A escola moderna

A escola moderna Francisco Ferrer y Guardia

Resenhas - A escola moderna

none 26/11/2020

A escola moderna vive!
Qual a razão de ler um livro como este nesses tempos? Um grupo ideológico de direita contrário à ideologia de esquerda no poder resolveu criar uma ''escola sem partido'', pois bem, a ideologia dessa escola pregava entre outras coisas o ensino tradicional feito em casa pelos pais, educação moral e cívica, religião entre outras coisas. O que é ensinado tem partido porque parte de um princípio, nesse caso da ESP parte do princípio tradicional, liberal, conservador e reacionário. A escola moderna na época elogiada pelos moderados liberais no poder foi depois condenada e extinta com a ajuda daqueles mesmos liberais porque era uma escola que tomava partido das crianças, estudando juntos meninos e meninas podiam aprender e ensinar os pais sobre os mais variados temas dentro do âmbito Racional (Ciências, Letras, Geografia, História). Fora de casa, na escola moderna a criança podia sair com o professor para aprender na prática a geografia de seu bairro, de sua cidade, sua história que lhe pertencia também. Nacionalistas usam guerras em nome de um orgulho racial tolo e se esquecem da convivência mesmo dentro de suas casas. O que as crianças podem aprender fora do ensino laico senão respeito à fantasmas e morte? O ensino racional defende o amor, o respeito, o trabalho. Muita gente confunde anarquia com confusão, baderna, shows de músicos dopados em orgias, mas se esquecem dos teóricos que foram buscar junto ao povo e à terra ensinamentos que nos são fundamentais, práticos e racionais.