Guerra Do Velho

Guerra Do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

gi 23/05/2024

Não sabia muito o que esperar por ser meu primeiro livro sobre guerra, mas eu adorei!

Achei a narrativa muito fluída e um livro bem diferente por ter o ponto de vista de uma pessoa de 75 anos, a primeira metade do livro explica muito bem sobre o universo e a segunda é onde a ação começa

o livro tem algumas passagens muito bonitas e e muitas reflexões sobre morte, guerra e envelhecer, com certeza vou continuar a série

LetAcia.Bruning 19/05/2024

Eu gostei muito do livro, traz muitas reflexões sobre a velhice e a mudança da percepção da vida em relação aos jovens.
Gostei do grupo de " velharias", os personagens são de fácil "apego" com suas personalidade marcantes, e o humor sarcástico torna a história muito melhor.
Porém, em partes como as mortes, as batalhas, e a descrição das raças alienígenas a escrita e mais vaga e rápida.

Luiz Namur 14/05/2024

No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas...
O enredo acompanha John Perry, um homem idoso que decide se alistar no exército colonial para participar de uma guerra interestelar. A narrativa se desenrola em um cenário onde a humanidade se espalhou por diversos planetas, enfrentando desafios políticos, tecnológicos e éticos.

O título do livro refere-se à prática da "Guerra do Velho", na qual pessoas mais velhas se voluntariam para servir nas Forças Coloniais, recebendo corpos geneticamente modificados e rejuvenescidos para combater.

Além disso, a obra aborda temas como lealdade, sacrifício, relações interespécies e o papel da tecnologia na guerra de forma cativante.

Jéssica Nogueira 13/05/2024

O nome do livro é literal
Comecei a ler o livro sem ler a sinopse, e fiquei impressionada com o fato de a guerra do velho ser travada por velhos.
Jonh Perry tem 75 anos e após uma decisão prévia segue para as Forças Coloniais de Defesa, lá conhece mais algumas pessoas e passa por um período de adaptação até se tornar um soldado.
Conforme o protagonista vai descobrindo sobre esse novi tipo de vida, vamos também aprendendo sobre o universo do livro e suas complicações.
Gostei muito e é um bom livro introdutório, gosto da fluidez e como acontecem diversas coisas na história sem ela seja corrida ou mal escrita. Já quero ler o segundo em breve.

Gabrielly540 13/05/2024

Ótimo livro, especialmente se você está procurando uma narrativa mais tranquila.

Não sabia exatamente o que esperar, por ser meu primeiro livro de guerra, mesmo já tendo lido várias space operas eu sabia que essa seria diferente, e foi. Me surpreendi bastante e no bom sentido. A narrativa é rápida e fluída, vale destacar que grande parte do livro é em diálogos. Senti falta de mais ambientação, mas pode ser puro costume meu, esperava mais detalhes acerca do funcionamento das FCD, dos planetas, as forças especiais, as raças e etc, talvez apareçam no restante da saga, ai eu volto aqui pra alterar a resenha.

Por fim, o livro tem algumas reflexões legais sobre envelhecimento, guerra, emoções e humanidade, nada muito profundo, nem novo, mas que agrega na história, além disso a obra também conseguiu transmitir o bom humor do John Scalzi.
Marcos.Leste 13/05/2024minha estante
Gostei muito também da leitura...

Hevelyn 12/05/2024

Simplesmente humor
Achei mto mto bom esse primeiro livro, amei os diálogos de palavreado um tanto comum para velhos mal humorados.

A história foi tão boa e intrigante, amei como o autor não enrolou na história e fez ser engraçado e fluido.

A primeira metade do livro foi toda feita para explicar aquele universo, de uma forma muito bem explicativa, e a segunda metade do livro é onde a ação começa. Achei isso muito bom, o livro foi muito fluido pra mim, e estou animada para continuar o resto da saga!!!!

(12.05.24)

João Gabriel 12/05/2024

Jooohn Perry vc é RIDÍCULO
"Guerra do Velho" é um livro de ficção científica escrito pelo autor norte-americano John Scalzi. Publicado em 2012.

O livro aborda temas como a imortalidade, a guerra, a moralidade e o envelhecimento. Scalzi cria um universo rico e complexo, com personagens cativantes e uma narrativa envolvente. A trama é repleta de reviravoltas e ação, mantendo o leitor envolvido do início ao fim.

Além disso, "Guerra do Velho" também aborda questões mais profundas, como a natureza da guerra e as consequências das escolhas que fazemos em momentos de crise. O livro nos faz refletir sobre a natureza da humanidade e o que significa lutar por aquilo em que acreditamos.

Em suma, "Guerra do Velho" é uma obra de ficção científica que cativa o leitor com sua trama envolvente e personagens bem construídos. Scalzi nos apresenta um universo fascinante e nos faz refletir sobre questões importantes, tornando o livro uma leitura obrigatória para os fãs do gênero.

