Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett
Ken Follett
Ken Follett
Ken Follett




Resenhas - Mundo Sem Fim


246 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Zorobabel 19/03/2022

Ciclo sem fim
Você vai se pegar muitas vezes nesse livro entre a ressaca e a vontade de ler. A narração é realmente muito envolvente e sempre queremos saber o que vai acontecer. O autor é absurdamente criativo quanto as situações do dia a dia e as descrições históricas estão entre as melhores que já li. Porém, as vezes a história deixa um gosto amargo de repetição, não do que acontece em si, mas dos desfechos, porque independente da situação os resultados são sempre os MESMOS. Não é que a história seja ruim, longe disso. Entretanto, há padrões que sempre se repetem. Vamos falar dos 4 personagens principais. Pode ler que não tem spoiler.

Gwenda é uma mulher muito astuta que veio de um lar corrompido e apesar dos seus esforços e sua mente afiada, todas as desgraças da Inglaterra acontecem com Gwenda, se cair um raio em qualquer parte da Inglaterra quem toma o choque é Gwenda. O autor tem prazer em tortura-la de todas as formas possíveis.

Caris é muito fácil de gostar, pois é uma personagem cheia de nuances, muito inteligente e bem articulada. Me incomoda o clichê de que toda mulher forte tem de sofrer um aborto e ter um padrão sexual x, bem como ter um ímã para o sofrimento. Caris consegue ser brilhante, ter tudo nas mãos e inúmeras vezes fazer as escolhas que irão prejudica-la, o autor obriga ela a escolher o sofrimento, tudo que Caris pode fazer para se auto sabotar ela fará. As idéias dela beneficiam a todos, menos a ela mesma. Não é como Gwenda que luta pra sair do problema de maneira desesperada pois Caris sai um poço e mergulha de cabeça noutro mais fundo.

Ralph é um personagem incômodo, tedioso, unilateral e unidemensional, pois ao contrário de Caris ele não tem nenhuma nuance. Ele é cruel e sádico sem nenhuma motivação, você não sente qualquer empatia por ele e parece ser o personagem favorito do autor. Não, eu não estou dizendo isso porque ele é o "vilão", pois o antagonista da história é Godwyn. Toda pessoa por mais má que seja tem alguma motivação, alguma razão que o tendenciou a maldade ou até momentos de aparente bondade como Godwyn. Ler os capítulos de Ralph são um martírio porque ao contrário de Gwenda, Ralph sempre é beneficiado por suas maldades-se houvesse loteria em Kingsbridge Ralph ganharia todas as mega senas sem jogar. Parece que na Inglaterra tudo de bom que pode acontecer acontece com Ralph. Fiquei surpreso dele não terminar como rei da Inglaterra. Não é um vilão bem construído como Cersei de GOT que apesar de sabermos que ela é má tem motivações e é prazeroso de ler. Godwyn por exemplo é um personagem muito mais interessante, você ama e odeia ele no livro. Além do mais você consegue entende-lo mesmo sem concordar com os meios que ele usa para alcançar seus objetivos. Ralph é tedioso e raso. Não importa o que ele faça, tudo da certo pra ele. O que é estranho pois todos os personagens do livro se dão mal em algum momento, exceto Ralph. Além disso, o autor se recusa a narrar qualquer evento de sofrimento dele, qualquer desconforto de Ralph é citado muito brevemente e claro, no passado. Parece que nada o aborrece por mais de 5 minutos. Nunca, eu digo NUNCA no livro todo veremos ele sofrer de fato. Além disso, ele tem um final absolutamente broxante. Não pelo ocorrido em si -que é pouco criativo diga-se de passagem- mas a narração é digna da oitava temporada de Game of Thrones, simplesmente patética. Eu esperava mais do desfecho de Ralph, pois o autor é muito criativo, e o final dele foi absolutamente sem graça.

Merthin
Esse é outro personagem fácil de gostar: um "mocinho" clássico. Ele é inteligente, esforçado e sempre bem intencionado, a não ser quando se trata do irmão Ralph. Nesse caso, ele pode ser deliberadamente corrupto e manipulador sem qualquer pudor. Todos pedem ajuda a Merthin mas ele nunca consegue ajudar ninguém. Todas as vezes que ele é acionado sempre parece promissor, mas nunca dá em nada. Contudo, no geral, é um personagem muito bom de acompanhar.

Se você gosta de história estilo novela, você vai amar Mundo sem pois vai se ver sofrendo com os ciclos que falei anteriormente.

Gwenda sempre terá uma mente afiada e rápida. Terá a ideia certa na hora certa e por mais que ela se esforce a desgraça achará um jeito de encontra-la, como alguém que lutou muito por uma laranja e a laranja tava podre. Caris vai fazer alguma coisa corajosa e fora da caixa, mas no fim vai se dar mal ou se auto sabotar. Ralph vai fazer alguma maldade, estuprar e matar por nada. Ele vai roubar, ser corrupto, sair totalmente impune e ainda receberá algum bom benefício. Merthin vai se deitar com todas as moças da Inglaterra, ser muito criativo e sofrer sanções de alguém menos inteligente e mais poderoso que ele.
Talvez o livro devesse se chamar ciclo de sofrimento sem fim.
Lore 19/03/2022minha estante
Muito boa a resenha, entendo o ranço por personagens que sempre se dão bem, fazem a gente revirar os olhos para tudo que ele fez.




Fred Zanitti 16/03/2022

200 anos depois...
A história desse livro se passa 200 anos depois de "Os pilares da terra". Aqui acompanhamos
o desenvolvimento de Kingsbridge, até então a maior cidade da Inglaterra. Algumas referências aos personagens do livro anterior são mencionadas, especialmente a Jack Builder e ao prior Philip que foram os principais responsáveis pela construção da imponente catedral da cidade. Na época, a importância da cidade estava diretamente ligada ao tamanho da catedral nela existente. O Mundo sem Fim aborda o progresso da cidade, as feiras de comércio e a prosperidade do priorado, agora contando com um anexo para as freiras também. A história se passa num período em que o mundo foi assolado pela peste-negra e esse episódio trouxe vários questionamentos ao povo, principalmente no que dizia respeito aos métodos nada convencionais que os "médicos" utilizavam para curar os pacientes. Tudo ainda girava em torno da igreja, o poder dos monges, priores, bispos e arcebispos era absurdo. E nesse meio, como não poderia deixar de ser, a ganância, corrupção e injustiça eram os pilares dos líderes. Apesar disso, Kingsbrige prospera, especialmente graças a dois personagens fundamentais: Caris e Marthin. Caris foi uma visionária que conseguiu, entre outras coisas, fazer com que Kingsbridge fosse autossuficiente para produzir o escarlate, um tipo de tinta que antes só era possível conseguir importando da Itália. Marthin, da mesma linhagem de ótimos construtores como fora Jack e Tom Builder anteriormente. Como seus antecessores, Marthin foi hostilizado e ridicularizado por não ser o "queridinho" do priorado, enfrentou várias dificuldades até conseguir fazer com que suas ideias fossem levadas a sério e o povo constatasse que ele realmente era um mestre construtor. Depois de muitas batalhas vencidas, depois de passado o terrível período da peste as conquistas vieram e Kingsbridge pode respirar um pouco e continuar seu avanço ao progresso.

O livro nos traz o mesmo enriquecimento histórico do primeiro, e é incrível a riqueza de detalhes que o autor nos submete. Nem preciso dizer que recomendo a leitura, pois se leu o primeiro livro, com certeza o interesse pelos livros subsequentes só aumenta. Espetacular.
comentários(0)comente



Silvia 09/03/2022

Leiam...
Ken Follet mais uma vez nos entorpece com sua narrativa. Continuação do livro Pilares da Terra. Imperdível
comentários(0)comente



Joyce Chies 06/03/2022

Mundo Sem Fim - volume 1
Nesse volume acontece a imersão na época e na sociedade de Kingsbridge duzentos anos depois de Os Pilares da Terra. Tem um salto temporal que mostra a evolução das quatro crianças que aparecem no início da história e as suas relações.

Tem muita trama, conspirações, ganância e injustiças. Tem amizades perenes, que resistiram ao tempo, como a amizade da Gwenda e da Caris...

O personagem que se destaca no quesito repugnância é o Philemon, irmão da Gwenda. Conseguiu se tornar alguém pior que o próprio Godwyn.

Eu estou triste com o final desse volume, mas sei que não é o fim da história, e espero que o volume 2 traga notícias mais felizes sobre esses personagens que eu me apeguei tanto!

O modo de contar histórias do Ken Follett é simplesmente viciante, magnético, absurdamente cativante. É impossível não se identificar com os personagens, rir com eles ou se indignar com as trapaças... É impossível não torcer pelos personagens (por alguns a favor, por outros contra kkkk). É um prazer ler o que ele escreve, a gente nem vê o tempo passar... Por tudo isso, merecidas 5 estrelas!
comentários(0)comente



Lilian.Inoue 25/02/2022

200 anos depois...
Segue a saga e a luta dos descendentes de Kingsbridge, agora sofrendo com a peste, uma doença fatal, que se espalha rapidamente e ninguém sabe como termina, algo de familiar ?
comentários(0)comente



Ler para Recomeçar 12/02/2022

O mundo sem fim ou um fim
Ler sobre uma peste que dizimou grande parte da população da Europa enquanto estava passando pelo Covid...
comentários(0)comente



Ler para Recomeçar 12/02/2022

Minha terceira visita
Uma pasta que devasta grande parte da população. Livro lido nos dias em que tive covid, a melhor escolha? Não sei. Mas o livro é ótimo.
comentários(0)comente



fae.francine 07/02/2022

Part I
Que leitura deliciosa!

Eu adoro como o autor entrelaça os acontecimentos e os personagens, nos fazendo entrar realmente na história.

Gostaria de ter lido em inglês mas acabei me encantando pela edição da arqueiro que dividiu a obra em dois volumes (ajudou também a levar o livro comigo para os lugares).

Pena não ter conseguido ler Os Pilares da Terra primeiro? mas já vai entrar na lista.
comentários(0)comente



Janaina Edwiges 14/01/2022

Perfeito para quem ama romances históricos!
Uaaau, é sempre um prazer enorme mergulhar nas páginas de um romance do Ken Follett! Incrível como todos os personagens, protagonistas ou secundários, são bem construídos e nos tocam de alguma maneira, seja para inspirar amor, ternura, compaixão, raiva, ódio, aversão. Não importa o sentimento, arrisco dizer que é muito difícil encontrar um(a) leitor(a) que passe totalmente neutro(a) por esta história maravilhosa.

Mundo sem fim se passa na Idade Média, 200 anos após a construção da Catedral de Kingsbridge, evento acorrido no livro Os Pilares da Terra. Mais uma vez somos transportados para um mundo de conspirações políticas, intrigas religiosas, vinganças, disputas familiares e fortes paixões. É formidável como o autor nos permite ter acesso a todo um imaginário popular e mentalidade da época.

Neste romance, um personagem ainda mais devastador irá pairar sobre Kingsbridge: a Peste Negra!!! Essa terrível pandemia será capaz de alterar a vida na famosa cidade, mexendo com os destinos de todos os habitantes.

Pare tudo o que você está fazendo e comece a ler a série de Os Pilares da Terra. As chances de você se apaixonar por esta magnifica história são imensas! Os livros são verdadeiros calhamaços, mas não ficamos entediados em nenhum momento, pois o autor nem nos deixa respirar, cria um evento atrás do outro, que prendem totalmente a nossa atenção.
Fabricio268 14/01/2022minha estante
Vou ler, Janaína. Prometo rsrs. Ken Follett é sempre uma excelente pedida.


Carla Buffolo Altoé 14/01/2022minha estante
Lendo sua resenha está me dando vontade de reler! Livros incríveis.
Ainda tenho o 4º para ler, O Crepúsculo e a Aurora, não vou deixá-lo esperando por muito tempo kkk


Janaina Edwiges 14/01/2022minha estante
Vou querer ler seus comentário quando você for ler, Fabrício! Ken Follett é um escritor diferenciado mesmo. No estilo de espionagem, eu tenho aqui em casa dois livros não lidos dele: O buraco da agulha e As espiãs do dia D. Você conhece esses?


Janaina Edwiges 14/01/2022minha estante
Verdade, Carla, os livros da série Os Pilares da Terra são fascinantes. Tá certa hahaha não deixa O Crepúsculo e a Aurora esperando por muito tempo mesmo não :) Já estou doida para ler ele também hahaha, mas tenho o 3º para iniciar primeiro, Coluna de fogo. Já estou com ele aqui, pretendo começar em breve, não quero demorar para concluir a série.


Fabricio268 14/01/2022minha estante
Janaína, li os dois. O buraco da agulha foi um dos primeiros livros dele que li. Excelente! As espiões do do D, li uma edição antiga publicada pela editora Rocco, com o título Jackdaws. Excelente ao dobro!


Janaina Edwiges 15/01/2022minha estante
Bom saber, Fabrício. Já estão aqui na minha lista de leituras!




Vanderni 14/01/2022

Perfeito!
Mundo sem Fim é a continuação da história do povoado de Kingsbridge, que cresceu em função do priorado e da catedral. Embora eu tenha inicialmente pensado que seria uma repetição de Os Pilares da Terra, o autor conseguiu individualizar os personagens, caracterizá-los devidamente de forma que os dois volumes podem ser lidos, independentemente da leitura d'Os Pilares. Vale a pena ser lido.
comentários(0)comente



Vanderni 12/01/2022

Memorável!
Mundo sem Fim continua a saga de Kingsbridge. Inicialmente, temi que seria mais do mesmo, porém, Ken Follet consegue trazer novos personagens com seus questionamentos e características únicas, novas problemáticas relacionadas aos religiosos, aos aristocratas, aos comerciantes e aos servos, tudo isso no contexto da Idade Média, com suas superstições e preconceitos. O papel da mulher, o desrespeito e a falta de perspectivas não são esquecidos. Leitura fluida, leve. Recomendo!
comentários(0)comente



Flor 11/01/2022

Excelente continuação
Livro maravilhoso, Ken Follett fez um excelente link com Pilares da Terra ! Amo acompanhar a passagem do tempo, o crescimento e amadurecimento dos personagens.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ler para Recomeçar 30/12/2021

E a saga continua
O 3 livro sobre o priorado de Kingsbridge. A religião seus desmando e o conservadorismo afeta negativamente os moradores desse local. Bora pro volume 2?
comentários(0)comente



andreiaflores 27/12/2021

Traições, raiva, ganância, orgulho e vingança. Tudo isso em mais de mil páginas. Cada página mais intensa que a outra.
comentários(0)comente



246 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR