O Réu dos Sonhos

O Réu dos Sonhos José Oliveira

Resenhas - O Réu dos Sonhos

Alexandre.Paulon 20/07/2020

Excelente leitura. A história é bem envolvente e te prende facilmente. O livro é rápido e bem satisfatório. A história principal é surpreendente e as paralelas dão um toque especial no desenrolar.
Temos que dar mais chances para escritores brasileiros como este.

Camille 13/04/2011

Acho importante começar dizendo que a ideia desenvolvida no livro é genial. O livro conta a história de Diôni, um homem que é atormentado por um mesmo sonho desde muito cedo. Começou com uma foto que ficou guardada na memória de tal forma que não se sabe dizer se é, ou não, parte dos sonhos, se é real. A partir desta uma série de sonhos começam a ocorrer, sonhos que fazem com que Diôni se apaixone pela 'atriz principal' dos mesmos.

O desenrolar da história é bem interessante e os personagens são bem montados e tem personalidade. O problema, que faz desandar a leitura e a torna um tanto massante, é o fato de que ela acaba sendo desenvolvida de mais em partes desinteressantes e de menos em partes que mereciam, não há, então, muitas formas de fazer o leitor se envolver nela. Além disso, há quebras de raciocínio, quando se conta a história de outros personagens e para no fim do capítulo para falar sobre outro completamente diferente. Por não haver um suporte editorial que permita, visualmente, tal mudança, acaba por fazer o leitor se perder e distrair.

Observa-se, em alguns momentos, o uso possivelmente não proposital de táticas pré-definidas para atrair o leitor para o contexto. Por vezes é feita com uma sequencia de palavrões não necessários, frases desconexas e, por vezes, parece querer apenas aumentar o número de páginas contando situações e outras histórias desnecessárias. Inteligente, porém o formato não colabora para uma maior intromissão do leitor a ponto de se interessar pela outra história que é contada pelo personagem.

A leitura vale a pena, o autor notavelmente está em crescimento como escritor, creio que seja possível esperar obras tão genais quanto e bem melhores escritas e com o livro formatado de forma adequada a valorizar o que há de melhor.

sentilivros 12/10/2010

resenha de O Réu dos Sonhos
O livro conta a história de Diôni, o réu dos sonhos.Ele é um garoto que vive a sonhar um mesmo por um longo tempo. Vive a esperança desse sonho um dia se realizar. Com as palavras de seu avô, que diz crer que a fé e a luta das pessoas é que tornam seus sonhos realidade, sua esperança é sempre renovada.
Mas chega um momento em que ele se desespera e ive como um "perdedor".
Sua vida, apesar de seu 'status e riqueza', é desajustada.Vive esse desespero até pensando em acabar com a própria vida, porém à tempo,desiste dessa idéia e vê a solução para seus problemas, bem a sua frente.
Vive agora em estado de "graça', ate´que um "segredo" se revela e torna tudo novamente, ou ainda pior, desalentador.
Porém, sua mãe, com a coragem e a fortaleza recém descoberta, traz de volta a vida do Réu dos Sonhos.
Um livro de leitura rápida e fácil. E se você ler com atenção, acaba que descobrindo o final, mas a emoção de ler as revelações são genuínas. gostei muito do livro, principalmente do avô de Diôni, pois ele traz a profundidade e o humor ao livro.
Fique com uma de suas "perólas" sobre as mulheres.

"...A mulher é a alma do mundo, é a mais bela e perfeita criação divina, sem elas os homens nada seriam. Mulher, se soubesse o poder que tem..." pg. 118