A Legião Estrangeira

A Legião Estrangeira Clarice Lispector

Resenhas - A Legião Estrangeira

Lore.dossn 21/02/2022

Numa terra de
morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia
futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por
enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas.

midnightrainz_ 15/03/2024

Antes de mais nada, queria deixar uma coisa já bem clara: no que diz respeito a conceito e qualidade técnica, essa é a melhor das coletâneas de contos da clarice (pelo menos das que eu li), apesar de eu ter apego emocional maior no "laços de família"

foi publicado pela primeira vez no ano de 1964, ano de acontecimentos marcantes, tanto na história do brasil - ano do golpe militar - tanto na vida da autora. existe uma certa relação política, algo incomum para a autora, bem discreta presente tanto na escolha do título ("a legião estrangeira" é um destacamento militar formado por soldados mercenários estrangeiros para lutarem em guerras) quanto na dedicatória (a ines besouchet, amiga de clarice e uma forte ativista política de esquerda), mas essas questões se encerram por aí. os contos em si permanecem com a abordagem psicológica e introspectiva clássica da autora, quis colocar essas informações aq - retiradas do posfácio da nova edição, q é mt bom inclusive - por ter achado interessantes.

cada livro de contos da clarice possui uma temática principal que cincunscreve os contos reunídos nela, logicamente com outras temáticas em segundo plano: no "felicidade clandestina" é a infância e o amadurecimento; no "laços de família" são as relações familiares e papéis sociais das pessoas dentro desse espectro; em "a legião estrangeira" temos algo parecido, mas ao invés de focar no ambiente familiar clarice abre o leque e fala sobre relações de um modo geral, humanas ou não. é um livro que fala sobre amor, amizade, ódio, admiração, entre outros, mostrando como muitas vezes esses sentimentos podem estar presentes ao mesmo tempo em uma mesma relação sem se contradizerem - como em "os desastres de sofia". muitas vezes fala também sobre o fator X, o invisível, aquilo que não é dito mas que está ali presente afetando essa relação de algum modo. seguindo esse conceito, todas as histórias se encaixam muito bem nesse livro e arrisco dizer que todas são bem interessantes e com um propósito muito bem definido, mesmo preferindo umas mais as outras.

outra coisa que sinto necessidade de comentar: essa é o livro de contos mais "cabeçudo" dela, no sentido de ser um dos mais abstratos e mais digressivo. existem alguns contos mais tranquilos, mas existem também os q exigem uma particular atenção do leitor que deseja compreendê-los, e não falo somente do famoso conto, que nem a própria clarice entendia, "o ovo e a galinha" - embora esse seja o mais estranho e enigmático deles. também temos contos como "os obedientes", "a mensagem", "evolução de uma miopia" e o próprio conto título "a legião estrangeira" que me exigiu um pouco mais de esforço e que muitas vezes me obrigavam a reler uma mesma passagem 4 ou 5 vezes para absolver seu conteúdo completamente, mas posso afirmar sem sombra de dúvidas que valeu muito a pena. e é aquilo, ler clarice é uma experiência muito subjetiva, então siga o seu próprio fluxo :)

para finalizar, queria destacar aq os textos que achei mais interessantes do livro: "os desastres de sofia", "o ovo e a galinha", "viagem a petrópolis" (ou "o grande passeio", gosto bem mais desse título), "evolução de uma miopia", "a quinta história" (grande percursora do "a paixão segundo g.h", e uma das mais interessantes), "uma amizade sincera" e "a legião estrangeira" - esse para mim é uma dos melhores contos da clarice ever. mesmo assim, acho que vale a pena ler o livro como um todo, mais pra quem já teve contato com a autora do que para leitores de primeira viagem, apesar de ter contos que acho muito bons para se introduzir nesse universo mágico de clarice :)

Yago 07/09/2022

Clarice é tão necessária!
Um livro que se apresenta como uma coletânea de contos que buscam desvendar as muitas incompletudes do humano. Em sua escrita, a escritora nos movimenta o pensamento, no mesmo instante em que nos faz partilhar de suas inquietações. Uma leitura que me permitiu conhecer um pouco mais dessa escritora brilhante.

Chu 15/10/2022

Gosto muito de Clarice, paixão que carrego há anos, mas sempre achei muito difícil a tarefa de escrever sobre isso. Para além da questão da profundidade psicológica, sentia que havia um outro motivo de fascínio desconhecido ainda, que eu não sabia identificar muito bem. Quer dizer, sejamos honestas, mas muita coisa eu não ?entendia? e mesmo a definição ?ah, não é pra entender, é pra sentir? sempre me causou algum incômodo.

Mas foi relendo ?A legião estrangeira? e as tantas marcações e destaques ? de palavras, frases, combinações ? que havia feito que acho que consegui entender melhor o porquê do meu encantamento por essa mulher: é justamente isso, a forma como ela nos chama a atenção para a linguagem.

Ler Clarice é, antes de tudo, descobrir uma língua tão ampla e cheia de possibilidades criativas. Mais do que contar uma história, ela mostra o poder que a palavra tem ? em contar histórias, sim, mas não só ? em subverter estruturas, em criar e recriar uma linguagem outra. E o mais impressionante é que a gente se vê diante de frases e construções tão inéditas, tão singulares e inimagináveis, e, ao mesmo tempo, sente que aquelas palavras nasceram exatamente para ficarem ali, lado a lado.

Clarice nos oferece uma experiência outra de leitura. Entendo quando a chamam de hermética, afinal, ela brinca com o estranhamento, com a desobediência, para usar um dos termos que ela deixa entrever no conto ?Os obedientes?. E isso, querendo ou não, cria uma distância entre nós e o que é narrado. Mas talvez essa seja a grande questão: ela põe em evidência a linguagem, e a linguagem enquanto algo que paradoxalmente estabelece a distância eu-livro, eu-mundo. Clarice não cria a ilusão de que estamos ?mergulhados? na história, pelo contrário, ela nos lembra a todo momento: estamos aqui, pela via da palavra.

Manu 08/11/2022

Tive que ler esse livro por causa do vestibular.
Como qualquer livro de contos, tu nunca vai gostar de todos (extremamente raro quando isso acontece) então por isso 3 estrelas.
Tem uns que são interessantes e viciantes de ler, outros são lentos e cansativos

morillu 16/12/2023

Não gostei do livro
Eu achei essa leitura bastante desafiadora. a narrativa, por vezes, fica chata e confusa, o que dificultou a minha conexão com a maioria dos contos. mesmo diante dessa complexidade, alguns contos se destacam, conquistando a minha preferência. a obra se torna uma jornada ambígua, exigindo paciência para desbravar suas intrigadas camadas, mas também proporcionando momentos de apreciação, revelando assim uma dualidade de experiências dentro das páginas de clarice

Miho 23/12/2022

A Legião Estrangeira e Clarice Nos Desvendando
Clarice me lembra Albert Camus, lembra filósofos modernos com um charme estrangeiro que ao dissertarem quebram muito a cabeça do leitor mas que não há como não admirá-los (mesmo quando você sente que não entendeu nada).

Há escritas que necessitam de vivências suficientes para serem sentidas e há as difíceis, e há Clarice no meio termo delas, sinceramente, não acho que se trate de idade ou dificuldade, mas sim de vários fatores que pertences unicamente à ela: precisa que se acostume ao modo de escrita para que mesmo quando não encontrar o sentindo persistir; necessita de uma mente aberta disposta a pensar além para achar a chave do assunto abordado (se conseguir alcançá-la, a leitura se tornara uma simples exposição) e também acho que "ler com olhos de poeta" ajuda, se é que posso assim nomear, pois há coisas que estão escondidas aos olhos de quem vê por ler.

Depois de tudo o que citei, é impossível não enaltecer a autora, cada poema com uma sensibilidade de afeto e outros carentes dela sempre em busca de uma coisa: jogar a realidade dos seus sentimentos na sua cara. Sentimos muita coisa e pelo pouco com que damos importância a esses sentimentos, pode-se dizer que não sentimos nada, Clarice te faz sentir de novo.

Rodrigo 09/01/2023

Clarice nem precisa comentar muito. Densa, profunda e certeira. Recomendo muito esse livro de contos.

Lua 10/01/2023

minha musa inspiradora
acho que pra falar da clarice nem
precisa de tantas palavras, pode resumir ela em uma única e só palavra: MAGNÍFICA!

eu devoto a clarice porque ela é a minha musa e inspiração pelo meu amor da literatura e leitura, foi por causa dela. ler clarice lispector é diferente de todos os outros livros genéricos que eu tô acostumada. clarice é arte, intensa, poeta, profunda e vasta. sem mais. não precisa de muito. ela é tudo.

todo mundo deveria ler a legião estrangeira.

?até então eu nunca vira a coragem. a coragem de ser o outro que se é, a de nascer do próprio parto, e de largar no chão o corpo antigo. e sem lhe terem respondido se valia a pena."

Michele.Dias 12/06/2023

Reflexões sobre a existência
Clarice sempre trás reflexões profundas sobre a nossa existência, um jogo de palavras sobre a vida e a morte que nós faz questionar nossas opiniões já formadas.

Danilo Moreira 16/06/2023

Intenso e enigmático
Lançado em 1964, é uma coletânea com 13 contos de temáticas variadas, incluindo o clássico "O ovo e a galinha". O livro ilusta o conhecido estilo de narrar de Clarice, repleto de mensagens nas entrelinhas e uso da técnica do fluxo de consciência.

Livro curto, possui personagens de fácil identificação, mas para lê-lo, apesar de ser uma ótima experiência, demanda ter um olhar afiado de compreensão sobre os significados que estão ocultos no texto.

site: https://www.instagram.com/plug_literario/

Débora Prii 26/04/2020

Sentimentos
Foi uma leitura cheia de intensidades sentimentais, fiquei em êxtase lendo Clarice Lispector, e quero conhecer mais ler outras coisas dela.

PH Pedrosa 03/05/2021

"Vida nascendo era tão mais sangrento do que morrer"
Em a Legião Estrangeira, seleção de 13 contos da autora, Clarice nos presenteia com seu olhar ímpar, aguçado ao âmago da humanidade, tratando de temas variados numa perspectiva kafkiana, com narrativas que se dobram mais para dentro que para fora. Excelente ponto de partida para entender a escrita e o pensamento que vão permear as obras de Clarice.

Camila.Moscatelli 15/01/2023

Clarice sendo Clarice, esse livro contém diversos contos da autora, sendo o último o que leva o título do livro. Honestamente, foram muitos destaques que fiz das descrições sensacionais que ela faz, mas o melhor conto que eu marcaria todo é o ?a quinta história? vale muito a leitura !!!

Maria 17/01/2023

Que perfeição!
+1 livro espetacular da clarice, tudo que leio dela me apaixono!
Escrita maravilhosa como sempre, contos com profundidade e leveza!
Recomendo demais!