Love

Love Stephen King

Resenhas - Love

Gio 19/05/2023

Altos e baixos
Bom, como uma grande fã do King tenho que admitir que essa não é uma de suas grandes obras de destaque, é um dos primeiros calhamaços que leio dele que eu sinto que poderia ser um livro mais curto.

Dessas 500 páginas o ritmo oscilava muito, ora eu estava louca pra querer ler tudo, ora eu sentia que não saía do lugar de tão chato.
Por isso acho que não precisava de tantas
enrolação... as últimas 100 páginas aumentaram bastante a nota final que eu decidi dar, mas o meio é bem entediante.

André 24/06/2021

Sensível, divertido e chocante na medida.
Love conta a história de uma mulher que se encontra tendo que reviver memórias de seu casamento ao ter de lidar com as coisas deixadas por seu marido, famoso escritor falecido há dois anos. Não tinha grandes expectativas com a história mas fui surpreendido pela sensibilidade, pelo humor, pela magia e pelo horror da história. Lisey tem muitas irmãs (e o livro as apresenta em uma dinâmica fraterna que enternece e exaspera ao mesmo tempo), parentes mortos (que apesar de não participarem da história, são lembrados pelas expressões e vocabulário divertidissimo e caloroso), e partes de um passado com seu marido que sua memória se recusa a relembrar. Ao ser confrontada com dificuldades e ameaças no presente, percebe que seu marido deixou pra ela dicas e pistas no passado, como uma caça ao tesouro através de um passado mágico e doloroso que as poucos vai se revelando conforme Lisey toma coragem de enfrentar seus medos e descobre mais sobre o marido e sobre si mesma. Sensível, assombroso, tocante, bem amarrado, divertidissimo, coerente, para mim foi o melhor livro de Stephen King até agora. Li saboreando cada expressão, cada descoberta, e agora estou ansioso para assistir a série, com certeza vai ser uma experiência incrível como foi o livro.

Manu 14/07/2021

Luto: A jornada pela dor de Lisey.
Confesso que escrever a resenha desse livro é um grande desafio para mim. Love: A história de Lisey foi, com certeza, o livro mais denso que li esse ano. A que exigiu mais da minha concentração.

Lisey Landon está viúva há dois anos. Scott, seu esposo, faleceu em 2004. Em 2006, Lisey ainda não superou a sua morte, ainda não enfrentou o luto da perda do marido. É então que Lisey embarca numa jornada íntima em busca de encarar tudo o que sente a respeito Scott, e percebendo que os mesmos possuía mistérios que só através de uma intensa investigação Lisey conseguirá conhecê-lo por completo, mesmo com ele morto.

Lisey é uma mistura de drama, mistério e horror psicológico. É difícil categorizá-lo em algum desses três gêneros especificamente. Porém, independente disso, temos um King maestro em conduzir o leitor ao longo de suas quase 600 páginas (em minha versão). Mesmo que você não curta a viagem, não se pode negar que o autor tem total controle da história que quer contar - que, inclusive - assim como outras histórias - possui um cunho muito autobiográfico.

Pode-se dizer que o autor passa do prolixo em alguns momentos. Tem momentos morosos, quebra de ritmo que exigirá e muito da atenção do leitor. É um livro com muito flashback. Já deixo de antemão: 80% da história, em seu presente, se passa em alguns dias. Mas, com muita volta no tempo, muita investigação onírica de sua personagem principal, tem momentos que a leitura fritará sua mente. Vá logo preparado.

É Lisey contando do seu passado com Scott ouvindo Scott contar a história do passado dele. São sonhos que Lisey tem que não sabe se é real ou não. São detalhes de lembrança que a mesma busca prestar mais atenção. São momentos que passam da terceira para a primeira pessoa num meio de um capítulo. Sim, a leitura é densa demais.

Apesar disso, a experiência com o livro vale muito a pena. Não digo que seja um bom livro introdutório ao autor, mas acredito que quem já o conhece, perceberá que esse tem um tom diferente de outros. E sim, King também não deixa de lado o sobrenatural. São nesses momentos que o horror psicológico entra na história. Eu ficava perplexo com esses momentos.

