A Trindade, as Escrituras e a Função do Teólogo

A Trindade, as Escrituras e a Função do Teólogo Kevin Vanhoozer

Resenhas - A Trindade, as Escrituras e a Função do Teólogo

Gabriel.Cruz 18/05/2023

O autor apresenta uma análise dessas questões com uma abordagem trinitáriana. propõe que o Deus trino e uno, que se revela e age em três pessoas .

FLemos 22/01/2021

Ótimas introduções ao pensamento de Vanhoozer
Este livrinho de 128 páginas reúne 3 artigos de Kevin Vanhoozer que, em vários sentidos, estão inter-relacionados.
No primeiro, A Trindade, o autor mostra como o foco na doutrina de Deus tem sido consistentemente deslocado de se conhecer “quem é Deus”, para “o que é Deus”. O estudo dos atributos de Deus tem ofuscado a base de todo o conhecimento dEle: Deus é Pai, Filho e Espírito, em estreito relacionamento e comunhão.
No segundo artigo, As Escrituras, Vanhoozer mostra como o escrutínio das Escrituras por métodos humanos acaba por retirar a sua essência, Jesus Cristo. O autor discorre sobre pontos importantes das Escrituras, como a inspiração do Espírito Santo, o papel do autor humano, a centralidade da pessoa de Cristo e, por fim, novamente o papel do Espírito Santo no esclarecimento das verdades das Escrituras para nós leitores. É um estudo direto, mas abrangente, dos principais pontos da doutrina das Escrituras, mas que coloca sempre Jesus Cristo como “o assunto e conteúdo supremos do discurso trinitário” (pág. 66).
O terceiro artigo, e o que mais me prendeu, reflete sobre a função do teólogo, ou de qualquer pessoa que se dispõe a estudar as Escrituras para servir a comunidade de Cristo, sejam pastores, evangelistas ou professores. Vanhoozer, como é de seu costume, utiliza várias metáforas para descrever o papel do teólogo, mas se detém na metáfora do pastor como médico e a doutrina correta como o remédio para o corpo de Cristo. Fiz uma resenha bem completa dele no meu blog lemosfs1.medium.com.
No livro, Vanhoozer faz uma reconstrução histórica de cada tema para, enfim, dar seu ponto de vista. Para quem não está acostumado com este tipo de escrita, boa parte dos artigos pode parecer maçante e cansativa. Mas as conclusões de cada capítulo e principalmente o último artigo para pastores e pessoas em contato com o ensino da Palavra de Deus, valem o preço do livro.
Se quiser mais resenhas como esta, me siga no instagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Thiago.Viana 15/12/2020

Importante.
Compreender a necessidade de realizar adequadamente as funções para qual foi destacado é fundamental para o crescimento do corpo de Cristo!