Bésame Mucho

Bésame Mucho Carlos Gonzalez

Resenhas - Bésame Mucho

Jana 30/07/2022

Filhos, para além dos palpites
O autor traz em seu livro uma série de situações que vivemos como pais e mães, situações principalmente referentes ao comportamento das crianças, e a nossa tomada de decisões frente a esses comportamentos; decisoes que muitas vezes reproduzimos pelo simples senso comum, sem nos questionarmos o porque fazemos de tal forma, ou porque estamos guiados por estudiosos que pregam uma puericultura terrorista.

Ele propõe uma série de reflexões a cerca dessas situações, demonstrando que podemos agir de uma forma diferente.
Em seu livro ele ainda traz algumas explicações sobre de onde surgem alguns hábitos da criança pequena,e da   ligação que essas atitudes tem com a vida dos nossos ancestrais, para a sobrevivência da nossa espécie.. [Uma parte muito interessante que o livro traz.].

Embora não concorde com tudo que  o autor traz, o livro permite que façamos reflexões valiosas sobre como estamos criando ou nos preparando para criar nossos pequenos.

Se você pretende ler esse livro,desejo a você uma boa leitura! ?

Jamila.Terra 20/05/2022

Cativante
Li esse livro quando estava grávida. Depois dele tive uma perspectiva completamente diferente sobre criar um filho. Absolutamente lindo, cativante e afetuoso! Recomendo pra todo mundo que quer rever o afeto nas relações com a prole

Thaís 21/06/2022

Eu amei o livro. As explicações evolutivas e fisiológicas do pq as coisas são como são no binômio mãe-bebe são incríveis.
Só me fez ter mais certeza de q estou trilhando o caminho certo.

Retalhos e Prefácios 17/01/2023

Criação com afeto
Médico Pediatra, Dr Carlos Gonzales, autor do livro, defende a criação dos filhos com afeto. Prática que, felizmente, vem sendo melhor difundida e aceita em nossa sociedade atualmente.

Ao longo do livro, o autor expõe diversas teorias já publicadas em renomadas obras ao longo dos tempos e traz novas perspectivas sobre cada uma, explicando os motivos os quais devemos desconsiderá-las.

Cama compartilhada, desfralde, castigos, jardim de infância, mimos e birras, entre outros temas relevantes em qualquer maternar são tratados por Dr Carlos.

Por se tratarem de temas que estou sempre buscando me atualizar, senti falta de algo novo na leitura. Mas isso não diminui em nada a qualidade do que li.

Penso que esse deveria ser um livro para toda gestante, tentante, mãe e/ou educadora ler na vida!

Escritora Li 21/02/2023

Um ponto de vista
Assim como o autor ironiza e faz pouco de outros autores, gostaria de lembrá-lo que ele também tem um ponto de vista. Quando vejo divergências, gosto de ler os dois lados para não me precipitar. Li livros de ambas as teorias sobre criação, sono e amamentação e tirei pra mim o que acho que melhor se adequa a minha realidade de vida.

Entendo que faça comparações com bichos e homem primata, mas vale lembrar que a mãe que hoje busca "dormir" também trabalha demais em dupla ou tripla jornada, que é sola, que tem outros filhos pra cuidar sozinha etc. Então a vida se tornou bem mais complexa a ser analisada do que apenas com comparações biológicas ou comportamentais (que são válidas mas não se encerram aí).

É importante entender as necessidades do bebê, mas dentro de um novo contexto também percebermos como ajudar os novos pais.

Amor nunca pode faltar, carinho, colo e atendimento pronto a suas necessidades. Mas a mãe deve usar sua intuição e se munir de várias informações para desenhar à sua maneira a forma de maternar.

A essa mãe tentante devemos respeito, afeto e carinho, pois cada uma a sua maneira sabe a baita guerra que enfrenta todo dia. E não é mais a guerra das cavernas.

Ana Lu 28/03/2023

Um tapa na cara
Não se deixe enganar pelo título e pela imagem dócil da capa. Esse livro, escrito por um médico espanhol, dá um verdadeiro tapa na cara em muitos ditos "especialistas" em infância. Com o intuito de defender os interesses da criança, o autor traz dados históricos e científicos que desmentem o senso comum irresponsável da sociedade ocidental. Com uma linguagem acessível e sarcástica, ele mostra que situações como dar colo, amamentar, dormir no mesmo quarto e atender sempre ao chamado da criança se tornaram formas de julgar as mães e principalmente os bebês, chamados de mimados e manipuladores. É, em essência, um livro que diz fundamentadamente o que não fazer na criação dos filhos. Excelente, vale a leitura.

Longa 15/05/2020

Desconstrução
Muitos conceitos, praticamente todos os que eu tinha estabelecido em minha cabeça a respeito da criação de um filho foram desconstruídos, moldados, modificados. Recomendo muito pra quem está passando ou pretender passar por essa fase.
Leitura fácil. Conceitos muito bem argumentados. Você termina o livro com uma perspectiva de criação de seu filho extremamente diferente, no mínimo mais afetiva e carinhosa.