Poemas da recordação e outros movimentos

Poemas da recordação e outros movimentos Conceição Evaristo

Resenhas - Poemas da recordação e outros movimentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rayana 24/04/2022

Ela é tudo e mais um pouco
Que a escrita de Conceição Evaristo é uma das mais bonitas da literatura brasileira contemporânea todo mundo ta cansado de saber né, mas aqui a escrita dela se eleva ao máximo com poemas sobre o cotidiano, a dor, e a vivência negra. Fui tocada e atravessada diversas vezes pelos tantos potenges eu líricos nessas poucas mais de 100 páginas. É um livro q precisa de várias releituras, para descobrir novas camadas na profundidade q são esses belos poemas!
Gabriel1610 23/06/2022minha estante
Oi. Eu não entendo muito de poemas. Não vi muitas rimas e métricas. Qual o tipo de poesia a dela? Eu sei interpretar boa parte do que ela diz, mas não tô conseguindo absorver a obra baseado nos poemas e poesias que li em relação a sonoridade

Rayana 24/06/2022minha estante
É poesia contemporânea, mt poetas contemporâneos não seguem o estilo clássico de poesia. Tem alguns poemas no livro que achei difícil de interpretar tbbb. Quando a sonoridade q tu fala n entendi kk

Gabriel1610 24/06/2022minha estante
A maneira de soar a leitura já que não costuma ter métrica e rima

Rayana 24/06/2022minha estante
Aaaaaah isso vai muito de pessoa pra pessoa, pois n me incomodou já que sou mais acostumada a ler poemas sem rima e métrica

Gabriel1610 24/06/2022minha estante
Deve ser pq não li muitos então. Tava vendo vídeos de como ler poemas e mesmo assim a maioria tem rimas ou uma sequência de estrofes em cada verso padronizada em um único poema

Rosangela Max 21/07/2022

Esperava gostar mais.
Não me conectei tanto com os poemas da autora como costuma ocorrer com suas histórias.
Os poemas são bons, mas poucos se sobressaíram. Os que mais gostei foram: ?Na mulher, o tempo?, ?Meu Rosário?, ?Estrelas desérticas?, ?Poema de Natal? e ?Tantas são as estrelas.?
Recomendo a leitura porque acredito que toda publicação da Conceição Evaristo merece ser lida.
Margô 22/07/2022minha estante
Concordo com você, Rosângela, quando diz da necessidade de divulgar as obras de Conceição Evaristo, é bem por aí...

Rosangela Max 22/07/2022minha estante
Ela é maravilhosa! ?

Roseane 08/11/2018

Turbilhão de emoções
As palavras de Conceiçao Evaristo tem um poder sobre mim que não sei explicar.

No livro Poemas da Recordação e outros movimentos chorei, sorri, me aliviei, refleti, amei. Sua conexão com o amor e com a dor transborda.

Os homenageados, a maternidade, a amizade, os nossos ancestrais, o casamento, a violência urbana, o banzo...

Preparem-se para se emocionar.

?Das acontecências do banzo brotará em nós o abraço à vida e seguiremos nossas rotas de sal e mel por entre Salmos, Axés e Aleluias? (Conceiçao Evaristo)

Por favor, ninguém solta a mão de ninguém.

Nina 07/02/2019

"Poemas da Recordação e outros movimentos" (Conceição Evaristo): a bandeira contra o esquecimento
Os cânones literários são os incontestáveis e dogmáticos clássicos dos quais não se tem a ousadia de criticar, com risco à excomunhão do apreço acadêmico.

A grande questão é que Conceição Evaristo conhece bem de excomunhão de apreço acadêmico. Fácil seria se fosse apenas da academia a patética exclusão. A escritora de Minas, injustiçada por não ocupar a cadeira da Academia Brasileira de Letras, discorre em seus “Poemas da Recordação e outros movimentos” (2017, Rio de Janeiro. Editora Malê, 3º edição) sobre o sistemático apagamento pra quem veste o escuro na pele nesse país.

Dividido no que parece ser seis partes, interligadas por fragmentos do que parecem ser memórias que constroem um corpo inteiro, a obra contempla a humanidade, em lírica e beleza, da feiúra que existe da morte, fome, mas também da boniteza que existe do sorriso e da vida da população preta no Brasil.

Venho de um mês em que me sinto acometida de sérios despertares para causas étnico-raciais. Li, com raiva o importante livro do “Genocídio do negro brasileiro” do Abdias de Nascimento enquanto bebia com assombro da beleza de Conceição. Me via aturdida para o sistemático apagamento (e embranquecimento) do negro brasileiro como projeto de poder genocida na obra de Nascimento, uma luz de alívio me trazia os primeiros poemas da primeira parte da obra de Evaristo, como uma insistência dolorosa para não ser mais esquecida. Nunca mais.

PARA LER MAIS, CLIQUE NO LINK ABAIXO

site: https://medium.com/@RecilaThaines/poemas-da-recorda%C3%A7%C3%A3o-e-outros-movimentos-concei%C3%A7%C3%A3o-evaristo-a-bandeira-levantada-contra-o-da225e334648

Luana 04/04/2020

Um respiro em meio ao caos
"Há mundos submersos, que só o silêncio da poesia penetra". Estas são as últimas palavras de Conceição Evaristo neste livro que é tão belo quanto forte. Ser respiro não significa de modo algum ser leve, mas há nas palavras da autora um modo que nos faz ler sobre os assuntos mais difíceis com uma brandura que nos atinge do mesmo modo que acalenta. Um livro lindo que merecer ser lido bem mais de uma vez.

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 08/04/2020

Poemas da Recordação e Outros Movimentos - Conceição Evaristo
Conceição Evaristo já é figurinha premiada aqui em nosso ig, não é novidade nenhuma que ela é uma das minhas escritoras favoritas e que, na minha opinião, ela é a melhor autora da atualidade, como bem já proclamei aqui outras vezes. Abrindo as leituras do ano, trago a resenha do livro “Poemas da Recordação e Outros Movimentos”

“Poemas da Recordação e Outros Movimentos” aborda com muita sensibilidade temas como a fome, racismo, feminismo, religiosidade e outros. Com uma escrita forte, Conceição Evaristo vai, por meio dos seus poemas, rememorando as suas histórias e desenhando um paralelo da sociedade, e esses se misturam à sua poesia, dando origem a uma escrita carregada de crítica e denuncia sobre os diversos temas que permeiam a sociedade.

Resenhar coletâneas de poemas é sempre uma tarefa muito difícil, pois, a leitura desse tipo de texto é muito pessoal e assume sentidos diferentes para cada um que o lê. Contudo, cabe salientar a beleza dos versos de Conceição Evaristo, versos esses que formam uma belíssima obra, feita para ser lida sem pressa, saboreando cada palavra antes de seguir para o texto seguinte.

Não é uma obra de leitura fácil, embora a autora utilize sempre uma escrita leve, a carga metafórica que que acompanham os poemas, vai exigir do leitor uma atenção especial para compreender a profundidade do que lá está escrito.

O sentido do termo “ecrevivência” fica muito evidente nos poemas dessa obra. O livro, que está dividido em seis blocos, cada um deles precedido de uma pequena epígrafe, ou seja, os poemas daquele bloco possuem relação direta com esse pequeno texto de abertura, e assim, por meio das suas lembranças e experiências, Conceição nos emociona com um “conjunto de poesias fortes e criativas, de belo senso rítmico, cuja a leitura desperta emoções, graças à empatia que se estabelece entre os que leem os poemas e a expressividade emotiva e literária” da autora como bem afirmou Vagner Amaro ao escrever sobre o livro.

Por fim, Conceição Evaristo é uma das autoras negras de maior expressividade da atualidade e os seus escritos merecem destaque pela legitimidade, criatividade e potência. Leitura mais que necessária, vinda de uma escritora que entende a literatura como uma forma maior de expressão política e que usa da sua voz para trazer à tona vozes esquecidas, denunciando em seus textos as injustiças sociais que acometem a nossa sociedade há muito tempo.

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

dormideira 01/05/2020

É impossível ficar indiferente: Poemas da recordação e outros movimentos
Conceição Evaristo não cabe em fórmula. Para descrevê-la, é necessário adentrar o processo de escrita da autora.

A primeira técnica marcante na leitura foi a composição de palavras com substantivos, quase neologismos compostos. Parece que a segunda palavra é um recorte da primeira, delimitação, pareceria que a segunda caracteriza a primeira, mas para isso o hífen não seria necessário. O que significa, então? Acontece (ou deve acontecer) uma metamorfose ou um surrealismo, porque as palavras formam encontros insolitamente realistas, como em “A menina e a pipa-borboleta”. Esses encontros plasmam a associação em um momento de revelação.

Por composição de palavras quero dizer o mesmo que a música traz de possibilidade para as notas, suas unidades mínimas: as palavras compostas são mais do que um grau combinatório, criando harmonias específicas.

Repito que além das imagens é o processo que prevalece como objeto da autora. A princípio, os poemas ressoam autodescrição. Com alguns mais lidos, é possível perceber, junto com a percepção do eu lírico, que é uma narrativa coletiva na qual o “nós” pode ser simultaneamente interno e externo. Quer dizer, não é eu e o outro, é Estes para o leitor, que é então colocado de frente ao descrito. A participação é voluntária.

