Curso Livre Marx-Engels

Curso Livre Marx-Engels José Paulo Netto
José Paulo Netto

Resenhas - Curso Livre Marx-Engels

Lucas 27/01/2023

Aos 40 do segundo tempo...
As aulas que deram origem ao curso tão também no YouTube, no canal da boitempo, então é legal ir lendo pra depois assistir ou vice versa. A qualidade das aulas é excelente, a não ser a última, do prof Ruy Braga. Pra ficar em um ponto só, certamente a URSS não precisava ter gasto tanto em armamento. Afinal, tava tranquilo pra caramba....

Dênis 04/06/2022

Para começar
Uma boa dose de introdução às obras de Marx e Engels. Todos os capítulos bastante didáticos para atingir os iniciantes na leitura dos clássicos, como eu.

Gisele 08/12/2021

Alguns capítulos são bastante esclarecedores acerca das obras de Marx e Engels, outros mais confusos. Vale a pena a leitura.

Igor 02/11/2021

Perfeito para iniciantes no marxismo!
Este livro é uma excelente pedida para quem quer começar a conhecer sobre marxismo. Os autores apresentam capítulos curtos e escritos didaticamente. A curadoria foi feita por talvez a maior referência sobre Marx no Brasil: o Prof. Dr. João Paulo Netto.

luva 30/08/2021

ótima introdução
o livre me instigou a procura mais sobre as ideias marxistas;
acho incrível o trabalho da Boitempo, há ótimos escritores envolvidos neste curso inclusive;
próxima leitura política provavelmente vai ser o manifesto comunista;
estou bem ansioso para saber ainda mais sobre esses conceitos que antes eram tão difundidos na minha cabeça.

Marco Rabelo 26/01/2021

Excelente livro introdutório
Vários autores escreveram este livro, que é de muito fácil entendimento, até mesmo para pessoas com pouco domínio sobre o assunto e que também não possuem um vocabulário tão rico, como é o meu caso.
Os autores são competentes, estudiosos de várias áreas do conhecimento e possuem completo domínio dos assuntos que abordaram. Não são aventureiros, são veteranos que nos presentearam com este belo livro.
Passei a gostar mais ainda de Marx, Engels e suas formas de ver e ler o mundo, a sociedade, após a leitura desta obra!
Recomendo a leitura, vale cada página!

Anienne 06/10/2020

Curso Livre Marx-Engels...
...A criação destruidora!

Esse livro foi organizado por José Paulo Netto e é um compilado de oito palestras aplicadas no curso promovido pela Boitempo e dada por estudiosos do marxismo.

Eles vão trazer uma luz sobre a obra de Marx e Engels, desde o tempo e o contexto em que elas foram desenvolvidas até a visão crítica e melhor forma de ler e aproveitar o máximo o material, além de outros livros que podem dar suporte e também serem utilizados em sua leitura.

Li no Grupo de Estudos Políticos Práxis Revolucionária e foi uma experiência, realmente, muito boa!

O livro é muito bom e eu indico sua leitura firmemente.

Angel 03/09/2020

Amei
Esse livro aqui é baseado em 8 aulas temáticas com alguns dos maiores pesquisadores do marxismo no Brasil, e foi coordenado pelo José Paulo Netto.

Ele é basicamente um Guia de introdução ao marxismo, onde você lerá sobre:

- A trajetória de Karl Marx e Engels seu grande amigo e responsável por publicar os volumes II e III de "O Capital" após a morte de Marx.

- Você vai entender as influências teóricas que Marx teve para fazer o desenvolvimento de sua crítica à economia política;

- Vai entender sobre as principais obras de Karl Marx e Engels como:
- O 18 de Brumário de Luís Bonaparte;
-Crítica da Filosofia do direito de Hegel;
- O Capital;
- A Situação da Classe trabalhadora na Inglaterra escrita por Engels e entre outras.

Ademais, nessa obra os autores trazem analises acerca da atualidade e do Proletariado hoje.

Ariadne 26/08/2020

Um bom livro para quem está começando a se aventurar pela produção literária de Marx e Engels. Só não dei 4 ou 5 estrelas porque um dos textos é bem maçante e técnico, o que me deixou perdida em várias partes. No mais, recomendo a leitura.

Saritha 09/06/2020

Esse livro é uma ótima escolha pra quem quer começar a entender os conceitos marxistas.

Tiarajú 27/04/2020

Uma introdução ao marxismo
O livro é prático ao explicar e contextualizar os principais conceitos trazidos por Marx e Engels em suas principais obras, cuja leitura é mais difícil. É composto de oito capítulos que abordam diferentes aspectos da obra marxista. Traz também passagens sobre a vida dos dois autores.

JoAo.Eduardo 08/03/2020

Para antes de ler O Capital
Simples, acessível e incrível. Uma leitura para quem quer começar a ler Marx ou compreender passagens que ficaram nebulosas. Uma leitura muito útil nos tempos atuais.

Lista de Livros 31/08/2019

Lista de Livros: Curso Livre Marx-Engels – José Paulo Netto (Org.)
Parte I:

“É preciso que entendamos que o Estado não é uma peça isolada, sem lastro estrutural com a realidade, que poderíamos tomar nas mãos e conferir os aspectos que quiséssemos. Marx ensina que na política o fundamental, o estrutural, são as formas da sociabilidade capitalista – a mercadoria, o valor de troca, a lógica que faz com que todos os trabalhadores do mundo sejam pessoas que se vendem à exploração do capital, a separação, portanto, do capital em relação aos trabalhadores. Tudo isso é o fundamental do capitalismo, e o Estado, em geral, administra esses aspectos todos, mas não no sentido de ter rédeas gerais da determinação social: está talhado estruturalmente para funcionar conforme o capital.”
“No âmbito da sociedade classista, a classe que controla os meios de produção material também controla os meios espirituais. Assim, as ideias dominantes são a expressão ideal da dominação burguesa. O Estado dos proprietários se apresenta, então, como comunidade ilusória, que necessita das representações ideológicas para impor às maiorias seus interesses particulares como “universalidade”.
Fato é que qualquer indivíduo age por interesses pessoais. Todavia, se estou condicionado e determinado por uma classe, meus limites vão até certo ponto. Já quando tenho dada burguesia contraditando outra, tenho interesses burgueses em luta. As frações burguesas, às vezes, lutam para ter o controle e a regência do Estado. No entanto, quando a classe trabalhadora se une, não têm dúvidas: as tropas, os golpes e as ditaduras se impõem.”
Mais do blog Lista de Livros em:
Parte II:

“Pouco a pouco a obra de Marx se tornou propriedade coletiva. E, em nossa opinião, trata-se da mais espetacular, mais rebelde, mais libertária, mais revolucionária e mais densa, que floresceu pela vitalidade e a impulsão do movimento operário de seu tempo. Por certo nosso século XXI é diferente em incontáveis dimensões. E o nosso desafio hoje é saber quais são as questões que atam os nós (um tanto desatados) da classe trabalhadora. Para enfrentar esse desafio vital, a obra de Marx é o ponto de partida insubstituível, para todos e todas que querem mudar o mundo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2019/07/curso-livre-marx-engels-criacao_13.html

wevertonaguiiar 07/04/2019

Um ótimo estudo sobre partes importantes da produção literária de Marx e Engels. Esclareceu muitas questões que eu tinha, e mais importante: levantou muitas outras.