Marcelo.Pedroni 05/05/2024

Bom início de série
Gostei bastante da premissa de se ter um exército formado por idosos, que por motivações próprias decidem se alistar e ter uma "nova vida".
Gostei dos mundos criados e das batalhas que acontecem, mas senti que alguns personagens e situações são poucos explorados, com exceção do protagonista, os demais são meios para o crescimento do protagonista.
Achei o "plot" bem legal, não é mindblowing, mas faz sentido e dá liga para o próximo livro sem parecer muito forçado.
No geral é um livro muito fluido, interessante e que não se propõe a ser tão grandioso quanto uma obra do Asimov, por exemplo. O autor sabe o que quer e está tudo bem em ser algo mais simples e priorizar a diversão ao invés da complexidade.

Phil.Surniche 04/05/2024

Gosto muito de ficção e já possuía essa trilogia na minha lista de compras e leituras futuras...porém, quando encontrei esse livro no sebo por 13 reais em um estado de "completamente novo" fui obrigado a comprar. Sai de lá lendo e em menos de uma semana eu terminei.
O que dizer então? Essa história começa de uma maneira um pouco lenta mas curiosa, pois a gente fica pensando "como se alista no exército com 75 anos? qual a utilidade da velhice para a guerra ?" Essa é a premissa onde se desenrola tudo. A guerra não é na Terra... existe um universo paralelo onde não são países, mas uma corporação que controla a colonização humana na galáxia. A segunda parte do livro tem muita ação e várias "raças alienígenas" apresentadas.. até que uma reviravolta acontece e você simplesmente fica em choque até o término do livro. Conclusão, comprei os outros dois pela Amazon e dessa vez não me custou 13 reais.?

Felipe.Costa 01/05/2024

Porque demorei 2 anos para iniciar a leitura?
O livro tem tudo oque eu esperava; estereótipos militares, piadas sarcásticas, tecnologias que você não entende e tem que ler a página mais de uma vez..

Gostei dos personagens apresentados e triste ao partirem, mas feliz com a progressão do principal.

Não vejo a hora de ler os próximos

Bec4 29/04/2024

Guerra do Velho
3,5/5 ?? = Bom no que se propõe.

Confesso que esperava algo mais dessa leitura, mas isso era uma expectativa minha. O livro é bom, o personagens principal, John, é interessante de se acompanhar, mas confesso que em alguns momentos eu queria ir pra outros lugares, saber mais? e tinha que ficar presa à ele porque a narração é em primeira pessoa.

Ainda estou decidindo se vou ler a continuação. Sendo sincera, o final não me causou impacto ou algo do tipo que me deixasse minimamente animada pra ler mais.

Marcynhah 27/04/2024

"A Guerra do Velho": Uma Jornada Intergaláctica pela Coragem e Dilemas Éticos

"A Guerra do Velho" de John Scalzi é uma emocionante aventura de ficção científica que mergulha os leitores em um universo repleto de ação, intriga e dilemas éticos. Scalzi cria um mundo complexo e cativante, povoado por personagens vibrantes e uma trama repleta de reviravoltas. A história segue a jornada de John Perry e sua unidade enquanto lutam contra inimigos alienígenas em uma guerra intergaláctica. Com uma narrativa envolvente e ritmo acelerado, o livro mantém o leitor intrigado do início ao fim. Scalzi também aborda questões profundas sobre moralidade, lealdade e o verdadeiro custo da guerra, adicionando uma camada de profundidade à história. No geral, "A Guerra do Velho" é uma leitura empolgante que irá agradar tanto os fãs de ficção científica quanto aqueles que buscam uma história emocionante e reflexiva.

Valena.Monteiro 26/04/2024

Foi tão legal ler esse livro, viajei com muito prazer nas páginas dele. História muito envolvente, me perdia totalmente no tempo. Personagem principal com caráter um pouco dúvido, achei estranho umas coisas que ele fez.
Gostei do livro, mas esses capítulos enormes me matavam...As explicações das coisas são um pouco confusas, ficava perdida algumas vezes. Só concordava, (igual quando não escuto algo que alguém falou pra mim, só concordo)
Quero ler os outros porque me diverti lendo o primeiro desse esquema de pirâmide

Andre.Coletta 25/04/2024

Ficção científica contemporânea
Meu segundo livro do John Scalzi e a sensação que fica é que a ficção científica contemporânea está bem representada. A temática do futuro em si é inerente ao gênero da ficção científica, mas a forma como esse futuro era discutido no século passado e em tempos mais atuais é o que torna esse livro e a literatura do Scalzi interessante, a forma como o ser humano, ou essa alusão ao humano, funciona como o eixo da narrativa. A guerra do velho é uma deslumbrante opera espacial, mas no fim das contas é nada mais do que uma genuína história de amor, trazendo esse sentimento como o mais humano das emoções, principalmente na construção de uma família e nesse elo que conecta a humanidade, a necessidade por uma conexão.