As Nuvens

As Nuvens Aristófanes

Resenhas - As Nuvens

Ezequiel.Soares 06/07/2020

As nuvens
Primeira comédia gregra que leio. Apesar de confundir Sócrates com o sofismo, a comédia vai fazer uma crítica aqueles que utilizam-se de sofismas para invalidar os valores morais, religiosos, civis etc.
Primeiro de muitos.

Kenny 27/06/2020

Ótimo livro com vários momentos cômicos. Só não ganha 5 estrelas pois, algumas vezes, as piadas são meio bobinhas.

Fooks 31/05/2020

Nessa clássica comédia grega Aristófanes traça, de forma cômica e invectiva, uma crítica a educação moderna de Atenas que, ao suplantar a tradicional, acabou por corromper e enfraquecer a juventude, de acordo com o mesmo. A partir da figura de Sócrates, o autor da ilustríssima peça ataca a figura dos sofistas, taxando o próprio Sócrates como um deles, ao caracterizá-lo como um sujeito que não se importa com a verdade e cobra por suas lições. A obra ainda nos mostra como o debate era um ponto chave, na cidade ateniense, ao personificar uma discussão entre o raciocínio justo, que defende a ética e a verdade, e o raciocínio injusto, defensor de uma ética submissa aos interesses particulares do indivíduo que argumenta, onde cada qual tenta prevalecer através da oratória, ou seja, do convencimento do ouvinte. Extremamente recomendado. Ainda é válido citar que a peça é, indiretamente, citada no julgamento de Sócrates, como é bem visto no relato de Platão “ A apologia de Sócrates”, tendo sido usada como falsas acusações contra o filósofo.

Crowe 27/05/2020

Um livro pesado
Um livro com fortes críticas aos sofistas e com quem tenta usar do engano para se dar bem, principalmente usando da retórica para isso

Renatha 23/05/2020

Minha primeira peça grega. Eu provavelmente não teria esse ela em minha lista de leituras senão fosse a minha participação em um clube do livro. É curto, mas pode vir a ser um ótimo ponto de partida para uma discussão sadia sobre filosofia e sofisma. É uma peça de teatro cômica e tem seus momentos. No geral, um leitura rápida e divertida.

arcticbirds 12/05/2020

chhhvfdgjjgfdgyjgffhhohfdvhgfddffiiuyfgjjufdrthijggftugffjhg

Jeff's 19/04/2020

Uma ótima comédia e divertida
Com uma linguagem popular e desafiadora, Aristófanes imerge o leitor em suas críticas a temas de sua época, ironizando a educação ateniense, utilizando a figura de Sócrates.

Yann.Lessa 13/04/2020

Cômico e Crítico
Aristófanes retrata de forma jocosa os sofistas e seus argumentos.
Apesar de uma comédia, a crítica é forte àqueles que desprezam as tradições e querem inovar com pensamentos tolos.
Interessante notar como a figura do filósofo (Sócrates) e dos sofistas está ligada para o pensamento comum da época.

Gabriel 02/03/2020

Primeiro contato que tenho com uma comédia grega, acredito que o principal valor desse tipo de obra é como ela retrata a sociedade grega durante a época do autor.

Diego 03/05/2012

Confesso que não li a obra dessa editora. Consegui a versão divulgada pela Editora Cultrix. A tradução ficou a cargo de Jaime Bruna. Eu - que adquiri uma crítica severa contra a predominância do pensamento socrático no seio da antiga Hélade - considero o trabalho do comediográfo como algo surpreendente, sobretudo no tocante às chacotas que são atribuídas ao mestre de Platão. Sócrates é desenhado como um sujeito alheio às exigências do mundo. Sem dúvida, uma caricatura digna de riso!(DRO)

Angelo 08/03/2012

Engraçada sátira à filosofia e pensamento socráticos
Em "As Nuvens", comédia de Aristófanes, o personagem principal busca alistar-se e a seu filho como discípulos de Sócrates, não para alcançar qualquer elevação de espírito ou de pensamento, mas para ser capaz de defender o "injusto" com argumentos sagazes e conseguir assim ver-se livre de várias dívidas, ganhando as causas no Tribunal.

Trata-se de evidente sátira ao pensamento e disciplina socráticos e da subversão dos costumes e ideias clássicas na Grécia. Recomendo aos que desejarem lê-la que, se possível, obtenham uma edição com notas explicativas. As do meu exemplar, elaboradas pela tradutora Gilda Maria Reale Starzynski, foram cruciais para que eu pudesse entender algumas alusões, trocadilhos e referências.