A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

Adonai 12/10/2021

Primeiro contato com Clarice
Já teve aquela sensação de melancolia crescendo enquanto está lendo um livro? Meu primeiro contato com a escritora e senti saindo pelos meus poros o incomodo de compreender a produção de Clarice.

São contos rápidos, ágeis, mas que também cutucam feridas e até reorganizam algumas formas de pensar certas questões. Peguei o livro para ler apenas um conto (Tentação) e saio das páginas apaixonado por outro: Viagem a Petrópolis.

Foi um primeiro bom contato e espero ter outras chances e formas de ler essa mulher-escritora.
Dan 13/10/2021minha estante
Legal. Outra habilidade dela é descrever sensações e ideias que você acreditava que só você conhecia...

Adonai 15/10/2021minha estante
Sim, Dan! Eu tbm me identifiquei com isso, muito interessante!

Jacqueline112 22/06/2023minha estante
Me ajudem, eu não consigo entender aonde que clica para ler as páginas

Andre.28 26/03/2020

Os Retratos Intimistas de Clarice Lispector
“Amor é quando é concedido participar um pouco mais.”

O modelo diverso e autêntico de escrita da Diva Clarice Lispector é a marca em A Legião Estrangeira. Esse livro publicado em 1964 é uma pequena coletânea de contos da Clarice. Esses contos tem a mais variada temática: estão voltados para temas como: a análise psicológica, filosofia, amor, medo, angústia existencial, melancolia e etc. Esses contos também demonstram a vastidão da Clarice, passagens autobiográficas de uma vida que foi feita por perguntas, angústias existências em meio a uma escrita rasgada, complexa, sensível e verdadeiramente autêntica.

Logo no primeiro conto; “Desastres de Sofia” nós temos uma escrita bem complexa de uma mulher (Clarice?) relatando suas angústias da menina que foi e sua vida escolar (em Recife), como se colocava a garota que vivia sua infância, e que depois de adulta se defronta com a complexidade dos sentimentos do passado, coisa da qual obviamente ela não tinha consciência na época. Marcou-me também o conto “A Mensagem”, em que a vida de um casal de amigos adolescentes se defronta com a complexidade conflitante de seus sentimentos, em uma mistura de sonho e realidade, desejo e desapego.

Sem dúvidas esses contos evidenciam uma narrativa que passa a mostrar como Clarice não estava preocupada em propor enredos sistemáticos, mas sim expressar seus sentimentos e angústias através de uma escrita livre e sem modelos preestabelecidos. Simplesmente deixar fluir a mente e o coração. Uma escrita que ultrapassa a nossa necessidade de contar uma história organizada. Escrever é o meio pelo qual nos exercitamos a nossa complexa forma de existência nesse mundo.

A escrita no vazio de Clarice nos exige a maior atenção e o senso de sensibilidade mais apurado. Clarice brinca com a palavra, volta a si mesma para reconhecer o seu mundo interior tão vasto, inconstante e sincero. Ela ri e chora, reflete e se joga. Escrita rasgada que com toques de 'filosofia engraçada', como no conto “O ovo e a galinha”, onde Clarice brinca com as palavras, divaga, exalta a prolixidade da alma, vê e revê a si própria, exalta a necessidade contraditória de escrever e existir.

À Clarice Lispector só posso prestar as mais sinceras homenagens de um fã declarado. Ler Clarice é uma experiência sensorial, em que o leitor precisa sentir e estar aberto a isso que chamamos de sensibilidade do ser. Por último aqui aponto o conto “Legião Estrangeira”, onde o caráter autobiográfico da Clarice escritora, mãe e ser humano iluminado, que está atenta os retratos diversos da vida através de uma “sensibilidade do observar” apuradíssima, fica mais evidente. A mulher e a menina, a vida diária e o vazio que rasga o peito. Clarice abraça o mundo, deixa-o.

Viver e existir! Clarice em retratos variados, autênticos, reais.

Ive Brunelli 08/07/2012

Profundidade e leveza
Há leitores que preferem os contos aos romances de Clarice Lispector por considerarem estes um tanto introspectivos, herméticos, difíceis de entender. Por isso preferem Laços de Família ou A Via Crucis do Corpo e desistem de narrativas mais densas e extensas como O Lustre, A Cidade Sitiada ou A Maçã no Escuro, por exemplo.

De fato, os contos reunidos em A Legião Estrangeira são, em princípio, mais “fáceis”: são histórias com início, meio e fim. As personagens são bem definidas, bem descritas, os cenários são prontamente identificáveis, há ações que se desenvolvem de maneira clara – tanto que este livro é utilizado em aulas de língua e literatura no sistema educacional brasileiro em seus níveis fundamental e médio. Em outras palavras, seria uma Clarice mais fácil de entender.

Entretanto, a introspecção e o hermético também estão aqui. A sutileza e o sublime de Clarice permeiam, em gotas, essas narrativas aparentemente “fáceis”. E isso constitui a beleza do livro. O leitor de qualquer idade irá certamente se surpreender suspirando diante de certas cenas impressionantemente bem conduzidas.

Entre elas, considero importante destacar:

1) A relação aluno-professor em “Os Desastres de Sofia”, quando ela confessa: “...a prece profunda não é aquela que pede, a prece mais profunda é a que não pede mais”.
2) A constatação de que “pão é amor entre estranhos”, em “A Repartição dos Pães”
3) A impossibilidade do entendimento entre dois apaixonados em “A Mensagem”.
4) O que acontece quando seu bicho de estimação é um macaco em “Macacos”: um conto de pouco mais de duas páginas que constitui, sozinho, e sem exageros, um tratado completo sobre o que é o amor.
5) O conto “Tentação”: um ágil e rápido relato trata do encontro entre uma menina ruiva e um cãozinho basset que se fitam e se entendem. Encontro e entendimento em precisas duas páginas. Quase sufocante de tão bonito.
6) Em “Viagem a Petrópolis”, Clarice constrói uma personagem muito rica: uma velhinha sequinha, doce e obstinada, que emociona o leitor. Final surpreendente. Pérola em forma de conto.
7) Em “A Solução”, a autora trata de amor, ódio e vingança num cenário absolutamente simples, aparentemente previsível, mas com final também surpreendente. Apenas duas páginas e meia capazes de mexer com desejos e sentimentos secretos de qualquer um de nós.
8) O estarrecedor conto “Uma Amizade Sincera”: quem tem amigos verdadeiros, sabe que “amizade é matéria de salvação”. “Queríamos tanto salvar o outro”, diz o narrador. A evolução da narrativa aponta para algo ainda mais profundo. A amizade, com o tempo, pode se transformar em desligamento, talvez em abandono. Mas não precisa ser matéria de mágoa, talvez os pares já tenham se dado tudo o que podiam se dar...

E, finalmente, destaco o conto “O Ovo e a Galinha”. Este, sim, pura exceção ao “fácil”. Hermético total, introspectivo geral, poesia em prosa, narrativa alucinatória, quase uma maluquice. E, de tão denso, absolutamente deslumbrante pelas descrições mágicas do que é ser ovo e do que é ser galinha. Dá pano pra manga. Já li e reli inúmeras vezes, sem me cansar. Já me perdi dezenas de vezes entre ovos e galinhas. Sem me cansar. Uma verdadeira obra de arte, considerada pela própria Clarice como um de seus textos mais densos. Admirável. Partes desse conto são recitados por Maria Bethânia em um vídeo extra encontrado no DVD “De Corpo Inteiro – Entrevistas” (um filme de Nicole Algranti).

Alguns dos contos encontrados em A Legião Estrangeira, incluindo O Ovo e A Galinha, foram republicados em Felicidade Clandestina, de 1971.

PS: A edição da Editora Ática de 1987 contém uma excelente introdução por Affonso Romano de Sant’Anna intitulada “Clarice: a Epifania da Escrita”.
Daniel 22/08/2012minha estante
Macacos: "Um tratado completo sobre o que é o amor"... é isso mesmo. Excelente resenha!

