A Revolta da Cachaça

A Revolta da Cachaça Antonio Callado

Resenhas - A Revolta da Cachaça

penapensante 05/05/2016

Intrigante!
Imagine-se em casa, numa manhã tranquila, quando, de repente, chega uma entrega inusitada, sem nenhum bilhete, remetente ou endereço: um tonel cheio de cachaça. Qual seria sua reação?
Leia a resenha completa no blog! =)

site: http://www.penapensante.com.br/2016/04/a-revolta-da-cachaca-de-antonio-callado.html

ricardo_22 21/04/2016

Resenha para o blog Over Shock
A Revolta da Cachaça, Antonio Callado, 1ª edição, Rio de Janeiro: José Olympio, 2016, 124 páginas.

Talvez mais do que nunca vivemos um momento de intensas e importantes lutas pelos direitos de todas as pessoas, independente de crenças, raça ou orientação sexual. Consequentemente esse fato faz de A Revolta da Cachaça uma obra atemporal, em especial ao pensarmos que a peça teatral, escrita em homenagem ao ator Grande Otelo, trata a descriminação de atores negros no meio artístico e qualquer semelhança com as polêmicas das últimas edições do Oscar é mera coincidência.

O debate racial em A Revolta da Cachaça faz parte de algo muito maior, afinal o enredo compõe o chamado Teatro Negro de Antonio Callado, composto por outros três trabalhos. Mas, tão importante quanto a temática, o enredo se destaca pela forma como o dramaturgo soube usar de seu trabalho intelectual em defesa dos direitos daqueles que defendia. Reconhecido principalmente por sua elegância, Callado, que era um intelectual de esquerda, fez algo que muitos artistas ideológicos não conseguem nos dias de hoje: liderou com sua obra uma luta eficiente em busca de seus interesses.

Nesse caso em especial, a história se foca no dramaturgo Vito e em sua esposa Dadinha, ambos brancos. Os dois são surpreendidos por um inusitado presente: um tonel de cachaça, que chega sem qualquer remetente. Tão inesperada quanto o presente é a visita de Ambrósio, um ator negro que foi o responsável por enviar o tonel a fim de a cachaça acompanhar os amigos em uma intensa discussão sobre seus passados e as questões que incomodam o ator, como o descaso com os negros e a falta de interesse de seu amigo em concluir uma peça.

Aparentemente esse é um enredo simples, porém que tem muito a dizer. Callado reservou surpresas agradáveis ao longo da história e assim agradou também ao retratar, com veracidade e o cuidado necessário, a vida de um ator negro no teatro. A questão é que na época (e muito provavelmente ainda hoje), os atores negros são desprezados e muitas vezes seus papéis são de pouca importância, quando não são apresentados em estereótipos e personagens descartáveis, por isso a importância do debate.

No fundo tudo se baseia na busca de Ambrósio por um papel de protagonismo em uma peça teatral. Para isso a ideia é que Vito escreva um roteiro inspirado na revolta que dá título ao livro, ocorrida no século XVII e que resultou na decapitação de duas pessoas que se recusaram a acatar a ordem de não produzir cachaça. A revolta em si é um episódio classificado como o primeiro momento democrático da história brasileira, mas para a obra é o ingrediente responsável por apimentar as relações.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/04/resenha-379-revolta-da-cachaca.html

Mari | Triplo Books 14/04/2016

Uma notória crítica
Esta peça é uma notória crítica de Antonio Callado, não somente à sociedade, como também ao teatro brasileiro. O próprio Callado havia escrito peças anteriores a essa (são conhecidas como teatro negro) e elas foram representadas por atores brancos usando maquiagem para escurecer a pele. A grande ironia do destino foi que justo A Revolta da Cachaça onde o protagonista seria negro (quem o interpretaria seria Grande Otelo, mas não deu certo) ficou inédita ao público até 1983. É um tanto quanto triste, não é mesmo?

*Completa no blog

site: http://triplobooks.tumblr.com/post/142788884938/a-revolta-da-cacha%C3%A7a-ant%C3%B4nio-callado

@retratodaleitora 03/04/2016

A saga pela peça prometida...
"Digamos, pra chegar à justa medida, que a peça passou a ocupar em mim o espaço que a gente tem para o amor. E meu espaço para o amor é muito grande."

A Revolta da Cachaça foi o último volume do chamado "teatro negro" de Antonio Callado; jornalista, dramaturgo e romancista, Callado faz nesse livro uma metáfora sobre a condição dos negros no Brasil e no teatro.

Dadinha e seu esposo Vito, um dramaturgo, ambos brancos, recebem em sua casa um tonel de origem misteriosa, cujo conteúdo é cachaça da melhor qualidade. Eles ficam intrigados com aquilo, mas não demora muito até descobrirem quem enviou, pois é quando Ambrósio, ator negro e amigo de longa data de Vito, bate à porta do casal e revela que foi ele quem enviou o presente.

Presente esse que serviu para lembrar ao dramaturgo da peça que ele prometeu ao inesperado visitante e que nunca terminou de escrever. Ambrósio tem fome da peça, é nela que pensa e é ela que vai buscar ali, pois já não aguenta mais esperar pela boa vontade de Vito.
A Revolta da Cachaça é o título da almejada peça, que faz referência a um episódio de mesmo nome que se deu no Rio de Janeiro, em 6 de abril de 1661, e que resultou na morte de João de Angola e Jerônimo Barbalho, que foram decapitados por irem contra a proibição da produção de cachaça.

Essa seria a Grande Oportunidade de Ambrósio; a oportunidade de enfim ter seu merecido destaque em uma produção, de brilhar! Está cansado de encenar mordomos e bandidos.

Os três amigos engatam uma conversa regada à cachaça, e logo os ânimos se exaltam e o clima pesa. Dadinha quer relembrar o passado, enquanto Ambrósio sofre pela peça de sua vida e Vito tenta se livrar das investidas dos dois.

"Eu penso na glória como quem pensa numa vingança, sabe? Um saco, Vito, uma merda. É uma merda a gente viver com pena da gente mesmo! Eu tenho dias de chorar só de ver no espelho minha cara. (ri, entre as lágrimas) E minha cara não está ficando mais bonita com o passar do tempo, não."

Uma leitura rápida, mas extremamente interessante. Nunca tinha lido uma peça antes, e essa experiência não poderia ter sido melhor! Escolhi começar por esse, pois assim que li o título no catálogo da editora, fiquei imensamente curiosa! Antonio Callado foi um grande romancista e dramaturgo brasileiro, e A Revolta da Cachaça foi uma de suas últimas peças.

O texto, com 3 personagens principais, é sagaz e nos faz pensar, e acredito que foi isso que o autor quis, sobre a situação do negro no brasil, mais especificamente no teatro e nas grandes mídias; o preconceito que sofrem e a falta de oportunidades em grandes papéis, que não lhe são atribuídos por não se "enquadrarem" nos mesmos.

Essa leitura, por incrível que pareca, me causou muitas risadas, confesso. Algumas situações nas quais os personagens são colocados foram tão cômicas e improváveis que me peguei rindo não uma ou duas, mas várias vezes.

"O que é isso, cara? Pirou de vez? Ou está bancando o ciumento para me despachar da sua vida e não terminar a peça nunca? (ameaçador) Só tem uma coisa: você me mata como artista, mas em compensação eu te mato e ponto final!"

Essa edição, da José Olympio, é um lançamento recente e possui dois ótimos textos de apoio! A capa segue o mesmo padrão dos outros livros do autor publicados pela editora.

Livro indicado a todos!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/03/a-revolta-da-cachaca-de-antonio-callado.html