Max

Max Sarah Cohen-Scali

Resenhas - Max

1 | 2 | 3 | 4

cartas livros e chas 15/04/2024

História muito pesada, enredo fascinante.
O que mais me choca é ter consciência de que essa é uma fábula, uma história baseada em fatos tristemente reais.
A escrita de Sarah Cohen-Scali é maravilhosa. Fiquei muito envolvida com esse livro e não consegui dar muitas pausas na leitura.

ofabiofranz 14/04/2024

Max: Uma imersão profunda na crueldade da guerra e na complexidade humana.
Há tempos eu não mergulhava em uma leitura tão profunda. Foi uma amiga que me presenteou com "Max", de Sarah Cohen-Scali, e eu não tinha ideia do turbilhão que esse livro causaria em mim. Chorei, sim. Mas mais do que isso, fui tomado por uma espécie de torpor, uma melancolia que se entranhou em cada página virada.

Max e Lukas se tornaram parte de mim, e agora, sem eles, sinto um vazio difícil de preencher. Como lidar com a ausência de personagens tão vívidos, tão reais em suas dores e amores?

Tenho um conhecimento até que mediano de história, mas, esse livro me pegou de surpresa, ele me fez reviver todas as lembranças e tudo que li sobre a WWII que estavam apenas como registros distantes em minha mente. Saber previamente sobre o Lebensborn e as crueldades do nazismo apenas tornou a história muito mais impactante. As lágrimas foram inevitáveis, pois "Max" não é apenas uma narrativa, é um soco no estômago, uma lembrança brutal e necessária sobre os horrores e a crueldade da guerra e a perda da inocência.

Sarah Cohen-Scali escreve com uma sinceridade crua. A narrativa, conduzida pelo próprio Max, é hipnotizante. Ela o deixa encantador e detestável, inteligente e sarcástico, uma mistura complexa de qualidades e defeitos que o tornam irresistível.

A leitura de "Max" é viciante, uma droga que te prende até a última página. Eu me vi devorando o livro sem nem perceber, absorvido pela trama que se desenrolava diante de mim. Não foi uma escolha, foi uma necessidade, um dia e meio e pum, acabou. A leitura fluiu, a história se desenvolveu, agora estou assim. Sem reação, anestesiado.

Portanto, não posso concluir esta resenha sem um apelo: leia "Max". Deixe-se envolver por essa história que é ao mesmo tempo cruel e comovente, uma jornada que vai te fazer questionar a própria humanidade.

“É preciso que testemunhemos, nós dois. Eu, pelo que os názis fizeram aos judeus e aos poloneses, você, pelo que fizeram a você”.

myebird 09/01/2024

Um bebê surpreendente
Esse com certeza virou um dos meus livros favoritos.
Lembro que no começo não conseguia suportar a narração desse bebê, e tá aí uma característica legal desse livro: a narração do próprio "Max"! Acompanhar ele crescendo e observando o mundo exterior foi uma experiência, de fato. Acabei me apaixonando completamente pelo personagem Lukas, a dinâmica dos dois foi muito bem construída e foi o que deixou o livro emocionante. Espero que mais pessoas tenham a oportunidade de ler esse livro de ficção com embasamentos reais, dando um novo contexto pra quem aprende sobre a Segunda Guerra na escola.
Livro de construção maravilhosa e final completamente satisfatório!

Lara.Gustmann 01/11/2023

Esse livro me pegou muito, tive que me obrigar a fazer pausas pois a história é bem pesada. Max é uma criança feita para amar a Alemanha nazista, e é isso que ele faz, até que lhe apresentam novos pontos de vistas, mas não é algo tão fácil para ele abandonar esse amor, já que isso é tudo o que ele sabe.

silvia 30/09/2023

Já ouviu falar sobre o projeto ?Lebensborn??
Max é uma fábula sobre um garoto nascido através do projeto nazista Lebensborn, que resumindo a grosso modo era um projeto para criar crianças da raça ariana perfeitas. Nós vemos tudo pela perspectiva de Konrad (Max), o que as vezes torna o livro repugnante e nojento, por conta da criança ter uma visão nazista sobre tudo, já que foi assim que foi criada desde bebê. O livro é muito pesado e conta com cenas muito fortes e tristes. A história não passa apenas em torno do projeto Lebensborn, mas também em torno da vida e crescimento de Max, suas aventuras, amizades e medos. Acompanhamos sua vida desde o seu nascimento até o fim da guerra e do partido nazista.

O livro tem gatilho de assassinat0, estupr0, racism0 e cenas muito fortes sobre a guerra que apesar de serem fictícias realmente acontecerem

Tatianees 19/07/2023

Excelente
Demorei bastante pra terminar esse livro, mas foi de propósito. A leitura é bem fluída e a curiosidade de saber o que vai acontece com Max nos dá vontade de ler tudo em um dia.
Eu resisti. Fui lendo aos poucos, pois pra mim essa história criou uma montanha russa de emoções: raiva, piedade, ódio, amor, raiva de novo, pena, tristeza, esperança e mais raiva.
O livro é narrado em primeira pessoa, no começo é estranho, pois Max narra o próprio nascimento. Também é um pouco chato, já que ele é apenas um bebê.
Depois a história deslancha, quando aos 4 anos Max passa a ser usado para atraí e sequestrar outras crianças.
O livro mistura acontecimentos reais com fictícios. O projeto Lebensborn existiu. Nazistas tentavam criar uma raça ariana perfeita.
A mãe de Max engravidou com a única intenção de entregar o bebê para o projeto. Então ele é criado em um ambiente controlado e treinado desde o nascimento, para ser um nazista perfeito.
Em alguns momentos eu queria bater nesse menino, em outros, entendia que ele apenas fazia o que foi ensinado. Ele só queria ser reconhecido. O tempo todo torcia para que ele, de alguma forma, encontrasse o caminho certo.

