Pérolas e Bugigangas

Pérolas e Bugigangas Flávia Polo

Resenhas - Pérolas e Bugigangas

Cauane15 21/06/2023

Pérolas e bugigangas
Bom eu quando peguei esse livro na biblioteca da escola,não fazia a mínima ideia sobre o que era,peguei pq achei a capa muito bonita e o nome muito legal,eu me identifiquei(tecnicamente)com várias coisas nesses livro,mais eu gostei bastante dele pela forma da escrita,faz linhas bem diretas e não enrola muito no que quer dizer,espero guardar bem na memória as coisas que aprendi com ele.

Larissa2313 19/02/2022

Um livro perfeito pra ler em uma tarde tranquila, bem levinho com uma escrita leve também, cada crônica um tapa diferente, e que muitas vezes não queremos ler aquela verdade e enfrentar, super recomendo, além dele ser pequeno

Bea Oliveira 24/06/2020

Pérolas e bugigangas | por Bea Oliveira.
Cheio de contos e crônicas sobre coisas do dia a dia, Pérolas e Bugigangas traz reflexões sobre a vida, relacionamentos, amizades e fé.

Flávia Polo nos presenteia com lindas crônicas atemporais sobre a vida, e o seu sentido. E a cada página somos levados a situações que, com certeza, todos já passamos ou ainda vamos passar. Com uma escrita leve e descontraída o livro me fez perceber a importância da essência, de nos colocarmos no lugar do outro, de darmos o nosso melhor.
Foi amor a primeira vista com a capa,e quando vi que antes de cada crônicas haviam desenhos, me apaixonei ainda mais, e não era "amor liquido" hein?! Um outro ponto (positivo ou negativo, depende do ponto de vista) é que ele se refere muito a Deus. Pra quem acredita, imagino que não haverá problemas, mas acho bom alertar pra quem não acredita. Além das crônicas serem reflexivas, a autora trás uma proposta diferenciada, pois ao final de cada uma ela trás uma proposta de interação.
Pérolas e Bugigangas trás a sensação de que você realmente está falando com a Flávia, que está batendo um papo com uma velha amiga, uma amiga simpática e cheia de bons conselhos.

Trechos favoritados:

"Pasmem, mas o mundo não parou" (Parar o tempo, pag.21)

"Onde não puderes amar, não te demores" (O seu coração está estacionado em lugar proibido?, pag. 64)

"Se é para o nosso bem que doa! Se depois nos trará bons frutos, que doa! Se vamos amadurecer, que doa!" ( Drama inútil, pag. 101)

"Como esperar de uma geração como esta que entenda que algumas questões não podem ser resolvidas de
imediato?" ( Esperar o tempo, pag. 150)
Eu amei a leitura, e recomendo o livro eternamente!

Lays.Ordani 04/11/2017

Pérolas e bugigangas por Lays Ordani Barbosa
Pérolas e bugigangas é uma coleção de crônicas escritas pela Flávia Polo que versam a respeito de amizade, amor, comportamento...
O livro todo é escrito de forma bem leve e acredito que voltado para adolescentes, todavia o li com 28 anos e consegui tirar lições muito interessantes nesse livro. Recomendo muito!

Keth | Parabatai Books 29/01/2017

Sem dúvida alguma super recomendo esta obra!
Resenha:

O livro Pérolas e Bugigangas e um lindo livro com exercícios e textos que vai ter ajudar a pensar e questionar mais sobre sua vida.

A obra é composta da seguinte forma: você lê o texto e no final encontra uma frase que vai te deixar com aquela pulga atrás da orelha para que questione o que acabou de ler e pense sobre tomando como base sua vida, em alguns textos você encontra exercícios onde você escreve tomando como base o que leu e sobre a sua vida para responder a pergunta ou o exercício que ali esta.

O livro é curto mas tem um longo conteúdo pois é bem reflexivo, as vezes não percebemos algumas atitudes que tomamos que são até mesmo comuns e nós nunca paramos para pensar qual o motivo que nos leva a fazer ou pensar de tal forma.

Minha leitura deste livro foi bem longa pois lia e questionava comigo mesma, fazia os exercícios e dias depois voltava a ler outros. Não sei se fui a única leitora a fazer isso mas recomendo, para mim foi uma boa forma de absorver isso e tentar colocar cada dica em prática. A autora Flávia Polo conseguiu ir um pouco além para mim, em minha opinião este livro nos ensina a sair um pouco deste mundo alienada e agir com coração e deixar de só seguir o fluxo, precisamos deixar os status de lado e sermos nós mesmo! Nossa sociedade precisa disso!
Sem dúvida alguma super recomendo esta obra!

site: https://parbataibooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-perolas-e-bugigangas.html

Aline.Goettems 28/12/2016

Sabe aquele livro leve, que você lê em uma tarde, uma leitura gostosa, mas ao mesmo tempo você sabe que vai levar oque estava escrito em cada página por toda sua vida?

Foi isso que senti lendo Pérolas e Bugigangas, cada página escrita pela Flávia trás um ensinamento diferente, que quero levar comigo para sempre, não é um livro que li uma vez e vai ficar jogado na estante, mas sim um livro que quero ter sempre comigo, para ler e reler sempre.
Pérolas e Bugigangas é um livro com 31 Crônicas, sobre relacionamento, amizade e sentimentos. O livro é lindo do inicio ao fim, cheio de ilustrações maravilhosas, e com exercícios ao final de cada crônica.

Referente aos exercícios foi algo que gostei muito, você consegue parar e refletir cada crônica que acabou de ler, e passar isso para o papel, oque ajuda muito no aprendizado, fazendo você parar para pensar se sua vida está mesmo valendo a pena, se tudo oque está fazendo vai deixar você feliz lá na frente.

Eu estava precisando muito de ler um livro assim, parecia que a Flávia estava ali, do meu lado, me dando conselhos, sendo minha amiga, e fazendo eu me emocionar em algumas partes, e claro aprendendo lições que eu quero viver e passar para as pessoas que amo. Outra coisa que adorei na leitura, foi os exemplos que a autora descreveu usando personagens fictícios, e também algumas frases, fortes e marcantes.
A diagramação do livro é perfeita, não achei erros ortográficos, e o livro vem com marcador destacável.

Indico o livro para todos, todos mesmo, leia, vale muito a pena, o que o livro deixa para você após a leitura é maravilhoso, coloquei em prática várias coisas escritas assim que acabei de ler; Como: aproveitar as pérolas e ignorar as bugigangas da vida.

site: http://lostwordsin.blogspot.com.br/2016/03/resenha-perolas-bugigangas.html

umalivraria 25/09/2016

Muito amor por esse livro ?
E nesse dia a dia que passa, nem notamos que pessoas que têm muito menos que nós, vivem mais felizes.

Passei algumas horas pensando no que escreveria na resenha desse livro, ele foi tão especial pra mim. Todos os livros que leio, de alguma forma, mexem comigo, fazendo com que mude algumas coisas em mim, em minhas atitudes... com esse não foi diferente.

Como a própria sinopse diz, ele nos traz textos e exercícios incríveis, nos ajudando a encontrar o nosso verdadeiro ser, ajudando em alguns problemas que nos passam tão despercebidos no dia-a-dia.

Nas fotos não aparecem, mas terminei a leitura e quase acabei com o pacotinho de post-it HAHA!

É importante demais conhecer você mesmo, olhar bem para os problemas que enfrentamos na vida, ver com outros olhos a personalidade de cada pessoa e entender que nem sempre um coração partido é o fim do mundo.

Durante os capítulos, vamos encontrando variados temas e o que me deixou ainda mais encantada pela leitura, é que a autora deixou bem claro que as situações em que ele falava, poderia acontecer em um relacionamento amoroso, no trabalho e em meio as amizades que temos.

Todos estamos sujeitos a complicações na vida e um livro como esse, é a verdadeira solução que encontramos. Não estou dizendo que lendo as páginas sua vida se resolverá, mas um pouco de maturidade você adquire nestas linhas.

Um dos pontos bem positivos, a Flávia nos dá dicas de filmes e autores, o que me deixou bem curiosa para conhecer alguns dos trabalhos que ela cita. Nos dá também, exemplos da vida real, com nomes fictícios, mas problemas reais enfrentados pela maioria das pessoas hoje em dia.

As páginas são amarelas, a diagramação impecável e as ilustrações, nem se fala. O livro é lindo demais, cheio de detalhes, enchendo os olhos de quem está lendo. Lembrando que ele é cheio de atividades, não mostrei tudo aqui para não tirar a surpresa de quem está lendo.

Munique Andrade 17/08/2016

Pérolas e bugigangas
“A ideia é aproveitar as pérolas e ignorar as bugigangas da vida. ”

Como tudo na vida é feito de escolhas, Pérolas e Bugigangas não poderia ser diferente. Flávia Polo nos presenteia com um livro riquíssimo e que, desde o seu título, nos oferece diversas possibilidades. Até mesmo a maneira como vamos acolhê-lo nos é proposto. Seja um diário, presente, terapia, um amigo ou até mesmo todas as opções anteriores, temos a chance de nos sentirmos mais íntimos do livro.
O livro é construído por 31 crônicas. E o mais interessante consiste na diversidade dos temas. Como relacionamentos, amizade e sentimentos. Além disso, a autora nos traz situações que são comuns no nosso cotidiano e que podem ocorrer nos mais variados contextos. Vamos nos encontrar muitas e muitas vezes nas entrelinhas. Pontos bem positivos e que nos aproximam ainda mais do conteúdo.
Essa aproximação com o livro aumenta bem mais ao final de cada capitulo, pois, a autora permite uma interação com a crônica lida. Por meio de atividades, como listas, exercícios e até mesmo com desenhos, temos a possibilidade de refletirmos e nos expressarmos.

“ Quando você olha para trás, sua vida faz sentido? Seus passos estão te levando para onde você quer chegar? ”

Com uma simples linguagem e letras acessíveis, o livro também merece destaque no início de cada crônica. Há sempre uma ilustração relacionada ao conteúdo que irá ser abordado, isso abrilhanta ainda mais cada texto. E faz com que a leitura seja dinâmica e confortável.

" Brinde suas derrotas com uma espumante! Cheers! ”

Com uma capa lindíssima e uma escrita incrível, Pérolas e Bugigangas consiste em 152 páginas de uma obra nota 10! Intenso, delicioso e apaixonante, é recomendado para todas as idades. E aquele livro que deve ser guardado com carinho na estante e lido inúmeras vezes principalmente nos momentos mais reflexivos. Pois assim, as lindas e sábias palavras da autora, irão tocar ainda mais em cada coração.

“Cada passo é um caminho escolhido. Cada erro um caminho que se fecha. Ou que se abre.
Não pode voltar e fazer de novo, apenas seguir em frente, buscando as pequenas pérolas de cada dia. Se as encontrar, guarde-as. O resto, é bugiganga."

site: http://sessaodoslivros.blogspot.com.br/2016/07/resenha-perolas-e-bugigangas-flavia-polo.html

Carla Brandão 26/06/2016

Aos 22 anos, então recém-formada em jornalismo, Flávia Polo recebeu um convite para escrever uma coluna para jovens na revista Rainha dos Apóstolos. Dez anos se passaram, e algumas das crônicas escritas por ela se transformaram em Pérolas e bugigangas.

Dividido em 31 textos, o livro trata de temas como amor, amizade, perdas, mudanças e situações que fazem ou já fizeram parte da vida de todo mundo. Ao longo deles, a autora escreve como quem conversa com uma amiga ou aconselha uma irmã mais nova. Tudo bem simples, acessível e direto.

As crônicas não seguem um estilo romanceado, falam das situações de forma concreta, algumas vezes fazendo uso de exemplos reais. A reflexão prometida na sinopse não é provocada tanto pelo texto em si, mas principalmente pelas atividades propostas ao final de quase todas as crônicas. Nelas, o leitor é convidado a parar, pensar e se questionar a respeito de diversos aspectos de sua vida, responder perguntas ou fazer listas. A presença de tais atividades faz toda a diferença no livro.

A diagramação merece destaque. Cada crônica tem como abertura uma ilustração relacionada ao conteúdo abordado, o que deixa o livro com um ar ainda mais juvenil. As letras são grandes e as páginas amarelas, fazendo com que a leitura seja bastante confortável.

