A viagem do elefante

A viagem do elefante José Saramago




Resenhas - A Viagem do Elefante


82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


manu 02/05/2022

chato
não gostei, muito chato. demorei MUITO pra terminar, constante me perdia durante a leitura.é meu segundo livro do saramago e nenhum deles eu gostei.
dei três estrelas pq o livro não é ruim mas eu não gostei, achei fraco
Gostosão das tapiocas 02/05/2022minha estante
Concordo plenamente ???




"Aonde você vai Sam?" 25/03/2022

Um elefante viajante impressiona muita gente...
Não é novidade que muitos escritores baseiam sua ficção na realidade. Quando o autor é um dos grandes a ficção suplanta a realidade até a substituir de todo, pois se não aconteceu assim, deveria ter acontecido.
comentários(0)comente



Bruno Oliveira 03/02/2022

UM CONTO QUE É TODA A NOSSA VIDA
A viagem do elefante, de José Saramago é uma grande provocação. Logo no início, bem antes da história, já há a pilhéria: conto. Sim! Este tomo de mais de duzentas páginas é um conto. E que conto, hein! Valendo-se de seu estilo meio jurídico, meio filosófico, meio poético, que lhes são próprios e inconfundíveis, e, ainda, alternando o protagonismo do conto, ora com o paquiderme Salomão (posteriormente Solimão), para nos enternecer com belas cenas e gestos de amor e afeto; ora com o conarca Subhro (Fritz), para nos entreter com diálogos ferinos e certeiros sobre a condição humana no geral, Saramago entrega um atestado universal que prova o absurdo da nossa finita existência: existimos, sim, para depois, não mais. Um conto que é toda a nossa vida.
Sun's daughter 03/02/2022minha estante
Opa opa


Bruno Oliveira 04/02/2022minha estante
;)




alexandra165 01/02/2022

meu primeiro livro de Saramago.
essa foi a primeira vez que li um livro de Saramago. confesso que no início estranhei, já que não havia uma marcação clara de diálogos e o autor parecia que se perdia em devaneios e confundia-me com os tempos verbais.
na verdade, acho que só comecei a gostar do livro a partir da metade. ele realmente tem jeito para contar histórias, porém o tema em si não é algo q me interesse muito. ainda assim, nunca senti que estava sendo enrolada, pois ele escrevia tão bem, que me fazia sentir abraçada.
além disso, ele fazia uma reflexões legais.
enfim, recomendo.
Dhewyd 06/02/2022minha estante
Saramago é muito bom... lhe indico ensaio sobre a cegueira... livro top




Luizgustavo 17/01/2022

Salomão e solimão.....
Muito boa leitura, eu não esperava por esse final ??????. Mas saramago conhece kkkkkkk o meio do livro deu uma empacada mas depois a leitura flui, o melhor desse livro é a ironia do saramazo e suas altas dozes de humor valeuuuuuu.
comentários(0)comente



Lista de Livros 22/10/2021

Lista de Livros: A Viagem do Elefante, de José Saramago
“Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam.”
*
“Dando tempo ao tempo, todas as coisas do universo acabarão por se encaixar umas nas outras.”
*
“Somos, cada vez mais, os defeitos que temos, não as qualidades.”
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/10/a-viagem-do-elefante-de-jose-saramago.html
comentários(0)comente



Janaina.CrisAstomo 15/08/2021

A viagem do elefante.
O livro conta a história do Salomão, um majestoso elefante que é levado de Portugal para Viena. Ao longo da história alguns caprichos do arquiduque, ganhador do elefante. Esse livro conta uma passagem história real.
comentários(0)comente



