A situação humana

A situação humana Aldous Huxley

Resenhas - A Situação Humana

iammoremylrds 17/01/2024

No geral, é uma boa leitura além de ter uma linguagem muito acessível, trazendo reflexões e embates q em alguns pontos já estão meio desatualizados, talvez pela época em q foi lançado, mas nada que atrapalhe a experiência com a obra!

Nati 26/03/2021

Melhor impressão
Gostei muito mais desse livro do que o primeiro que eu li do autor(o gênio e a deusa). Óbvio que foram leituras completamente diferentes, mas o fato é que conhecer o posicionamento do autor sobre diversos temas me interessou muito mais. Por ser um livro publicado no século passado, pode passar a impressão de desatualizado em alguns pontos, mas as análises que ele faz são muito interessantes e algumas costuras são atemporais. É precioso para nosso tempo como ele se refere as situações de crise no último capítulo.
Fato é que todos deveríamos poder saborear essa leitura, sem necessariamente preocupar-nos com a ordem dos capítulos!

Paula 29/02/2016

3,5
“A linguagem é o que nos torna humanos. Infelizmente, é também o que nos torna humanos demais. De um lado, é a mãe da ciência e da filosofia, e de outro produz toda a sorte de superstição, preconceito e loucura. Ajuda-nos e nos destrói; torna possível a civilização e também produz aqueles assustadores conflitos que degradam a civilização” (p. 190)

Mais no blog :)

site: http://pipanaosabevoar.blogspot.com.br/2016/02/a-situacao-humana.html

Saga Literária 16/02/2016

Sensacional
Resenha: Em "A Situação Humana" nos iremos deparar com palestras, conferências de Aldous Huxley, famoso escritor e pensador, que ficou mundialmente conhecido pela obra "Admirável Mundo Novo". Huxley aborda e discorre sobre diversos assuntos, temas como a educação integrada inicialmente analisada por seu avô T. H. Huxley se faz presente. Diversas temáticas são abordadas como "O homem e seu planeta", "O Futuro do mundo", "O homem e a religião", "A vida individual do homem" e ainda alguns outros tópicos, assuntos.

Essa série de conferências, palestras, foram realizadas na Universidade da Califórnia em Santa Barbara, foi um curso realizado em duas partes, em um primeiro momento ocorreu entre os meses de fevereiro e maio, posteriormente entre setembro e dezembro do ano de 1959, o tema foi "A Situação Humana".

Em tais conferências, Huxley utilizou-se de fundamentos biológicos, sociais e filosóficos, abordando o estado do planeta, a população, hereditariedade relacionada ao ambiente, discorrendo sobre o indivíduo e suas potencialidades.

Os capítulos nessa obra são divididos por temas, ricos em detalhes, abordando diversos aspectos da humanidade. Huxley se mostra um homem convicto de suas ideias, não limitava-se em um conhecimento apenas, não pretendia dominar determinado conteúdo, mas sim expandir o seu horizonte de conhecimentos, abrangendo diversas áreas. Assim como seu avô T. H. Huxley, Aldous foi contra a especialização exacerbada no ambiente acadêmico, algo que considerava um suicídio para a existência, foi favorável para a criação de pontes que possibilitassem a conexão e interação de conhecimentos.

Ainda é possível ver nessa obra, uma análise de Huxley sobre a parte comportamental, psicológica causada pela guerra fria, sobre a corrida armamentista que ocorreu no eixo URSS e EUA. Huxley aborda aspectos e ideais inerentes ao período, defendia uma espécie de idealismo realista ou realismo idealista, que viria oferecer alguma proposição sensata para o conflito, de modo que abolisse o terror nessa relação ocorrida no eixo.

Aldous Huxley também nos traz "O problema da natureza humana", faz um debate e relaciona a vida individual e pública, histórica, fazendo indagações como "quem somos exatamente?", "que tipo de criatura é o ser humano?".

Apesar desta obra conter palestras que ocorreram em 1959, consegue ser muito atual devido aos temas como individualismo, a relação homem e religião, o fato de nossas vidas estarem ligadas ao passado, aos erros que por gerações continuam se repetindo através dos tempos.

Essa obra é muito rica, Huxley por diversas vezes utiliza-se de passagens e estudos de Homero, Descartes, Sto. Agostinho, Hipócrates, assim como o estudo do Behavorismo, Huxley ainda aprofunda os estudos bebendo em fontes como a teologia, filosofia, história, ciência e religião, além de diversos outros pensadores como forma de enriquecer o debate, os temas e suas teses apresentadas nas palestras realizadas em 1959.

Em relação ao trabalho da Biblioteca Azul, posso dizer que a edição é muito linda, possui papel pólen, possui orelhas com informações, a lombada é firme, tem índice remissivo, notas, a tradução está muito boa, um trabalho muito bem feito, nos proporcionando essa nova edição.

www.facebook.com/asagaliteraria

site: www.sagaliteraria.com.br