Pérolas e bugigangas é um livro leve e que consegue passar uma mensagem de otimismo ao longo de todas as suas 150 páginas.

"Cada passo é um caminho escolhido.
Cada erro um caminho que se fecha. Ou que se abre.

Se as encontrar, guarde-as.
O resto, é bugiganga."

site: https://blog-entre-aspas.blogspot.com.br/2016/03/resenha-perolas-e-bugigangas-flavia-polo.html

Mago_Literario 04/05/2016

Todos nós temos ao que se apegar, seja em bens materiais ou a alguém, e é nisso que o livro da autora Flavia Polo vem nos mostrar, vem quebrando alguns pensamentos e costume que temos, fazendo o leitor refletir sobre algumas atitudes, para sairmos do nosso porto seguro, e encararmos o que é melhor para nós. Conheçam o excelente livro Pérolas e Bugigangas - Flavia Polo.

Sinopse: Na juventude vivemos os sentimentos mais intensos e mais confusos também! A busca de sentido na vida, a decepção com os amigos, a descoberta do amor, a importância da família, a caminhada atrás do seu lugar no mundo. Tudo isso é pura emoção que vivenciamos em diferentes níveis nesta fase, e que eu tentei traduzir em palavras. Este livro é resultado dos muitos diálogos que se passaram pela minha cabeça antes de virarem textos, e pretende trazer uma reflexão sobre esta fase tão particular e especial. Não proponho apenas a leitura, mas também alguns exercícios que vão servir para pensar no caminho percorrido até agora e na longa estrada que ainda está por vir. Está preparado para embarcar nesta aventura para dentro de si?

O Livro vem repleto de crônicas do dia-dia de pessoas como, eu, você, seu vizinho, seja quem for, ira se identificar com praticamente todas as crônicas. Todos os capítulos agem de forma igual, em cada um, nos fazendo refletir, e a cada final de capitulo, temos a experiência de escrever no livro, sim o livro é interativo, e podemos escrever nossas experiências e expectativas para o futuro, seja amoroso, profissional, pessoal, etc.

Se eu pudesse eu colocaria tudo o que o Pe. Jadir Zaro, diretor da revista rainha, escreveu na apresentação, pois foi exatamente o que essa incrível leitura me fez sentir. Me senti lendo um livro do Augusto Cury, sem exageros, Flávia esta de parabéns pelas crônicas muito bem colocadas, e de que realmente aconteceram, e esta acontecendo com milhares de pessoas pelo mundo, como todo livro bom, ele chega ao final, ai imaginamos, por quê não li mais devagar? O livro é tão cativante que não temos o desejo de parar de ler, e realmente devemos nos apegar as coisas que amamos e nos fazem bem (Pérolas), e deixar tudo que nos coloca para baixo, e nos fazem mal na lata de lixo(Bugigangas).

site: http://starslendo.blogspot.com.br/2016/05/perolas-e-bugigangas-flavia-polo.html

KpopBrasil 22/04/2016

"Você já pensou em se esconder do mundo para escapar dos problemas que o angustiam?"
Pérolas e Bugigangas é um livro de textos/crônicas que abordam relacionamento, amizades e o sentido da vida. A autora Flávia Polo é jornalista e ela trabalha na revista Rainha dos Apóstolos, onde todo mês ela tem uma coluna abordando temas voltados para jovens. Ela separou algumas dessas histórias e foi onde surgiu o livro.

No final de cada texto, a autora traz algumas questões para respondermos e assim ter uma visão mais ampla de nossas conquistas, sonhos, objetivos etc. O livro também é todo ilustrado.

"Muitos danos poderiam ser evitados se as pessoas freassem seus instintos antes de se entregarem aos primeiros impulsos."

A autora tem uma escrita bem simples e de fácil entendimento, que acaba chamando mais a atenção dos jovens. Adorei a proposta do livro, que é pra enxergarmos melhor nossas escolhas, nossos sonhos etc. O livro é bem gostoso de ler, você acaba perdendo a noção das horas de tão envolvido que fica com os textos e atividades.

Recomendo muito esse livro, não só para jovens, ele é ótimo para todas as pessoas, para refletir sobre a vida e as atitudes que ja tomou.

