Moda Intuitiva

Moda Intuitiva Cris Guerra
Cris Guerra

Resenhas - Moda Intuitiva

Débora Galter 26/11/2021

Um livro para quem ama moda
"A verdadeira elegância, antes de ser percebida pelo outro, é um traço da alma. Um Estado de espírito. Elegante é quem sabe usar palavras simples - é elegante ser acessível, tanto quanto ser discreto". P. 38
Marcelo.Oliveira 28/11/2021minha estante
Mais uma excelente resenha! Ansioso pelas próximas :)

Sabrina320 03/04/2021

Surpresa boa
Sigo a Cris no Instagram e o título de seu livro sempre me chamou atenção, achar ele no skoob plus e poder troca-lo foi bem legal!
Li pensando no trabalho, depois reli sublinhando as frases que mais gostei e agora vou usa-lo como exemplo para mudar algumas coisas no meu guarda roupa!

Aline 21/07/2020

Uma ótima leitura,te deixa mais confortável pra aceitar que a moda é você que dita e não ela quem diz oq você gosta ou não,muito boa a leitura em si.

Paloma 17/05/2018

Escrito por Cris Guerra, autora do blog "Hoje vou assim", o livro se propõe a ser um "não manual" de moda para ajudar você a descobrir o seu próprio estilo.

"Estilo não é um valor tangível - nem comprável. É uma conquista pessoal, que nos tira da condição de seguidores da moda e nos coloca no posto de fazedores."

Contando suas histórias de como desenvolveu seu próprio estilo ao longo do tempo, Cris ainda traz muitas reflexões sobre a moda, consumismo e outros temas pertinentes. Ela também sugere alguns exercícios para desenvolver seu estilo no dia a dia.

Um dos pontos que considero mais interessante na obra é que a autora nos lembra que estilo tem tudo a ver com a autoestima, porque o que você veste fala sobre suas preferências e isso pode ser um grande estímulo para gostar de si mesmo.

"Não existe ninguém igual a você. E é justamente esse o alicerce da autoestima."

Outro aspecto que para mim foi bem pessoal foi a reflexão sobre ter um estilo básico. Eu acreditava até então que tinha um mas descobri que na realidade não descobri qual é o meu e isso me deu uma chacoalhada. Sinto que ainda que eu tenha todo um processo de descobrimento pela frente, isso já me fez sair da minha zona de conforto.

"Ter um estilo básico não é problema. O problema é se esconder atrás de uma repetição diária que faz a vida ficar desinteressante, porque nos faz desinteressantes para a vida."

Com um texto leve e algumas imagens para te inspirar, você termina de ler o livro rapidamente, o que deixa um gostinho de quero mais. Recomendo para quem gosta de moda e para quem ainda não sabe a diversão que está perdendo!

kleris aqui, @amocadotexto no ig 05/09/2016

Cris planta a semente da ousadia – não de extravagâncias, mas de criatividade.
[Resenha com corte de trechos ilustrativos e imagens; confira no link no blog]

Moda Intuitiva é um título que resume tão bem o que deveria ser a nossa relação com a moda que acho que não há título melhor para estampar na capa. Desde o primeiro momento o livro me chamou atenção e, mesmo não sendo muito ligada em moda, decidi me arriscar, dar uma oportunidade para um mundo que, aparentemente, eu era avulsa.

Foi a melhor decisão de todas, pois QUE LIVRO MARAVILHOSO, gente! Cris abre nossos olhos para além das impressões egoístas e mesquinhas que vemos por aí. Moda não é apenas roupas, combinação destas, assessórios, tampouco status ou perfeição. Quem leva isso pra frente, que sim, já começa muito errado.

Em Moda Intuitiva, Cris planta a semente da ousadia – não de extravagâncias, mas de criatividade. Ao passar a olhar a moda com olhos inventivos, imaginativos e até engenhosos, Cris valorizou a moda pelo que é: uma relação pessoal que deve aflorar e manifestar o melhor de nós mesmos. Tal qual para os poetas, que se expressam e brincam em versos e rimas, a vestimenta apresenta mil e umas possibilidades de revelação.

Cris toca na estima, na intuição, na percepção e até mesmo na adaptação, vez que moda não é algo para nós nos adequarmos, a moda é algo que deve se adequar a nós. Aliás, o que funciona para um, não deve necessariamente valer para outro. A gente pega emprestado, testa, reinventa se preciso, pois uma cópia por simples cópia nunca respeitará propriamente o corpo e a mentalidade de um para outro. A moda está aí para ressaltar o eu de cada um.

