Fora de Série - Outliers

Fora de Série - Outliers Malcolm Gladwell

Resenhas - Fora de Série - Outliers

Filipe 08/08/2021

Desmistificando o sucesso
Livro muito bom. Trata muito do assunto de que as pessoas não tem sucessor por acaso, antes que alguém trate aquela velha história de empreender e ser seu próprio patrão.
O autor mostra que certas pessoas tiveram uma certa "ajuda", seja o dia ou ano em que nasceu, época, local, e até mesmo os pais de tal pessoas podem influenciar no seu sucesso.
Sucesso não é só tentar e dar certo padrão e um quê de sorte, há mais mística por trás disto e uma sorte de nascer no local e época exata, a exemplo de Bill Gates.

Fernanda 05/08/2021

Bom livro
O autor nesse livro, procura um padrão em pessoas que se destacam em várias áreas.

Ele fala de atletas de hóquei, como são selecionados para os grandes clubes, como é essa seleção. Ele cita pessoas como Bill Joy, Bill Gates, Beatles. Como se destacaram? O que fizeram de diferente de outras pessoas?

Um capítulo é reservado sobre acidentes aéreos e a comunicação entre piloto e co piloto, como essa comunicação pode fazer diferença na prevenção de acidentes e o que aconteceu de fato em alguns acidentes que ele cita no livro.

Malcolm diz que ser bem sucedido não necessariamente significa ser mais brilhante, ter um dom extraordinário e que muitas vezes vitoriosos são os que tiveram mais oportunidades, e que quando estas apareceram, as agarraram.

Portanto, segundo o autor, o sucesso para uma geração de pessoas tem muito a ver com a época que nascem e o que está acontecendo nessa época. Então, as chances de se dar bem na vida de quem nasce após uma guerra são bem diferentes de quem nasce quando há algo em expansão no mundo em época de paz.

As oportunidades variam de época para época da humanidade, e o sucesso de quem nasce em cada momento diferente da história também é influenciado pelo o que está acontecendo no mundo.

Então alguns são mais sortudos que outros? Pode ser, foi mais ou menos isso que eu, Fernanda, interpretei, Eu entendi que o sucesso de cada um tem muito a ver com a época que nasce, mas também tem a ver com a forma como é criado, e com as oportunidades que aparecem e quais delas cada um de nós agarra ou ignora.

O livro traz muitos casos concretos e muito assunto para refletirmos.

Bom livro, recomendo.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2021/08/resenha-fora-de-serie-outliers.html

Nila 28/07/2021

Não é mais um livro de coach superestimado
Com certeza absoluta este livro entrou no meu ranking de favoritos. Não é mais um livro de coach superestimado em que basicamente falam que basta querer e tentar. Neste livro o autor traz sim a importância da iniciativa e, principalmente de aproveitar as oportunidades, mas também reconhece que existem diversos fatores que impactam no sucesso de uma pessoa. Como o próprio livro traz à sua maneira, este negócio de fui alguém na vida apenas com meu proprio esforço é uma grande mentira, visto que somos seres sociais, dependemos de outros e justamente são nossas relações e nossos aprendizados que impactam no tão chamado sucesso. Simplesmente maravilhoso.

Alessandra.Pinheiro 26/07/2021

O que realmente é responsável pelo sucesso? Bom, fiquei muito surpresa com a forma de ver que a sorte existe, o livro não trás aquele ?mimimi? de o sucesso por trabalho, existe um pouco de sorte, existe ajuda e muito trabalho. Meu primeiro do Malcom e terminei querendo ler todos!

Cah 13/07/2021

Outliers
Não basta ter talento, inteligência e tantos outros mais atributos, uma pessoa não alcança o sucesso sozinha.
Costumo dizer que um QI bem grande ajuda e não estou falando do Quociente de Inteligência, mas, sim, do Quem Indica. Uma série de outros fatores são certeiros para que as pessoas consideradas fora de séries alcancem o seu sucesso.
O livro é de leitura fácil, com muitas histórias, gostei.

Ângela Bittencourt Cardoso 23/06/2021

Amei
Esse livro é incrível. Baseado em inúmeras pesquisas científicas já realizadas, ele mostra o quanto nossa cultura e as profissões dos nossos antepassados têm impacto no nosso presente e futuro.

mug 11/06/2021

Desapontado
Comprei este livro porque sempre ouvi que é um grande livro. Incrível. Na verdade é, mas apenas no começo.
Na minha opinião, o autor vai muito fundo nos tópicos, escrevendo muitas, muitas páginas sobre algo que ele poderia ter abordado em poucas. Muitos detalhes, tabelas, gráficos ... que, na minha opinião, são absolutamente desnecessários para um bom entendimento e pior, tornam os tópicos tão longos e cansativos.
Confesso que saltei algumas páginas. Em resumo: desapontado.

Pedro.Xavier 28/05/2021

O peso da sorte para o secesso
Com uma escrita leve e bem dividida, o autor através de exemplos e dados bem precisos confronta o sucesso com acontecimentos ao acaso, na vida de pessoas bem sucedidas.

Campos 25/05/2021

Curioso
Interessante, t alguns conceitos que acho meio exagerados, mas creio que serve como uma maneira de enxergar diversos cenários de outras formas

Elton.Oliveira 21/05/2021

Foco , objetivo e oportunidade ! Essa é uma tríade que o autor desenvolveu de forma minuciosa e categórica. Muitas vezes nos deparamos com os outliers e ficamos vangloriando apenas o estágio final de suas conquistas sem olharmos todo o percurso. Gladwell nos mostra que por trás de todo fora de série tem uma grande fase de superação e de muita sorte envolvida também !! E que não basta apenas esforço , temos que ter um série de fatores que nos impulsionarão para o topo. Há também fatores regionais, econômicos , sociais que também farão peso na formação do Outlier. Livro esclarecedor e de muita reflexão para o nosso crescimento pessoal !

Wells.Jesus 26/04/2021

O sucesso não é fácil
Esse livro mostra que o sucesso depende de vários fatores, como oportunidade, treinamento, a cultura do seu país pode enfluencia na sua caminhada ao sucesso.

O autor mostra que Bill Gates para se torna um bilionário, teve todas oportunidades, família certa, e lançou seu produto na época, tinha 10 mil horas programando, tudo isso levou ele a se torna um bilionário.

O livro mostra a realidade, o sucesso não tão fácil como muitos pinta, nunca se vence só.

Fer 21/04/2021

Muito interessante
O livro apresenta uma visão muito interessante do sucesso, mostrando o que levou pessoas que atingiram o sucesso a esse patamar, achei super legal e fácil de ler.

Passos 13/04/2021

Fora de Série
Ótimo livro, que mostra incríveis coincidências de fatores que ajudaram na trajetória de personalidades. O autor nos mostra que muitas vezes não foi apenas a genialidade dessas pessoas que impulsionou suas carreiras, mas um conjunto de fatores.

JoAo.Padilha 21/03/2021

Melhor de 2021 até agora.
Sucesso, quantos fatores contribuem para esse tão sonhado nome fazer parte das nossas vidas. O efeito mateus, a regra das 10 mil horas, o problema doa gênios, as lições do advogado Joe Flom, o fator cultural dos seus ancestrais, os acidentes de avião, arrozais e matemática... foram tantas historias e tantos aprendizados. Um livro que muda a forma como você encara o sucesso.