A viagem do elefante

Resenhas - A Viagem do Elefante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karinny 12/11/2020

Jornada introspectiva
Como são maravilhosos os narradores de Saramago! A estória do trânsito do elefante Salomão, de Portugal até a Áustria, é profunda graças ao seu narrador, que não ousa propriamente humanizar o animal, mas o apresenta em sua graça de besta. Todos os dilemas são universais, o que faz com que nos identifiquemos com as personagens e devoremos as páginas dessa curta narrativa.

HonorLu 05/11/2020

A Viagem do Elefante
É um ótimo livre, até então foi o livro cujo tom foi mais destoante dos demais romances de Saramago que já li. Este tem uma pegada mais historicista sem abandonar a poética do autor, caracterizada por uma escrita forte com a sutileza de uma ironia de humor ácido. O livro exemplifica e comprova o que Humberto Eco teoriza acerca da Realidade e da Ficção se sustentarem em complemento. Recomendo a leitura!

fabio 12/09/2020

o autor tenta página sim, página não, soar engraçadinho
muito viciado em sarcasmo ele
história boa de se ler e acho que de se escrever também
personagens muito bem feitos

O Ciclista 01/08/2020

Salomão, a mudança
A história do elefante Salomão, que foi levado de Portugal a Áustria, no século XVI. Com as palavras de José Saramago, a viagem se torna um baú de ensinamentos, que integram a disciplina, coragem, medo, e amizade. Ao ler este livro acreditará mais ainda que o mundo faz o homem, e não o contrário.

Cris 20/02/2020

Saramago é sempre uma surpresa. E neste livro não poderia ser diferente! A história é um doce, te arranca algumas risadas, certas emoções e um carinho enorme por esse elefante tão querido!

Hugo 19/02/2020

Saramago fenomenal
Livro maravilhoso, como sempre Saramago em sua escrita brilhante, no coloca a bordo de Salomão e sua viagem rumo á Austria. Cada detalhe do caminho é narrado de forma magistral q só Saramago sabe fazer. Recomendadíssimo.

Juliana.Cantuaria 20/11/2019

Maravilhoso
Amo o estilo do Saramago, a falta de pontos parágrafos, pontos em seguida... ele é tão maravilhoso que a escrita não precisa seguir as regras gramaticais pra que nós compreendamos perfeitamente, e com tanto sentimento, cada linha de seus livros!
Salomão, um elefante pelo qual não tem como não se afeiçoar, é o principal personagem, junto com com Subhro, seu cornaca.
Presente do rei de Portugal, Dom João ao imperador da Áustria, Salomão inicia sua viagem atravessando o território europeu, perpassando por várias intempéries e situações inesperadas.
É um livro muito engraçado, com várias passagens que nos arrancam gargalhadas. Muito leve, suave. Apesar disso, Saramago não deixa passar suas visões sobre religião e política, traços sempre presentes em seus escritos.
Recomendo tanto para amantes de animais quanto para os que apreciam uma leitura inteligente.

Jess 06/12/2018

Uma viagem inesquecível
Não sei se vale a pena tentar dizer o que esse livro representou para mim. Talvez o momento tenha sido completamente propício para a leitura, pois estava em aflição por não saber se estava onde deveria estar, até que a frase da contracapa saltou diante de mim: sempre chegamos aos sítios aonde nos esperam. Pronto, era o que eu precisava para embarcar nessa viagem que pouco a pouco, se revelou muito similar à viagem que eu fazia dentro de mim em terras lusitanas, para completar. O fato é que assim como o Subhro, andei trilhando percursos que me fizeram pensar que algo sempre estava sendo roubado de mim. Mais ainda, quando o seu nome foi mudado, senti todo o meu interior estremecer com ao ver mais uma parte dele se esvair. Não sei explicar o que senti, só sei que esse livro me marcou como poucos o fizeram. Sempre chegamos aos sítios aonde nos esperam e ninguém pode fugir do seu destino.

Guynaciria 23/09/2018

A partir de uma gravura, vista por Saramago, ele criou essa maravilhosa história, que narra a trajetória de um elefante que passou pelas mãos de alguns homens ilustres, que o fizeram atravessar grande parte da Europa.

Salomão é um elefante, inicialmente os reis de Portugal (  Dom João III e  Catarina d Áustria) detêm a sua posse. Mas a inconveniência de ter tal animal cria uma série de desentendimentos entre o casal, que resolve se desfazer dele, dando o mesmo como um verdadeiro presente de grego para o arquiduque austríaco Maximiliano II, que prontamente o aceita de bom grado.

O estranho é que ao se ver livre do animal, o casal logo sentiu a perda do mesmo, mostrando como nós serem humanos somos contraditórios em nossos afetos.