A lembrança do rudimentar se mistura com a presença dos arcaísmos nos dias de hoje. Apesar da saudade da recordação, as estruturas opressoras não são só reminiscências. Isso dialoga com temas e intertextualidades com Drummond, Clarice Lispector, Adélia Prado, por exemplo, porém de uma perspectiva nova, a do outro.

Talvez eu sinta falta de uma progressão ou talvez eu sinta falta disso porque justamente não é o que ocorre na realidade. Na recordação, sofrimento e resiliência. Para o futuro, esperança. Porém, para mim, no presente, resta ainda um luto ou algo pelo que lutar.

O triste é que a editora Malê não fez jus à obra, seja pelos erros de digitação, que interferem na leitura não por afetar o sentido, mas pela impressão de descuido que passam, seja pela desorganização visual da capa. O papel e a escolha da fonte tipográfica talvez sejam passáveis, mas acho quase imperdoável tratar a obra desta forma.

site: https://1brogue.wordpress.com/2018/10/31/e-impossivel-ficar-indiferente-poemas-da-recordacao-e-outros-movimentos/

regifreitas 28/12/2020

POEMAS DA RECORDAÇÃO E OUTROS MOVIMENTOS (2017), de Conceição Evaristo.

Minha terceira incursão pela obra de Conceição Evaristo; e foram três leituras de gêneros diferentes. Na sequência: OLHOS D?ÁGUA, contos; PONCIÁ VICÊNCIO, romance; e agora este, de poesia.

O livro é dividido em diversas partes, introduzidas cada uma por um pequeno texto em prosa, funcionando como pequenos fragmentos de memória, apresentando e unificando de algum modo as temáticas que se seguem.

Das três obras lidas, foi a que menos me envolveu. A leitura de poesia exige uma imersão que não consegui alcançar aqui. Pode ser que tenha sido por conta do estilo da autora; pode ser que tenha sido por conta da incapacidade do leitor de abstrair e assimilar o que estava sendo expresso. Certamente haverá releituras.

Nos últimos anos Conceição Evaristo vem ganhando o reconhecimento e o espaço merecidos. E mesmo que a obra não tenha agradado tanto, é uma autora que traz uma voz que precisa ser ouvida, e uma visão de mundo que precisa ser valorizada.

Luana 20/01/2021

Inícios
Esse livro é muito bom para ver o início da carreira da Conceição, nele tem vários poemas que falam sobre outras referências literárias e também, sobre a vida pessoal dela.

Lalinha 28/01/2021

O livro que dá um soco no estômago, que me deixaste sem palavras, que me dá na cara a minha realidade..

De dia tenho sono, de noite poesia...

Ju 27/02/2021

Conceição Evaristo, obrigada!
Tenho certeza: irei ler este livro novamente! Todos os poemas têm algo importante para passar e minha leitura de primeira não será suficiente para explorá-los completamente!

Conceição Evaristo tem uma escrita poética e cativante capaz de nos trazer memórias e questionamentos sobre ancestralidade, pertencimento, violência, fé e outros.

Assim que reler acredito encontrar muitos outros detalhes tocantes e frutos para novas reflexões!

Ao meu ver, Conceição Evaristo é uma escritora magnífica, a qual merece ser lida por infinitas gerações ??

YuriiPCS 01/06/2024

"O nada e o não, ausência alguma, borda em mim o empecilho."
Livro muito bom, poesias ótimas, algumas n gostei tanto, mas em grande maioria gostei, marquei muitas frases e poesias desse livro, gostei demais e finalizei o mês com chave de ouro fazendo essa leitura.
Muito bom?

Ize 25/03/2021

Há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra.

_maricobucci_ 29/03/2021

?Poemas da Recordação? é de importância extrema: são poucas as obras de poesia no mainstream que partem de uma perspectiva negra e periférica.

Dito isso, confesso que não gostei muito do estilo de alguns poemas, que mais parecem contos fragmentados em versos. As narrativas de Conceição são tão reais e vívidas que chegam a ser macabras.

Ainda assim, em alguns versos a dor da violência e do banzo é aliviada, revelando uma mistura de esperança, ternura e resistência.

Gabi Florence 16/04/2021

Experiência tocante!
"há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra."
???????
Já tinha lido contos de Conceição Evaristo e dessa vez conheci seus poemas, posso dizer que a experiência foi tão rica como na primeira vez, sua escrita é muito tocante e comovente, é muito bonito ver como ela trabalha as palavras e as transformam em uma experiência tão marcante.
Gostei muito dos temas tratados por ela, o livro é curto e a leitura rápida, sendo possível realizar em pouco tempo, para quem não conhece seu trabalho como poetisa, recomendo muito e espero que deem uma chance.
Pretendo ler cada vez mais Conceição Evaristo e descobrir sua obra nos diferentes formatos de escrita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5