Bom senso é outro ponto apresentado, ele é quem deve ser nosso norte pra tudo. Ás vezes nos apegamos tanto a regras, a modelos, a modinhas, que nos perdemos no processo de identificação. Estou usando isso por que gosto ou por que tá na onda? Esta SOU eu? Essa peça fica bem em mim, mas me sinto bem com ela? Vale mesmo levar essa roupa? Ela combina comigo? Vou usá-la noutra oportunidade?

Bom senso é escolha, é pensar se vale a pena, tanto de custo-benefício, quanto de estima e conforto. Por que nos esprememos numa calça que tá gritando que não é para nós? Por que nos torturamos em nos modelar pelo que é imposto? Como não conseguimos ver o absurdo que acompanha essas lógicas? Cris mostra que um pouco mais de ponderação nos ajuda a não cair nessas ciladas, até mesmo para frear o consumismo ou se desapegar das impressões de terceiros. Ficar bonita(o) para outros é coisa do passado.

"Verdade, na moda, é escolher por afinidade, e não por regra ou tendência. É entrar numa roupa e se deixar levar por suas sensações. Verdade é usar a roupa para reforçar sua identidade, e não para ser igual a ninguém. Sentir, e não calcular. Ser, e não pretender ser. Na hora de se vestir, pense nisso. Tire do armário a sua verdade."

O que achei super bacana nesse livro é que a autora traz, além de uma abordagem bem diferenciada, um pouco da sua história para nossa inspiração. Como a moda, não é nada para ser copiado fielmente, mas compreendido, experimentado, repensado. A moda foi algo de extrema importância para ela se reinventar, para entender a si mesma, para cuidar, para investir – tanto é que Hoje Vou Assim, seu blog, é um sucesso. Sempre partindo da ideia de apostar em nós mesmas, em um tom próximo do autoajuda, Cris afirma e reafirma várias vezes para encontrarmos aquilo que é nosso cerne; o resto vem por si só. Ouse ser você. Isso é ter estilo.

Se pudesse, faria umas mil citações desse livro porque ele é maravilhoso assim

site: http://www.dear-book.net/2016/08/resenha-moda-intuitiva-cris-guerra.html

Viviane 09/03/2016

Moda Intuitiva - Cris Guerra
Não tenho costume de ler sobre Moda, mas gostei do livro.
O livro, inclusive, conseguiu diminuir o meu preconceito sobre o assunto moda, que sempre associei à futilidade. Cris Guerra escreve muito bem e com muita emoção o que torna a leitura muito rápida, leve e agradável.
Nos primeiros capítulos a autora conta um pouco da sua história e relação com a moda e comenta sobre a importância de levar em consideração a nossa individualidade e personalidade na hora de se vestir.
Achei interessante a definição de Estilo que foi dado no livro, cuja principal característica é ser bastante diferente de tendência.
Mais adiante, Cris Guerra, aborda os seus clássicos prediletos, fala sobre camisa, camisa polo, blazer, jaqueta de motociclista, sapato oxford, slipper, T-shirt, cardigã, calça chino, trench coat, vestido safári, pretinho básico, colar de pérolas, camisa listrada, calça jeans, cintos de elástico, vestido envelope, vestido camisa, casaco esportivo, tênis converse, broche, calça cigarrete, sapatilha, vestido acinturado, saia lápis, lingerie de renda, salto agulha, vestido linha A, colar de personalidade, brincos statement, lenços, sandália de calcanhar fechado, meia calça fio 80, peças de renda, brilhos, onças e outros bichos e cores.
A forma de se vestir nas diversas ocasiões também é abordada no livro (festas, trabalho, casual e etc).
Dando continuidade, a autora propõe alguns exercícios para colocar em prática a criatividade na hora de se vestir e começar a se perceber melhor.
No livro também é possível conseguir dicas para comprar, manter e organizar o acervo de roupas, sapatos e acessórios.
No final ainda é possível encontrar uma lista, como um resumo, com os principais aspectos discutidos e dicas rápidas (sobre atitude e forma de se vestir).
Recomendado para despertar sobre o assunto e adquirir um pouco de confiança e bom humor para se aventurar pelo mundo da moda.

Uiara 26/10/2015

Não é pra mim
Acabei comprando este e-book em conjunto com um outro sobre estilo pessoal, e por não ter como folheá-lo antes de comprar, acabei me arrependendo. A autora já destaca que não é um manual de moda, e era isso que eu buscava, assim, entendo que não sou o público alvo do livro. Não gostei do capítulo sobre tatuagens, no qual ela praticamente trata como idiotas as pessoas que não as têm. Contudo, creio que deve ser relevante para o público certo.

Josiane 15/12/2014

MODA INTUITIVA, UM NÃO MANUAL DE MODA!
Tem exatamente um ano que o livro “Moda Intuitiva”, escrito pela blogueira Cris Guerra está na minha prateleira esperando para virar post. Eu já li, reli e nada de criar coragem para escrever sobre ele por aqui.
Moda Intuitiva é daqueles livros de devorar em um dia só. Logo nas primeiras páginas Cris é categórica: “Esse é um Não Manual de Moda”, o livro é pessoal e intransferível, leve e repleto de histórias intimas da relação da autora com a moda, e olha que ela tem muita história pra contar, não só sobre moda, mas também sobre auto estima e principalmente sobre estilo.

Claro, dicas não faltaram nas páginas de texto divertido e muito bem escrito, mas entre seus capítulos não espere encontrar nenhuma regra ou certo e errado, pelo contrário, Cris detestas regras e tendências. “ Enquanto usarmos as chamadas tendências só porque são assim consideradas, acreditando que existem produções certas ou erradas, estaremos apenas fazendo parte de um exército bem-mandado marchando em direção ao tédio” – Trecho do livro. ( Confesso, um dos meus trechos prediletos). “Você escolhe: Seguir a moda ou fazer moda” (pag 21)

Continue lendo no blog...

site: http://tendenciacoletiva.blogspot.com.br/2014/12/na-estante-moda-intuitiva-um-nao-manual.html
Rosa Santana 25/11/2020minha estante
Estou começando hoje o Memórias de Adriano. Muitos elogios me chegaram, ainda no tempo do Orkut, em uma comunidade de leitores de que fazia parte.
Da Marguerite li A Obra em Negro e fiquei muito encantada pela pesquisa histórica, pela linguagem que ela usa: exímia escritora!!

Rosa Santana 07/10/2021minha estante
Relendo sua resenha e pensando no bom professor de Literatura que você seria! Por que não investe nisso?

Dani 02/11/2021minha estante
Boa noite :) hoje por um acaso do universo eu decidi reler essa resenha pra lembrar da história. E me deparei com seu comentário. Você não faz ideia do quão feliz fiquei em lê-lo. Muito obrigada!
Eu estou fazendo licenciatura em letras, justamente para me tornar professora de literatura. Eu agradeço de mais seu comentário, encheu meu coração de alegria e motivação.

Rosa Santana 31/12/2021minha estante
Olá!! Feliz por saber que a Literatura ganhará um estudioso dedicado a ela.
Aposentei-me atuando na área!
Parabéns! Sei que será muito bom para você também, essa licenciatura!

LuaTeresa 15/06/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

Elleenn 02/07/2014

Resenha do Livro Moda Intuitiva por Cris Guerra
O livro Moda Intuitiva, escrito pela Cris Guerra do blog Hoje Eu Vou Assim e publicado pela editora Lafonte, até agora, está sendo o livro no segmento moda mais top que já li. Isso porque o desafio proposto de ser um "não manual" de moda e através disso descobrir seu próprio estilo, me fez despertar para algo bem comum hoje em dia: SER AUTÊNTICO!

A Cris que super entende do assunto, nos presenteia em 192 páginas - que por sinal contém belíssimas imagens dela própria com vários looks (você sabia que ela é a pioneira em "looks do dia" aqui no Brasil?) - sobre a sua visão do que é pertinente em relação à moda, à sua criação, seu estilo e montagem do guarda-roupa ideal.

Mas nada de regras, o "não manual" veio justamente para anular esse paradoxo que muitas vezes ronda no mundo da moda. Ela começa a te levar por um caminho com mais liberdade. Te conscientiza do valor da autenticidade que cada ser humano tem. Ajuda a você definir o seu próprio estilo. É praticamente um livro poético!

Há também dicas de como comprar peças com qualidade e quais seriam um bom investimento, como conservar, onde guardar, como organizar, como misturar texturas, estampas e entre outras que se eu for mencionar aqui não vai tem graça né?!

Além do livro ter uma diagramação excepcional, a escrita é muito envolvente. Pra se ter uma noção, eu o li em um dia e meio (isso é raro acontecer, pois gosto de ler livros apreciando cada detalhe, sem pressa). Vale muito a pena conferir, super indico!!

site: www.sejogamiga.com.br

Sonia 14/08/2013

Não é (mesmo) um manual de moda..
Um livro delicioso de ler.. inspirador, quase poético! Dá vontade de mergulhar no meu armário, descobrir o que ainda não sei (sobre ele e sobre mim), reencontrar peças perdidas, ou que nunca foram achadas e devidamente usadas. Mas enfim.. é realmente um 'não manual' de moda. Digamos que seja um nível 'avançado': o passo seguinte pra quem já segue 'as regras'.. porque até pra decidir quebrá-las, é preciso primeiro conhecê-las. Não é um livro pra 'desorientedas' da moda, pra quem não tem noção alguma de proporção/estética/bom senso. Pra resolver essa parte, existem outros livros, mais objetivos e eficazes. Recomendo MUITO! ..pra quem precisa de inspiração, e não de orientação.