"...aprenda a dar valor valor ao que tem."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Cris 10/04/2016

As pérolas e bugigangas da vida
Não tente minimizar os defeitos, chamando, a preguiça de preguicinha, a inveja de invejinha, a mentira de mentirinha, como se, colocando no diminutivo, esses desvios diminuíssem de importância. Pág. 16

O livro é uma coleção de crônicas que foram publicadas em épocas diferentes e reunidas aqui.
Primeiro, preciso dizer que a diagramação está super linda, a capa é uma fofura e tem uma parte interativa com algumas ilustrações super legais.
É um livro delicioso de se ler, você vira as páginas sem perceber. Mas é um livro pra se refletir, pois cada capítulo traz uma história e nos convida a pensar, em aplicar o que foi dito à nossa própria vida. Seria muito legal ler um capítulo por dia pra absorver o conteúdo.
A Flávia dá exemplos comuns do nosso dia a dia e é realmente impossível não se identificar com as histórias. Com certeza, uma ou outra irá te emocionar!
Eu esperava um outro tipo de leitura, mas o livro me surpreendeu, por apresentar uma mensagem de esperança, amor e fé.
Indico o livro pra todos: jovens, homens e mulheres.
Agradeço à Flavia, por ter me enviado o livro e desejo muito sucesso com o livro, que ele possa chegar a muitos leitores!

Cada um dos que estão ao nosso redor carrega sabedoria, maldade e gentilezas dentro de si. Pág. 109

site: www.instagram.com/li_numlivro

Dri - @oasisliterario 09/04/2016

"Aqueles que não têm coragem de olhar para dentro de si mesmos nunca corrigirão as rotas da própria história." Augusto Cury
O livro Pérolas e Bugigangas trata sobre questões cotidianas e emoções pelas quais todo mundo acaba passando na vida.
Através de atividades interativas e crônicas muito bem escritas, Flávia Polo toca na alma do leitor fazendo-o repensar sobre a vida que leva e reviver emoções da juventude.
Contando com escrita exímia e diagramação impecável, o livro fala principalmente sobre a vida e nos ajuda a compreender um pouco mais sobre sentimentos acumulados ao longo de nossa vivência.
Por meio de uma linguagem leve, Flavia nos conduz de modo tão intimista que nos permite a sensação de estarmos em uma conversa com uma boa amiga.
Recomendo a leitura a todos tipos de leitores, até mesmo aqueles que não gostam do gênero auto-ajuda.
Gostaria de agradecer muito a autora Flávia (@flapolo) pela confiança e por ter me agraciado com essa obra incrível. Desejo todo sucesso do mundo e saiba que estou ansiosa para futuros lançamentos!

site: https://www.instagram.com/p/BDGPUOAFx1L/

Nathblackheart 29/03/2016

Resenha de Pérolas & Bugigangas
Pérolas & Bugigangas deveria ser categorizado como um manual de vida. O livro tem 150 páginas que abordam sobre a vida e relacionamentos: familiares, amorosos, no trabalho e na amizade. Além da leitura, tem alguns exercícios que servem de reflexão na nossa jornada de vida (num total de 26 atividades, eu contei).

Durante a leitura recebemos puxões de orelha para algumas coisas que na hora não damos importância. Os exemplos utilizados chamam atenção... Alguém que vive ostentando na internet, mas na realidade não é bem assim; aqueles que vivem viajando, mas não possuem conexão com seu lugar de origem; os que dizem que morrem de amor, porém traem. Devemos parar de nos comparar com o status alheio nessa síndrome eterna de a grama do vizinho é mais verde. Temos conquistas diárias e não damos valor. Precisamos ser mais gratos pela vida, pelas conquistas e também pelas derrotas (como aprendi no livro). Vamos aprender a nos amar primeiro antes de correr atrás de um relacionamento que não cultiva em nada. Vamos festejar a nossa saúde. Vamos abraçar nossos verdadeiros amigos. Existem várias situações mencionadas no livro e quem lê irá se identificar pelo menos com uma delas, seja através da experiência de algum conhecido ou da própria.

