Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Bruna1897 13/05/2023

Adorei as histórias contadas nesse livro! Leitura super fluida e insight valioso! Vou recomendar a todos meus amigos!

Maria13367 08/05/2023

Fora de série Outliers
É uma leitura bem tranquila e fácil de compreender. O livro fala sobre a importância da sociedade, da família e das oportunidades quando se diz respeito à ser ou não uma pessoa bem sucedida.

Existem várias pessoas com QI altíssimo e que não tiveram muito sucesso na vida, assim como existem pessoas com QI baixo, porém, se tornaram grandes nomes e ganharam prêmios incríveis por grandes feitos...

Foi uma indicação que valeu muito apena. ? Amei a leitura pelos insights, por mostrar que mesmo quando temos muito esforço e determinação é necessário uma "chance" para conseguirmos ter sucesso. Quanto a essa chance... Muitas vezes cabe a nós mesmos cria-lá!

Less 27/04/2023

Mais ou menos
Neste livro, o autor Malcolm Gladwell fala sobre pessoas Fora de Série, ou seja, pessoas dotadas, muito inteligentes. Ele fala sobre temas como: oportunidade, esforço, dom e q.i.

Para o autor, o Fora de Série é aquele que tem oportunidades e se agarra a ela. Corre atrás, trabalha, acorda cedo. Para ele, estar em um contexto cultural é de suma importância para o Fora de Série aflorar-se.

Por exemplo, Viena é um centro econômico e cultural que abrigou diversos gênios, dentre estes: Haydn, Mozart, Beethoven e Freud. Isso é essencial. Para ele não adianta alguém como Beethoven nascer na África onde não teria pianos e recursos.

Os recursos são importantes para o aprimoramento intelecto-moral. Sem livros não há progresso científico.

Malcolm Gladwell aborda o tema do dom. O dom ele deve ser usado é transformado. Uma pessoa que tem dom e não faz o uso não germina a semente do conhecimento mais expandido.

Ainda assim, aborda o fato do q.i. ser um teste que muitas vezes não aborda outras inteligências como a visual e da sinestesia. O q.i. é um exame limitado, pois julga apenas o lado racional e crítico, deixando de lado outras múltiplas inteligências.

Toiço Master 05/04/2023

Fora de série , mas nem tanto assim .
Malcolm conseguiu explicar que o sucesso não é somente questão de sorte, mas sim as pessoas estarem inseridas num espaço tempo propício a dar certo sua ideias e desenvolverem seus trabalhos garantindo a conquista e ganho econômico.

Gostei da escrita dele e fácil e leve , tem dicas de livros e estudos científicos.

Vale a pena a leitura, ?.

Jessica M. 05/03/2023

O sucesso é uma combinação de talento e preparação
Enquanto eu lia a biografia de Steve Jobs, uma coisa me veio à cabeça: estaria ele estava no lugar certo e hora certa?

“Steve Jobs cresceu em Mountain View, Califórnia, ao sul de São Francisco, o epicentro do Vale do Silício. Seu bairro estava repleto de engenheiros da Hewlett-Packard.”

Este livro desmistifica o fator sucesso ao argumentar que as pessoas bem-sucedidas na verdade puderam se dedicar mais às tarefas que o permitiram alcançar a excelência (pesquisas indicam que são necessárias 10 mil horas de prática), considerando também os fatores culturais que o beneficiam.

“Eles são os beneficiários de vantagens ocultas, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitiram aprender, trabalhar duro e entender o mundo de uma forma que os outros não conseguem.”

Eu sempre tive muitas dúvidas sobre por que algumas pessoas agiam de determinada forma, e também costumava comentar que me parecia que pessoas nascidas em determinada década não tiveram tanta sorte profissionalmente.
Sei que o trabalho do autor tem algumas pontas soltas, mas achei-o fantástico. O capítulo que fala sobre os pilotos de aviões repetia incessantemente as mesmas falas e explicações de diferentes ângulos, mas basta apenas pular alguns parágrafos. Nada que me fizesse tirar estrelas. Aprendi muito.

Helô 01/03/2023

O livro mostra muito claramente como todos os fatores históricos, culturais e familiares tem influência no sucesso, pois o sucesso não é feito sozinho, ele é um conjunto de fatores que proporciona possibilidades a alguns indivíduos que agarram com todas as suas forças.

Sandi 20/02/2023

A construção do sucesso
Esse livro é para quem se interessa por entender a construção do sucesso, o que contribui. Tudo vem vem do eu e do meio.

Riccardo0 18/02/2023

Lições de vida pra muito além do "Sucesso"
Eu ouvi esse livro, não li, na voz do próprio autor, no Youtube. Os "estudos de caso" que ele apresenta me deu insights poderosos sobre várias situações do meu cotidiano e expandiu minha visão da sociedade para sutilezas que me passavam completamente despercebidas.

Pedro.Lemes 11/02/2023

Livro muito interessante, com muitas informações, curiosidades e histórias que reforçam as ideias comentadas. Nos mostra de forma clara como muitas pessoas e empresas de sucesso chegaram onde estão e como nada é do nada.

Café 11/02/2023

Excelente
O livro olha as pessoas de sucesso por um ângulo diferente, não olha o talento da pessoa e o esforço que ela fez pra chegar onde chegou, olha pela oportunidades e chances que a pessoa teve ao longo da vida. Essa perspectiva trás insights diferentes. Vale a leitura

Suzane 03/02/2023

Nada é o que parece
O livro desconstrói a narrativa de várias histórias de sucesso, mostrando que nem sempre ele vem pq a pessoa é muito acima da média, mas sim com a época que nasce, onde, a estrutura familiar, etc

Cássio F B 26/01/2023

Outliers
OutLIARS am I right?

Dannielholanda 24/01/2023

Não é uma leitura comum pra mim.
Outliers - Fora de Série:

Não é um livro que eu geralmente iria ler. Realmente gostei da indicação do meu tio, fez a minha perspectiva de sucesso mudar completamente.

O sucesso não é somente ter sorte ou talento, deriva de outras variáveis. E nesse momento da minha vida eu estava precisando de um livro que abrisse meus olhos como esse fez, mas não sabia.

Nada vêm do nada pra ninguém, é preciso de muitos fatores pra que algo aconteça, e se a pessoa estiver disposta a fazer aquilo acontecer.

Não sei muito o que falar sobre o livro, mas é muito bom. Só teve um capítulo que achei extremamente maçante de ler, o capítulo dos advogados. De resto é um livro que dá pra ler bem rapidinho, o escritor brinca com a gente durante a narrativa.

Estou disposto a fazer o que eu preciso pra garantir meu futuro e meu sucesso.

Mauryane 03/01/2023

Um livro interessante, muito indicado a leitura e que gostei de ler, mesmo que devagar e com pausas para outros livro.
É um livro que aborta uma investigação ao sucesso, trazendo a trajetória de pessoas de diversos segmentos.