Tempo de Dragões

Tempo de Dragões Valter Cardoso

Resenhas - Tesouros de Curitiba e Outras Histórias

Paulo Silas 03/01/2024

A obra reúne alguns contos do autor, correspondendo o título a uma das histórias nela presentes. São narrativas curtas - com exceção da primeira que possui mais fôlego ao considerar o número de páginas quando comparada com as demais - que não possuem ligação outra que não a de terem sido escritas pelo mesmo autor. São histórias diferentes, com enredos diferentes e até mesmo formas de contar diferentes, tendo-se assim um bom livro que agrada de forma satisfatória o leitor que procura por histórias curtas para passar o tempo de forma divertida.

"Tesouros de Curitiba" é o conto que abre a obra, preenchendo um terço das suas páginas, no qual se conta a história de um senhor de considerável idade que se lança em uma aventura de caça ao tesouro pela cidade de Curitiba, passando a contar com bons companheiros em sua interessante aventura. "Liberdade" é um dos contos enigmáticos do livro, típico daquelas histórias de revelações que surpreendem. "Meu filho" talvez seja o conto que mais agrada os que apreciam boas histórias de mistério e também enigmáticas, onde uma mãe percebe que o seu filho no quarto pode não ser o seu verdadeiro filho. Esses e tantos outros são os contos que divertem de forma suficiente o leitor que tem contato com esse livro.

Ao todo são 12 contos divididos ao longo de 150 páginas - cada qual com sua própria particularidade. Mustafá Ali Kanso, que assina a apresentação, registra que a obra conta com "contos que nos envolvem nessa trama delicada do si mesmo; que transcendem as caminhadas da vida - livres de saudosismos e plenas de reflexão" - e realmente é isso o que se percebe nessas páginas que reúnem boas histórias. Narrativas simples, mas que convencem e agradam, é o que leitor pode esperar dessa bela obra de um bom autor paranaense.

Paulo 11/06/2017

Confesso que nos últimos tempos eu tenho me inclinado cada vez mais para um bom livro de contos. Desde o Anacrônicas de Ana Cristina Rodrigues até um livro volumoso como o The Mammoth Book of New Sf organizado anualmente por Gardner Dozois esse é um gênero de histórias que tem muito me agradado. Em um conto, o autor precisa ser mais objetivo e conquistar o seu leitor em poucas linhas. É através de um conto que somos capazes de perceber o verdadeiro potencial de um escritor.

Como se trata de uma coletânea, não vou apresentar muito do enredo das histórias, caso contrário estragarei a magia por trás das mesmas. Vou falar apenas de alguns contos que merecem destaque. Tesouros de Curitiba, o conto que dá nome à coletânea, parece uma daquelas histórias de detetive em que os personagens precisam seguir as pistas para poderem encontrar o tesouro. A história de Seu Miro é muito legal e junto com ele eu fui capaz de embarcar nessa aventura e me emocionar cada vez que ele encontrava as pistas. Para mim, essa história dava um filme muito legal. Eu adoraria ver essa trupe de velhinhos animados percorrendo a cidade em busca do artefato que é o prêmio da história. Toda a ambientação futurista nem era tão necessária assim até porque não interfere diretamente com a história. Aquele momento final poderia ser apenas alguma coisa mágica que faria parte de todo o enredo do que estaria por trás da caça ao tesouro.

Valter Cardoso emprega muito bem a magia apenas quando ela é necessária para criar algum direcionamento que ele queira dar ao enredo. Algumas histórias não possuem nada de mágico; outros o carregam como algo necessário. E essa é a essência do realismo mágico: ele não é o motivo para o enredo caminhar. A magia apenas está ali e é encarada com naturalidade pelos personagens. É mais uma entre dezenas de ferramentas que o autor pode dispor para mover os personagens. O autor pode até usar um elemento de sci-fi para fazer uma crítica à nossa realidade como o conto sobre o novo episódio da novela. Algo que faz parte do cotidiano de uma dona-de-casa foi empregado de forma muito inteligente pelo autor.

Dois outros contos que me chamaram a atenção foram Minha Mãe e o último conto da coletânea. Minha Mãe é um conto assustador. O autor apresenta a história de uma maneira tão progressiva que eu só sou capaz de entender o que está acontecendo quase no final e tomo um susto. Sabe quando você lê uma linha, esta acaba disparando uma luzinha na sua mente e você grita "Caraca... é isso... pqp". Essa foi a minha reação. O último conto é uma releitura da história do nascimento de Cristo, usando alguns elementos de sci fi. Genial a maneira como o autor modificou os acontecimentos dando uma outra perspectiva àquele momento mágico. Ao mesmo tempo o autor faz uma crítica à forma como o homem quer transformar tudo em uma arma para obter algum tipo de vantagem.

Tesouros de Curitiba e Outras Histórias é mais uma coletânea que entrou para os meus favoritos. Agradeço ao autor por ter me enviado a versão física para resenhar e por ter me feito curtir uma viagem com uma ótima leitura. Espero poder ler mais coisas deste autor em breve.

site: www.ficcoeshumanas.com

Literatura Por Amor 04/11/2016

Blog: http://literaturaporamor1.blogspot.com.br/
O livro Tesouros de Curitiba e outras histórias, do escritor Valter Cardoso, publicado pela editora Fragmentos é uma antologia de contos de ficção científica e fantasia, cheios de suspense e surpresas que deixam no leitor o desejo de ter mais.

O livro ganhou esse nome por causa do primeiro conto, o maior deles. Tesouros de Curitiba narra á história de um idoso que se chamava Miro, ele e seus amigos saem em buscam de desvendar um enigma pelas ruas da cidade em busca de um tesouro. A cada pista descoberta, uma nova surgia e assim, o misterioso aparelho guia Zulmiro em uma caça ao tesouro pelas ruas de Curitiba. Os enigmas são inteligentes e criativos, tornando a leitura instigante e fluente.

O livro é composto de doze contos, não vou falar muito dos outros contos porque é difícil falar deles sem acabar contando tudo, mas posso dizer que o livro é pequenininho com uma edição impecável e por ser de contos ele é perfeito para andar na bolsa e ler em qualquer lugar, e apesar de ter um conto que se passar em Curitiba, você não precisa se preocupar, pois, o conto não atrapalha e nem é problema para alguém que não conhece a cidade e com certeza você vai se interessar por ela. Cada capítulo tem como ilustração um dos símbolos da capital paranaense, o pinhão formando uma flor, deixando o livro com uma elegância incrível.

Tesouros de Curitiba e outras histórias é um livro que tem uma história fascinante, uma ficção científica cheia de criatividade e um texto repleto de suspense e mistério, que vai prender o leitor. É uma ótima de dica de leitura até mesmo pra quem não é fã de ficção científica e fantasia, e pode ter certeza que esse livro entrou para os meus favoritos.

site: http://literaturaporamor1.blogspot.com.br/2016/11/52-resenha-tesouros-de-curitiba-e.html

Clube do Livro 24/07/2016

Resenha do blog Clube do Livro e Amigos escrita por Giuliana Sperandio (completa)
O Livro é pequeno, mas é bem gostoso de ler. Demorei muito pouco para concluí-lo.

Nele temos vários contos, encabeçado pelo primeiro, que é o maior e mais interessante de todos. Temos, também, uma aventura fantástica futurista, onde um aposentado que leva uma vida monótona, um dia acorda e descobre que ganhou na noite anterior, um diferente e estranho aparelho que o leva a uma caça ao tesouro pelas ruas de Curitiba.

Cada vez que ele encontra uma pista, o estranho aparelho apita e o leva à outra pista. É inusitada e interessante a jornada que ele acaba tendo ao lado de sua companheira e de seus amigos. O premio final ninguém sabe, aliás, ninguém sabe onde aquele divertido e estranho jogo os levará.

Se ele chegou ao tesouro final e do que se tratava, é uma coisa que não posso dizer sem dar spoiller. Eu gostei bastante da história que foi muito bem escrita. Só fiquei com aquele gostinho de quero mais que os contos deixam quando terminam, mas acho que faz parte do prazer de ler livros de contos, né?

Os outros contos são bem mais curtinhos de 2 ou 3 páginas, e contar um pouco sobre cada um deles poderia acabar com prazer de descobri-los na leitura do livro. O que posso dizer é que foram muito agradáveis, bem narrados, do tamanho ideal para aquelas tardes nas precisamos nos jogar em leituras rápidas e leves, de fácil acesso e entendimento.

Minha Opinião

Esse é um daqueles livros que são perfeitos para ler acompanhado de uma xícara de café, no intervalo do trabalho, durante o trajeto para o trabalho ou viagem. Essa leitura me ajudou a sair de ressacas literárias pela sutileza das suas pequenas histórias.

O Livro tem uma capa condizente com o titulo e com o primeiro conto #paracegover. Na capa, que é de cor amarelada ou creme, há um mapa de um tesouro com o título em destaque na cor preta. A diagramação é simples, mas bem bonitinha. As folhas são de cor sépia, para facilitar a leitura, sem cansar a vista do leitor. A Editora está de parabéns pelo trabalho de revisão, pois não consegui achar nenhum erro.

Indico essa leitura para todos que gostam de contos bem estruturados, leves, de fácil compreensão, e que gostem de leituras rápidas e fluidas.

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/07/resenha-nacional-tesouros-de-curitiba.html

Valter.Cardoso 24/06/2016

Resenhas e outras informações