Estatística

Estatística Charles Wheelan

Resenhas - Estatística

Pedro Duarte 30/10/2020

Muito bom!
O livro usa vários casos reais para explicar a s principais ferramentas da estatísticas, os benefícios e riscos de sua utilização.
Flaviatrevisan 11/01/2021minha estante
Pedro, vc recomenda? Não sei se leio...

Pedro Duarte 13/01/2021minha estante
Eu gostei muito Fla!! O que achei mais legal é que ele usa muito exemplo real e fica fácil de entender

Aline.Zancani 07/05/2021

Didático e descontraído!
É um livro pra desmistificar alguns medos que as pessoas tem de estatística e principalmente para por em palavras simples, com cases da realidade (e alguns inventados) como a estatística está ou pode estar presente na nossa vida mais do que imaginamos.
Apresenta conceitos básicos como média, mediana, amostragem, desvio e erro padrão, entre outros de maneira simplificada para que o leitor consiga compreender e identificar a estatística em situações do dia a dia, como manchetes de jornal.
Leitura divertida e enriquecedora!
Carol 07/05/2021minha estante
Nossa que saudade dessas palavras, desvio padrão, amostragem... faz tempo que não uso mais rs.

Re Vitorino 17/01/2022

Introdutório
Algumas piadinhas, ao meu ver, machistas e gordofobicas são bem incômodas e distoam do claro bom senso em outras questões sociais que o autor aborda para exemplos práticos e meu sentimento sobre o livro oscilou em vários momentos. São abordados conceitos bem básicos e para quem estiver retomando o estudo de estatística é recomendável mas caso já esteja em um nível mais avançado não será tão proveitoso.
Liamara.Souza 28/11/2022minha estante
Concordo! Algumas parte s totalmente desnecessárias e muito explícitas, geralmente eu nem percebo esse viés, mas no caso desse livro foi impossível.

Daniel Sampaio 30/06/2016

Uma excelente e descomplicada síntese das técnicas e ferramentas da Estatística
A obra é abrangente (estatística descritiva, medidas de tendência central e dispersão, probabilidade, correlação, inferência, limite central e curva normal, teste de hipótese e sua relevância na defesa de teses, intervenções e grupos de controle, amostragem aleatória, ... ), embora descomplicada e de leitura agradável (o autor é de um ótimo humor e concilia suavidade com abrangência de forma muito competente). Rica em exemplos e analisa de forma muito profunda os perigos envoltos no uso indevido dos conceitos, técnicas e ferramentas da Estatística. Excelente. Recomendo.

Pedro Igor 07/03/2018

Excelente pra quem é leigo.
O livro é muito bem escrito e aborda o assunto de forma muito agradável. Consegue explicar, de forma objetiva e clara, assuntos espinhosos como análise de regressão, correlações e probabilidade. Não usa tanto as fórmulas e os cálculos, e mesmo quando usa tais artifícios, consegue ser muito claro e didático. Ideal para para leigos no assunto.

Minha ressalva é de que esse livro não é para técnicos, como o autor mesmo explica. Se você não gosta de longos textos, contando vários e vários casos de uso das técnicas estatísticas nas mais diversas áreas do conhecimento humano, sem previsão de que apareça mesmo que um pequeno cálculo (para sua diversão) usando seja lá qual for a fórmula que aprendes-te no colégio ou faculdade, ou que usa no seu trabalho do dia-a-dia, caia fora, você provavelmente vai achar esse livro chato, como eu achei. Porém não tira em nada o mérito do mesmo, pois recomendo para qualquer pessoa que queira entender o magnífico universo da estatística, mas que nunca soube por onde ou tinha medo de começar. Pode ler sem medo, você leigo não se arrependerá.

Leila de Carvalho e Gonçalves 21/05/2019

?Brilhante E Divertido?
Comprei este livro numa promoção da Amazon. Até então não o conhecia, mas levada pelos bons comentários, resolvi arriscar, pois ele trata de um assunto que me interessa há anos, ou melhor, desde que abandonei meu bacharelado em Física para cursar Estatística na Unicamp.

Hoje, já aposentada, reconheço que essa transferência foi a escolha certa, mas se na ocasião tivesse os subsídios expostos por Charles Wheelan em ?Estatística: O Que É, Para Que Serve E Como Funciona?, minha decisão teria sido melhor embasada e tranquila, afinal, ?não é fácil trocar de noivo à beira do altar?.

Entretanto, este livro não interessa apenas para quem almeja tornar-se um Estatístico. Ela atende qualquer pessoa que pretenda conhecer melhor uma ferramenta matemática cuja utilidade é indiscutível, pode ser usada para explicar desde testes de DNA até o risco de jogar na loteria, e o mais surpreendente, consegue provar que além de interessante, não é tão difícil como se supõe.

Entretanto, jamais deve-se perder de vista que a Estatística é ?tal qual uma arma de alto calibre: útil quando usada de forma correta e potencialmente desastrosa em mãos erradas.? Em suma, como afirma Andrejs Dunkels: ?é fácil mentir com estatística, mas é difícil dizer a verdade sem ela?.

Dando uma boa ideia tanto de conceitos básicos (média, mediana e variância) como de técnicas mais avançadas (amostragem e análise de regressão), o livro surpreende pela abrangência, fluência e acessibilidade. Para tanto, há raras operações matemáticas, um número reduzido de equações e gráficos somente quando estritamente necessários.

Nos últimos capítulos, Whellan apresenta uma lista de softwares de Estatística e também propõe a discussão de cinco perguntas que ela pode ajudar a resolver:
* Qual é o futuro do futebol americano?
* O que (se é que existe algo) está causando o dramático aumento na incidência de autismo?
* Como podemos identificar e recompensar bons professores e boas escolas?
* Quais são as melhores ferramentas para combater a pobreza global?
* Quem vai saber o que sobre você?

Finalmente, escolhi o e-book, apesar do preço ser quase o mesmo do livro.

Leandro.Santana 25/02/2020

Excelente livro!
O livro apresenta os conceitos básicos da estatística de forma irreverente e prática. Não é um livro de consulta, mas um complemento divertido a estudos mais aprofundados.

Sandra 31/10/2020

Para perder o trauma
Se tivesse lido na época da faculdade nao teria tomado uma bomba na matéria introdução a Estatística.... Nunca é tarde para perder o trauma que ficou!!! Alem dos conceitos , os exemplos e analises prendem a atenção. Adorei! Mas leia com atenção e sem preguiça de raciocinar!

Bia Araújo 16/01/2021

O livro aborda os principais conceitos da estatística de forma muito bem explicada com exemplos reais e por vezes até divertida. Recomendo demais à todo mundo que goste dessa área.

Lu Lu Lu 05/11/2021

Espetacularmente simples e efetivo
Estou feliz demais com a leitura!
O livro que mais me ensinou coisas de forma simples e com o foco que eu realmente precisava aprender?
Estatística para entender e questionar, não para calcular nada.

Muito bom, fácil, engraçado e efetivo!

Marcelon 30/12/2021

I think I missed something... ?
O livro pode ser um pouco tedioso no início por conta de um problema cultural: o autor fala muito e dá muitos exemplos baseados em baseball. Acontece que, se você não foi alfabetizado em língua inglesa, como a Sasha, vai ter dificuldades de entender algumas piadas. Mas só. Tirando essa parte é um livro encorajador pra quem quer saber mais sobre estatística e tem um cuidado que poucos livros dessa área têm em incluir as áreas humanas no rolê sem tornar o trabalho com os números uma coisa de outro mundo.

Carol Jusvi 08/01/2022

Leitura válida em ano de eleição.
Este livro me despertou curiosidade justamente por eu não saber quase nada de estática. O autor é bem humorado e oferece exemplos práticos que simplificam o entendimento das fórmulas e conceitos que envolvem as estatísticas. Além disso, ele demonstra como os números podem ser manipulados para demonstrarem certo resultados que não necessariamente reproduzem a realidade. É um livro importante para entendermos o básico de estatística e avaliarmos inclusive as pesquisas de intenção de voto, já que estamos em ano de eleições presidenciais.

Nimrod 17/05/2022

Estatística para vida.
Uma leitura realizada enquanto curso a faculdade de matemática onde minha compreensão sobre o livro foi elevada de diversas maneiras, deu até vontade de reler antigos livros de divulgação científica que eu li durante a vida. E analisando ele por fora, mesmo antes da faculdade o impacto que este livro causaria na minha vida seria imenso pois a estatística e a matemática nele apresentada não são só números, é a vida.

Bea 30/05/2022

Muito gostoso de ler e cativante. Comecei a ler por conta de uma matéria da faculdade, e no final esclareceu várias das dúvidas do campo da estatística.

O único problema do livro que eu gostaria de citar é os exemplos, que podem deixar qualquer um que está por fora da cultura norte-americana meio perdido: baseball, golfe, basquete e algumas coisas envolvendo campo imobiliário e educacional dos EUA. No entanto, não acho que atrapalha a leitura de uma forma que poderia empobrecer a leitura.

Wesley - @quemleganhamais 17/07/2022

Mensagem clara e acessível
Coisas que envolvem números pode ser um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. E a estatística pode ser uma dessas bestas que assutam e confundem as pessoas.

Neste livro, o autor entende o leitor, pois não era fã dos números, porém aprendeu a gostar da estatística quando começou a estuda-la e compreende-la.

Esse não é um livro didático para aprender as fórmulas de estatística. Mas sim uma obra para entendermos conceitos, compreendermos os pontos fortes e fracos da estatística e termos a consciência e sabedoria de interpretar alguns resultados que vemos diariamente na mídia.

Com uma linguagem acessível, exemplos divertidos e muita paciência do autor, o leitor conseguirá extrair muitas lições válidas para a vida!

Gostei bastante de ler esse livro