dormideira 01/05/2020É impossível ficar indiferente: Poemas da recordação e outros movimentosConceição Evaristo não cabe em fórmula. Para descrevê-la, é necessário adentrar o processo de escrita da autora.
A primeira técnica marcante na leitura foi a composição de palavras com substantivos, quase neologismos compostos. Parece que a segunda palavra é um recorte da primeira, delimitação, pareceria que a segunda caracteriza a primeira, mas para isso o hífen não seria necessário. O que significa, então? Acontece (ou deve acontecer) uma metamorfose ou um surrealismo, porque as palavras formam encontros insolitamente realistas, como em “A menina e a pipa-borboleta”. Esses encontros plasmam a associação em um momento de revelação.
Por composição de palavras quero dizer o mesmo que a música traz de possibilidade para as notas, suas unidades mínimas: as palavras compostas são mais do que um grau combinatório, criando harmonias específicas.
Repito que além das imagens é o processo que prevalece como objeto da autora. A princípio, os poemas ressoam autodescrição. Com alguns mais lidos, é possível perceber, junto com a percepção do eu lírico, que é uma narrativa coletiva na qual o “nós” pode ser simultaneamente interno e externo. Quer dizer, não é eu e o outro, é Estes para o leitor, que é então colocado de frente ao descrito. A participação é voluntária.
A lembrança do rudimentar se mistura com a presença dos arcaísmos nos dias de hoje. Apesar da saudade da recordação, as estruturas opressoras não são só reminiscências. Isso dialoga com temas e intertextualidades com Drummond, Clarice Lispector, Adélia Prado, por exemplo, porém de uma perspectiva nova, a do outro.
Talvez eu sinta falta de uma progressão ou talvez eu sinta falta disso porque justamente não é o que ocorre na realidade. Na recordação, sofrimento e resiliência. Para o futuro, esperança. Porém, para mim, no presente, resta ainda um luto ou algo pelo que lutar.
O triste é que a editora Malê não fez jus à obra, seja pelos erros de digitação, que interferem na leitura não por afetar o sentido, mas pela impressão de descuido que passam, seja pela desorganização visual da capa. O papel e a escolha da fonte tipográfica talvez sejam passáveis, mas acho quase imperdoável tratar a obra desta forma.
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https://1brogue.wordpress.com/2018/10/31/e-impossivel-ficar-indiferente-poemas-da-recordacao-e-outros-movimentos/