Vozes de Chernobyl

Vozes de Chernobyl Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - Vozes de Chernobyl

Beatriz 14/05/2024

?O diagnóstico para tudo é Chernobyl??
Uma coletânea de histórias sobre Chernobyl.
Uma visão do acidente de quem lá esteve. Para quem gosta deste tipo é uma ótima recomendação.Não é difícil de ler.

Fernanda.Leal 17/04/2024

Me impactou desde o primeiro capítulo que pra mim é o mais bonito de todos mesmo contando uma história tão triste. algumas vezes ficou meio cansativo, mas pelo menos pra mim foi um livro essencial pra entender a tragédia do ponto de vista de quem viveu ela.

FlAvia.Pedro 14/04/2023

Se queres saber mais sobre chernobyl
Para os mais curiosos e/ou interessados no desastre de Chernobyl este é um livro que revela o que aconteceu a 26 de abril de 1986 mas também o que veio a seguir através dos olhos de quem o viveu?

Renata 25/05/2022

Uma guerra sem inimigos...
Esse livro é só uma transcrição dos fatos, é muito mais. A autora relata diversas experiências e sentimentos de testemunhas dessa grande tragédia global. Muito interessante ver a parte humana, que normalmente é deixada de lado nos livros históricos. Ela relata diversas situações onde ninguém entende o que está ocorrendo, desinformação por parte do Estado, controle, descaso, preconceitos, absurdos inimagináveis. Mas também mostra esperança (ou a falta dela em alguns casos) na humanidade, no governo, no povo. Há muita tristeza e resignação nos testemunhos. Vemos a visão de pessoas comuns, soldados, mulheres e crianças, médicos e enfermeiras... Vemos não só isso, mas avós, mães e esposas, pais e maridos, a parte humana é muito forte. Fica a sensação de impotência, onde um acidente ocorreu mas grande parte das consequências poderiam ser evitadas. O homem é a vítima e o carrasco. É um livro difícil de se ler devido ao teor desesperador e desesperançoso, mas é essencial para a história e principalmente para o homem.

Fernanda.Lima 03/09/2021

Um relato impressionante de vozes desse acontecimento catastrófico na história da humanidade

Um relato onde se vê o melhor e o pior do ser humano

Jessqui 30/08/2021

É estranho dizer que foi uma excelente leitura, tratando-se do enredo... Mas sim, Svetlana Alexievich não ganhou o nobel de literatura por acaso. Mesmo tratando de assuntos tão dolorosos, ela tem a sensibilidade necessária para colocar no papel os relatos de quem viveu o triste acidente na usina de Chernobyl. Um livro doloroso, porém necessário.

Paiva 03/07/2021

Difícil descrever essa leitura.
As vozes de tchernobil são muitas vozes, é a voz da professora, da dona de casa, do político, da curandeira, da mãe, das crianças... Todos foram ouvidos e todos tiveram ao seu modo a mesma perspectiva: q perderam seu lar, sua pátria e seus amores.
Foi um inimigo invisível q tirou tudo dessas pessoas batalhadoras q acreditavam q o único inimigo era a guerra.
Leitura triste contudo, necessária.

Barbara Miho 29/05/2021

Resenha no Instagram @livrosdamiho
Que experiência arrasadora...

A autora e jornalista Svetlana Aleksíevitch, juntou neste livro inúmeras entrevistas que colheu no decorrer de 20 anos com sobreviventes do desastre nuclear de Tchernobil.

Ela literalmente deu voz aos que nunca puderam falar, demonstrou que Tchernóbil foi muito mais do que vimos nas escolas, nos documentários, filmes e séries.

Tchernóbil não acabou somente com cidades, Tchernóbil acabou com vidas de pessoas. Acabou com seus sonhos, suas perspectivas, seus sonhos.

A cada relato que eu lia, mais meu coração ia se agoniando, relatos de mães que tiveram seus filhos deformados ao nascimento devido a radiação, maridos que tiveram suas peles sendo corroídos após trabalharem nos destroços da usina nuclear, eram obrigados a ingerirem alimentos tóxicos pois eram o que tinham para comer.

