O Evangelho em uma Sociedade Pluralista

O Evangelho em uma Sociedade Pluralista Lesslie Newbigin

Resenhas - O EVANGELHO EM UMA SOCIEDADE PLURALISTA

Me chamam de João 21/04/2022

Leitura difícil, mas necessária
A forma que o Lesslie escreve não é fácil, confesso que várias vezes tentei abandonar, pois a achei a forma de abordar alguns assuntos difíceis demais para mim, porém o conteúdo exposto é muito bom, principalmente por vivermos em uma sociedade pluralista.

O livro é fundamental para cristãos que querem viver o evangelho em nossa sociedade, sem cair nos erros de nossos pais e sem cairmos nos erros da igreja ocidental que pregou um evangelho particular.

Discordei em alguns pontos, pois ele flerta com o universalismo em um capítulo, mas ao mesmo tempo ele destaca que não defende a linha heretica, mas fiquei com a orelha em pé.

Vale a pena ler, mas com calma.

Claudio 30/01/2020

A Chave
Nesta obra clássica, Lesslie Newbigin aborda o tema do pluralismo moderno e seu impacto na sociedade, mais precisamente sobre a aqueles que professam a fé cristã. É um livro que num primeiro momento irá exigir do leitor um esforço para compreender os argumentos do autor, mas a medida que a leitura avança, começamos a nos familiarizar com seu estilo.

Newbigin confronta os dogmas da cultura pluralista, aborda as estruturas de plausibilidade de Peter Berger e afirma a força das tradições humanas e das experiências dos antepassados para balizar a fé cristã. Destaca neste contexto o Evangelho como a verdade que produz liberdade. Lembra que a história do cristianismo ocorre dentro da própria história da humanidade estando acima dos mitos e lendas que povoaram o imaginário humano.

Afirma que a vida humana tem um propósito e que todo conhecimento começa com um ato de fé. Para ele não há saber sem crer. Entende que esse propósito dá-se nos relacionamentos comunitários, que no caso do cristianismo, se manifesta na igreja e na comunhão daqueles que creem em Jesus.

Assim, em uma sociedade pluralista, o evangelho é desafiado a permanecer íntegro, dentro do contexto no qual se encontra, adaptando-se as novas realidades sem perder a essência de sua mensagem, a saber, de que Jesus Cristo, filho de Deus, veio ao mundo, morreu por nossos pecados, ressuscitou e voltará em glória. Ele, Cristo, é a chave, a resposta para as perguntas que o mundo faz a respeito do propósito da existência humana. O impacto desta verdade na vida do crente é o cerne da missão da igreja em uma sociedade pluralista.