Clarice - Fotobiografia

Nadia Battella Gotlib

Resenhas - Clarice - Fotobiografia

JAlia372 23/05/2023

Rainha literária
Oque dizer sobre essa mulher?, não tenho palavras pra descrever o quão magnífica ela é, os pensamentos,as ações em tudo, ela não é perfeita ela é humana e é isso que se falta muito no mundo atual. Leitura essencial DEMAIS.

Douglas.Milani 16/05/2022

Impecável
O acervo é imenso e de uma qualidade e cuidado surpreendentes. A edição não fica atrás (capa dura com sobrecapa e folhas grossas daquelas típicas de livros de arte). Uma joia para se ter na estante.

Grazielle.Bonfim 24/03/2021

Um livro com uma diagramação belíssima e fotos da Clarice em diversos momentos ao longo de sua vida... gostoso também ler as curiosidades que o livro revela sobre os bastidores da vida particular dela...

Charlene.Ximenes 08/01/2018

Pulsação de imagens
Clarice Fotobiografia é mais que um livro. É um obra que traz em si um arquivo rico de imagens, cartas, comentários, textos variados e referências diversas sobre essa que foi e é uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector.

Clarice não se considerava um mito, mas uma pessoa qualquer. Todavia, parece-nos impossível conceber tamanho talento literário, sobretudo para colocar nas palavras sentimentos indizíveis e questionamentos da alma, sem imaginá-la como uma figura mitológica.

Drummond já dizia que "Clarice não foi lugar-comum, carteira de identidade, retrato." Clarice é daquelas que não pensava em si ou no leitor ao escrever, pois as ideias chegavam até ela puras, e uma vez formadas, ganhavam imensa liberdade. Desse modo, não há que se buscar compreendê-la totalmente. Nem ela se entendia...

Ver suas imagens desde muito jovem, dos lugares que visitou e morou, suas referências de leitura, suas amizades, sua relação afetiva e proximidade com suas irmãs, suas entrevistas (tanto as feitas por ela como as que foi convidada), seus filhos, seu marido, sua morte, suas obras a se imortalizarem...é tudo como em um documentário visual que nos faz querer mais...querer mergulhar no sonho das pulsações vibrantes daquela que nos fascina em leituras e releituras. Para vida toda! Meu eterno amor literário.

luquinha 03/01/2013

Algo inebriante...
Para os amantes da obra de clarice, a mesma traz dados importantes da vida dessa grandiosa escritora.Isso claro, sem deixar de mencionar o maravilhoso trabalho realizado pela pesquisado Nádia Gotilib.

JB 02/08/2009

Registros visíveis de uma vida
Confesso sinceramente que jamais havia visto uma fotobiografia e esta, logo a de Clarice, faz com que muitos nomes que sempre foram referidos na vida dessa grande escritora, tivessem uma feição definida, lugares que constituiram elementos de inegável formação do que foi e ficou como testemunho da vida da escritora, deixaram de ser simples abstrações para terem uma realização concreta.
Nadia Gotlib faz uma obra forte, interessante, aquelas que se percorre várias vezes como o mesmo prazer de sempre.
Para mim, um livro indispensável para quem gosta de Clarice e para quem quer conhecê-la.