Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental Thomas Woods Jr.




Resenhas - Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Phelipe Guilherme Maciel 06/01/2020

A defesa da herança deixada pela Igreja Católica (E não é uma herança maldita)
Normalmente quando lemos relatos sobre a Idade Média, é comum esbarrarmos em textos que condenam a Igreja Católica e os Papas de corrupção, guerras, e principalmente de tentativas de barrar o avanço tecnológico e científico, tudo em prol de sua própria sobrevivência. Esse livro tem o objetivo de desmistificar algumas dessas premissas que de tanto serem contadas, acabaram por se tornar uma verdade indiscutível, e matéria de estudo em todas as escolas de ensino fundamental e médio não só no Brasil, mas em todo mundo. Thomas Woods trás fatos que se não servem para desmentir completamente alguns fatos que aprendemos sobre a Igreja Católica pela raiz, pelo menos te deixa um ponto divergente para que uma dúvida surja na sua cabeça e te convide a um estudo mais aprofundado das coisas.

O livro aborda de forma direta e simples situações como as alegações que a Igreja Católica barrava a ciência, expondo que as primeiras universidades européias tiveram grande apoio financeiro dos papas, além de dar voz a outra versão dos fatos para o célebre caso do cientista Galileu Galilei, a estrela máxima quando o assunto é a Santa Inquisição e as possíveis ações da Igreja para destruir qualquer um que se opusesse às suas ideias.

O livro faz uma defesa ao trabalho dos monges católicos, que reescreveram durante séculos o conhecimento ocidental, os Jesuítas, que teriam sido verdadeiros bandeirantes da cultura em continentes distantes como a América, ou na Índia e China, enfatiza que o Direito da forma como o conhecemos é totalmente baseado no Direito Canônico, o primeiro que conseguiu provar a possibilidade de codificar diversas normas, sejam elas relacionadas entre si ou não, num único código, além de argumentar que sem a Igreja Católica, não haveria a maioria das grandes instituições assistenciais que conhecemos, como a Previdência e os Hospitais.

Não foi esquecida toda a influencia da Igreja Católica para a música, as artes plásticas, a arquitetura, principalmente refletida em suas enormes catedrais, obras de artes dos santos, etc.

O livro defende que a Igreja trouxe a dignidade para a pessoa da mulher, aperfeiçoou o sentido de humanidade, caridade, em tempos onde era consenso que os mais fracos deveriam perecer e a Igreja seguia em sentido contrário, estendendo-lhes as mãos.


Um livro importantíssimo para leigos que querem entender um pouco mais da história da Igreja Católica, e certamente também ajudará os próprios católicos a terem respostas sobre temas que são levantados constantemente pelos que tentam atacar sua fé.
Pipo 06/01/2020minha estante
Perfeito, não é?


Phelipe Guilherme Maciel 06/01/2020minha estante
Sim, foi um livro excelente. Através dele, já tenho várias outras coisas que estou com interesse de ler, principalmente sobre as cruzadas e a Inquisição. Eu sempre tive uma visão terrível sobre a Inquisição, e receber a informação de que ela teria sido mais branda que outros tribunais da época, ao ponto das pessoas saírem dizendo que faziam feitiçaria apenas para ser julgado pelo tribunal da inquisição, foi um fato novo e me deixou perplexo. Achei um filme antigo de comédia que simula essa situação e agora estou preparando algumas leituras para entender melhor o assunto, por outro viés.


Pipo 06/01/2020minha estante
Há mais coisas que deve saber. É só o início. rs


Craotchky 06/01/2020minha estante
Ba, essa resenha me lembra as aulas que tive de filosofia medieval. Os professores medievalistas se empenhavam bastante em desmitificar a idade média como idade das "trevas". Defendiam bastante que o medievo não foi um período de estagnação intelectual e que as primeiras faculdades nasceram nessa época. Mesmo assim não surtia muito efeito pois quem de antemão não gastava da idade média não passou a gostar. Sobre estudar a Inquisição: já ouviu falar no Malleus Maleficarum (O martelo das feiticeiras)? Este livro é bizarro mas importante neste contexto.


Phelipe Guilherme Maciel 06/01/2020minha estante
Nunca ouvi falar desse livro, vou buscar saber mais sobre ele. Você teve sorte com os professores, os meus sempre diziam o quanto era horroroso viver na Idade Media. Só teria doenças, guerras, corrupção e monarquias que extorquiam seu povo até a morte. Hehe




Janaína Calmet 18/02/2014

EX-CE-LEN-TE!!!

