The Boy at the Top of the Mountain

The Boy at the Top of the Mountain John Boyne




Resenhas - The Boy at the Top of the Mountain


3 encontrados | exibindo 1 a 3


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana 27/09/2016

"O menino no alto da montanha" é um dos livros mais recentes do autor, lançado no ano passado lá nos Estados Unidos e traduzido para o português pela Editora Seguinte nesse ano! Nele Boyne retorna à temática da Segunda Guerra Mundial para contar a história de Pierrot. Seu pai, tendo combatido na primeira guerra mundial, encontra conforto para as barbáries que vivenciou no álcool, se tornando um homem violento e logo desaparece, retornando apenas como notícia: havia caído nos trilhos de um trem e morrido. Não demora muito para que a mãe de Pierrot adoeça e morra, deixando-o aos cuidados da vizinha judia.

Com as ameaças da segunda guerra mundial se aproximando, Mme Bronstein e Anshel (seu filho e amigo de Pierrot) são obrigados a enviar Pierrot para um orfanato para que possa estar seguro. E após alguns dias no orfanato, Pierrot segue para a Áustria para morar com sua tia. Ela trabalha como faxineira em uma casa luxuosa e convence seu patrão a abrigar o pequeno Pierrot — desde que não faça muito barulho e comporte-se.

A casa não é de uma família qualquer, mas a casa de Adolf Hitler. Em toda sua inocência, Pierrot não conhece Hittler e nem sabe sobre a Guerra que se desenrola. Aos poucos vemos Pierrot aprender pouco a pouco com o Führer e lentamente se tornar seu protegido com o passar das páginas. Pierrot é treinado sob os olhos atentos de Hitler — e sob seus preceitos e crenças. A nova personalidade desenvolvida de Pierrot o obriga a tomar difíceis decisões (sua família ou a lealdade ao homem que ele admira?).



Ler John Boyne nunca é — e me atrevo a acreditar que nunca será — uma decepção. Mas é quando envolve o tema da guerra que ele se torna ainda mais interessante. Enquanto "O menino do pijama listrado" apresenta a guerra pelos olhos de um menino que, apesar da influência militar, tem compaixão e não entende os acontecimentos, "O menino no alto da montanha" apresenta a guerra pelos olhos de um garoto moldado pelo próprio Hitler.

Mesmo com conflitos internos, Pierrot é como um cachorro bem adestrado por seu mestre.

Mas não apedreje Pierrot desde já — ou mesmo durante a leitura. Apesar da grande influência de Hitler em sua formação, Pierrot ainda é humano e, com isso, tem coisas boas e ruins dentro de si.

site: www.quasemineira.com.br
comentários(0)comente



Ianne Souza 02/05/2016

The Boy at the Top of the Mountain | Clube das Cinco
O livro vai contar a história do jovem Pierrot, filho de mãe francesa e pai alemão, e que vivia na França. Mas, ainda na infância, os dois pais morrem, e ele teve que ser encaminhado a um orfanato no sul da França. Após alguns meses, sua tia, uma empregada doméstica, descobre o paradeiro do sobrinho e o leva do orfanato para morar com ela, na casa onde trabalhava.

Porém, a tia de Pierrot não trabalhava em uma casa qualquer, e a história deste menino francês/alemão não se passa em um ano qualquer.

Às vésperas da eclosão da Segunda Grande Guerra, Pierrot se vê morando em Berghof, nas montanhas alemãs, em uma casa silenciosa, sem crianças, e de um grandioso homem, que ele passou a conhecer de perto: Hitler.

O livro é intensamente bom! A todo instante queremos descobrir junto com Pierrot quem é aquele rapaz que fala bem e que recebe das mais diversas visitas. Vemos a sua alegria inocente ao receber um uniforme e ao ser valorizado pelo homem mais poderoso que já conheceu! Aos poucos, Pierrot passa a se perceber mais alemão, com toda sua glória. Adota o nome "Pieter" para si e busca se desassociar do seu antigo melhor amigo judeu.
***
"I can trust you, Pieter, can't I?" asked the Fuhrer, leaning over so the bristles of his moustache were almost touching the boy's upper lip. "You will never give me cause to regret allowing you to live here?"
"No mein Fuhrer. Never, I promise it"
"You better not," he hissed. "Because disloyalty never goes unpunished."
He tapped Pierrot twice on the cheek before marching out of the room, closing the door behind him.
***
Sinceramente? Este livro está com certeza entre os Top 10 livros que já li. Não sei se por causa da temática, já que gosto bastante de ler coisas da Segunda Grande Guerra, ou se foi a escrita de John Boyne, que sempre me cativa (outros dois livros que li dele foram "O Menino do Pijama Listrado" e "Fique Onde Está e Então Corra", que também contam a história de crianças em um cenário de guerra)... Sei que me apaixonei por esse livro! E espero ansiosamente que ele chegue logo ao Brasil para mais e mais pessoas possam o ler!

No mais, espero muito que aproveitem, caso decidam conhecer a vida de Pierrot/Pieter e seus conflitos internos!

Beijos!

site: oclubedascinco.wix.com/blog
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR