Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell




Resenhas - Fora de Série - Outliers


216 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


FeelipePM 01/05/2020

Outliers
baseado em histórias de inúmeras pessoas de sucesso, Malcolm Gladwell, no livro Fora de Série, mostra como ninguém ?se faz sozinho?.

Para Malcolm Gladwell, mais importante do que entender como essas pessoas funcionam, é descobrir qual é a cultura delas, o período em que nascem, seus amigos e família.
comentários(0)comente



Rbraga 27/04/2020

??????????????????????????????
comentários(0)comente



Rafael Augustto 22/04/2020

Não existe talento
O livro conta varios casos de pessoas que n nasceram com talento, mas mesmo assim conseguiram brilhar
comentários(0)comente



Morsinaldo 20/03/2020

Muito Top
Tem muitas coisas legais nesse livro. Eu fiquei muito feliz por ter lido ele num período da faculdade que eu estava pagando probabilidade e, por isso, deu pra relacionar muitos conceitos. Tem muitas curiosidades e o autor mostra elas de maneira simples e objetiva.
comentários(0)comente



Caio Lamarão 04/03/2020

O porquê do sucesso
Superação? Esforço individual? Sorte? Oportunidades? Um legado?

O autor expõe ao longo do livro diversas vantagens e chances que levaram indivíduos notáveis à se destacar da multidão e quebra alguns mitos ao longo do livro também.

Achei muito interessante como ele derruba a questão da meritocracia (individual, que muitos usam para se vender), porém, o "sucesso" é abstrato, diferentes níveis de exigência levam a diferentes níveis de realização. Nem sempre o sacrifício que está em jogo para se tornar um "Outlier" é válido para uma pessoa com padrões mais baixos e pensamentos mais simples, ignorando isso e levando em conta o padrão convencional de "sucesso" o livro faz todo o sentido.

A grande lição que fica para mim após a leitura do livro é que: sozinhos, não conseguimos obter o sucesso acima da média, não importa a inteligência, vantagens naturais ou culturais nem decisões acertadas. Estar bem preparado quando a Chance aparecer faz toda a diferença

O livro começa com um questionamento e capítulo após capítulo consegue respondê-lo e conecta-lo. Leitura fácil, agradável e altamente informativa. Recomendo.
comentários(0)comente



22/01/2020

Gostamos de acreditar que pessoas bem-sucedidas contaram somente com sorte ou um talento nato e pronto, as coisas simplesmente aconteceram. Como se o sucesso tivesse surgido como mágica na vida delas. Claro que não é bem assim, e neste livro o autor vai destrinchar casos famosos de sucesso e nos mostrar que talento é necessário sim, um pouco de sorte sempre vai bem, mas principalmente, o que torna uma pessoa “fora de série” é uma sequência favorável de eventos, na qual a oportunidade somada ao aperfeiçoamento fará toda a diferença.

Ter nascido numa época propícia para determinado segmento pode ser fundamental para o sucesso. Bill Gates não seria quem é se não tivesse nascido no período em que nasceu, porque isso determinou mais para frente a sua entrada num mercado que estava em expansão. Soma-se isso o fato de ele se interessar por computador logo cedo, numa época em que isso não era acessível, e possuir pais ricos que podiam bancar esse hobby. Tudo isso está conectado e é um ótimo exemplo de uso das oportunidades que foram surgindo em sua vida. Caso tivesse nascido antes ou depois, poderia ter perdido o boom da informática que surgiria mais adiante. Caso não tivesse pais ricos, talvez não tivesse acesso a computadores tão cedo. Caso não tivesse esse acesso, não teria aperfeiçoado seus conhecimentos. O fator sorte estava presente também, claro, mas mais que isso, foi uma série de oportunidades que acabou determinando o seu sucesso.

Um capítulo muito interessante também é sobre os gênios com QI altíssimos. Quando pensamos neles, automaticamente pensamos em sucesso, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ter inteligência analítica não é o mesmo que inteligência prática, e nessa hora conta muito a cultura em que você está inserido e seu ambiente familiar. Crianças que são expostas a diversas situações, acabam tendo mais conhecimento de mundo, assim como as que são incentivadas a lidar com a autoridade. Futuramente, crianças assim se sentirão menos intimidadas com as situações adversas que surgirão pelo caminho.

Se eu tivesse que pedir para alguém ler somente um capítulo deste livro, seria sobre o do Índice de Distância de Poder, na qual o autor usará exemplos de desastres aéreos ocorridos por um motivo que a princípio não faz sentido: a hierarquia dentro da cabine de comando. Ao acompanharmos a transcrição da caixa preta, nos deparamos com um comportamento bizarro dos copilotos, claramente intimidados perante a presença do piloto, ou seja, da autoridade. É algo tão grave, que nem mesmo em situações assim, de emergência, a pessoa consegue se impor, e isso pode ser explicado pelo IDP. Quanto maior a distância, maior será a dificuldade da pessoa em lidar com autoridade e maior será seu complexo de inferioridade. Achei fascinante e me vi concordando em diversas partes, já que parte da minha cultura é a japonesa, em que essa questão da hierarquia é bastante enraizada.

Por outro lado, quando ele entra no capítulo sobre os motivos por trás do alto índice de violência no sul dos EUA, devo dizer que achei um pouquinho forçado. Outro ponto que não concordo muito é quando ele fala que não importa muito a faculdade que você ingressar, que Harvard, por exemplo, é tão boa quanto qualquer outra. Se o sucesso está atrelado a oportunidades, na minha visão, Harvard pode oferecer mais oportunidades – e melhores! – do que as com menos prestígio. Mas ao mesmo tempo, entendo o que ele quer dizer com isso, afinal, ter feito Harvard não é garantia de sucesso se os outros pontos não estiverem alinhados.

Leitura interessantíssima! Assim como ocorreu com os advogados judeus, espero que haja alguma oportunidade futuramente envolvendo mulheres descendentes de imigrantes japoneses, nascidas no Brasil na década de 1980. A essa altura, somente aproveitando alguma situação adversa para me salvar!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Leo Moura 10/06/2019

Muito além das 10 mil horas...
O grande hype sobre este livro sempre foi quanto a questão das 10 mil horas, no entanto, ele vai muito além. Gladwell tem uma escrita leve e fluída, os exemplos reais deixam o livro longe de ser massante. Nessa pegada, o autor nos mostra que o sucesso advém de um conjunto de fatores que muitas vezes não levamos em conta. É nesse contexto que a leitura nos faz refletir sobre nossa própria jornada, conseguimos entender tudo que nos ajudou e atrapalhou nessa caminhada, fazendo com que nossa visão de êxito e meritocracia nunca mais sejam as mesmas. Recomendo bastante a leitura.
comentários(0)comente



Victor Damasceno 11/04/2019

Muito bom! Exaustivo, mas compensador.
Os livros do Malcolm possuem diversas histórias que dão contexto a suas explicações. Nem sempre ele é tão direto. Por vezes, pelo menos pra mim, a quantidade de exemplos que ele dá é exaustiva, embora realmente dêem muita base para o que ele explica, além de que serve como coesão para o raciocínio e narrativa que ele segue. A leitura é leve, mas se você prefere livros mais diretos, como eu, terá que se esforçar para ler qualquer um do Malcolm, mas com certeza valerá a pena. É o terceiro dele que leio e não me importo de ter que me esforçar mais, e vou além, vejo que é um escritor brilhante. Recomendo.
comentários(0)comente



Patini 03/02/2019

Fora da curva.
O autor compartilha diversos exemplos de pessoas que conseguiram se destacar nas suas áreas, mas não porque elas eram extraordinárias, mas porque elas se dedicaram muito mais do que outras. O ?sucesso? nada mais é que a fórmula de 4 elementos: suas raizes, sua história, sua dedicação e as oportunidades que você abre. Um livro instigante que nos faz perceber que todos podem chegar lá, basta querer.
comentários(0)comente



alvaro_becker 16/11/2018

Leitura leve
Um livro com historias de vida e de sucesso, sobre pessoas e comunidades que venceram e as condições que permitiram. Aborda questões tais como longevidade, qualidade de vida, QI e habilidades. Vale a pena ler, leitura leve e envolvente.
comentários(0)comente



Messias.Silva 12/10/2018

Meritocracia ou "oportunocracia"?
É uma leitura obrigatória para todas pessoas que acreditam em meritocracia. Gladwell consegue ser direto em desmistificar a ilusão que temos sobre pessoas que conseguiram fazer sucesso em suas respectivas carreiras, com dados empíricos e fatores sociais.
Sabe aquele gênio do software, da matemática, do xadrez ou, até mesmo, da argumentação? Não ache que eles se tornaram gênios porque nasceram assim ou por conta de seu esforço. Tudo não passa da grande oportunidade que tiveram por nascer em uma determinada época, determinado país ou determinada família.
comentários(0)comente



Igor13 04/10/2018

Sinto muito, mas Outliers existiram e continuam a existir
Apesar do título, o autor não defende a existência de Outliers, isto é, pessoas surpreendentes.

Sim, cultura, família em que nasceu, hard work, circunstâncias externas e oportunidades são decisivas. A 'sabedoria popular' já diz "estar no lugar certo na hora certa".

Porém, o livro fala sobre super casos de sucesso. Pessoas que influenciaram o destino de povos, ciência, filosofia ou da humanidade em geral. Esses indivíduos não são só resultado das circunstâncias. Precisaram delas, concordo. Mas foram muito além disso.

Apesar de gostar do livro e achar seu argumento interessante e válido na maior parte do tempo, penso que o autor forçou um pouco no final.

Valorizei tanto o livro que tentarei aplicar as lições do livro na criação e direcionamento do meu filho - que ainda é um bebê de 1 ano e meio. Não há nada de errado em tentar aumentar os 'odds' dele na vida, há?
comentários(0)comente



Flávio 17/09/2018

A necessidade do outro para o sucesso de um
Não é um livro fora de série do ponto de vista de argumentos, pois muitos destes já são um concesso na sociedade. Ninguém alcança o sucesso sozinho, tanto é que quando alguém ganha um prêmio é sempre comum um discurso de agradecimento à família, amigos, Deus, equipe... Mas, o fato de os argumentos já serem um concesso entre a população, ou pelo menos a maior parte dela, não faz do livro algo obvio, pois mostra de uma forma cientifica como família, cultura, dedicação... contribuem para o sucesso. O autor utiliza-se de uma linguagem simples o que não torna o livro cansativo.
Eu, particularmente, me identifiquei muito com os argumentos pois já enxergava a sociedade da mesma forma. Um exemplo é o modo como o rico educa o filho para questionar e o pobre educa para obedecer, sempre observei isso dentro da sociedade brasileira e credito a isto uma das principais causas do grande problema do voto por parte de uma grande parte dos brasileiros.
O livro é acima de tudo uma lição de humildade, pois mostra que precisamos um dos outros e só assim chegaremos aonde desejamos estar. Já dizia a música "É impossível ser feliz sozinho".
comentários(0)comente



Fernandes.Vedder 21/08/2018

Que livro maravilhoso! O sr. Malcolm, consegue por meios de historias reais, desmistificar o mito das pessoas que se gabam de terem conquistado o "sucesso" sozinhas!
Uma serie de fatores como, sorte, geografia, época, fatores externos, etnias, entre outras, explicam melhor, como determinadas pessoas alcançaram o sucesso! Vale muito a leitura!
comentários(0)comente



216 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR