Gengis Khan

Gengis Khan Sidnei Lopes de Medeiros

Resenhas - Gengis Khan

Olívia Saldanha 21/11/2020

O livro faz parte de um box sobre grandes conquistadores. Ele é bem resumido, mas serve como um bom panorama geral sobre os aspectos históricos daquele momento. Enfim, caso seu objetivo sejam apenas breves noções esse livro é o ideal.

Templário 06/05/2020

O conquistador
Livro sucinto sem muitos detalhes sobre as estratégias que Gengis utilizo para se tornar o famoso conquistador, porém uma biografia histórica a respeito do povo mongol e seus costumes interessante para quem gosta do tema.

Louro 01/11/2021

Povos nômades
A relevância da analise e do estudo de Gengis Khan redobra de importância quando redefinimos uma possível perspectiva ocidentalizada do desenvolvimento histórico da humanidade. Ao se desprender de uma predeterminação cultural e abraçar os caminhos interligados da humanidade a compreensão do presente torna-se mais completa e acertada.
Gengis Khan ( o livros) pincela de forma inicial as características e detalhes para compreender melhor aquele que foi um dos maiores conquistadores do mundo.

Swellen 04/09/2023

??Leitura Finalizada??

? Gengis Khan (Essencial Conquistadores)

Guerreiro. Conquistador. Estadista. Legislador. Imperador.

Amado e seguido por milhares. Odiado pelos rivais.

Com uma narrativa leve e de fácil compreensão, acompanhamos de forma resumida, as estratégias políticas, seu posicionamento visionário e sua importante contribuição na unificação dos povos.

Gostei bastante da forma que a história dele foi abordada no livro, tornando uma leitura rápida de algumas poucas horas.

Agora, vamos para o segundo conquistador: Napoleão Bonaparte.

Carol.Alves 12/02/2024

Temudjin
Livro 03 em 2024. E uma perspectiva bem interessante e para além daquilo que a gente estuda, de forma a nos mostrar que nem tudo que te ensinam é verdade absoluta. O segundo livro do meu box grandes conquistadores traz a história de Temudjin, um garoto nômade das estepes do século XII-XIII que viria a ser um dos maiores conquistadores do mundo, o famoso Gêngis Khan, fundador e líder do grande império Mongol. Mas, embora nos tenham ensinado que este império fora desorganizado e e desumano, devastando toda a Ásia e parte da Europa, relatos desta obra, que embora seja resumida, se baseia em relatos históricos e científicos, nos traz um líder sagaz, organizado e meticuloso.
Temudjin era filho de um Khan (líder de tribo, já que na Mongólia até 1200, não havia nação unificada, somente territórios com liderança dos khans), que, com a morte do seu pai ele foi expulso juntamente com a sua mãe e irmãos da sua tribo, já que ele era o próximo na sucessão e era jovem demais (9anos) para assumir o cargo e foi ameaçado de morte. Assim ele jura vassalagem a um Khan amigo de seu pai e é assim até a vida adulta e trilha grande caminho de guerreiro. Ele consegue um feito jamais realizado, juntou sobre seu comando (com muito sangue, porém estratégia) todas as tribos da Mongólia, ganhando do título dos khans de GÊNGIS KHAN - O Rei Guerreiro e Oceânico perfeito e Supremo.
Gêngis Khan foi um grande legislador, ele criou a primeira constituição da Mongólia, organizou o sistema da comunidade, foi um grande administrador, ele foi estratégico em todos os seus passos, o que lhe conferiu seu grande sucesso como imperador. Seu sistema político funcionou, ele restabeleceu a rota da ceda que ligava o comércio da China à Europa,com sua morte, Ogedhai, seu filho caçula perpetuou seu legado. Somente quando as disputas de poder não ficaram mais nas mãos de familiares diretos de Gêngis Khan é que o império Mongol foi decaindo.
Ainda hoje, seu legado permanece na Mongólia e eu, como amante de história, filosofia, sociologia e a construção do mundo, amei esse livro e já estou em busca de outros títulos que me façam aprofundar na biografia de Temudjin.

B 13/07/2022

Estratégico
Um livro pequeno mas objetivo. Um conto pró personagem, dedicado a contar um pouco sobre a vida de Gêngis Khan e sua trajetória até se tornar líder do império Mongol. Apesar de não especificar os crimes de guerra cometidos pelas campanhas expansionistas de Gêngis Khan, é citado que cada povo era conquistado com massacres bem cruéis, fato esse que acompanhou o mito do grande Khan militar.
Recomendo!

JR 21/06/2022

Um bom resumo.
Uma introdução bem prática. Gostei do cuidado do autor alertando para os perigos em julgar os atos do passado com o olhar do presente.

Myke.Anderson 12/05/2022

O resumo do resumo
Conta a história de Genghis Khan resumida, mas é resumida mesmo! Se você busca uma descrição da época de forma detalhada eu não recomendaria este livro, mas se quiser conhecer o básico sobre Genghis Khan em uma leitura rápida até vale a pena.

Lucas Viegas 25/03/2021

Esperava mais
A história do Gengis Khan é muito interessante, mas em alguns momentos a leitura acaba se tornando arrastada, o pior da coleção, mas não é ruim...

HenriqueV5 19/05/2020

Bem organizado
Assim como no primeiro livro da coleção (Alexandre, o Grande), este também busca apresentar uma história de forma resumida, a do lendário Imperador Mongol Gengis Khan. O livro é bem dividido, apresenta ao leitor o contexto da época, a cultura daquele povo, geografia, costumes e etc. A ordem cronológica dos eventos é respeitada.

Como é um livro resumido, fiquei com uma impressão de que faltou algumas informações. Entretanto, a bibliografia do livro é boa, o autor faz uso, inclusive, de fontes documentais da época. Encontrei alguns erros de texto no penúltimo capítulo.

Para quem esta no ensino médio, ou quer uma leitura calma de fim de semana, ou ainda relembrar o que já sabe, este é um bom livro. Quem quiser algo mais profundo, para usar como fonte de uma monografia por exemplo, recomendo que procure outro livro.

(@jr__barboza) 07/02/2019

38.Gêngis Khan - Eduardo Araujo e Ado Varela (2014)
O Império Mongol é reconhecidamente um dos maiores movimentos de expansão de território da humanidade, que na época era 1/3 do mundo e durando mais de 150 anos, sendo um nome que se destaca como o grande responsável por tais feitos, Gêngis Khan.