O romanceiro da incofidência

O romanceiro da incofidência Cecília Meireles

Resenhas - O romanceiro da incofidência

Lóren 15/09/2023

Ai gente que livro né
Foi um dos primeiros livros que eu li depois de um grande período de tempo sem ler um livro por completo, e por indicação da minha professora de português, e que cai em vestibular. Mas minha motivação não foi o vestibular, mas sim no enredo da obra
Eu AMEI a leitura e da maneira que ela coloca os vilões e heróis
Soube muito mais sobre a inconfidência mineira pelo livro
Então além de uma narrativa em poemas (romanceiro) que é maravilhoso por si, traz uma reflexão ao leitor além de informar sobre a história do Brasil
Recomendo muitoo

mari ana 22/08/2023

Agradeço muito a fuvest por me fazer ler esse porque por conta própria eu provavelmente jamais leria ela mas eu estou completamente apaixonada no jeito que ela escreve e no final ela explicando o porque ter escolhido a história mineira pra contar e porque em forma de poesia. simplesmente perfeito

Maria.Sermon 12/03/2023

Romanceiro da Inconfidência
Não gostei, de jeito nenhum, não entendi nada, o livro é de português antigo, aí o pessoal vai falar ?pq leu então?? pq fui obrigada MKKKKK, foi mandando na aula de lp a ler sobre o livro, para apresentar um trabalho, mas eu não entendi NADA, e não é o tipo de leitura que eu gosto

bruna gama 13/10/2022

Esquisito e fascinante
É claro que a experiência foi esquisita, nunca li nada parecido. Senti que o livro era chato, arrastado, confuso em muitos momentos e sei que não fui a única. Mas havia no fundo desse estranhamento muito fascínio pela Cecília Meireles. Como alguém foi capaz de escrever isso? Como ela conseguiu pensar com a cabeça de tantas pessoas? Como me convenceu tão bem de tantas narrativas? Como tem tanto repertório e soube aplicá-los tão incrivelmente?
Talvez tenha sido o livro mais bem escrito que eu já li, apesar de não ser o meu favorito.

Cazuz0 10/08/2022

Cecília, a voz do povo
Quando peguei para ler esta obra (para o vestibular) imaginei que a leitura seria um saco! Mas me provou muito pelo contrário. Arrisco dizer que das obras da coletânea da Fuvest que eu já li, essa é a melhor.

Só para contexto, um romanceiro é uma coletânea de romances que era muito comum na idade média, mas com o gênero épico. Este romanceiro da Cecília é lírico. Além de lírico é muito singular, pois consegue combinar a poesia com história, com muita maestria, pois além de tratar de um acontecimento histórico real, ainda consegue ser subjetivo e emotivo, não implicando em nada no que tange à história.

Nestes 85 romances, divididos em 5 partes, a autora faz com que o eu lírico muitas das vezes seja um cidadão qualquer, como o bêbado do romance 68, que é uma pessoa qualquer, mas que ganhou voz através da autora. A própria conta em alguns textos as suas experiências em Ouro Preto e a melancolia presente naquele local que parece estar preso no passado e que os fantasmas daquele tempo a ajudaram a escrever os romances.

Enfim, é uma experiência muito diferente de tudo que já li e eu recomendo muito mesmo essa leitura, que deveria ser mais reconhecida no país (até por isso está na coletânea da Fuvest), mas é realmente muito interessante o fato de a autora tirar estes fatos da obscuridade do esquecimento e trazer à tona este triste e revoltante episódio de nossa história.

Como sempre eu ficaria horas falando de literatura (*_*)

Henrique0 03/06/2022

Romanceiro
é o livro de Cecília Meireles que relata fatos referentes à Inconfidência Mineira e traz personagens históricos, como Tiradentes, para a ficção.

Marco118 30/04/2022

Romanceiro da Inconfidência
Gostei muito da Cecília Meireles, mesmo; gostei do estilo de poesia dela. E gostei, também, da forma com que ela aborda os temas nos seus poemas.

Achei especialmente lindas as últimas imagens que a autora nos descreve, lá para o fim do livro. De fato, esses poemas, de tão bem colocados, constituem praticamente um romance, um verdadeiro romance! São simples e profundos...

Parece-me, aliás, que a Inconfidência Mineira foi muito bem retratada.
Recomendo!

Mila 20/01/2022

Interessante o poder que uma viagem tem sobre as pessoas. Ao visitar Minas Gerais, Cecília Meireles sentiu a necessidade de pesquisar e escrever sobre o momento histórico que foi a inconfidência mineira. Uma luta vista a partir de um olhar poético.

Gi Gotardo 12/12/2021

Achei interessante ver a história pelo ponto de vista da autora (por mais que seja ficção). No começo, foi um pouco confuso, mas depois fui entendendo mais.

mari 08/12/2021

Assim, a Cecilia escreve poesia MUITO bem, mas como eu li para vestibular eu já não tava mais aguentando kkkkkkkkk

@bibliotecagrimoria 17/02/2021

Uma bela união entre História e poesia
O livro de Cecília tem por objetivo dar voz as personalidades do período da velha Ouro Preto, Vila Rica e demais localidades circunvizinhas das Minas Gerais do Século XVIII.
Valendo-se de pesquisa histórica intensa, a autora muitas vezes se coloca na posição de uma personagem da época: um inconfidente, uma mulher, um bêbado ou mesmo a pedra e os rios que presenciaram a sina daqueles que hoje são os mártires da História nacional; muitas vezes incompreendidos, cuja vontade jamais foi tão bem exprimida como neste romanceiro.
Um livro que se debruça sobre a nossa História, com ares de épico, estruturado na forma de versos e preenchendo as lacunas deixadas pela historiografia com o que há de mais belo na poesia; o lirismo.