The View from the Cheap Seats

Neil Gaiman

Resenhas - The View from the Cheap Seats

Vicente Tavares 11/06/2022

Compilação de Textos diversos
Esse é um daqueles livros que serve pra juntar e organizar aquele monte de pequenos textos, introduções, discursos e outras falas que ficam espalhadas por aí... pode ser o texto falando do Stephen King para uma revista, ou a introdução de uma coletânea ou ainda o célebre discurso Faça Boa Arte. Tudo junto, em inglês. Alguns MUITO bons, outros... nem tanto assim.

Coruja 01/07/2016

É sempre um risco chegar a uma obra - um livro ou um filme - cheio de expectativas. No mais das vezes, você está se colocando numa posição em que terminará frustrado, vez que sua expectativa se choca com a realidade e o impede de aproveitar a história frente ao desapontamento que sente.

Em contrapartida, há aquelas raras ocasiões em que todas as suas expectativas não são apenas atendidas, como superadas, e você não sabe nem por onde começar a derramar louvores e mal pode esperar para compartilhar aquilo com todo mundo.

The View from the Cheap Seats, para mim, encaixou-se no segundo caso. Entrei numa espécie de frenesi desde que o livro apareceu em pré-venda, contando os dias até que ele fosse oficialmente publicado. Confesso que não sei explicar o porquê de tanta ansiedade, porque para além do fato de já ter lido um volume de ensaios do Gaiman antes - Adventures in the Dream Trade -, alguns dos textos coletados no livro já tinham sido disponibilizados antes no próprio blog do autor e em diversos outros sites especializados.

O fato é que eu tinha minhas expectativas - mesmo porque, gosto de ensaios. E, mesmo assim, fui pega de surpresa pelo prazer e genuíno entusiasmo que Gaiman transpira em praticamente todas as páginas desse livro - seu fascínio e excitação, mesmo após décadas no meio, em descobrir e criar histórias.

Dividido em dez seções, com mais de 80 artigos compilados, Gaiman revela muito de si, lembrando e celebrando autores, músicos e personagens que ajudaram a formá-lo. Ele reflete sobre liberdade de expressão, disseminação de idéias e a importância da literatura escapista; sobre mitologia, contos de fadas e o poder da palavra; sobre os motivos e desafios por trás de seus grandes sucessos.

Isso para não falar do número de autores que ele nos apresenta. Por indicação de Gaiman li Susanna Clarke e Hope Mirrlees, Ray Bradbury, Diana Wynne Jones e Lorde Dunsany. Douglas Adams, Terry Pratchett , Lovecraft e Poe eu já conhecia. Agora quero ir atrás de mais Chesterton, Gene Wolfe e Fritz Leiber, Samuel R. Delany e tantos outros. Ele ainda não me guiou errado e prevejo a descoberta de novos autores e histórias favoritas num futuro próximo.

Para os suspeitos habituais, leitores de longa data de Gaiman, não preciso dar nenhuma justificativa para provar que esse é um livro necessário para ter na estante. Para quem ainda não conhece o deleite (e delírio) que é o tio Neil, The View from the Cheap Seats é uma síntese de tudo o que o torna admirável, fascinante e um dos melhores autores de fantasia da atualidade. E também revela que ele é um troll viciado em sushi, mas isso não é o mais importante.

Um volume para ler, reler e se inspirar.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/07/desafio-corujesco-2016-um-livro-de-nao.html