Babi 09/05/2016minha estante
achei o livro todo: quase sufocante de tão bonito.
resenha perfeita.

Matheus 01/01/2017minha estante
Só senti falta de você comentar sobre o conto que dá nome ao livro, o próprio "Legião Estrangeira". Encontrei na menina ofélia um personagem tão marcante e impactante! No mais, uma excelente resenha!

Joao Felipe 23/02/2023

Belissimo
Em minhas aventuras pelas palavras de Clarice me sinto pequeno em tudo que ela passa em sentimentos, e quantos são Ela tem uma delicadeza muitas vezes inquisitiva e que não tem palavras fáceis pra digerirmos tanto pelo estomago quanto pelo coração.
Em um livro curto de contos talvez valha a sua leitura, como uma primeira vez a conhecer algo incrível que foi Clarice.

tinhooo 29/12/2021

clarice né...como sempre, eu gostei muito. quer dizer, no geral eu gostei bastante. entretanto, teve alguns contos que eu não consegui entrar no clima. talvez numa próxima leitura

Pedro 20/09/2021

Perfeito!!!
Perfeito!Não tenho nem palavras pra descrever a mágica,a sensação,a experiência que é ler esses contos.Em alguns eu ri e em outros chorei...Confesso que não entendi todos perfeitamente,mas ler Clarice é isso,não entender também é uma forma de entender.
Margô 14/12/2021minha estante
Massa Pedro ... gostei do que vc disse: o não entendimento é sim uma outra forma de compreensão... principalmente quando se trata da esfinge, Clarice!

Bruno.Dellatorre 15/11/2023

Tormento
O livro mais denso que já li na vida. Ponto final. Sei do perigo que é brincar com superlativos assim, mas sem medo de errar: que livro complicado! Jesus. Agora que cheguei ao fim fico com a sensação de ter lido alguns contos rápido demais, precisaria reler. Mas a cabeça tonteia só de pensar em releitura porque tem uns textos que doeram minha cabeça de tão pesados. E pesados não no sentido comum que é usado pra definir certos livros, pesado porque vão muito fundo. Vão tão longe nas possibilidades humanas que a gente acaba se perdendo. Os melhores contos, pra mim, foram: O ovo e a galinha, A quinta história e A legião estrangeira. Esse último, que fecha o livro e dá nome a ele, é de arrepiar. Teria me arrepiado se eu fosse mais dado a sensações físicas durante leituras.
Só não dou cinco estrelas pra manter a chatice e porque tem uns contos que, mesmo reconhecendo a profundidade, não gostei tanto. A saber: Tentação e Os obedientes.
Ao mesmo tempo em que quero ler tudo da autora, não sei se faço isso tão já porque ainda preciso terminar de digerir esse.
Dica do amigo: leia o mais devagar que puder. É pedir pra ter náusea ler um troço desses correndo.

Karina (Ka) 31/12/2022

O livro trás diversos contos que são extremamente complicados de ler, mas se ler com paciência é algo surpreendente e magnífico

Félix 30/06/2022

Ah Clarice...
Essa mulher é incrível, todos os seus contos são complexos. Mas acredito que boa parte das obras de Clarice não é sobre entender, mas sobre sentir. Sua escrita muitas vezes melancólica é cheia de profundidade, as vezes é crua e entorpecedora e as vezes tão confusa que você se perde, eu ainda não acredito na viagem que eu tive ao ler o conto do ovo. Eu realmente queria ter essa edição, acho que cada conto tem de ser lido com calma, o que não aconteceu muito já que eu tinha pego na biblioteca municipal.

Fillipe 22/04/2020

Não sou leitor de contos, nem fã de Clarice
Antes de comentar sobre o livro acho importante frisar que não sou um leitor de contos. Quero dizer com isso que ler contos me é bastante desconfortável, pois sinto falta da linearidade do enrendo de um romance. E ler os contos de Clarice então, mais do que desconfortável, foi, pra mim, maçante. Não pela autora, claro. Não faço aqui uma crítica a ela, jamais teria essa pretensão.

E mesmo incorrendo no risco de ser apedrejado por não gostar da 'diva', venho aqui expressar o que achei do livro. Eu não entendo de contos ou da literatura de Clarice, mas entendo um pouco sobre mim, pelo menos o suficiente para saber o que gosto ou não.

O livro possui treze contos, dos quais consegui me interessar apenas por um, que foi 'Viagem a Petrópolis'. Os outros trazem temáticas até interessantes, como questões familiares, infantis, solidão, entranto as temáticas parecem ser trabalhadas profundamente pelo prisma da vivência da autora, parecendo ser importante acompanhar a trajetória dela para que os contos façam mais sentido. Não sei, foi minha impressão.

Como tenho preferência por romance e por histórias 'redondinhas', isto é, que apresente certa linearidade, e que mesmo com processos subjetivos a gente possa entender aonde está, acabei ficando boiando quase o tempo todo na leitura de 'Legião Estrangeira'.

Se for o seu primeiro contato com contos, que foi praticamente o meu caso, aconselho a buscar um autor mais 'leve'.

Pra mim não foi uma leitura agradável, mas, talvez, importante.
Acredito que ainda lerei outras obras da autora, porque entendo ser imporante sair da zona de conforto. E consegui perceber bastante profundidade na escrita dela, mesmo que sua forma de escrever não tenha me tocado neste momento.

antonio446 07/10/2022

eu vou virar o fã número 1 da clarice lispector
antes de tudo, importante esclarecer que esse livro é um livro de contos. uns contos são muito curtos, com três páginas, outros são um pouco maiores, com 15 páginas. todos tem o "tema" principal de relações sociais e a mente humana, trabalhados de maneira diferente e única. todos são muito bons.

boa parte dos contos ressoaram muito comigo, então não é surpresa que eu tenha gostado, mas não sou muito acostumado a ler um livro de contos e muitas vezes eu ficava mais focado em saber quando terminava do que apreciar a história em si. a culpa é minha, mas acabou afetando na minha leitura o suficiente pra não ser um 5 estrelas.

enfim, recomendo muito! é um livro recheado de histórias e questionamentos filosóficos que vão te fazer pensar cada vez que passar para o próximo enredo.

Alanna.Kristyna 06/11/2022

"Um tratado sobre relações."
A melhor leitura do ano.
Mds do céu.

Incrível, literalmente sem palavras para essa obra prima.

"A agonia de seu nascimento. Até então eu nunca vira a coragem. A coragem de ser o outro que se é, a de nascer do próprio parto, e de largar no chão o corpo antigo."

Lilies_. 20/04/2023

Quem é a legião urbana perto da legião estrangeira?
Ler Clarice é entender que nos momentos mais pacatos da sua vida, irá surgir uma reflexão que te deixará em profunda crise existencial, é entender que embora estejamos rodeados de pessoas das quais dizem nos amar, um dia elas partirão e você vai estar só, e quanto mais cedo você entender isso, mas vai valorizar sua própria companhia.
Lilith27 21/04/2023minha estante
Hahahaha morrendo com o título

mila ð 30/09/2023

Não sei bem o que falar bem desse livro, é a Clarice, né? tem algumas partes que mexem muito com a pessoa, porém em algumas vezes a pessoa fica bem perdida e não sabe o que tá lendo. o livro é bom, porém esperava mais

Francisco240 16/03/2021

Ela me entriga. Me enlouquece. Me deixa sentimental. Emotivo
Esses contos me reviram as vísceras. Eles me deixam nostálgicos. Recomeçam meus deja-vus[...]. Essa escritora teve de morrer por estar presa num corpo mortal, mas sua escrita diz que ela morreu sem terminar de dizer a sua mensagem completa.
Uma bruxa. Uma escritora. Uma mulher. Um ser humano... Não tem como descrever esse ser humano...