Pessoas do mundo todo deveriam ler esse livro (principalmente os jovens dos 12 aos 30 anos que estão buscando sentido na vida ou confusos com sua própria identidade). Inclusive, ressalto aqui, que os professores deveriam recomendar esse livro nas aulas de literatura. Pérolas & Bugigangas destaca aquilo de maior importância na vida das pessoas durante a transição da adolescência para a juventude.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a autora Flávia Polo por entrar em contato comigo através do Instagram (@espaco.literario) e me enviar um exemplar da sua obra. Parabéns à sua dedicação e as fofurices do livro (a capa, o marcador de páginas, o autógrafo e a mensagem dentro do livro). Amei as 31 crônicas, as imagens ilustradas e o conteúdo interativo! Gerações futuras poderão ler esse livro, pois continuará tendo o mesmo impacto de reflexão e auto conhecimento.

garotadovlog 29/03/2016

Pérolas e Bugigangas (Flávia Polo) | por Carol Sant.
Boa tarde leitores, hoje eu trago mais uma resenha para vocês. Eu particularmente amei este livro, é um livro super diferente de crônicas e interativo ao mesmo tempo, então vamos lá?
A autora traz uma proposta muito divertida e diferente. A ideia foi trazer assuntos em crônicas que a autora aborda de uma forma muito reflexiva e no final de cada crônica, ela te propõe a fazer uma coisa para que o leitor possa refletir sobre o que leu e sua vida.
O livro é todo ilustrado, o que fez com que eu me apaixonasse cada vez mais ao decorrer da leitura, realmente ao final de cada crônica que lia me pegava parada pensando no assunto que a autora abordou, um em especial chamado "Nade Contra a Corrente" me fez questionar o por quê das minhas decisões, o por que devo fazer tudo que todas as pessoas fazem para me socializar com elas, apenas por que todos fazem aquilo. Temos que ser a diferença que gostaríamos de ver no mundo, com certe esta crônica foi a minha preferida!
O livro também é todo ilustrado e é muito fofinho, a pedido da autora, eu não poderei mostrar as ilustrações para vocês, mas garanto que é um amorzinho.
A capa do livro é simplesmente magnífica, quando abri o pacote e vi está capa eu me declarei apaixonada pelo livro antes mesmo de lê-lo. Felizmente, o livro não me decepcionou e superou todas as minhas expectativas que já eram altas, se pudesse recomendar um livro leve e de grande reflexão com certeza seria o "Pérolas & Bugigangas", da Flávia Polo. Então, está a fim de refletir um pouquinho sobre a vida em geral? Este livro seria uma grande oportunidade para isto!
Se eu gostei do livro? Imagina, está cheio de marcações de frases que me inspiraram durante a leitura e tenho certeza, me inspirará em outros momentos.

Algumas das minha citações preferidas:
- "Mesmo enfrentando toda dor e testemunhando a morte, vale a pena dizer SIM à vida" (Crônica - Uma Mola no Fundo do Moço)
- "Quando aprenderemos a dar valor àquilo que temos?" (Crônica - O Jardim do Vizinho Sempre é Mais Bonito)
- "Ei, você aí, que está lendo esse artigo: pare de dar murro em ponta de faca, "onde não puderes amar, não te demores". Isso se aplica a tudo na vida." (Crônica - O Seu Coração Está Estacionado em Lugar Permitido?)
- "Se é para o nosso bem, que doa! Se depois nos trará bons frutos, que doa! Se vamos amadurecer, que doa!" (Crônica - Drama Inútil)

O que posso dizer para vocês deste livro incrível é que eu recomendo muito mesmo essa leitura, percebi que pensar na vida e nos assuntos sérios e bobos que nos cercam é algo essencial para nós, seres humanos. Conseguir ter essa empatia pelo nosso próximo, conseguir nos colocar no lugar de outra pessoa, nos tornarmos mais sensíveis as dores dos outros e ter a vontade de ajudar aquele que precisa, tudo isto se encontra neste livro e eu sou muito grata pela Flávia ter me enviado este livro e confiado no meu trabalho, só tenho a agradecer, pois, com este livro me senti mais abençoada, muito obrigada Flávia!
Bom leitores, está foi a resenha de hoje. Espero que vocês tenham gostado e se identificado com o livro, vou deixar o link abaixo para quem se interessou e quer adquirir um exemplar do livro!
Beijos da Cah

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/p/contoscronicas.html