Eu acho que também é um daqueles livros que requer mais paciência ao lê-lo. Recomendo a você que procura ler essa história não fazer longas maratonas literárias dele, e também procurar momentos de maior silêncio e paz interior para absorver melhor a história.

E sim, apesar de ser um livro super escrito, a subjetividade do leitor é o que também conta ao fim dele. Para mim, o livro foi mais marcante por King me conduzir a uma história que nunca tinha enfrentado antes, do que pela história contada em si. Mas sim, não deixa de ser boa, mas não é aquela coisa que considero como memorável. Para ser justo, minha nota para esse livro seria acima de 3.5 mas abaixo de 4.0. Um 3.75.

Ao fim, em seu posfácio, King escreve algo que me faz refletir aquela história como metáfora, como reflexão. É algo que gosto do autor. Horror serve para refletir. Por sinal, esse é o livro escrito favorito dele. "Existe mesmo um lago em que nós — e neste caso o nós significa o imenso conjunto de leitores e escritores — vamos beber e jogar nossas redes." (Stephen King, em seu posfácio).

Para finalizar, deixo mais uma frase, dessa vez de Alvo Dumbledore, de Harry Potter. É a que lembrei ao fim de minha leitura de Love:

"Não vale a pena viver sonhando e se esquecer de viver".

Sandra.Pogalski 10/08/2021

Didiva. Fim.
Muitos consideram o início meio arrastado, eu me identifiquei com a leitura desde o início. Adoro o linguajar peculiar de Lisey e Scott.

Um livro que contagia e te leva para passear. Imaginar a infância do Scott, como ele se tornou esse grande escritor e como Lisey o amava mesmo com tantas perturbações.

Quando terminei a leitura fiquei com um vazio, queria que ela não terminasse. Mais didiva, mais babyluv, engatilhe e espane!

?Eu te chamarei de volta pra casa?.

madu 25/02/2023

"Tudo na mesma."
"ESPANE, babyluv."

Love, de todos os livros que eu li do King, é o mais sensível e pessoal. Sei do peso de muitos na vida do autor, mas esse aqui me mostrou um lado do King que eu sempre desejei ver e sempre soube que existia; o lado totalmente ligado ao amor.

Stephen escreve casais e relações de personagens com uma maestria impecável. Não se sentir conectado a Lisey em todas as páginas é impossível. Levarei essa personagem comigo sempre.

E Scott, com sua aura assombrada e um passado horrível, entrega a doçura de um homem totalmente em cacos, que faria de tudo para salvar e ficar com o amor de sua vida. Eles se olharam, se sentiram e tenho certeza que foi o início para tudo isso, porque Lisey é a base, é única em um milhão e seria a coragem de Scott até o fim.

Sinto que Love é sobre esse mundo mágico e terrível, sobre sonhos e imaginação, mas também que King brincou com o enredo e que tudo ligado a Boo'ya Moon carrega metáforas infinitas sobre abuso, depressão, luto, trauma etc.

Eu aceito a magia nele, aceito o sobrenatural, mas lá no fundo sei que Scott e Paul sofreram de verdade, sei que Amanda não está bem, sei que Lisey ainda não aceitou a morte do marido e sei que pessoas obcecadas acabam com a vida de qualquer um e nesses momentos é necessário criar um refúgio, algo inimaginável, algo que so iremos compartilhar com quem amamos, algo como Boo'ya Moon, seu clima tropical e sua lagoa milagrosa. Porque o ser humano só precisa de um respiro ? gole ? às vezes. E isso o fará voltar para casa. O fará sobreviver.

"Baby... babyluv."
"I'll follow you, when the stars go blue."
Katlyn3 07/05/2023minha estante
Descreveu exatamente o que eu senti depois que acabei esse livro. Eu achei que tava doida, mas interpretei da mesma forma. Achei meio arrastado, mas o final deixou meu coração quentinho.

madu 10/05/2023minha estante
espero que tente outros do autor e goste até mais do que esse ? e fico feliz que tivemos a mesma interpretação, king é otimo com metáforas e analogias subentendidas.