Dani 23/06/2021

Aventura
O livro conta a história da viagem de um elefante e seu conarca, de Portugal a Áustria, depois de ter sido dado como presente para o arquiduque austríaco.
É uma "história real", a viagem realmente aconteceu no século XVI , mas não se sabe muito sobre. Aqui, Saramago imagina como teria sido.
É uma aventura divertida, repleta de reflexões, com bons e maus momentos. O melhor personagem é o elefante, sem dúvida.
A escrita em si é um pouco complicada (Saramago e suas pontuações), mas nada que atrapalhe o entendimento.
comentários(0)comente



samiraetca 21/06/2021

O título é curiosos e bem fiel ao assunto que o livro trata. Conta a história de um paquiderme que foi oferecido como presente à um Duque, extravagâncias da realiza do período. Ao retratar a longa viagem, o autor vai narrando a experiência da viagem e traduzindo os sentimentos com tom crítico à ação e aos fatos do desenvolver da história e fatídico fim do animal.
comentários(0)comente



Bianca 19/04/2021

Me vi apegada à Salomão e a Subhro de modo que a escrita, detalhista e por vezes enfadonha incomodava pouco diante do desejo de saber a forma em que esta história terminava. Escrever e recriar um acontecimento dessa proporção não é tarefa fácil, e quem a faria, se não Saramago?

Associei facilmente Salomão à força, visto o próprio nome. Subhro, que significa branco me trouxe lições de resiliência e humildade. É como se estivesse eu, com meu nome que também significa Branco, a carregar comigo numa viagem, ou melhor, sendo carregada, a saudade. Que eu não saberia ainda que isso se tornaria.

Salomão é saudade. Suhbro somos nós. E a paisagem é o momento que vivemos e não notamos por estarmos ocupados demais com o destino final, e este, já sabemos todos qual é.
Vanessa Assalim 19/04/2021minha estante
Fiquei curiosa com essa leitura!
Já está na minha estante.


Nãna 04/12/2022minha estante
Que legal sua interpretação. Apesar de estar amando a leituras, estou tendo dificuldades para decifrar as alegorias. Me fez lembrar O processo do Kafka , que me lembrou de mais o sistema burocrático mas representa a caminhada da vida e seu fim e evitável.




Blair 07/04/2021

Escrita muito bonita, mas meio confusa.
Ainda não creio no que aconteceu com o Salomão.
comentários(0)comente



Tábata 11/02/2021

Saudades Salomão
A história é ótima, com várias nuances de humor bem sútil, muitas reflexões e aprendizados, e no final uma saudade boa do querido elefante, que sem dúvidas é o protagonista dessa história.
dieipi 09/09/2021minha estante
vishe, tomei spoiler.




Pedro.Gondim 18/01/2021

Salomão, Salomão
"A ansiosa expectativa da pequena multidão desafogou-se num grito, o elefante tinha acabado de fazer subir com a ajuda da tromba, para cima de si, um homem levando o seu saco de pertences. Era Subhro ou Fritz, consoante se preferir, o cuidador, o tratador, o cornaca, aquele que tão humilhado havia sido pelo arquiduque e que agora, à vista do povo de Gênova reunido no cais, irá desfrutar de um triunfo quase perfeito. Escarranchado na nuca do elefante, com o saco entre as pernas, vestido agora com a sua suja indumentária de trabalho, observava com soberba de vencedor a gente que olhava de queixo caído, sinal absoluto de pasmo segundo se diz, mas que, em verdade, talvez por absoluto ser, nunca pôde ser observado na vida real. Quando montava o Salomão, a Subhro sempre lhe havia parecido que o mundo era pequeno, mas hoje, no cais do porto de Gênova, alvo dos olhares de centenas de pessoas literalmente embevecidos pelo espetáculo que estava sendo oferecido, quer com a sua própria pessoa quer com um animal em todos os aspectos tão desmedido que obedecia às suas ordens, Fritz contemplava com uma espécie de desdém a multidão, e, num insólito instante de lucidez e relativização, pensou que, bem vistas as coisas, um arquiduque, um rei, um Imperador não são mais do que cornacas montados num elefante". (p. 177)
comentários(0)comente



Ricardo 05/12/2020

Mais uma obra com a cara de Saramago. Vemos seu estilo inconfundível, as metáforas filosóficas, o sarcasmo, as digressões, a mistura de fatos históricos com a ficção. A viagem do elefante é um grande passeio por uma obra forte, inventivas e tocante.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR