A Cidade Perdida de Marte

A Cidade Perdida de Marte Ray Bradbury

Resenhas - A Cidade Perdida de Marte

Magda14 06/04/2024

Não gostei muito, não. Até demorei para entender que eram vários contos, e não uma única história. O livro leva o nome da última narrativa que aparece no compêndio. E é só. Não achei nada muito relevante.

Andre.28 27/01/2022

Insosso e sem graça
Certos tipos de texto não apresentam grandes artifícios de atratividade. Algumas pessoas chamam isso de texto “insosso”, que não tem graça, é enfadonho. E neste sentido temos “A cidade perdida de Marte”, livro publicado em 1969 pelo escrito estadunidense Ray Bradbury, que reúne uma coletânea de 14 contos aborda temas relacionados a mistério, numa espécie de fantasia de um mundo fantástico.

Numa publicação que envolve contos, especialmente relacionados a uma estrutura de caráter mais surrealista e enigmática, a escrita requer um tipo de cuidado mais voltado ao corpo do enredo, bom, pelo menos tenho essa visão. Essa coletânea de contos nos apresenta a muitas histórias inexplicáveis, com enredos pra lá de surreais em um conjunto de descrições oníricas e excessivas sobre aspectos pitorescos.

Oculto em frases desconexas e divagações sem sentido, bem abaixo da média, este livro passa longe de ser empolgante. Exceto pelo conto “As Mulheres” e uma parte do conto “A Cidade Perdida”, não senti em nenhum momento empolgação em ler. Os contos mais pareciam uma verborragia surrealista de baixa qualidade, com excesso de texto, prolixidade cansativa, um show de enrolação, repetição e descrições que não levam a lugar algum. No geral, foi um livro decepcionante.

Alessandro117 26/01/2022

Contos
Eu comprei esse livro imaginando que seria um romance de ficção científica, mas me deparei com um conjunto de contos do autor. Alguns são maravilhosos e instigantes, outros nem tantos. Mas vale a pena ler.

hanny.saraiva 29/03/2016

Escritores de fantasia e ficção > leitura obrigatória
Agora entendo o porquê de tanto frisson perante os livros de Ray Bradbury. O autor brinca com as palavras nesses contos e nos faz acreditar em palavras absurdas. O talento desse impressionismo ficcional é maior em seus contos de ficção científica, meus preferidos.

Citações preferidas:
"leitura até horas avançadas da noite, leitura por muitas noites, no correr dos anos, até quase o amanhecer""
"Algum lugar entre dois mil e três mil dias, metade de um dia, toma lá dá cá uma hora, apanhando-se emprestado um minuto, barganhando um segundo narrei."
"Era o final da estação. Setembro. As coisas se fechavam."