Lucas 11/09/2021

Love a história de Lisey
Assim, o livro é bom. Porém, o início é muito lento e senti muita dificuldade. Depois dos 50% a leitura fluiu muito, a história conseguiu prender demais.
Quem ler Rose madder antes de ler esse livro, vai conseguir entender muito mais muito cedo o que vai ocorrer no final. Isso me deixou um pouco triste.
Entretanto, os personagens foram bem construídos, o terror se fez presente, o King não maneirou nas cenas de violência. Mas isso tudo depois dos 50%.
Fernanda 13/09/2021minha estante
Foi exatamente o que eu pensei, foi difícil eu conseguir me prender nessa leitura, mas depois que passou a metade do livro só foi

Lucas 13/09/2021minha estante
Sim sim. Bem isso mesmo.

Luiz.Goulart 02/06/2022

Uma viagem psicodélica de King?
36º livro de King que li e onde ele nos empurra 680 desnecessárias páginas (podia ter cortado metade) de uma história de amor entremeada de um tipo de viagem por psicotrópico. Temos aqui um escritor dominado pelos seus demônios e cujo amor da esposa é um tipo de salvação. Após ler o livro, assisti à série da Apple TV com Julianne Moore e Clive Owen com cenas violentíssimas e chega a ser mais “doida” do que o livro. Os vilões, o psicopata Dooley e o fantasmagórico Rapaz Espichado não são assustadores ou carismáticos suficientes para carregar o antagonismo da história. Lembrando tantos personagens assustadores já criados por King, o mestre aqui ficou devendo. Dois vilões que não valem meio.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/7593925713444676474

Aline ig @escape.abacharel 15/10/2021

Mais um livro do King com aquela profundidade psicológica dos personagens!
Aqui nessa nova edição belíssima da Suma, nos é apresentada a personagem Lisey, conhecida carinhosamente Lisey lindinha.

Lisey é uma viúva de um grande autor de livros chamado Scott Landon. O escritor Landon é tão renomado que havia ganhado os prêmios Pulitzer e o National Book Award, contando inclusive com uma tentativa de assassinato por um fã louco, tal como John Lennon. E é por essa razão que mesmo dois anos após a morte do marido (que não foi graças ao fã louco, mas que aconteceu muitos anos depois), várias pessoas continuam ligando para o telefone de Lisey, pedindo que ela se livre ou doe os papéis de Scott contendo seus romances e contos que ainda não foram publicados.

Mas a viúva Landon ainda não está preparada para ver os papéis do marido em seu antigo escritório, trazendo todo o passado à tona, pois além da perda que parece recente aos seus olhos, Lisey ainda tem que enfrentar uma crise psicológica de sua irmã Amanda. O livro é bem pesado nessa parte e contém gatilhos de automutilação.

Vi muitas resenhas desse livro ultimamente na minha timeline, talvez pela reedição da obra, mas também vi muitas edições antigas. Bom, o conteúdo é o mesmo, mas vi que muita gente não gostou tanto do livro. Acredito que talvez não tenha sido nem pela história, porque a história é muito boa, mas talvez pelo fato de a narrativa ter muitos flashbacks do passado e se confundir com a realidade e o momento atual. A narrativa não é linear, mas depois de um tempo fica mais fácil se situar entre passado e presente, assim como a obra It.

Também faço uma observação quanto à tradução: não que seja ruim, mas muitos termos no original são melhores do que se ter uma tradução imprecisa.

Para quem ama o King, recomendo demais a leitura desse livro, mas para quem procura uma leitura mais leve, então pode fugir desse livro! haha

site: https://www.instagram.com/p/CVDNgoYLsNf/

tsumi 15/10/2021

A História de Lisey
O que melhor descreve esse livro é: uma mulher passando pela fase do luto.
Scott morreu há dois anos e sua esposa, Lisey, ainda não conseguiu seguir em frente. Ela precisa lidar com as memórias dos 25 anos de casamento, além de problemas familiares e os fanáticos obcecados pelos livros de seu falecido marido. Essas memórias a ajudarão a lidar com os problemas enfrentados ao longo da história.