Karime 22/06/2023

Difícil
Max e o bebê que foi concebido a partir de um projeto e ele é um ariano perfeito, olhos azuis, cabelos loiros, desde o ventre de sua mãe ele vêem com o propósito de ser um ariano perfeito.

Max é rebatizado como Konrad e segue sendo um seguidor fiel às palavras do líder nazista, tendo em vista que ele cresce cercado por esses ideais. Aos 5 anos Konrad/Max é levado à escola onde as crianças "selecionadas" são ensinadas a se tornarem alemãs, seguindo os ensinamentos nazistas.

Konrad conhece e se aproxima de Lukas, aparentemente o mesmo e um ariano em aparência enquanto seu sangue e judeu e Konrad vê suas diretrizes e ideais nazista desmoronarem lentamente com as coisas que Lukas lhe mostra enquanto crescem.

Ao final da Guerra Konrad e Lukas se juntam em busca de sobrevivência e em meio aos destroços, Lukas se torna a família que Konrad jamais permitiu ou sonhou em ter e isso é melhor do que ele podia imaginar.

Difícil, triste e necessário.

Barbara.Paiva 08/06/2023

Livro incrível
Foi perturbador ler este livro sabendo que o programa Lebensborn aqui descrito realmente existiu. A autora criou esta história de ficção para poder contar e descrever um dos programas desumano dos nazistas. Livro que serve de reflexão quanto às loucuras que são cometidas durante períodos de guerra. Leitura rápida e fácil. Não dá vontade de parar de ler para saber o que acontece em seguida. Importante também para que fiquemos atentos para nunca mais permitir que nada parecido com isso volte acontecer. Recomendo demais, já virou um dos meus favoritos!

Fabíola Lins 15/05/2023

Conteúdo bem diferente do que eu esperava.
Me surpreendi com o livro, inicialmente pensava que tanto a narrativa quanto o protagonista fossem infantis. Imaginei que era um livro que contava sobre o projeto lebensborn aos olhos de uma criança inocente, e Max não tem nada de inocente.
Konrad ou Max, é esperto e audacioso. Até o final do livro achei ele condenável e nas primeiras páginas, terrivelmente cruel.
Me chocou ler sua opinião em 1ª pessoa, tão abertamente falando sobre seu amor pelo n@z1sm0, repugnante.
O livro em sí é bom e conta muito bem sobre  tudo envolto do projeto Lebensborn e mais alguns bônus em relação a outros projetos nazistas e a derrota do Reich.
Me apeguei ao Lukas e quando terminei senti ressaca literária e vontade de ler mais uma continuação da vida do Max.

Dhaka.Felix 27/04/2023

Um soco no estômago
Escrita IMPECÁVEL! Acompanhar o crescimento de Max, nos faz sentir verdadeiros amigos dele. A forma q Sarah desdobra a História é fascinante, no final vc nao vai conseguir largar o livro, vai se emocionar com lukas e a mulher loira no porão...

A autora não mediu limites das palavras q saem de Max, é pra realmente te chocar, por vezes intragável! Se vc tem estomago fraco, não leia!!

Eduardo Ogalves 04/03/2023

Sinopse
Max é o protótipo perfeito do programa "Lebensborn". Criado para ser o primogênito da nova raça ariana, ele cresce sem mãe e sem nenhum sentimento até iniciar seus estudos aos 6 anos de idade. Na escola Max faz amizade com Lukas, um judeu polonês com todas as características físicas de um ariano. A partir dessa amizade, as crenças nazistas de Max começam a desmoronar e o menino passa a ver o mundo de uma forma diferente. O livro se desdobra entre as descobertas de Max e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Black Flower 16/01/2023

Max
Finalmente terminei. Considerações sobre essa leitura. Max, chamado assim por sua mãe, aquela que o concebeu no dia 20 de abril de 1936, aniversário de Adolf Hitler, lider do sistema nazista alemão, implantado após a derrota da Alemanha na 2 guerra (1945), é considerado o protótipo perfeito do projeto Lebensborn que daria início a raça ariana pura. Loiro. Branco. De olhos 2 vezes mais azuis. Max cresce achando que é um legítimo ariano e com ideais de ser um grande soldado da SS. Aos 6 anos de idade, Max conhece Lukas, um garoto polonês, de igual idade dele, que faz com que todas as suas crenças a respeito do que ele aprendeu como sendo certo fossem posta em xeque. A autora traz uma leveza na escrita que nos torna próximo do protagonista, que narra sua história desde antes de vir ao mundo. O foco do livro é expor as atrocidades cometidas pelos oficiais da SS e o projeto Lebensborn. Leitura gostosa de se fazer, apesar de extremamente pesada. Uma lição é aprendida: As melhores armas contra diretores são: O amor e conhecimento.

Kaline.Kelli 31/12/2022

Melhor do ano!!
Esse livro alugou uma mansão na minha cabeça ? fiquei pensando nele por semanas, perfeito.. apesar de ser narrado em primeira pessoa, do útero ate a adolescência de Max, é muito real.. é um livro fluído, cru, direto ao ponto.. Chocante como a guerra é capaz de cegar e fazer pessoas cometerem atrocidades.. Não é uma leitura para todo mundo, mas é uma leitura que todos deveriam ler rs baseados em fatos históricos reais.. Foi minha melhor leitura do ano e um dos melhores da minha vida com toda certeza!

1 | 2 | 3 | 4