Da editora QUADRANTE, não é um livro para ser lido como um romance, de "uma sentada só".

É para ser saboreado!!!

Porque, podem acreditar, mesmo os católicos "praticantes" (odeio essa expressão: ou se É, ou NÃO se é católico, e ponto...) terão diversas "crenças" derrubadas com este livro, (pré)conceitos que trazemos de queridos professores do antigo ensino médio e, principalmente, da Faculdade, que, infelizmente, vêm desempenhando tão bem, ao longo dos séculos, a sua função de destruir a imagem do catolicismo...

:(

Confesso que, mesmo sendo catequista e gostando de estudar a história da minha Igreja, fui surpreendida por muuuuuuuuuuuito do que é apresentado na obra.

SUPER-HIPER-ULTRA-MEGA-BLASTER RECOMENDADO!!!
Sabrina 04/10/2014minha estante
Não entendi as três estrelas, já que fala tão bem a respeito do livro.


Aline 03/04/2018minha estante
Aí que maravilha!!! Também sou Catequista! Exatamente isso que estou procurando: conhecimento para tirar essa nuvem de preconceito que existe sobre a Igreja Católica. Muito obrigada!


Janaína Calmet 01/05/2018minha estante
Tenho certeza de que vais gostar bastante!
Fique com Deus!
Abração!


Aline 06/05/2018minha estante
Obrigada!




eliandra 16/03/2010

Muito interessante o livro!
Eu já havia ouvido falar da idéia do livro: a herança boa da Igreja Católica para o Ocidente. O autor mostra quais foram essas ideias que são usadas até hoje, mas agora vinculadas ao Estado e não mais à Igreja.
Esou usando em minha monografia o capítulo sobre as bibliotecas dos mosteiros: preservação da cultura ocidental frente aos bárbaros!
comentários(0)comente



PAROQUIA DE ARE 06/12/2011

Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental
Se perguntarmos a um estudante universitário o que sabe do contributo da Igreja Católica para a sociedade, a sua resposta talvez se resuma a uma palavra: opressão, por exemplo, ou obscurantismo. No entanto, essa palavra deveria ser civilização.

O autor destas páginas, Thomas Woods, doutorado pela Universidade de Columbia, mostra como toda a Civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. Em concreto explica, entre muitas outras coisas:

Por que o milagre da ciência moderna e de uma filosofia que levou a razão à sua plenitude só puderam nascer sobre o solo da mentalidade católica;

Como a Igreja criou uma instituição que mudou o mundo: a Universidade;

Como ela nos deu uma arquitetura e umas artes plásticas de beleza incomparável;

Como os filósofos escolásticos desenvolveram os conceitos básicos da economia moderna, que trouxe para o Ocidente uma riqueza sem precedentes;

Como o nosso Direito, garantia da liberdade e da justiça, nasceu em ampla medida do Direito canônico;

Como a Igreja criou praticamente todas as instituições de assistência que conhecemos, dos hospitais à previdência;

Como humanizou a vida, ao insistir durante séculos nos direitos universais do ser humano tanto dos cristão como dos pagãos e na sacralidade de cada pessoa.

Num momento em que se propaga uma imagem da Igreja como inimiga dos progressos da ciência e da técnica, e da liberdade do pensamento, este é um livro que desfaz preconceitos, corrige clichês e ensina inúmeras verdades teimosamente omitidas no ensino colegial e universitário.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ramon 14/12/2016

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental
Um livro indispensável para aqueles que se interessam por história, e não aquelas balelas preconceituosas sem embasamento que te contam na escola.
O livro expõe uma verdade que incomoda muito críticos, que a civilização ocidental sobreviveu e se desenvolveu graças ao cristianismo. Os secularistas se contorcem ao ouvir isso, mas é a mais pura verdade, e nesse livro o autor expõe isso muito bem. Olha que nem sou católico, mas não posso deixar de negar a importância dessa instituição na história do ocidente
Ele desconstrói o mito da "idade das trevas", que há muito tempo já foi rechaçado pelos historiadores sérios, demonstra como o período medieval foi extremamente rico e muito importante em vários aspectos pra nossa civilização.
Desde o renascimento carolíngio, com suas reformas educacionais, passando pelos mosteiros com seu desenvolvimento tecnológico e intelectual, as primeiras universidades sob a tutela da Igreja, os progressos científicos, nas artes, na música e arquitetura, os hospitais modernos, os princípios dos direitos internacionais e até mesmo teorias econômicas, tudo isso teve participação crucial de monges, padres, bispos e todo tipo de gente ligada a igreja.
Esse livro desmonta o papo de que o cristianismo trouxe atraso científico e foi responsável por perpetuar a opressão. Muito pelo contrário, a ciência nasceu em berço cristão, e a igreja foi responsável por trazer dignidade a mulher. Não vou entrar em detalhes sobre os fatos, apenas leia o livro e entenderá.
O livro é muito bem pautado e referenciado, o autor faz questão de expor no rodapé de cada página todas as referências usadas no seu raciocínio, além de usar como base vários estudos e muitos especialistas no assunto em pauta.