Governo omisso, tentando acobertar o desastre, propagando a ideia de que "estava tudo sob controle". Piada.

Eu havia planejado ler esse livro relativamente rápido, mas não consegui, havia relatos que eu lia e sentia a necessidade de parar e fechar o livro para digerir o que eu havia acabado de ler, são muitos relatos revoltantes e impactantes para se ler em uma tacada só. Tive que ir lendo aos poucos até conseguir concluí-lo.

Esse livro é uma preciosidade, a autora fez o que nunca ninguém fez, ela deu voz aos oprimidos, pessoas esquecidas de Tchernóbil.

Uma coisa posso dizer, quem for ler este livro, nunca mais terá a mesma visão sobre a história.

Amanda262 23/04/2021

?Cada um encontrava uma justificativa. Alguma explicação. Eu fiz a experiência comigo mesma. E, numa palavra, compreendi que na vida as coisas mais terríveis ocorrem em silêncio e de forma natural.?

Svetlana é de outro mundo. Só não da vontade de ler um livro dela após o outro porque é preciso se recuperar de cada leitura feita antes de embarcar para a próxima história.
Alê | @alexandrejjr 25/04/2021minha estante
Exatamente, Amanda! Ela exige respiros...

Daifay 04/03/2020

Este livro não fala somente da catástrofe que foi em si Chernobyl, mas sim dos inúmeros danos causados a todas as pessoas que viviam nas redondezas deste desastre radiológico.
É repugnante ler como naquela época as autoridades soviéticas trataram está catástrofe mantendo a população distante da devida e verdadeira informação.
Coração partido em ler os depoimentos das esposas dos denominados "herois" e suas mortes. Que este livro seja mais uma lição para todos nós

Lara.Tenorio 28/01/2019

Inimigo invisível
O que fazer diante de um inimigo invisível, de um mal que não há defesa? Neste livro A autora transcreve relatos profundos e contundentes de diversas pessoas das mais variadas classes sociais e situações de vida, desde simples pessoas do campo que viviam da agricultura até personalidades intelectuais, servidores públicos, estudiosos, cientistas e simples crianças. Cada um sofreu e viveu a tragédia de Tchernobil, reagiram ou não aos efeitos das radiações, suas dores e as cicatrizes emocionais e físicas que dia a dia precisam ser superadas. Aqui neste livro eis a visão global de todos os envolvidos.
Renata Cavalcante 29/01/2019minha estante
Adorei sua resenha! Disse tudo!

Guilherme Amaro 04/06/2018

Vozes de Chernobyl
Livro da Svetlana Aleksiévitch, publicado pela editora Elsinore em 2016, contpem 332 páginas.

Melhor livro estilo documentário e entrevistas de pessoas que vivenciaram esse que foi o maior desastre radiológico tecnológico do planeta.
A escritora ucraniana Svetlana resgata relatos e história viva 26 de Abril de 1986 de todos os envolventes ,moradores ,famílias, cerca de 350 mil liquidadores e situação da cidade fantasma. entre outros. Na qual o governo da União Soviética e comunidade internacional ocultaram para o mundo . Ganhadora do prêmio Nobel de literatura 2015.

O mundo está dividido entre os chernobylianos e existem nós as outras pessoas , eles não especificam se são bielorussos, ucraniano ou russo, todos chamam a si mesmo de chernobylianos , como se fosse um povo separado .. uma nova nação.

"Ninguém mais nos vai enganar, nos não vamos mudar para lado nenhum. Não há lojas, não há hospitais. Não há luz. Iluminamos com um candeeiro de querosene e uma lasca de madeira . E estamos bem. Porque estamos em casa."pg 73

" A nossa civilização é antibiótica, o homem é o pior inimigo da Natureza, mas por outro , ele é o criador. Transforma o mundo . Só que o progresso exige sacrifícios, e cada vez maiores .Não menos que uma guerra. Chernobyl.. Quem é o culpado: o reator ou o homem?" Pg 182

Daniela.Carvalho 09/08/2017

A autora reúne diversos testemunhos de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelo acidente. É também um apanhado histórico sobre como funcionava a sociedade soviética à época: o entendimento do acidente na época em que aconteceu e a reflexão anos depois.