Os Melhores Textos de Richard P. Feynman

Os Melhores Textos de Richard P. Feynman Jeffrey Robbins

Resenhas - Os Melhores Textos de Richard P. Feynman

Aurea25 28/12/2023

Interessante
O Feynman era um cientista brilhante, mas perdido no alto da própria arrogância, ignorava questões abaixo da sua própria grandeza e não se incomodava em ofender os que estavam "abaixo", acredito que nem sequer pensava que não-cientistas pudessem ter sentimentos.

Além disso, não se preocupava com a oratória inteligível, mesmo declarando que era importante se fazer entender por qualquer um. Os textos deste livro podem ter sido mais aproveitáveis na forma oral do que na escrita.

Prezava a honestidade intelectual mais que tudo, o que é imprescindível para o avanço da ciência, fora isso, foi um homem medíocre.

Leandro 18/09/2022

Excelente!
Excelente livro com a transcrição traduzida de várias palestras e entrevistas (ou mesmo textos) do Feynman. Ele realmente era um personagem bem curioso (em todos os sentidos). É interessante ler o livro e ver como ele pensava cientificamente sobre diversas coisas, mesmo as que, numa primeira vista, são bem banais (e no final acabamos vendo algo novo como resultado, como a conclusão dele quando contava de 1 a 60 fazendo diversas atividades). O relatório sobre a Challenger é um espetáculo.

Duas coisas podem incomodar alguns leitores. O primeiro é a tradução. Ao tentar manter o mesmo tom de algumas entrevistas, em alguns capítulos há tantos "e coisa e tal" que fica até meio chato. Mas ignorando isso e focando no conteúdo que é o que interessa, é uma aula! O segundo ponto é que as vezes ele acaba parecendo meio machista, mas basta colocar tudo no contexto histórico e aproveitar o que o livro tem de bom.

No final da leitura temos ótimos ensinamentos, o livro vale a pena ser lido.

Alex Barbosa 05/12/2021

Te faz pensar
Com histórias engraçadas e também com assuntos extremamente interessantes, esse compilado de textos te leva para um passeio pelas ideais de Feynman e ajuda a se apaixonar e querer aprender mais sobre ciência! Alguns trechos são de difícil compreensão para um leigo como eu, mas que não atrapalha em nada o aproveitamento da leitura e as reflexões sobre a vida a partir dessa figura extremamente interessante que foi o doutor Richard Feynman.

Lala 10/07/2021

Curioso
A maneira como o professor feynman explica e se expressa é interessante por si só, os assuntos que ele aborda e elucida com tanta clareza são interessantíssimos.
O livro pode ser lido por qualquer um interessado pelo feynman ou pela ciência.

"A ciência não ensina; a experiência ensina."
-feynman

Felipe 13/06/2021

Nova visão sobre a ciência
A maneira com que Feynman aborda os conteúdos e suas experiências são extremamente aproveitadas, seus dilemas e suas verdadeiros metas com a ciência

Truga 06/09/2019

Nesse livro, são encontrados 13 diferentes palestras, entrevistas, conferências, textos que Feynman apresentou ao longo da vida. Feynman ficou famoso não só pelo prêmio Nobel de Física em 1965 e por ter participado do projeto Manhattan (responsável por construir as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial) mas pela sua incrível maneira de explicar a física para seus alunos de graduação e pós na Caltech, além de seu famoso diagrama de Feynman, imortalizado na teoria quântica de campos e ilustrado na capa. ▪

Conhecido por ser uma pessoa muito bem humorada, próximo de seus alunos e colegas de departamento, Feynman se permitiu e ousou nos mais diversos temas, entre os quais destacam-se nesse livro o significado e valor da ciência, o prazer pelo entendimento da natureza, sua audácia e genialidade para resolver problemas (exemplo do ônibus espacial Challenger) e até mesmo a relação ciência e religião. ▪

Assim, o livro nada mais é do que uma transcrição de suas falas (então o texto está em primeira pessoa). Vemos um Feynman para além do cientista, mas o ser humano Feynman. Indico para uma leitura descompromissada, tranquilo para ler em público, não precisa de conhecimentos prévios em física ou ciências. Leitura de inspiração científica.

Ronan.Azarias 19/04/2019

"Aprendemos, com a experiência, que a verdade se revelará"
Uma coletânea incrível de textos onde é possível ver o quão incrível Feynman era como cientista. Ele realmente se divertia ao tentar descobrir as coisas, uma fome insaciável pelo conhecimento, pelo simples prazer da descoberta, de responder à pergunta, de remontar o quebra-cabeças. Mergulhar nestas páginas é encontrar o amor pela ciência e ver o outro lado de um dos maiores ícones da ciência moderna.

Wolf 27/03/2017

Leia.
Como tudo que v e minha da mente de Richard Feynman, vale a pena ser lido.