Bond tem naqueles momentos finais, pré-desmaio. Simplesmente emocionante!

Enfim, para os fãs das aventuras do agente secreto com permissão para matar nas telonas é excelente e para aqueles que simplesmente curtem um bom livro também é um prato cheio!

WallanS 19/11/2009

Primeiro e unico livro do 007 que tive a opotunidade de ler. Otimo! Muito bom mesmo...pra quem adora espionagem não pode deixar de ler um livro do maior agente secreto de todos os tempos.

Um pouco diferente dos 007 dos cinemas, mas muito mais profundo e instigante.

Hélio 26/09/2010

É um clássico 007
Em Cassino Royale o leitor pode desfrutar de todas as características ações de histórias envolvendo o agente secreto com licença para matar.
O grande diferencial, talvez esteja na ambientação. Este livro conta com todos os apetrechos mais modernos que um agente secreto britânico pode dispor de mais moderno para instigar o leitor à sentir-se no futuro e apimentar as passagens com muita ação.
É um livro bom e ao paladar de pessoas que preferem este tipo de gênero que foca mais na ação pode ser tido como muito bom, apesar da leitura enxuta, leve e simples.

HARRY BOSCH 29/06/2011

Bond....James Bond....
A obra apresenta um 007,totalmente diferente do cinema,um James Bond com limitacoes e sentimentos humanos.
Sem duvida e um otimo livro.

Pink 01/04/2012

Realmente maravilhoso! Não há outras palavras possíveis para escrever este livro.
Pelo fato de o autor, Ian Fleming ter sido realmente um espião, ele saber o que colocar em uma história para dar-lhe toques de realidade extrema e ao mesmo tempo, ele não deixou que isto invadisse a história toda e colocou perfeitos toques de fantasia e usou as palavras certas para descrever as pessoas e fazer o suspense das cenas com maestria.

Ao mesmo tempo, por ter sido um inglês que trabalhou na Segunda Guerra Mundial tem visível influência na história, ao falar de ditaduras, comunismo, Rússia e agentes duplos, favorecendo o lado ganhador da Segunda Grande Guerra. Sem falar em alguns preconceitos da época, especialmente pelo fato da mulher não dever trabalhar entre outros.
Enfim, este é um livro recomendado como leitura histórica de ficção (Sim!) e para todos os que gostam de um complexo romance policial.

Mariane 09/12/2012

É uma boa leitura, muito agradável; a trama é interessante e inteligente (adoro coisas políticas!), mesmo James Bond sendo meio machista (1950 e poucos, né?), mas nada insuperável, já que a sociedade ainda é machista atualmente. Aprendi a jogar Baccarat e também não me incomodei com as diferenças do filme para o livro.
007 me cativou mesmo, tanto o personagem, quanto a série, e acho que é devido à elegância da escrita britânica - e do próprio Bond.
Várias estrelas por isso!

Vinícius Alves 04/01/2024

007 - Cassino Royale
James Bond nos é apresentado nesse livro sendo designado à uma missão para enfrentar Le Chiffre em um jogo de cartas, a fim de derrotar o vilão e leva-lo à falência.

Os momentos de enfrentamento com o vilão são tão bem escritos que mesmo em uma partida de Bacará você consegue sentir a tensão entre os personagens. E quando vamos pra ação de fato tudo isso melhora mais ainda. E fora que os outros personagens que rodeiam o protagonista são muito bem apresentados e nos ajudam a entender um pouco mais da dinâmica dos serviços secretos.

Dificilmente pra quem viu os filmes não conseguirá traçar algum paralelo entre as obras, tendo em vista que nos cinemas sempre nos é mostrado um personagem mais frio e carrancudo, que é o que me pareceu um tanto quanto diferente nesse livro de apresentação do personagem. Pois mesmo escrito por um ex-militar durante à guerra fria o livro traz consigo muitas reflexões acerca do certo e do errado, sobre quem é vilão ou mocinho e como podemos acabar nos enganando sobre quem confiar.

Vê James Bond como um homem afetuoso (apesar de machista) demonstra uma visão bem diferente do que eu imaginava que encontraria.

O livro é maravilhoso e me deu gostinho de querer conhecer mais histórias desse personagem tão icônico.

Lorenzo 05/02/2013

O agete dentro e fora dos livro
O agente inglês mais famoso do mundo 007, conhecido por suas grande aventuras no mundo do cinema, também possui aventuras no livros escritos por Ian Fleming.
No livro Cassino Royale o agente James Bond é enviado para jogar contra o falido tesoureiro da SMERSH(Morte aos Espiões foi o nome do departamento de contra-espionagem do GRU, Diretorado Principal de Inteligência, da União Soviética), Le Chiffre. Em um jogo de alto aposta no Casino Royale-Les-Eaux, no norte da França. La Deuxième Bureau francesa e a CIA se envolvem também.
Como sempre o britânico James Bond se envolve com as mais belas mulheres, suas queridas vodka-martini e os mais possantes carros.
O livro prende o leitor de uma maneira impressionante com sua incrível tensão a todo o momento oi leitor pode se surpreender com incrivel fato da diferença do enredo entre o filme e o livro.

Lívia Helena 03/03/2014

Um dos poucos exemplos...
De livro cuja adaptação cinematográfica supera em termos de entretenimento...yet very good, mesmo eu tendo boiado nas partes em que o James tá jogando bacará kkkk

1 | 2 | 3 | 4