É um livro completo. Tem suspense? Tem. Tem romance? Tem. Tem cumplicidade entre casal e entre irmãos? Tem.
Assustador e fofo ao mesmo tempo.

A única ressalva que eu tenho é com a maneira que a Lisey trata a Amanda em boa parte da história. Quando algo acontecia com o Scott, ela entrava em parafuso para ajudar ele, mas quando a mesmíssima coisa aconteceu com a Amanda, irmã dela, a Lisey fez pouco caso e achou que a coitada estava fingindo. Isso me fez demorar um tempo para ter apego com a Lisey e me preocupar realmente com ela no decorrer do livro. Tirando isso, chuchu beleza.

Recomendo muito!

Giann0 28/11/2017

Love
12 dias! Esse foi o tempo que levei pra ler esse livro. No começo eu acreditei que seria aquele tipo de livro que não vai, não cativa, não desenvolve... (até a página 200 acho que isso aconteceu mesmo) depois, eu não queria que ele acabasse. Já li vários comentários a respeito dele onde as pessoas simplesmente não continuam, elas desistem dessa leitura por achar cansativa e depois falam que o livro não é bom. Então, quem quer começar ou está ainda nas primeiras páginas, NÃO DESISTAM porque é um dos livros mais incríveis que já li do mestre King!

Alysson - @alyssonhp 30/04/2020

Love: a história de Lisey
Esse livro travou minhas leituras de uma forma... Não é um livro com uma história ruim, pelo contrário, mas as voltas e mais voltas que o King dá deixa a história maçante e repetitiva. Algumas cenas são legais e outras poderiam ter sido retiradas sem problema. Gostei da Lisey e das irmãs e todo lance "místico" sobre imaginação e um mundo paralelo. Mas é uma história que vai um pouco mais além disso, fala de luto, amor verdadeiro, casamento e família. Queria ter gostado mais pois o enredo é ótimo mas escrita não funcionou muito bem comigo.

Suelen 31/05/2020

Faltou ?gás? no livro
Eu particularmente considero Stephen King Meu autor preferido, mas já li livro dele que odiei (A Maldição do Cigano) e livros como esse que empurrei com a barriga até o fim.
A história é interessante, mas acho que o autor se perdeu e enrolou bastante em alguns temas desnecessários. Acredito que o livro poderia ter sido mais curto serem perder a essência da história.

Bruno236 25/03/2023

Não foi um dos meus favoritos do King.
Achei a história legal mas ela não me fisgou completamente. Achei meio arrastado em alguns momentos.

As cenas mais tensas são muito boas, a história da infância do Scott é muito pesada mas também muito bem escrita.

O livro fala muito sobre luto e trás algumas reflexões bem bonitas sobre o assunto e eu tenho certeza que o Scott tem muita coisa do próprio Stephen kk

Mari 05/09/2021

TUDO ENCAIXADO.
Eu não tava entendo nada, mas aí eu comecei a entender e quando comecei a entender, eu percebi que não sabia de nada e, no final, eu entendi tudo.

Só quero dizer uma coisa: Lisey, você devia ter caído fora quando podia, mas entendo.

Tudo é sob a ótica da Lisey e como o seu relacionamento com o Scott tinha dois lados.

Eu achei que o relacionamento deles teriam um outro viés, mas não, seguiu um caminho bem diferente do que eu achei.

Eu tava morrendo de medo KAKAKAAKAKAKAKAK, mas depois fiquei sussu.
Era uns papos mó obscuros, a roxidão, a didiva, o garoto, a coisa ruim...

Se você quer ler e se na página 200, você ainda tiver perdida, continue, sério, tudo vai fazer sentido.

Não quero falar muita coisa pra não dar spoiler, mas é muito bom mesmo!

Como só li um livro do King, eu achei esse mais violento e agressivo! Não fiquei incomodada, porque gosto de filmes assim, porém, vai que alguém não goste...