A Promessa

A Promessa Harlan Coben
Harlan Coben

Resenhas - A Promessa

Felipe Ribeiro ð 09/04/2020

Se Myron lhe fizer uma promessa... (Desafio 2/24)
Se não me engano, esse é o oitavo livro da série do Myron Bolitar. O considerei um livro bem maduro da parte do protagonista. Não é o desfecho mais surpreendente e capcioso (como vários do Harlan Coben são), mas ainda entrega uma estória envolvente; que certamente lhe fará devorar o livro em poucos dias.

adrianovinicius1976 25/03/2020

Desenrolar muito bom, que prende do início ao fim. Contado as vezes de jeito leve, sua escrita nos fascina.

laura 01/03/2020

Surpreendente
Mais uma vez Harlan Coben conseguiu ser um rei do mistério, com todos os elementos bem amarrados e uma trama que te prende do começo ao fim.
Esse livro faz parte de uma série com o personagem Myron Bolitar então não é novidade para mim eu ser apaixonada pelo personagens
Nesse livro Myron faz uma promessa, duas na verdade, a primeira que iria ajudar uma filha de uma amiga quando ela precisasse e sem perguntas, o que levou a segunda promessa: encontrar essa garota salva. Depois de dar carona a essa adolescente no meio da madrugada Myron vira o principal suspeito quando ela desaparace, mas ac coisas já mudam quando ele toma a dianteira e decide achar essa menina o mais rápido possível.
Quem gosta dos livros do Harlan não vai se decepcionar com esse livro, todo o mistério é bem desenvolvido com direito a várias revelações e "plot twist". Dessa vez eu ainda consegui resolver parte do mistério o que é um milagre, mas mesmo após seis anos sem se envolver com investigações Myron prova que não está enferrujado e nos dá uma incrível história
É isto, beijos

João Luiz Ramos 16/02/2020

"O HOMEM PLANEJA E DEUS RI."
Ótimo livro, cheio de plot-twists e revelações. Foi o meu primeiro livro do Myron e fiquei curioso para ler os outros. Incrível!

Karinabparaujo 03/02/2020

null
Em se tratando de Harlan Coben, o mestre das noites em claro, essa história não poderia ser diferente! Envolvente, a gente fica cada vez mais curioso pra saber todo o desenrolar da trama

Vann.Deodato 20/10/2019

Só prometa o que pode cumprir
Mais um livro do mestre das noites acordadas que eu amo. Um dos melhores com o personagem Myron Bolitar. Senti falta do sarcasmo do Myron e do Win, mas mesmo assim... que livro!
Depois de 6 anos em paz, Myron Bolitar se vê enrascado novamente. Myron fez uma promessa à filha de uma amiga de infância, pede que ela o contacte caso a garota se meta em problemas. Depois de uma noite de bebedeira, Myron recebe uma ligação, depois disso, nada será igual a antes.
Suspeitei de várias pessoas. Pensei em coisas mirabolantes e eu estava errada em todas as suposições. Como sempre, Harlan Coben me enrolando, haha. Um plot twist arrebatador. Um livro que vai falar da dor de famílias cujos filhos desaparecem, violência doméstica e de acreditar na amizade pura entre duas pessoas. Recomendo para quem gosta de livros rápidos e viciantes. Do tipo que te tira da ressaca literária.

Nathi 28/07/2019

Excelente como todos os livros do Autor
Mais uma história incrível de Myron Bolitar. Como em todos os livros do Autor, o suspense rola no ar após o desaparecimento de Aimee, filha de Claire que é ex-colega de classe de Myron. Como na maioria de suas histórias, Myron sente-se responsável por este desaparecimento e utiliza todos os seu contatos para encontrar Aimee e reestabelecê-la ao seu lar sã e salva.

Submersão Literária 25/07/2019

• Até onde é certo arriscar para cumprir uma promessa?
. .
A Promessa é o sétimo livro da série do detetive Myron Bolitar, mas pode ser lido de forma independente. A história inicia e se conclui neste volume, como um "caso" na vida do detetive. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Embora exista uma contextualização, ainda ficam algumas dúvidas sobre como os personagens chegaram ao estado atual. Isso não me atrapalhou, na verdade apenas contribuiu para me deixar mais curiosa e inclinada a ler os outros livros da série.

Os personagens são muito bem construídos e palpáveis. Os que mais me chamaram atenção foram Esperanza, Win e Clarice. Inclusive, a amizade de Win e Myron é algo muito peculiar e interessante. O tipo de relação que desperta curiosidade a respeito das suas origens.

A história passa uma mensagem muito interessante sobre como as pessoas dificilmente são totalmente inocentes. Por várias vezes os aspectos ligados à inocência são maculados durante a narrativa. Isso nos faz pensar sobre a ambiguidade dos personagens e das situações presentes no enredo.

O final foi algo bem inesperado e peculiar para mim. No primeiro momento eu achei muito aleatório, mas depois consegui resgatar peças perdidas e tudo se encaixou muito bem.

No geral foi mais uma experiência super positiva com o autor. A partir de um momento foi impossível largar o livro, fiquei querendo descobrir logo o desenrolar do quebra cabeças, coisa que todo bom suspense sempre desperta em mim.

site: https://www.instagram.com/p/BxkYXE9ACkS/

Roberto.Proença 30/04/2019

Escolhas
Nossa vida tem como constante a nossa necessidade de fazer escolhas. Algumas são pouco importantes e invariavelmente não farão grande diferença em nosso destino. Outras merecem uma maior consideração. Acertadas ou não, podem representar avanços ou retrocessos em nossos horizontes.
Não há um receita mágica de como acertar, mas alguns valores podem ser a diferença entre o acerto e o erro. Bondade no Coração. Generosidade no Espírito. Humildade no Aprendizado. Amor no Compartilhamento. E Mansidão na Ação.
Facilitam o caminho e conspiram para a Experiência, que é a Mãe do Sucesso.
Myrom fez uma Promessa. Não avaliou bem, antes e durante, o cumprimento da mesma. Honrou a Promessa. Escolhas... Bem feitas = Alegrias. Mal feitas = Consequências. As vezes não só para você, mas o que é pior, também para aqueles que você quer bem.
Leitura Original: 27/04/2019.

Nanda 28/03/2019

Mistério até o Final
Myron após ouvir a conversa de duas adolescentes em seu porão. Aimee e Erin. Aimee é filha de sua amiga de longa data e Erin é filha de sua namorada. Myron após ouvir a conversa das duas, sobre o namorado da Aimee dirigir bêbado, ele as fazem prometer que se meterem em encrencas e precisarem de ajuda que ligassem para ele, ele não faria perguntas e nem contaria para os pais delas.

Até que em uma noite, as duas da manhã, Aimee liga para seu telefone e pede por carona. Apesar de Aimee aparentar está atormentada, Myron a leva no suposto endereço de uma amiga, em uma rua esquisita. Apesar de Myron não concordar, cumpre sua promessa e não faz perguntas.

Myron Bolitar não imagina, mas ele pode ter sido o último a ver Aimee com vida. Com isso, ele acaba sendo o principal suspeito do desaparecimento. Com a culpa nas costas, com a família de Aimee querendo sua filha de volta, Myron decide investigar o desaparecimento por conta própria.

Em um enredo envolvente, onde não sabemos quem são os culpados, onde segredos serão revelados, acima disso, onde nada é o que parece.

O que dizer desse livro . Essa é a primeira história de gênero policial que eu leio e gostei muito. Li em três dias essa história, você passa o tempo todo querendo saber o que aconteceu com a personagem e quem são os culpados. Só fiquei um pouco com dúvida com o final. Apesar dessa livro fazer parte de uma série e esse ser o último da série, não fiquei em nenhum momento perdida.

Além de 50 Tons 21/03/2019

Myron Bolitar está de voooooolta ao jogo!
Logo depois de terminar o incrível livro O Medo Mais Profundo, corri pra começar A Promessa por querer saber como a vida do Myron iria seguir agora que ele era pai de um adolescente. Mas quando comecei a leitura fiquei um pouco perdida porque TUDO estava diferente: Myron está namorando uma mulher que nunca havia aparecido antes, Esperanza tem um bebê e está prestes a se casar (Não com o Myron – ouçam meus soluços), Win está com os cabelos grisalhos e eu fiquei me perguntando quanto tempo eu tinha dormido até que o Harlan me respondeu: 6 anos.

O livro se passa 6 anos após o término do livro anterior e isso deu uma leve bloqueada na minha pessoa, então eu acabei desanimando na leitura do livro. Afinal, eu precisava de um tempo pra sofrer pela morte oficial do meu shipp Myranza e pra digerir o fato que os meus amores Myron e Win agora eram quarentões rs. Não totalmente recomposta desse salto no tempo, logo comecei a ser engolida pela história e meu senhores: QUE HISTÓRIA! Mas vamos começar do começo…

Myron está em casa, fazendo uma reunião para conhecer Erin, filha da sua nova namorada, Ali Wilder. Nessa reunião, estão também Claire e Erik Biel, assim como sua filha adolescente Aimee Biel. Myron conhece Claire desde que eram criança, os dois estudaram juntos e a amizade entre eles permaneceu além dos muros da escola e da rua onde eles cresceram. Myron conhece Aimee desde que ela nasceu e ele sente um carinho muito especial por ela.

Por isso, quando ele desce até o porão para buscar mais gelo e escuta uma conversa de Aimee e Erin sobre um episódio que aconteceu há um tempo – Aimee estava numa festa com o namorado, onde ambos encheram a cara e ela voltou com ele de carro -, Myron e seu complexo de herói não usado há seis anos, achou que seria uma boa ideia fazer uma promessa às duas: se elas acabassem entrando em encrenca e tivessem medo de ligar para os pais, elas poderiam ligar para o Myron. A qualquer hora do dia e da noite, ele iria até elas e as ajudaria, sem contar nada para os pais delas.

Logo que ele fez essa promessa, se arrependeu. Afinal, ele estava seis anos sem bancar o herói por dois motivos: 1) nem sempre dava certo e alguém podia acabar se machucando e até morrendo; e 2) ele já estava cruzando a linha tênue entre certo e errado, ao justificar os meios para um fim. Mas agora não tem muito o que fazer, então ele segue a vida.

“Ele aprendera a lição.
Não se meta onde não deve. Você não é o Batman e Win não é uma versão psicótica do Robin.”

Até que, alguns dias depois, ele recebe uma ligação às 2h da madrugada: é Aimee, muito nervosa, pedindo para que ele a busque. Sem pensar duas vezes, ele pega o carro e vai buscá-la na intenção de levá-la pra casa. Mas esse não é o plano dela, ela vai dando as direções e pede que Myron a deixe em uma rua sem saída escura e bem esquisita, dizendo que aquela era a casa da sua amiga e que ela iria dormir lá naquela noite. Achando tudo muito estranho e com um pressentimento muito ruim, Myron acaba cedendo pois foi a promessa que ele fez, a deixa lá e vai embora.

Mas aquilo fica martelando a cabeça dele a noite toda e o dia seguinte inteiro, quando ele viaja até a Flórida para encontrar um cliente. Tentando ligar para o celular de Aimee a todo momento e sem ser atendido, o pressentimento ruim cresce, mas ele tenta manter a calma já que fez uma promessa de não contar nada aos pais de Aimee. Quando ele volta a Nova York, assim que ele sai do avião, ele tem duas pessoas esperando por ele: a investigadora Loren Muse e o detetive Lance Banner, eles precisam que Myron os acompanhe até a delegacia. O motivo? Aimee Biel está desaparecida e Myron foi, possivelmente, o último que a viu.

Como Aimee já tem 18 anos e legalmente é uma adulta, após o depoimento de Myron, a maior aposta é que ela fugiu. Mas, o caso dela parece ter uma ligação com outro caso de desaparecimento recente: Katie Rochester, também de 18 anos, que estudava na mesma turma que Aimee e desapareceu há algumas semanas. Katie nem acabou virando um caso pois tudo indicava que ela fugiu de casa, por conta do seu pai abusivo. Porém, ambas, Aimee e Katie, sacaram dinheiro do mesmo caixa eletrônico antes de desaparecerem. Isso liga o caso uma da outra OU pode ser uma mera coincidência. Quem sabe?

Mas Myron, que não acredita em coincidências, começa uma busca implacável em busca de Aimee e faz outra promessa, dessa vez à Claire: ele vai trazer sua filha de volta. Assim, Bolitar está de volta à ativa com seu fiel companheiro, Win. Eles não irão descansar enquanto não descobrirem o que aconteceu com Aimee depois que Myron a deixou naquela rua escura e deserta.

“Precisou sorrir. É agora não restava dúvida.
Myron Bolitar estava de vooooolta ao jogo.”

No decorrer da história, Harlan traz vários assuntos à tona para refletirmos. Assuntos importantes como a nossa dificuldade em respeitar a escolha de alguém que a gente considera errada, mas que não cabe a nós escolher; a gravidez na adolescência; a pressão que os jovens sofrem para ir para a universidade perfeita ou suas vidas estarão perdidas para sempre; e a violência doméstica e o abuso que muitas mulheres sofrem em seus lares. Tantas coisas importantes e maravilhosamente trazidas por esse autor incrível, mas que se eu for falar tudo aqui, a resenha ficará gigante! Por isso, só digo uma coisa: LEIAM!!!!

“Não. Nós salvamos quem podemos. Salvamos quem está com problemas. Salvamos quem pede e precisa da nossa ajuda. Repito: nós não salvamos quem faz escolhas com as quais não concordamos. Escolhas ruins fazem parte da vida.”

Com uma escrita fluida e envolvente, Harlan mais uma vez nos faz mergulhar no seu mundo de investigações e questionamentos sobre o que é certo, o que é errado e até onde um pai vai para proteger e controlar seus filhos. Ele dá um show! E eu não me canso de dizer que sou fã nº 1 do seu trabalho.

Em algumas partes, essa história me lembrou a série SAFE, lançada pela Netflix ano passado, que também foi escrita pelo Harlan. Quem assistiu, vai entender bem a semelhança entre as duas histórias, mas não é nada que pareça ser cópia ou adaptação do livro em série, são apenas algumas partes. O final também é surpreendente e é impossível adivinhar o desfecho dessa história, assim como na série.

Algo que me deixou triste nesse livro foi o fato de Myron estar sozinho. Ele sempre sonhou com o casamento, com a casa cheia de filhos, a cerca branca e tudo mais e, por algum motivo, ele acaba não tendo nada disso. A ex dele e o grande amor da sua vida, Jéssica arg Culver, que recusou seu pedido de casamento muito tempo atrás, acaba de ficar noiva de outro cara e ele percebe que, no quesito pessoal, sua vida não está do jeito que ele queria. Seus pais moram em outra cidade; Esperanza, indo contra tudo que sempre disse, finalmente casou e já é mãe… o único que ainda permanece o mesmo é Win e sua sociopatia, mas isso não é grande conforto pra ninguém rs.

“Sentou-se sozinho na cozinha de sua casa vazia. Esta não era a vida que tinha planejado.
O homem planeja e Deus ri.”

O trabalho da Editora Arqueiro, como sempre, está incrível! A capa é linda, bem envernizada e com o título em alto relevo. As páginas são amareladas do jeito que a gente gosta e a fonte e espaçamentos são ótimos para uma leitura confortável por horas. A diagramação é simples, mas perfeita.

Assim, muito orgulhosa do meu mozão quarentão e ansiosa por mais das suas aventuras com Win, deixo minhas 5 estrelinhas pra esse livro incrível que me fez refletir sobre taaaaantas coisas e que vale a pena ser lido por todos. Agora, vou correndo começar a ler Quando Ela Se Foi, com uma dorzinha no coração por perceber que a série está acabando.

site: https://almde50tons.wordpress.com/

Thalita R. 15/03/2019

Parei no 3 livro sa Saga Bolitar até pegar esse na biblioteca, dentro desse lapso de 5 livros está óbvio o amadurecimento do personagem. O que me desagradava no Myron de "Quebra de confiança" era a aura adolescente forçada.
Esse Myron mantém o sarcasmo mas a impetuosidade deu lugar à maturidade suficiente para que ele pensasse antes de agir ou de falar.
Aparentemente isso se deu ao amadurecimento do próprio autor como autor pois é visível que todos os outros personagens se desenvolveram de forma mais adulta, um grande exemplo disso é o Win.
Esse livro tem um bilhão de reviravoltas mas de maneira natural. Estava precisando de um livro assim, uma beça cura pruma ressaca literária.

Monica Monte 11/02/2019

Achei essa história uma das mais fracas da série até aqui. Nessa história são poucas as tiradas sarcásticas e as interações dele com o Win, a Esperanza e a Big Cindy foram muito poucas. E isso pesou na minha avaliação da história.

O Win continua participando ativamente das investigações, mas faltaram aqueles diálogos hilários entre os dois. A Esperanza acabou de ter um bebê e se casar, portanto quase não aparece na história e a Big Cindy também aparece muito pouco.

Nesse, temos o Myron já quarentão e entre a história anterior e essa se passaram 6 anos e nesses 6 anos ele não se envolveu em nenhuma investigação. E o autor mostra justamente isso: o Myron enferrujado e se obrigando a investigar o desaparecimento da filha de uma amiga de escola, pois se sente culpado por ter sido a última pessoa a vê-la.

As reviravoltas continuam incríveis e a trama policial continua arrebatadora, mas senti falta do humor e de uma interação maior entre os personagens de sempre.

Mas amei um aspecto da história: o Harlan tem alguns personagens recorrentes, não só na série do Myron, mas nos livros únicos: a investigadora Loren Muse que é uma personagem que eu adoro. Aliás, adorei o Myron falar que conhece a investigadora por causa do caso Matt Hunter, que é o protagonista do livro O inocente, um dos meus livros prediletos do Harlan.

Além da Loren, a Hester Crimstein, outra personagem recorrente nas histórias do autor também dá as caras e eu adoro quando ela aparece. Ela é uma advogada bem exagerada, típica desses programas de telebarracos. Tem como não amar uma figura assim?