Temporada de acidentes

Temporada de acidentes Moïra Fowley-Doyle

Resenhas - Temporada de acidentes

Sandi 19/05/2016

Temporada de acidentes- Moira Fowley-Doyle
Imaginem a indignação de acabar de ler um livro maravilhoso, vir registra-lo no Skoob e deparar-se com uma nota 3,9. Não, isso não está certo! Logo, diferente das outras resenhas que já fiz, essa tem um objetivo bem específico: convencer o mundo de que essa obra-prima merece todas as estrelas possíveis.

Temporada de Acidentes conta a história de Cara e sua família, a qual, em todo mês de outubro, apresenta-se mais suscetível a acidentes. Esses acidentes podem variar de arranhões a mortes. Porém, na temporada desse ano, Cara começa a questionar todos os segredos que embasam esse período do ano tão conturbado e talvez toda sua estrutura familiar.

Moira Fowley-Doyle nos presenteou com uma premissa muito intrigante e original, na contramão de quase todos os YAs do gênero. A autora mistura suspense (senti uma pegada a la Mentirosos), drama, poesia e uma realidade fantástica que me deixou de queixo caído, remetendo a Neil Gaiman. Alguns capítulos do livro, como o da festa, são construidos sobre metáforas maravilhosas, do tipo que te faz querer reler apenas para apreciar a beleza do texto.

Se na forma, a autora conduziu o livro com maestria, o enredo não fica atrás. Por mais que muitas descobertas possam ser deduzidas antes do clímax do livro, não se pode deixar de admirar o fato da autora ter conduzido temas tão pesados (e não poucos) com a beleza que fez. Além disso, a parte sobrenatural do livro é tão tocável, que eu me via temendo acidentes assim que eu terminava a leitura de cada capítulo. E olha que torço o nariz para a maior parte dos livros nesse gênero. As descrições da Irlanda só somam em toda beleza da obra.

Outro trunfo é a construção maravilhosa de seus personagens. O quarteto principal é real, intenso e original, uma colcha colorida em um mundo de personagens de YAs pretos e brancos. É impossível não se sensibilizar com seus dramas, não torcer por eles, não se apaixonar pelos relacionamentos que constroem. Aliás, o romance que aparece é um dos mais bonitos que vi nos últimos tempos, sem cair nos clichês do gênero.

Enfim, se posso te dar um conselho: leia esse livro agora! Surpreenda-se, saia do senso comum, apaixonasse pelo alternativo. Se esse é apenas o debut de Moira, mal posso esperar pelo que vem a seguir!!
Desi Lyra \@mixturaliteraria 16/06/2016minha estante
Eu ameeeeei, mas tem algumas coisas que até agora não sei se entendi. Foi só comigo isso? Quero conversar com alguém que leu, precisooooooo

Sandi 21/06/2016minha estante
Haha, a história é um tanto confusa mesmo. Bora conversar!!

Lucas 21/11/2017minha estante
Estou com esse livro no meu carrinho de compras, mas antes de finalizar, vim para o Skoob ler algumas resenhas e a sua com certeza me convenceu a fechar essa compra. Fiquei tão ansioso que vou passar esse livro na frente de todos da minha lista e já começar a ler. Parabéns pela resenha incrível!

Sandi 23/12/2017minha estante
Obrigada Lucas! Pode comprar que vale a pena!

11/01/2021minha estante
E eu me espantei por ter tanta gente dando 5 estrelas! ? Achei super fraquinho o livro, cheio de partes desnecessárias. ?????

Queria Estar Lendo 22/04/2024

Resenha: Temporada de Acidentes
Temporada de Acidentes estava na minha estante fazia tempo. Eu resolvi desencalhar esse ano porque tô num ban de compras, então é importante lembrar que tenho livros parados aqui, esperando para ler! A história desse fala sobre uma família que, todo mês de Outubro, é assombrada por uma sequência de acidentes drásticos e sem explicação.

