The Ones Who Walk Away from Omelas

The Ones Who Walk Away from Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - The Ones Who Walk Away from Omelas

Vivi 29/07/2021

Omelas
Eu li porque o BTS fez uma música que tem trechos e inspiração nesse livro e posso dizer que me surpreendi.
A leitura foi muito rápida mas ao mesmo tempo profunda. É incrível como a ignorância e o egoísmo transformam as pessoas. O modo como a autora explicou a felicidade dos residentes de Omelas me fez entender e pensar mais sobre o nosso mundo.
A história é pequena e vem rápida, recomendo muito.

lewhoviana 16/06/2023

🤬 #$%!& . O que foi isso que li? O professor passou esse conto e avisou que era bom, mas eu nao esperava tamanha dor, tamanha indignação. Ler essa história foi como comer amemdoim cozido com bastante sal, você sente o desconforto a vontade de parar e beber alguma coisa, mas não consegue parar porque ainda é bom. O posfácio dela me deixou ainda mais angustiada, o jeito que facilmente conaeguimos ver Omelas na nossa realidade é o que deixa tudo pior.

tguedes2 14/12/2021

BTS me trouxe até aqui.
Conto curtinho, mas que provoca bastante reflexão e autocrítica. Fica claro o posicionamento anti utilitarista da autora que rechaça a ideia de "felicidade da maioria" em detrimento do sofrimento da minoria.
Para onde será que aquelas que se distanciam de Omelas vão, afinal?

safiraduanny 17/01/2018

Pesado
Todos nós somos cidadãos de Omelas e não nos afastamos nunca.

Susie Louise 09/07/2020

Tocante
Foi um dos melhores contos que já li na vida. Com críticas sociais profundas e explícitas. De vez em quando traz uma angústia profunda ao coração, mas tenho certeza que tudo isso é aquilo que nos auxilia a pensar em nossas atitudes e nas consequências delas.

Stein 02/01/2023

O dilema da felicidade
Uma história potente e que incomoda. Qual é o preço da felicidade?

Incrível, envolvente e muito reflexivo. Trás a tona aquelas típicas questões morais: o maquinista do trem tem a escolha de atropelar uma pessoa na linha ou várias. Quem ele escolhe?

Mas a verdade é essa: será que ele realmente tem só essas duas escolhas? Ou ele acredita que tem apenas duas escolhas?

Falando de felicidade, por fim, uma das frases mais impactantes para mim: "O problema é que temos um mau hábito, incentivado por pedantes e sofistas, de considerar a felicidade como algo muito estúpido. Só a dor é intelectual, só o mal é interessante".

Luana 14/09/2022

Aqueles que se afastam de Omelas
Quando eu achei que estava começando, já tinha terminado de ler..

E menos de 20 minutos lendo foi o necessário para o choque total.

Eu acho que no fim das contas, essa história foi uma forma de colocar em discussão a moral do ser humano; até onde uma pessoa estaria disposta a saber do sofrimento de outra para manter sua própria felicidade ou até onde o bem estar de muitos depende da miséria de poucos.

IsabelaFeh 21/07/2022

Cheguei aqui pelo Nam hahahahah
Este conto te deixa extremamente pensativo! Eu nem sei o que falar sobre sem dar spoilers e sem divagar tanto assim, só leiam e se surpreendam com a sucessão de questionamentos que surgirão!

leticia.moreira 04/03/2022

Influenciada pelo Namjoon
Vi essa frase em um dos comentários sobre esse livro e concordo plenamente, ?o livro não precisa ser grande para impactar?. É a pura verdade. Achei o título do livro bem diferente e me deixou curiosa.

Fiquei impactada com final. E me levou a pensar, qual o preço da felicidade? O que você faria para ser feliz? Hoje em dia, a comum ser incentivado a olhar somente pra si e não se importar com outros. Mas será mesmo que isso é o certo? Fica a perguntas!

Yasmin 02/01/2022

"Essa é a traição do artista: uma recusa de admitir a banalidade do mal e o terrível aborrecimento da dor."
Como a própria autora explica, esse livro não traz respostas — apenas perguntas. O que faríamos em uma situação parecida com Omelas? Seria justificável? Cada um terá sua própria opinião a respeito.

Um conto curto e simples (mas que nos deixa refletindo por um bom tempo depois) que captura muito bem os dilemas da existência humana e as nossas próprias reações à dor e à perspectiva de felicidade.

Flavis 25/01/2023

Obrigada Namjoon
Inspiração para uma das melhores músicas do BTS, esse conto simplismente merecia mais páginas.
Estou a dias sem finalizar mais nada porque essa fantasia com poucas palavras foi tudo.
Achei q tinha odiado e hj estou favoritando.

isss 23/03/2023

Spring Day
Não é muito difícil se emocionar com essa história. Omelas é um lugar lindo, encantador e com pessoas perfeitas, que vivem em uma grande alegria interminável. Mas para isso alguém precisa sofrer. Uma garotinha é trancada em um porão escuro, completamente solitária e sem receber refeições adequadas. Tudo por um "bem maior". Afinal, o que é uma pessoa sofrendo comparada com milhares? A despreocupação da maioria, o descaso e a falta de empatia abalam, porém também somos apresentados aos inconformados, aqueles que entendem a injustiça e problemática, e por isso decidem se afastar. É um conto pequeno, mas que te faz refletir sobre a moral do mundo e como ela se aplica até os dias atuais.