Max

Max Sarah Cohen-Scali

Resenhas - Max

1 | 2 | 3 | 4

Camila 08/11/2022

Cruel, intenso, ingênuo e completamente apaixonante... Uma história agridoce que consegue ser viceral e cativante ao mesmo tempo

28/10/2022

Aprendi muito
O livre trouxe relevância para um tema importante, o projeto lebensborn, que de fato ?fabricava? crianças nazistas durante a segunda guerra, os pais das crianças eram milimetricamente estudados para que a criança nascesse totalmente ariana, não sabia da existência do projeto até ler o livro. A estrela tirada foi por pelo narrador da história, não posso falar muito pra n dar spoiler, mas é difícil comparar a maturidade e o conhecimento do personagem pra tão pouca idade, mas de qualquer forma o livro é muito bom!

Fe_Alencar 17/10/2022

Excelente livro, mas...
É um excelente livro com um tema que não é tão comum, (lebensborn), mas duas coisas me incomodaram durante a leitura.
O primeiro é que talvez não tenha sido adequado o uso de uma criança como narradora da história, que está mais para fabula ou crônica, é difícil conciliar o pensamento com a idade do personagem. Eu entendi a proposta, mas acredito que esse ponto ainda seja relevante.
O segundo é que até a metade a história foi muito bem construída e detalhada, mas chega um momento que a autora não consegue sustentar a narrativa com a qualidade do começo. Quando o livro vai chegando ao final você vai percebendo isso melhor.

Aylane Nunes 05/10/2022

Muito bom ??
Escrita tranquila, trama envolvente, cenas interessantes e perturbadoras.
Recomendo a leitura e os únicos pontos negativos que motivaram eu ter tirado uma estrela é que senti falta de um glossário dos termos e palavras em alemão , uma vez que nem todos os dizeres são traduzidos, e por fim, gostaria que o livro tivesse um pouco mais de páginas mostrando o personagem principal adulto.

Karla Caelum 29/06/2022

As jóias conhecidas como páginas
Olá, meus caros companheiros. Hoje vos venho resenhar minha última leitura: "Max".
Antes de iniciar tal relato, gostaria de destacar, como já é costumeiro, que todas as palavras aqui escritas, não hão de passar de minhas reles opiniões a respeito da obra, e também alguns fatos.
"Max" nos traz a infância da primeira criança do petulante projeto Lebensborn, que tinha como alvo aumentar a taxa de natalidade das crianças arianas. Sendo a primeira delas, e o maior modelo do projeto, o nosso Klein Kaiser: Konrad Von Kebnersol. Batizado pelo próprio Adolf Hitler, Konrad há de enfrentar grandes desafios em sua curta e traumatizante vida, além do decair de suas ideologias nacionais-socialistas.
Confesso que o livro tornou-se um de meus favoritos, não pude encontrar nenhum momento onde a leitura tornara-se algo maçante. De fato, uma obra genial que merece muito mais reconhecimento do que recebe; com um enredo do qual chama-se atenção apenas em saber os mínimos detalhes.
Sarah Cohen-Scali é no mínimo uma escritora genial. A forma como detalha e descreve cada cenário (através de Konrad), cada personagem, de forma nada clichê e muito menos maçante, faz com que sua labuta seja uma jóia rara, muito bem lapidada e infelizmente não muito conhecida.
A respeito da edição, gostaria de parabenizar a editora jangada, pelo ótimo trabalho desde a diagramação à capa. E informar aos meus queridos leitores, de que o livro se encontra por apenas. 19,44 na Amazon.

Por: Karla Caelum Lisbronci

AlessandraD. 02/06/2022

Cara, foi um livro difícil por diversos motivos, mas principalmente por ter sido escrito de uma forma chata, arrastada

Arthur 21/05/2022

Perplexo
Falando tecnicamente, a obra é uma passagem inicialmente lenta e tediosa. Não costumo demorar um mês para ler um livro, mas a primeira parte e realmente desinteressante.
Precisamos realmente de 150 páginas para entendermos como um personagem narrado por PRIMEIRA PESSOA age?

Já no meio, é a melhor evolução. Cativante e profunda, quando você entra na história que você lê.

Já o final, errôneo. Decisões falhas e aprresadas. O que a primeira parte caminhava com lentidão, a última corria sem sentimento.
É, sem sombra de dúvida, o momento de emoção do enredo (como deve ser em todo conto); Mas exatamente por isso, que perde ponto: Um tema tão extravagante como esse visita tão rápido pelos momentos mais marcantes? Não tenha medo da intensidade das frases, Sarah, a partir do momento que você faz um menino de 4 anos tocar nos seios de prostitutas, já não é um livro infantil.

agora bora filosofar - vão ter spoilers sem contexto, leia se quiser

"Que facada profunda;
Como um tiro de um SS na cabeça de um judeu!
Como um "sexo" de um Ivã introduzindo na "fenda" de uma alemã;
Como uma jogada de terra sobre o corpo já falecido de um polonês, no último segundo da segunda guerra mundial.

"Max é o PROTÓTIPO de um personagem perfeito para impactar a vida do leitor, para LER a Guerra de outra maneira.
Não só em palavras, mas em sentimento.
Como se você, 100 anos depois voltasse na década de 40, e acompanhasse poloneses morrendo para alemães, judeus morrendo para nazistas e mulheres arianas assediadas por russos bêbados. Como se você fosse a vítima em todas as ocasiões.
Como se você conhecesse um amado, que morreria na sua frente.
Só que quem você ama, você odeia. E quem você odeia, você amava. Confusão. Caos.

Não há mais palavra que resume. Apenas emoções e reflexões de como a crueldade e a amargura impacta sobre vidas inocentes.
Não leia essa frase por ler, não leia esse livro por ler. Reflita. Reflita e reflita. A segunda guerra mundial é reflexão. Pense."

Rosiene5 21/04/2022

Max o garoto que teve o nascimento programado por Hitler
Há tantas coisas para dizer sobre Max, há tantas obras que explica o que foi o nazismo, a segunda guerra mundial, como sofreram os povos, os indivíduos...
Max é uma dessas ficções em que a personagem principal é uma ficção, mas o cenário de Max ou Konrad foi baseado em fatos reais.
Hitler tinha como uma das suas aspirações dominar o mundo com a raça ariana, com padrões físicos que ele considerava perfeito e fazer destes fortes e devotos à pátria, com essa idealização criou um centro de acasalamento para nascimento dos bebês "perfeitos" para dominar o mundo e foi nesse contexto histórico que Max nasceu e cresceu alienado em um mundinho sem família e de completa manipulação hitlerista. Durante a guerra e com uma vida bastante agitada Max conhece várias pessoas e se coloca em questionamentos, sua dúvida se intensifica a partir da amizade com um garoto judeu que era muito semelhante fisicamente a ele. A história se desenrola com os pensamentos confusos de Max sobre tudo o que ele acreditava como verdade absoluta e da amizade que surge entre ele e o garoto judeu durante vários anos de guerra.

Alice.Oliveira 23/03/2022

O filho de Hitler.
Este livro, apesar de ficção, revela com muita crueza a realidade vivida na Alemanha nazista.

A narração em primeira pessoa deixou a leitura ainda mais perturbadora. De maneira simples, o jovem Max ainda no ventre de sua mãe nos envolve com a sua determinação em ser o melhor servidor de sua mãe pátria, a Alemanha comandada pelo fuhrer.

Desde o nascimento, as novas crianças da raça ariana são ensinadas a serem extremamente racistas, patriotas, xenofóbicos e antissemitas. Chega a dar nojo.

Eu gostei da crueza do livro e como a escrita da autora deixou o livros simples e tragável. Apesar de muitos gatilhos por ser uma história realmente perturbadora, super recomendo a leitura. Os personagens são envolventes, a trama é boa e o plot me deixou chocada em primeiro nível, e depois fiquei extremamente revoltada....

Enfim, recomento a leitura e 5 estrelas para este livrão.

Amanda.Andrade 23/02/2022

Que livro...
Essa história deveria ser mais conhecida. Todos precisam ler
Max, uma criança "projetada" para ser um verdadeiro nazista.
Mas a.vida segue rumos que não podemos controlar e seu melhor amigo Lukas é um judeu polonês.
Uma dupla improvável, uma amizade verdadeira que resgata Max dos lugares mais sombrios e o transforma completamente

Felipe Ramos 11/01/2022

Surpreso, muito bom.
Desconhecia o livro, peguei para ler e recomendo, historia imprevisível que prende sua atenção, muito bom.

Dudu 06/09/2021

Ótimo Livro.
Como gosto muito dessa temática relacionada as guerras, sou meio suspeito em resenhar aqui. A história é muito boa, me prendeu do início ao fim. Vale muito a pena a leitura.

Pamylla.Souza 10/08/2021

Max - Um feto Nazista
Muito pouco se falam sobre esse livro, literatura bem escrita, com apenas uma interpretação diferente a respeito de um dito popular.
Um ótimo livro, um feto nazista que aprendeu a ser um nazista na barriga de sua mãe.
A história é bem contada e te prende verdadeiramente.
Vale a pena a leitura.

Silmara | Momentum da Leitura 14/07/2021

Assustadoramente real
O contexto histórico é bem explorado, narrado em primeira pessoa por uma criança nazista deixa tudo mais visceral e sensível. Trabalho incrível e perturbador.

Joao.Marley 20/05/2021

Um livro que merece mais destaque.
Vejo pouca gente falando deste romance noir que se passa na segunda guerra mundial . Personagens tão reais e verosímeis. Com um final emocionante. Narrado pelo Max deixa a história palpável. Gostei muito.

1 | 2 | 3 | 4