Cara está acostumada com a temporada de acidentes. Todo ano, durante Outubro, ela e a família tomam todas as precauções cabíveis para impedir grandes tragédias, porque as tragédias parecem buscar pela família.

Proteger os móveis, usar camadas extras de roupas, olhar quatro vezes antes de atravessar a rua, e por aí vai. Cara, sua mãe, sua irmã mais velha, Alice, e seu irmão postiço, Sam, já se acostumaram. Mas não significa que estão contentes com isso.

As coisas começam a ficar estranhas quando Cara nota uma garota em todas as suas fotos. Uma garota que ninguém parece lembrar que existe, mas que parece estar conectada com todos os acontecimentos da família de alguma maneira.

Temporada de Acidentes tem uma premissa muito legal. Eu me interessei pelo livro por causa desse período catastrófico, e como parece ter uma vibe de fantasia bizarra com ele. A autora claramente tentou, mas, meu deus, que execução mais tenebrosa.

O livro tinha tudo pra ser muito legal, aquele tipo de YA fantástico que te fisga e te faz querer descobrir o que diabos está acontecendo com a família, quem é a garota misteriosa e o que aconteceu com ela.

Mas é tudo muito mal desenvolvido. O suspense da garota nas fotos parece sem pé nem cabeça, principalmente pelas novas camadas de mistério que vão aparecendo. A questão com a temporada de acidentes é tão fraca e tão mal explicada, restando aos últimos 10% do livro pra falar a respeito, que eu só fiquei com um ponto de interrogação na cabeça.

Quando terminou, ele continuou ali. Porque nada fez sentido! Nada funciona. Os plots se misturam e tem tanta coisa enfiada ali do meio pro final que ficou um sufoco pra resolver. Não apenas a parte fantástica, mas o mistério da garota desaparecida, a questão psicológica dos personagens, um pseudo-incesto que deus me perdoe mas nem quero falar nisso porque é tenebroso, traumas com abuso, abandono parental, TUDO.

A autora socou trama e sub-trama dentro de mais sub-trama e quando terminou só deixou um grande QUÊ? na minha cabeça, ecoando pra sempre.

Temporada de Acidentes é contado pelo ponto de vista da Cara, que poderia ter personalidade mas acaba sendo aquela típica personagem "diferente das outras garotas". Porque ela tem uma amiga que lê tarô no meio da aula, ela usa tênis diferentes, a família dela é esquisita, ela fuma baseado, ela tem sentimentos proibidos pelo irmão postiço.

Ela é chata. A personalidade dela gira em torno de tanta coisa e acaba não sendo coisa nenhuma. Eu não sei dizer o que é a Cara, no fim das contas. A Alice era revoltada, mas unidimensional ao extremo. A Bea era esquisita e, de novo, esse era o único traço da personalidade dela além de um segredo que ela tem escondido. O Sam era... Sei lá também. Entende?

Esse livro não me ofereceu conexão nenhuma com ninguém, nem mesmo com a trama. A narrativa tenta fazer um jogo de palavras com poesia, mas se você não é Laini Taylor ou Tahereh Mafi, sugiro não tentar porque só vai ficar esquisito.

Outra coisa que eu preciso reclamar porque NÃO FAZ SENTIDO: essa família convive com a temporada de acidentes há anos. A vida inteira desses adolescentes, praticamente. Eles fazem todo um ritual no começo de outubro cobrindo cantos de móveis, tirando facas das gavetas, protegendo extremidades, enchendo o corpo de camadas de roupas. Ok, eles acreditam, eles se cuidam.

Para logo em seguida se enfiar em lugares que até uma pessoa sã e nem um pouco amaldiçoada pensaria duas vezes antes de ir. É coisa de fazer trilha na floresta, atravessar uma ponte de estrutura duvidosa, ir andando pra casa sozinha, atravessar a rua sem cuidado, se aventurar em uma casa no meio do nada, ANDAR POR UM RIO CONGELADO.

Eu deveria me importar com esses personagens? Com esse nível de estupidez? Ah, pelo amor de deus.

Quando terminou, deixou aquele gosto de "por que que eu perdi tempo lendo isso?". Não consigo salvar nada, porque tudo foi tão jogado e tão mal explicado que acabou e não vai fazer falta.

Temporada de Acidentes podia ter sido uma história bem legal, mas resvalou no legal e foi parar no vale de história que não faz sentido nenhum.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2024/04/resenha-temporada-de-acidentes-moira.html
Vanessa Santos 23/04/2024minha estante
Caramba, eu ri e ao mesmo tempo amei seu comentário rs, ficou tão explicado que realmente, levou-me entender que não vale a pena ler este livro. Resenha perfeita, espero um dia chega a escrever nesse nível.

Queria Estar Lendo 23/04/2024minha estante
Feliz que curtiu, Vanessa! Desculpa o desânimo com a leitura KKKKKK

Vanessa Santos 24/04/2024minha estante
Desanimo que nada, esse é o espírito da leitura, escrever o que realmente gostou ou não gostou é importante, assim quem for ler consegue ter ao menos uma ideia se vai querer ou n, assim n se perde tempo! ?

Caroline.Grossl 27/04/2024minha estante
Eu também perdi o meu tempo lendo esse livro, que história mais horrorosa! Mas a sua resenha saiu divertida kkkkkkkk

Verena.Rodolpho 17/10/2020

Um lindinho romance de estreia
Esse livro é o primeiro escrito por Moïra Fowley-Doyle, e é uma gracinha. Digo isso porque é uma história simples, mágica e até certo ponto espiritual. É um romance mais infanto-juvenil, mas funciona para passar o tempo e relaxar um pouco.
A narrativa é em primeira pessoa, contada por Cara Morris, uma garota de 17 anos, que tem uma irmã mais velha (Alice), um meio-irmão "postiço" chamado Sam (filho do segundo marido da mãe, só que com outra mulher) e a melhor amiga Bea.
Juntos, os 4 vivem momentos divertidos mas também passam por maus momentos durante o mês de outubro, a chamada "Temporada de Acidentes", quando a família de Cara (ela, a mãe, a irmã e o irmão) sofre mais acidentes do que pessoas normais.
Num primeiro momento, achei que a história seria focada em achar a origem da Temporada de Acidentes e terminar com ela. Porém, a história toma outro rumo, mais misterioso, mas fiquei feliz que nos últimos capítulos as pontas soltas sumiram e tudo foi bem explicado.
Para um livro de estreia, achei que foi bem construído, e acho que eu gostaria muito de ter pensado em uma história dessa para poder escrevê-la, é bastante inteligente até.
Para quem gosta de livros tranquilos mas que tem uma pegada de mistério, com certeza eu indico "Temporada de Acidentes".

Beatriz 10/08/2016

Mágico
Fazia um tempo que estava de olho nesse livro, com uma premissa interessante de uma família “amaldiçoada” por essa estranha situação onde todo mês de outubro acidentes terríveis os assolam. Tendo que vestir diversas camadas de roupas, encapar os moveis, desligar os eletrodomésticos da tomada e ficar longe de qualquer coisa que possa causar um possível acidente.

Eu gosto muito de folclore, sobrenatural e fantasia em livros. Gosto quando a realidade se choca com o desconhecido fantástico e toma rumos peculiares. Em Temporada de acidentes vemos muito da realidade se entrelaçando com a fantasia, tudo isso partindo das impressões e visões da personagem principal Cara.

“Sinto como se as proteções espalhadas pelos móveis da casa fossem me sufocar, como se não houvesse ar suficiente para respirar. Tenho a impressão de que muita coisa não está sendo dita. Acho que minha família toda é assim: evitamos falar das coisas sobre as quais não podemos falar e cobrimos cada superfície para nos proteger do momento inevitável em que tudo virá à tona.”

Cara tem 17 anos, uma irmã, Alice, de 18 bonita e popular, um meio irmão, Sam postiço, uma mãe excêntrica e uma melhor amiga chamada Bea que le cartas de tarot. Ela tem uma vida aparentemente muito comum para uma jovem da irlanda, que é onde nossa historia se passa. Apesar da bizarrice dos acidentes tudo sempre foi bem normal, apesar de tragico.

Seu pai morreu há algum tempo, seu tio e seu avó, todos no mesmo mes, a temporada de acidentes. Existe também um ex padastro que sumiu sem deixar vestígios deixando para trás seu filho Sam.

“Tento me convencer de que não acredito que, todo ano, durante um mês, minha família fique inexplicavelmente mais propensa a sofrer acidentes. Tento fingir que não me lembro dos acidentes — os grandes, os graves — nem das tragédias do passado.”

Mas essa temporada de acidentes será uma das piores segundo as cartas de Bea, e tudo anda muito estranho. Principalmente quando ela perceber que sua amiga de infancia Elsie aparece em todas as suas fotos, desde as de bem pequena até as tiradas em sua casa. Mas o mais estranho é que quando Cara vai procurar Elsie para exigir algum tipo de resposta, a menina some sem deixar vestígios.

A estória de Moïra Fowley-Doyle é bem intrigante, com uma escrita criativa e poética as vezes ela te introduz a esse mundo bem estranho onde coisas bem estranhas acontecem. O livro é curto, e as coisas acontecem bem rápido, existe muito drama entre os personagens além do conflito principal.

“Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas, aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão, mais um brinde à estrada de água.”

Gostei muito do estilo da autora, e pretendo ler outras coisas dela, se ela escrever. Gostei da ambientação não ser o chato estados unidos, que confesso estou muito cansada de ler.

Mas senti alguns probleminhas na trama, principalmente no final, nas explicações que a autora nos da. Vi novamente aquele problema de o início ser super exitante e cheio de oportunidades, mas que a explicação final nos da um banho de água fria e acaba com nossas expectativas. E olha que eu comecei o livro sem nenhuma, foi a autora que me deslumbrou e decepcionou posteriormente.

Bem, acontece que eu também fiquei um pouco intoxicada com tata fumaça do livro, digo isso porque os personagens (todos de 17-18) fumando mais do que chaminés o tempo todo. Alem de beberem e ficarem noiados também. Gostei da liberdade da escritora para trabalhar com alguns temas como homossexualidade, um pseudo incesto, bebidas e drogas. Só que nesses últimos acredito que foi um pouco longe, um pouco demais. Será que todos os jovens irlandeses fumam e caem de bêbados desde muito cedo?

Mas voltando para o problema das explicações, eu senti que tudo foi muito vago. As explicações satisfizeram os personagens mas eu continuei com um grande ponto de interrogação( além da decepção). Não me levem a mal, o livro tem uma delicia de escrita, ótimas coisas como a caixa dos segredos e as fantasias. Mas pouco, muito pouco foi explicado completamente. Existiu uma submersão de problemas que estavam entre linhas que é o que bons livros fazem mas foi só.

Enfim, acredito que não é um livro ruim, mas dentro do tema proposto e das invenções da primeira metade de livro, o fim foi insatisfatório. Porem pode agradar a muitos.

site: https://www.youtube.com/channel/UCmkTS4tAHO_ECGnVdxOxhLw

Fran Luchetti 02/12/2021

Acidentes inexplicáveis acontecem!
A família de Cara teme muito o mês de Outubro, por trazer a Temporada de Acidentes. É momento de guardar as facas, proteger as quinas dos móveis, não mexer com fogo e tudo o que pode tornar vulnerável para a família.
Ao longo do mês, Cara faz descobertas sobre seu pai e seu tio, são verdades dolorosas que a faz pensar: será que sua família é amaldiçoada? como se livram dos acidentes?.
Temporada de Acidentes traz uma história de perdas e sofrimento, com uma narrativa misteriosa, dramática e melancólica que levam uma leitura simples e gostosa, um elo de imaginação e realidade entre ossos quebrados e até mortes.

"Nunca saímos de casa sem pelo menos três camadas de roupa. Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas".

Boa Leitura!
ka 02/12/2021minha estante
Gostei! Quero ler um dia ?

MarxSoares 09/04/2020

Excêntrico e divertido
Ainda estou tentando entender o porquê esse livro tem uma nota baixa aqui no Skoob.

É uma história com alguns tons de Neil Gaiman, o que é ótimo.

Os personagens têm seu charme excêntrico, apesar de alguns cansarem em alguns momentos.

Sobre a escrita, de início pode se haver um certo estranhamento, mas logo a leitura se torna extremamente prazerosa.

Por fim, o enredo é instigante, com pontos obscuros que fazem o leitor querer saber o que se encaixa onde nesse universo.

Não é uma história que muda a vida do leitor, mas é muito prazerosa de se acompanhar.

Recomendado.

Gabi 26/06/2023

A história é bom, mas a fantasia não pareceu se encaixar muito bem.
E ficaram partes soltas, que poderiam ter sido explicadas melhor.
Mas é uma leitura rápida e fácil.

Léo 30/03/2016

MA-RA-VI-LHO-SO
Desde que se conhece por gente, em todo o mês de outubro, Cara vê a si mesma e a sua família sofrer com a temporada de acidentes, ficando suscetível a cortes e hematomas, mas também a coisas mais graves, como quando seu tio morreu, há quatro anos.

Agora, Cara vive com a mãe, a irmã mais velha, Alice, e seu ex-irmão postiço, Sam. Outubro chegou e com ele uma nova temporada de acidentes se inicia, e a família Morris precisará tomar mais cuidado do que nunca. Bea, melhor amiga de Cara e aspirante a bruxa, viu nas cartas que essa temporada será uma das piores.

Certo dia, vendo fotos antigas, Cara repara que uma amiga de infância, Elsie, parece estar em todos os retratos. Seja um pedaço do seu cabelo, a barra da saia ou um relance do sapato, Elsie está presente. Mas seria impossível, tendo em vista de que Cara não fala com a garota há tempos e que algumas das fotografias foram tiradas em férias de família fora do país, onde ela tem certeza de que Elsie não estava.

Aturdida com essa nova descoberta, Cara está determinada a tirar satisfações com Elsie na escola. A estranha garota costuma passar seu tempo livre na biblioteca, cuidando da Caixa de Segredos, um projeto onde os alunos datilografam seus maiores segredos, sem se identificar, e estes são pendurados pelo colégio, expostos a todos que quiserem ler.

Só que justo nesse dia, Elsie não vai à aula, nem no seguinte e nem no próximo. Cara começa a desconfiar do sumiço repentino da menina e passa a investigar, junto com Sam e Bea, porém, quanto mais eles sondam, mais esquisito fica, pois parece que Elsie nunca existiu. Cara tem certeza de que há alguma ligação entre Elsie e a temporada de acidentes por ela anualmente enfrentada, e está determinada a desvendar esse mistério, antes que seja tarde demais...

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixe de ler!

***

Há um tempo, enquanto vasculhava a pré-venda de livros na Amazon, vi a capa de The Accident Season e me apaixonei imediatamente. Desde então, torci para que a obra fosse publicada aqui no Brasil. Eis que a Editora Intrínseca me surpreendeu ao anunciar o lançamento da obra e, assim que tive a oportunidade, tratei de solicitá-lo e passei na frente de todas as demais leituras.

A escrita de Moïra Fowley-Doyle é diferente de tudo que já encontrei e sua proposta é bastante original. A história se passa na Irlanda, onde a autora mora, e foi bastante interessante desbravar os cenários dessa localidade e conhecer mais de seus costumes. Além disso, Moïra conseguiu me prender logo no início e me surpreender de uma forma que eu não esperava.

A temporada de acidentes está presente no ltexto do começo ao fim, mas não é o foco central da trama. A autora deu mais ênfase ao mistério de Elsie e os segredos dos personagens do que a qualquer outro aspecto da narrativa. Doyle também inseriu um romance "proibido" no contexto, que aumentou as minhas expectativas para com o final.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob a perspectiva de Cara. Nossa protagonista é uma garota decidida, mas sempre viveu à sombra da irmã mais velha e nunca se importou com isso. Ela tem em Bea, Alice e Sam seus melhores amigos e dá valor a essa amizade com todas as suas forças. Amei essa característica da personagem, pois me identifiquei muito.

De longe minha personagem favorita do livro é Bea. A garota é excêntrica e não está nem aí para a opinião dos outros sobre ela. Bea adora o oculto e é uma grande amiga para Cara, abrindo os olhos da menina sobre muitas coisas e fazendo-a ter atitude.

O único defeito do enredo pra mim deve-se a liberdade que os personagens adolescentes têm. Talvez seja um costume da Irlanda, mas Cara e os amigos fumam no pátio da escola (tanto cigarro, quanto maconha), bebem uísque e vinho em casa e saem para festas e lugares estranhos enquanto a sua mãe, Melanie, parece pouco se importar.

Quanto ao final do livro, foi de tirar o fôlego. Fiquei horas encarando o teto me perguntando se tinha entendido bem o que Moïra havia escrito. A autora abordou temas bem polêmicos e mostrou que segredos podem ser muito perigosos. Até agora, relembrando a história enquanto escrevo a resenha, fico de queixo caído com os acontecimentos.

A edição física do exemplar está maravilhosa. A capa é linda, o título possui aplicação de verniz, e se tornou uma das minhas favoritas da estante. A diagramação é simples, as páginas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está impecável, não me lembro de ter encontrado nenhum erro.

Temporada de Acidentes é um livro maravilhoso e que se tornou um favorito. Com certeza recomendo a leitura. Não vão se arrepender!
Mara 03/04/2016minha estante
Vi sua resenha e me encantei. Muito bem escrita, você conta sobre a história e também descreve o que achou a respeito. Parabéns!! Gostei muito!!

@luareisescritora @sempredoramando 29/04/2016minha estante
Estava em dúvida se daria uma chance a este livro, pois pela sinopse ele me chamou a atenção, porém ando sem tempo e com uma lista enorme de títulos pra ler. Porém, ao ler sua resenha que por sinal foi muito bem escrita, decidi dar uma chance a este título. Parabéns pela resenha! (:

Desi Lyra \@mixturaliteraria 16/06/2016minha estante
Eu amei muito muito, mas tô até agora tentando entender se entendi algumas coisas, tô procurando na net igual uma doida mas não acho nada kkkkkk

Você entendeu a parte da Elsie????

Samira_santos 06/04/2021

Surpresa boa ??
Sabe aquele livro que está na sua lista de leitura a séculos e sempre, por nenhum motivo em especial, acaba ficando pra depois? Foi assim com Temporada de acidentes.
Me surpreendeu bastante, porque é uma história ótima, é uma leitura rápida e muito interessante. No começo eu estranhei esse negócio do título do livro ser realmente autoexplicativo, de fato se trata de um período de desastres pra uma família. Me deu agonia.
Mas daí, eu fui lendo e gostando tanto dos personagens, me preocupando com eles, parece que procuram os acidentes, por que os jovens tem que ser tão inconsequentes? Tudo isso se passou pela minha cabeça.
Fiquei simplesmente encantada com o romance entre Cara e Sam, indignada com os abusos que sua irmã, Alice, sofreu, com o assassinato de um querido tio delas (sim, eu esqueci o nome) e também com o relacionamento abusivo no qual Alice se envolveu.
Enfim, ele não é longo mas consegue englobar uma série de temas. Esse livro foi uma ótima surpresa.

Paulinhaka 01/06/2024

Magia, Mistério e Amizade
O que falar de temporada de acidentes? É um livro extremamente poético, romântico, cheio de aventuras com uma pitada assustadora que me fez até sonhar a noite hahaha.

A narrativa se desenrola em meio a uma atmosfera poética e romântica, salpicada por elementos aventurescos e um toque sombrio que desperta a curiosidade do leitor. Brincando com imaginação da personagem principal, a autora cria uma trama que nos faz questionar os limites da percepção e da sanidade, convidando-nos a refletir sobre a natureza da verdade e a força da imaginação.

Me identifiquei muito com a Bea, com certeza uma das melhores personagens, muito marcante e maravilhosa com suas cartas que no fim estão sempre certas.

Confesso que senti falta dos desfechos românticos que surgiram, mas pensando bem, a leitura se trata sobre magia, mistério e principalmente família e amizade, os protagonista estão apenas começando suas vidas, já com muitas aventuras na bagagem para contar.

Algumas cenas não sei dizer se realmente aconteceu e como foi possível de acontecer, simplesmente fica a mercê da imaginação de cada leitor. Enfim, definitivamente é uma leitura que vale a pena, principalmente pela magia e brincadeira com a imaginação, presente em todas as páginas.

Rafaella_rodriguesb 02/08/2022

Um livro diferente!
Esse é um livro diferente do que eu esperava, mas isso nem sempre é uma coisa ruim. Fiquei muito curiosa sobre o tema de a família passar por um período do ano em que ocorrem uma série de acidentes, por isso resolvi iniciar o livro.
Porém, essa temporada de acidentes não é o foco, servindo apenas como pano de fundo para acompanhar a vida dos integrantes da família, alguns amigos e os segredos que eles guardam.
Gostei da mistura de suspense com realismo mágico e dos temas reais que a autora escolheu abordar no livro, que infelizmente ainda são muito comuns.
O que me perdeu um pouco foi o romance, mesmo entendendo o que a autora quis tratar ao colocar isso no livro. Para mim, acabou ficando um pouco chato, já que o meu interesse estava em outras tramas da história. Acabei gostando mais do romance secundário que do principal.

Lua 13/04/2021

premissa ótima, final ruim
Desde que li a sinopse do livro fiquei bastante intrigada, nunca tinha ouvido falar de nada com o tema parecido, comecei gostando muito do livro, os personagens são cativantes, fica uma áurea de segredos pairando sobre eles o tempo todo, o mistériozinho gostoso de ler, super fluído.. as vezes ele mistura fantasia e realidade o que te deixa sem saber o que tá acontecendo de fato e o que é imaginação da personagem, o que eu gostei demais, porém foi chegando pro final e achei que ela iria problematizar alguns assuntos importantes que foram colocados em pauta, mas não foi feito, achei a explicação meio mais ou menos.. é bom, mas não é aquele final que a gente espera de um livro assim.. fiquei um pouco decepcionada pq já imaginava no que ia levar e chegamos lá.. é um livro bom, mas parece que está falando algumas coisas a serem explicadas!

victor lopes 06/06/2019

Eu nem sei como avaliar esse livro.
Eu gostei bastante, mas ao mesmo tempo fiquei "É O QUÊ??!!?!?!?" durante toda a leitura, até a última página.
É bem confuso, você não sabe se tudo é real ou não. E logo vai percebendo o quanto a fantasia se mistura com realidade, mas ao mesmo tempo não consegue decifrar nada.
Os personagens não me convencem muito, acho que é isso que deixa a história não tão boa. Tem uns dramas e questões de cada personagem que eu não consegui ver bem, ficou meio superficial e só jogado.
No geral é uma leitura interessante, trata de questões sérias (Inclusive abusos, então fica aqui o aviso de gatilho), tem personagens LGBT e uma narrativa que flui bem.

PorEssasPáginas 09/05/2016

Resenha: Temporada de Acidentes - Por Essas Páginas
Estava bem curiosa para ler Temporada de Acidentes, de Moïra Fowley-Dowley, lançado recentemente pela Editora Intrínseca. A sinopse é muito instigante e tudo levava a crer que o livro sairia da mesmice de alguns Young Adults. Se tem algo que eu curto é quando um YA foge do lugar-comum e discute temas difíceis, em tramas mais voltadas ao suspense que ao romance. Temporada de Acidentes cumpre essa promessa? Cumpre. Mas não com o ritmo e o tipo de leitura que eu esperava.

Cara é uma adolescente que vive com a mãe, a irmã Alice e o irmão “postiço” Sam. A história da família é um tanto complicada: há muitos anos, as irmãs perderam o pai precocemente. Anos mais tarde, Melanie reconstruiu sua vida e casou-se novamente com um homem que já tinha um filho, Sam, porém, mais tarde, Christopher abandonou a família, inclusive o próprio filho, que acabou sendo “adotado” por elas. Mas o mais inusitado nem é isso, é o fato de que todo mês de outubro eles passam pela temporada de acidentes, um mês no qual todos na família estão expostos a machucados, hematomas e muito mais. Mas alguns acidentes podem ser fatais.

Parece incrível e realmente o tema é atrativo. Porém, a narrativa não absorve. Apesar de relativamente curto, o livro é arrastado, a autora se apega a detalhes cansativos e cria metáforas fantásticas que não encantam. A parte mais interessante da história é a parte crua, real, e a autora demora muito para colocar essas cartas na mesa e assumir o verdadeiro tema do livro. Entendo que ela quis criar uma cortina de fumaça que sustentasse os segredos e a atenção dos leitores, mas o tiro saiu pela culatra: Moïra tem dificuldade em manter a tensão e o suspense, utiliza ganchos ineficazes e falha em seu intuito de deixar o leitor na ponta da cadeira. Mesmo o final, que é a melhor parte da obra, tem seu quê de anti-climático e se arrasta.

Foi uma pena ter essa sensação durante a leitura, pois o tema é forte e abordá-lo é extremamente importante e corajoso, em qualquer livro, mas a coisa fica ainda mais impactante quando é exposta em um Young Adult. Foi difícil me apegar aos personagens; quando isso aconteceu, páginas demais já tinham se passado, páginas nas quais eu me sentia distante deles. Uma das melhores personagens, Alice, é obscurecida pela narração um tanto fria e sem graça de Cara, dona da voz em primeira pessoa. Talvez tenha sido isso o grande problema do livro, a narração. Geralmente gosto muito da primeira pessoa, mas ela depende muito do personagem, e Cara certamente não é cativante o suficiente, pelo menos não foi para mim. Ela me manteve distante de alguns dos personagens mais interessantes, puxou a atenção para seus próprios dramas que eram menos atraentes. O seu maior trunfo só aparece no final, e mal é citado durante o restante do livro.

Temporada de Acidentes é um Young Adult com um tema corajoso e importante, mas infelizmente peca na narração e no desenvolvimento. Apesar do tema e da edição bem feita da Intrínseca, com ótimas revisão, diagramação e capa, a obra não funcionou para mim, ficou apenas na média, mas talvez funcione para você. Sugiro experimentar, mas com moderação.

site: http://poressaspaginas.com/resenha-temporada-de-acidentes
Tchamilla 16/05/2016minha estante
Disse tudo! Também tive essa sensação ao ler o livro.

Andreza 27/05/2016minha estante
Foi mais ou menos o que eu senti também. Não consegui gostar dos personagens, nenhum me cativou. O tema central é bem sério e importante de ser abordado, mas a forma como foi narrada a história não me agradou e achei bem cansativo todo o mistério que paira nessa temporada de acidentes. Sei que a intenção da autora era criar uma aura de mistério para abordar outros temas, mas pra mim a narrativa não funcionou. :/