Um livro que definidamente vale a pena ler lido.
comentários(0)comente



Ana 14/07/2017

Vale muito a pena
Sinceramente, esse livro tinha que ser lido por todo mundo. Independente da religião, abre os olhos, esclarece dúvidas e o principal, enriquece qualquer um. Ótimo livro, escrito de uma ótima forma. Mais do que recomendado a todos
comentários(0)comente



LangDLivia 05/06/2020

Livrito bão hein
Livro extremamente informativo e sem querer ele "navega" pela história da humanidade nos últimos 2 mil anos, destrói mentiras infundadas sobre a Igreja Católica e nos mostra a imensa influência positiva dela na realidade em que vivemos.
comentários(0)comente



Lais.Souza 02/07/2020

"A igreja católica não apenas contribuiu para a civilização ocidental, a igreja construiu essa a civilização". Essa é uma afirmação difícil de ser aceita nos dias de hoje, e que é a verdade não ensinada.
comentários(0)comente



Renata Rezende 17/10/2020

"Os monges ensinaram técnicas da metalurgia, introduziram novos plantios, copiaram textos antigos, preservaram a educação, foram pioneiros em tecnologia, inventaram o champanhe!, mudaram a paisagem europeia, acudiram os viajantes, resgataram extraviados e náufragos. Quem mais na história da civilização ocidental pode ostentar um tal elenco de realizações?"

Os beneditinos, realmente, foram pioneiros em muitas áreas. Mas não ficaram para trás os feitos dos dominicanos e franciscanos.

Livro muito interessante!
comentários(0)comente



Chico Jr 30/11/2020

Desmistificando...
Leitura interessante. O autor trata de desmistificar a ideia história errônea que recaiu sobre a Igreja Católica ao longo do tempo, de maneira especial na Idade Média. Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Yasxyp 22/02/2021

O que a Igreja Católica fez na civilização ocidental?
Atualmente, é facilmente deturpada a ideia do que seria a Igreja Católica e se ela realmente ajudou na civilização atual, além da caridade.

Esse livro é ótimo para pessoas com esses ideais e dúvidas. É uma ótima introdução aos que queres saber, se a Igreja e a ciência andam juntas, como foi a conversão do ocidente, sobre a Igreja e o Estado, as universidades, entre muitos outros pontos interessantes a serem discutidos.

A Igreja Católica construiu a civilização do ocidente.
comentários(0)comente



Carlos_e_Bianca 10/03/2021

Obra-prima!
Nessa obra, o Prof. Thomas Woods vai no cerne da fundação do Ocidente e explora várias questões na qual a Igreja Católica ou criou, ou aprimorou. O livro passa pela criação do direito natural, a caridade, as ciências (e em especial, a ciência econômica, que eu achei fantástico) e a filosofia, dentre outros assuntos.

Obra fundamental para todo católico que busca conhecer a Igreja de Cristo. Não vejo uma maneira melhor de finalizar essa resenha pelo próprio Thomas Woods:

"Espero que essa obra venha a reforçar o que lhes tentamos ensinar: que possuem na sua fé católica uma pérola de grande valor, que não hão de querer trocar por nada no mundo. Como disse certa vez São Thomas More, ninguém no seu peito de morte se arrependeu jamais de ter sido católico."
comentários(0)comente



Ana Clara 26/03/2021

A Santa Igreja moldou o que conhecemos hoje
Direito, economia, ciência, agricultura, o que vc pensar, a Igreja lá está, foi ela que idealizou, criou.

É triste pensar que um pensamento anticatólico surgiu e milhares de crianças saem das escolas doutrinadas a odiar a Igreja e a espalhar mentiras.

Esse livro vale mto a pena pra não propagarmos mais mentiras contra o corpo de Cristo que é a Igreja.

Avante! VIVA A SANTA IGREJA.
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR