Bubble Gum

Bubble Gum Lolita Pille

Resenhas - Bubble Gum

1 | 2 | 3 | 4

Wricardo 25/06/2009

Pense rápido e deixe de refletir um pouco sobre o que leu, apenas absorva. Essa mistura pode te deixar com inveja de Manon e com muita raiva de Derek, isso só até o final.

A ingenuidade de uma e o ócio diabólico do outro fornecem uma boa história de duas fantasias que se passam nas mentes dos dois personagens.

Gabe 25/07/2011

Bubble Gum
Mais uma obra incrível da Lolita. Adoro essa narrativa alucinante, com uma pontuação meio estranha, como quem conta uma história interessante demais para fazer pausas. A crítica social é clara e evidente, mas não é nem de longe o ponto alto da obra. Acho que a essência, não só de Bubble Gum, mas da obra da Lolita é a semelhança dos personagens com a realidade. As pessoas retratadas por ela são imperfeitas, confusas, cheias de dúvidas, de dilemas, de problemas. A vida é toda torta e as coisas dão errado a todo instante. O livro deixa claro que conseguir o que se procura pode ser uma das piores coisas a acontecer na vida de alguém, mas perder isso pode ser ainda pior. A autora consegue captar a parte mais fodida do mundo e das pessoas. O final, uma das poucas partes elogiadas do livro, na minha opinião, é o ponto mais fraco. Acho que aí a história saiu muito da realidade, porque no mundo real, a mocinha não alcança o sonho de ser modelo e o "vilão" não morre. A mentira utópica que é o "felizes para sempre" tão bem retratada pela Lolita em Hell, se perde em Bubble Gum. Mas nem por isso o livro fica menos interessante. Além de uma grande contadora de histórias, Lolita se mostra ótima em montar personalidades que de tão complexas e falhas, parecem reais.

Izandra 20/12/2012

Surpreendente
Definitivamente, um dos livros mais surpreendentes que já li. Sendo sincera, confesso também que, ao começar a lê-lo, só pensava "que m* é essa?" rsrs
Isso porque detestei a linguagem inicial do livro, e a completa ausência de pontos finais das frases (irritante!). De certa forma, me lembrou um outro livro que li e indicarei futuramente, "Trainspotting". Mas voltando ao "Bubble Gum", eu o li cada vez menos interessada, pensando em quão superficial era o livro, descrevendo a vida de Derek e Manon. Tinha uns momentos de análises existenciais interessantes, mas, fora isso, eu lia como obrigação.

Até a história das uma volta no capítulo "e se fosse um sonho?". Eu fiquei primeiramente perdida e, depois, devorei as páginas seguintes até o final. Queria entender aquela trama, compreender o que estava acontecendo, achando mais surreal do que qualquer coisa que eu já houvesse lido.
E, sim, me surpreendi, pois as surpresas não paravam de aparecer! Quando achamos que o mistério havia sido revelado, voi lá, tinha mais um por trás!

Por isso, merece 5 de 5 estrelas; pela capacidade que a autora teve de, em um livro que parecia não ser nada, transformar em algo completamente imprevisível. Vale a pena ser lido até o final, apesar da incessante vontade que temos de pará-lo pela metade.

Mell Rodriguez 12/02/2011

BUBBLE GUM

- Quero trabalhar no cinema.
- No cinema... Por que? Para fica rica, famosa, para que amem você?
- Não.
- Por quê?
- Para mudar de vida. A cada papel. Mudar de pele. Mudar de passado. Mudar de nome. Mudar de história. Mudar de rosto. Eu detestei a minha vida. Quero experimentar outras.

Lolila Pille, autora francesa também de Hell Paris 75016, nos faz mergulhar novamente num mundo onde o dinheiro manipula e corrompe as almas daqueles que são atraídos pela fama.

Nesta obra fascinante temos dois focos narrativos alternando em cada capitulo; o famoso mega empresário bilionário Derek Delano, que está entediado de sua vida recheada de orgias e luxuria, tentando traçar uma meta para estragar o destino de uma pessoa inocente. E Manon que é uma garota de uma pacata cidade do interior da França, em que sonha ser uma modelo famosa e atriz.

Quando ela vai tentar a vida na capital, conhece Derek. Ao longo do livro, percebemos que a mudança não somente física, mas psicológica da personagem mudam radicalmente, deixando sua ingenuidade e modéstia dar lugar a arrogância e soberba.

No desfecho, contamos com revelações surpreendentes de deixar qualquer leitor inquieto. Sem duvida, é uma obra intrigante que vale ser destacada não apenas por uma narrativa impecável, como também pelo humor negro presente nas falas de Derek.

Honestamente, é um dos meus livros favoritos de uma das minhas autoras prediletas. É uma obra densa e que precisa prestar atenção a certos detalhes ao que se passa na mente das personagens para poder compreender suas atitudes. Para quem gosta de humor cínico, vai se apaixonar pelo Derek... mesmo ele sendo um “puto escroto”.

Chrys 03/11/2012

Maravilhoso e psicótico! O livro nos leva ao mundo dos ricos (e alguns famosos) e mostra como as pessoas podem ser cruéis, frívolas e lunáticas! Uma trama interessante! A autora conseguiu captar o desejo de uns e a falta de escrúpulos de outros. Nota 10! Vale a pena ler!

Cinthia G 12/11/2012

A Lolita tem um ritmo de escrita e uma narrativa que eu nunca vi igual. Confusa, tediosa no começo, mas interessante e que tem impacto na história toda. E eu que pensava que era mais um livro café-com-açúcar. Lindo engano. É forte, bem forte. Já aviso desde agora que a Lolita não poupa ninguém, e seus personagens tem a boca bem suja. As cenas narradas também não são leves.

A história só empolga quando passa da metade. Mas daí é uma coisa atrás da outra, em um ritmo alucinante. Essa leitura é recomendada para aqueles que persistem, que não esperam um livro empolgante desde o começo.

O livro é uma loucura total, é louco mesmo. Chega em um ponto que você não sabe o que é verdade, sonho ou alucinação. E é exatamente por isso que você se empolga a continuar, para saber se isso aconteceu, e se aconteceu o que isso vai provocar? Terminei o livro em estado de extase, precisei parar uns cinco minutos para voltar aos pensamentos normais.

Mirelli 09/09/2014

Ame ou Odeie
Acabo de ler um livro que comprei tem uns quatro anos e que comecei a ler várias vezes e nunca consegui terminar, aliás, terminei hoje!!! Depois de mais de um mês...
Bubble Gum tem um 'q' a mais por trás de toda a loucura dos personagens e principalmente da autora. A escrita da Lolita Pille é muito confusa, pra mim o ruim não é o livro, mas sim a 'escritora'.
Gostei muito da história, até mesmo do desfecho louco e surreal. Muito bem pensado, pra mim o rumo que a história tomou foi uma surpresa!!
Enfim, quem tiver paciência, leia esse livro!!!

Andy Santana 04/05/2021

Perda de tempo
Lolita Pille te faz perder preciosos minutos da sua vida ao ler a história de Manon em “Bubble Gum”. Os personagens centrais da trama alucinógena se concentram na garota do interior, que sonha em ser uma grande atriz em Paris (Manon) e em Derek, o poderoso e rico empresário, único capaz de dar asas a tal devaneio.

Uma história com passagens duvidosas, trama incoerente e desfecho absolutamente insano. Te faz repensar o que pode ter sido considerado “bom” ou “inovador” para este ter sido um best seller de Lolita.

Manon, uma garota aspirante a subcelebridade de reality show da atualidade, se torna uma viciada inveterada, regada a festas, bebidas, medicamentos em um mundo paralelo, onde o Brad Pitt pode estar na mesma festa que você, mas sem estar.

Derek, um personagem desprezível e até desumano, proporciona um caminho sem volta e muitas vezes, sem roteiro, ao que eles escolhe como futuro à garota interrompida (perdão ao trocadilho como filme de Angelina Jolie).

Ainda não descobri o que mais me irritou no livro, se são os capítulos que não se conectam, se a trama pobre e confusa ou o final decepcionante. A certeza que tenho é que eu poderia ter aproveitado o tempo fazendo coisas mais interessantes como vendo uma série ou um filme de verdade.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-bubble-gum/

Bruna 09/12/2012

Genial! Lolita Pille é simplesmente incrível.

Deisinha 15/04/2020

Uma história confusa, mas com criatividade sem comparação. Neste livro vamos conhecer a história de dois jovens, Manon e Derek Delano. Manon, é uma jovem que sonha ser modelo, mas para realizar este sonho ela resolve fugir da sua cidade no sul da França, na qual mora com seu pai. Derek Delano, é um jovem que herdou uma empresa de petróleo do seu pai. Derek, além de muito rico, gosta de manipular as pessoas, gosta que todos façam suas vontades. Com alguns eventos que acontecem, eles irão se esbarrar e ter uma relação não muito agradável e saudável. Ele decide dar apoio à Manon para sua carreira como modelo, mas com um preço a pagar, Manon vende sua alma para Derek, isso não é SPOILER, pois temos acesso a essa informação na sinopse do livro.
A trama não envolve logo de início, devo dizer que a narrativa é arrastada até metade do livro, temos plot twists (MEU DEUS) que envolve ainda mais na leitura. As personagens não nos cativam, na realidade é uma relação de carinho e raiva, em relação à Manon. Já Derek não chega nem perto, ele foi muito bem construído como um excelentíssimo canalha, manipulador e sem compaixão nenhuma com as pessoas. O livro é narrado pelas duas personagens, então sabemos tudo o que os dois pensam e temos conhecimento de suas memórias, momentos que podem não parecer que têm fundamento, mas no final todos eles se encaixam e é como um quebra cabeça gigante que vai sendo montado e no final ficamos chocados com tudo que aconteceu. Devo dizer também que o final me surpreendeu muito, nunca iria imaginar em um final daqueles, por mais que seja impossível na vida real, mas valeu a pena a surpresa. A dica pra esse livro é: ter paciência e não perder a calma com as personagens e o que elas pensam.

gi 27/02/2013

Mindfuck
"Manon é uma espécie de Emma Bovary do século XXI: se a personagem de Flaubert foi vítima dos romances açucarados, a de Lollita Pille sofre na pele as consequências de uma formação feita à base de televisão e revistas sobre celebridades." - texto da orelha do livro.

Se o filme de Hunger Games merece alguma atenção por conta da questão Big Brother da coisa, esse livro mereceria se tornar filme. E um filme bem mindfuck. Li em duas madrugadas, apenas. O estilo da autora é cansativo, achei a Didot uma péssima e cansativa escolha tipográfica para um livro - se bem que, caso tenha sido intencional combinar a tipo com o estilo da autora, consideraria o conjunto um sucesso - e, ao mesmo tempo, não via a hora de acabar de ler. Não tenho certeza se para me livrar ou para saber o final.

Lady 04/08/2011

Bubble Gum é uma leitura tensa. Não simplesmente por se tratar de uma história muito complicada, com personagens muito intensos, e sem um pingo de maldade ou inocência, mas pelo modo como ele é contado. Manon e Derek dividem a narrativa, cada um narrando um capítulo, mas não é isso que de fato me incomodou. Me incomodou o fato de praticamente não haverem pausas. A autora consegue escrever parágrafos de páginas inteiras usando um ou dois pontos finais. O excesso de vírgulas me cansou a tal ponto que eu não conseguia ler muito por dia, porque a narrativa me deixava exausta, me dava dor de cabeça.
Outra coisa que também me incomodou em vários momentos é o fato de ela usar algumas palavras que, apesar de eu conhecer, parecem muito formais aos meus ouvidos (e aos meus olhos). Todos os personagens falam de uma maneira muito própria, muito correta, usando palavras difícieis, desnecessárias. Não atrapalhou o andar da história, mas sei lá. Não teve motivo.
Quando cheguei ao final do livro, acabei me decepcionando. É muito bom ler uma coisa que sai da sua zona de conforto, não me entendam mal. Só que, quando você descobre as verdadeiras intenções e atitudes por detrás de Derek e um personagem que aparece tipo uma vez se torna super importante nas últimas dez páginas, eu me peguei com aquela cara de "sério mesmo isso?", porque tudo me pareceu muito fácil, tipo solução de última hora. O plano de Derek é tão absurdo que, não importa quão legal o livro tenha sido, só de descobrir a farsa toda já estragou o restante. Me decepcionei porque toda a realidade de loucura que Manon e Derek passavam acabou no instante em que a autora tentou expor os meios. Terminei o livro de cara feia e desinteresse pesando.

Carol Santos 15/09/2013

Livros aleatórios: Bubble Gum
Achei o livro Bubble Gum da Lolita Pille por acaso, em um sebo enquanto meu irmão escolhia uns discos pra ele. Pensei, porque não? Até aí tudo bem. Mas quando comecei a ler o livro, fui ficando meio com o pé atrás. Lolita narra a história de um jeito que nunca vi igual, com muitas vírgulas, pensamentos e falas ao mesmo tempo, e demorei a me acostumar, a entender o que estava acontecendo.

A história de Bubble Gum se passa em Paris, e tem foco em dois personagens: Manon e Derek. Manon é uma jovem que mora em uma cidadezinha no interior da França, chamada Terminus, e detesta tudo em sua vida, literalmente tudo. Ela queria ter a vida glamourosa de Paris, ser modelo, trabalhar no cinema. Derek é um jovem rico, dono de uma companhia milionária deixada pelo seu falecido pai. Tem os dias preenchidos pelo tédio, a solidão e drogas. O destino de Manon e Derek se cruzam quando Manon quer desesperadamente mudar de vida, e Derek toma como seu novo hobby destruir a vida de alguém, uma pessoa que ainda tenha sonhos, que ainda não tenha sido corrompida. Eles então se conhecem e um muda a vida do outro completamente (se você está achando que é uma daquelas histórias em que o menino rico e malvado se apaixona pela menina simples e muda de pensamentos e de vida, está completamente enganado. A história passa longe do clichê!).

Tenho que confessar que até mais ou menos a metade do livro, a leitura foi bem complicada. Tive que ter uma concentração extra pra não me perder nos parágrafos que contam a história de uma maneira muito rápida e diferente. Li umas resenhas na internet, e todo mundo falava a mesma coisa: depois da metade o livro fica impossível de largar, e o final é surpreendente! E é verdade viu? Depois da metade você fica querendo ler cada vez mais, para saber o que está acontecendo e conseguir alinhar os fatos na sua cabeça, e a história vai tomando forma. O final é incrível e faz valer o livro todo! Simplesmente adorei, e recomendo muito!

site: http://palavrasaleatorias.blogspot.com.br/2013/08/saindo-da-estante-bubble-gum.html

(in)Pública 22/04/2013

Chocante e surpreendente.
Bubble Gum começa falando sobre a pacata vida da protagonista, Manon, na cidade onde ela vive com o pai. Ela odeia tudo que tem relação com a cidade e seu maior sonho é sair de lá e viver uma vida glamorosa como atriz. Até que um dia ela conhece um cara que diz que ela seria uma ótima modelo, sem ter o que perder, ela resolver ir para Paris e tentar a vida como modelo. Ao chegar lá a vida não é tão boa quanto ela imaginava. Morando sozinha e trabalhando em uma lanchonete ela se ver "perdida" na cidade luz, até que um dia encontra com um bilionário, Derek, em uma festa. E é com o dialogo abaixo, entre ela e Derek, que a vida de Manon muda totalmente.

-Quero trabalhar no cinema.
-No cinema...Porque? Para ficar rica, famosa, para que amem você?
-Não.
-Por quê?
-Para mudar de vida. A cada papel. Mudar de pele. Mudar de passado. Mudar de nome. Mudar de historia. Mudar de rosto. Eu detestei minha vida, quero experimentar outras.
-O que você quer é dinheiro facil, o luxo e as homenagens, que tenham inveja de você, mesmo quando tenham pena de você, o mundo a seus pés, os caprichos de diva. E todo resto..
-Não me importo.
-É realmente isso que você quer?
-Sim... Eu faria qualquer coisa.
-Que tipo de qualquer coisa?
-Tudo. Eu venderia minha alma ao diabo...
-Mesmo?...

De repente a vida de Manon muda da água para o vinho. Seus trabalhos como modelo aumentam, sua vida se resume em festas e viagens com o Derek e sua chance de estrelar no cinema surge. Mas como nada é perfeito sua vida glamorosa é tirada mais rapidamente do que foi lhe dada. É em meio a muitas drogas, muito sexo, muitos palavrões que vemos a decadência da vida de Manon, vemos seu sofrimento, vemos seus 15 minutos de fama descer pelo ralo, vemos o quanto manipulador o Derek é e isso todo só nos faz querer ler mais e mais.
Com personagens cativantes e assustadores, que sabem o que estão fazendo, cenas que nos fazem entrar dentro do livro e não querer sair nunca mais, o livro é uma grande critica a sociedade parisiense da época ( 2004, quando o livro foi lançado), monólogos que beiram a filosofia falam sobre a vontade das pessoas de serem celebridades. Lolita nos deixa uma reflexão nas mãos.
Com uma escrita detalhada, filosófica e em algumas vezes cansativa, por conta da falta de diálogos, Lolita nos mostra uma historia de arrepiar e em algumas partes nos faz pensar "Que porra é essa?". O livro narrado em primeira pessoa e didividido por dois pontos de vista, o do Derek e o da Manon, cheio de monólogos nos ajuda a entender o porque de tudo aquilo. Quando você fica surpreso com o quase final, sua boca cai no chão com o verdadeiro final. É o tipo de coisa que você NUNCA, digo NUNCA mesmo pensaria que aconteceria, pelo menos que não pensei. Lolita soube escrever um "suspense" cheio de mistérios que nos deixam curioso pra terminar o livro. Ao longo da historia ela nos apresenta algumas pistas que de inicio passam despercebidas, mas que no final você pensa "nossa, como não percebi?". Em outros momentos, principalmente no desfecho, o livro me lembrou muito o filme "O Show de Truman - O Show da Vida", mas para saber o porque, vocês terão que ler o livro hahah
Acho que vou parar por aqui antes que eu fale algo que não devia haha. Em resumo: Gostei muito do livro, ele é meio cabeça, algumas cenas foram cansativas, outras foram "Que porra?" e outras deram vontade de chorar. Você já leu? Que ler? Não deixe de comentar XD

Resenha originalmente postada em: http://www.inutilidadepublica.com/

Cibele 20/05/2010

Manon: Garota simples que mora com o pai no interior da França. No alto de seus 21 anos tem o sonho de se tornar modelo e atriz, embora hoje ela trabalhe apenas no bar da família.
Derek: Jovem bilionário entediado com sua vida. Um dia decide "dar uma animada nas coisas" e resolve que vai bater em alguém sem motivo algum. Vai fazer apenas por poder fazer. Mas se dá conta de que só isso não é suficiente. Então decide acabar com a vida de alguém, mas arruinar esta pessoa a ponto de ela não poder mais voltar atrás. E é aí que ele encontra a vítima perfeita pra isso: Manon.
Após alguns poucos minutos de conversa Derek se dá conta de que aquela bela garota cheia de sonhos de se tornar famosa é a vítima perfeita para seu plano cruel. Quando percebe que ela faria qualquer coisa pela fama, até mesmo vender a própria alma se fosse necessário, ele decide...

Continue lendo em: http://euleioeuconto.blogspot.com/2010/05/bubble-gum.html

1 | 2 | 3 | 4