Brincadeira de Mau-Gosto

Brincadeira de Mau-Gosto Camila Iuspa

Resenhas -

loLIMta 25/07/2021

RESENHA | Brincadeira de Mau-Gosto
Brincadeira de Mau-Gosto é um livro nacional escrito por Camila Iuspa, contando a história de Michel, um adolescente que muda de escola e é vítima da falta de respeito, inveja, discriminação e desafeto dos novos colegas.

Há um tempo percebi que tenho poucos livros nacionais na minha estante e desde então venho tentando mudar isso. Logo, quando vi Brincadeira de Mau-Gosto na sebo resolvi comprar, pois além de ser literatura nacional aborda bullying, um tópico que me interessa muito.

Assim que comecei a ler logo no primeiro capítulo já começou a me desanimar pelos diálogos engessados. Mesmo assim continuei a leitura até porque já houve livros que não curti inicialmente e depois me surpreenderam, mas infelizmente esse não foi um dos casos.

A história é narrada em terceira pessoa no passado seguindo o protagonista, Michel, mas perto do final a narrativa começa a seguir outras personagens como seu amigo, Pablo, seu interesse amoroso, Paola, e por um curtíssimo tempo até mesmo umas personagens secundárias. Isso me incomodou um pouco, principalmente quando a narrativa deixava de seguir Michel para seguir Pablo, porque a autora não mudou a "voz" do narrador e às vezes eu me confundia achando que a narrativa ainda estava seguindo Michel.

Para piorar o vilão é bem previsível e o clímax também, e para contrariar na orelha do livro ainda diz "não defende este ou aquele lado da história, apenas apresenta os fatos através do seu narrador" sendo que o livro é bastante maniqueísta.

Enfim, longe de mim desestimular a leitura de nacionais ou até mesmo ferir os sentimentos de autores brasileiros, mas esperava mais. Brincadeira de Mau-Gosto definitivamente não foi a melhor escolha para iniciar minha jornada na literatura tupiniquim.

site: https://cisgenerodetaubate.blogspot.com/2018/08/livro-brincadeira-de-mau-gosto.html