Saramago também aproveita a narrativa para criar um alivio cômico, que muitas vezes se dá através de ferrenhas alfinetadas na religião e na forma como suposto milagres eram forjados para criar uma áurea de santidade em uma religião decadente que vinha perdendo terreno desde a reforma protestante.

Embora o protagonista do livro seja o elefante, o livro trata na verdade do ego das pessoas que o cercam, e de como essas estão dispostas a fazer quase tudo em prol da manutenção de uma aparência frágil de superioridade e grandeza, mas que na realidade não passa de mesquinhez e insegurança extrema.

O livro não tem grandes reviravoltas, e pode até mesmo ser visto como enfadonhos por alguns que não se atem ao lado psicológico da trama. Mas para quem venha a lê-lo com atenção, vai se maravilhar com essa obra.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/05/2018

Em meados do século XVI o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontra em Belém, vindo da Índia.

Do fato histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos, e sobretudo com uma poderosa imaginação de ficcionista que já nos deu obras-primas como Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago coloca nas mãos dos leitores esta obra excecional que é A Viagem do Elefante.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535913415

Luciana.Balardin 22/01/2018

Cansativo
Apesar de amar os livros do Saramago, esse livro é enfadonho. Só fui até o final porque queria saber o que aconteceria ao elefante e por uma questão de comprir o dever dar a chance de quem sabe começar a gostar do livro, o que não ocorreu.

Laís 18/01/2018

Esse livro narra a história da viagem que o elefante Salomão/Solimão faz de Portugal à Áustria ao ser dado como presente para um arquiduque. É simples. É isso. Saramago tem uma linguagem maravilhosa e, como sempre, ele consegue te prender na leitura sobre um fato corriqueiro desses. É tão bom como outros livros dele que eu li? Não. Já li de Saramago: Intermitências da morte, Ensaio sobre a cegueira e Evangelho segundo Jesus Cristo. Esses três vão se diferenciar por questões de afinidade de roteiro/tema, mas estão em um patamar superior, a meu ver, deste "A viagem do elefante".
Isso pode ser uma questão bem de gosto, se formos parar para pensar, pois a obra tem aquelas pitadas de humor ácido que a gente adora no Saramago, tem umas tiradas e relações que ele faz que são ótimas, umas imagens que ele constrói que são bem bacanas, mas, por algum motivo, esse livro não ficou no mesmo nível dos outros 3 que eu já tinha lido.
Atualmente, eu quero ler um Saramago por ano, então tudo certo! Mas, se você está querendo conhecer a obra deste autor, talvez este livro possa ser "leve" demais. Eu sugiro como livro de entrada o Intermitências da morte, que é sim mais leve que os outros dois dele, mas eu acho que tocou de uma forma muito original sobre a questão da morte, de uma forma delicada/diferente que me surpreendeu no autor.

Dani Ramos 06/12/2017

Adorei!
“Diz-se, depois de que primeiro o tivesse dito Tolstói, que as famílias felizes não têm histórias. Também os elefantes felizes não parece que o tenham (…)“

O livro conta a história inusitada quando o rei Dom João III de Portugal e sua esposa Catarina d’Áustria, oferecem como presente, um elefante ao arquiduque Maximiliano II. O animal que veio diretamente da Índia para Portugal, permanecendo dois anos em Lisboa, é destinado à uma jornada longínqua e desconhecida. Enquanto uma caravana com militares e civis era feita as pressas, Salomão – o elefante -, era preparado pelo seu cornaca chamado Subhro, ele indiano de natureza mas naturalizado com algumas culturas ocidentais, torna-se um personagem importantíssimo para a trama.

“A Viagem do Elefante“, nos mostra essa aventura em terras portuguesas até Viena, introduzindo detalhes históricos e morais da época. Os personagens são muito bem desenvolvidos e marcantes, dando uma visão sobre a sociedade e seus pensamentos do século XVI. Me apaixonei por todos e acima de tudo, pelo Salomão, um animal extremamente inteligente que consegue nos passar um afeto e carinho imenso. As mensagens singelas no texto, nos faz refletir sobre alguns assuntos e comportamentos atuais.

A narração da história é muito leve e elaborada. Essa foi minha primeira experiência com o autor e achei incrível a forma de escrita dele. O jeito que conduziu o enredo até o desfecho, foi muito bem pensada, não deixando nenhuma ponta solta. Encontramos partes engraçadas, dando aquela descontração na leitura.

“Como já deveríamos saber, a representação mais exata, mais precisa, da alma humana é o labirinto. Com ela tudo é possível.”

“Para bom entendedor, até meia palavra sobra (…)”

Como será que decorreu a viagem de Salomão até Viena? Quais acontecimentos ocorreram durante o trajeto? E qual foi o destino de Subhro assim que chegou à Áustria? Devo admitir que gostei muito do livro e estou ansiosa para a continuação do projeto #1anocomsaramago.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6