Max

Resenhas - Max

1 | 2 | 3 | 4

Ludmila 03/01/2021

Favoritadíssimo!
Esse livro é maravilhoso! Cruel, ingênuo, revoltante e apaixonante. Devia ser mais comentado, mais gente deveria ler.

Amanda.Andrade 23/02/2022

Que livro...
Essa história deveria ser mais conhecida. Todos precisam ler
Max, uma criança "projetada" para ser um verdadeiro nazista.
Mas a.vida segue rumos que não podemos controlar e seu melhor amigo Lukas é um judeu polonês.
Uma dupla improvável, uma amizade verdadeira que resgata Max dos lugares mais sombrios e o transforma completamente

Arthur 21/05/2022

Perplexo
Falando tecnicamente, a obra é uma passagem inicialmente lenta e tediosa. Não costumo demorar um mês para ler um livro, mas a primeira parte e realmente desinteressante.
Precisamos realmente de 150 páginas para entendermos como um personagem narrado por PRIMEIRA PESSOA age?

Já no meio, é a melhor evolução. Cativante e profunda, quando você entra na história que você lê.

Já o final, errôneo. Decisões falhas e aprresadas. O que a primeira parte caminhava com lentidão, a última corria sem sentimento.
É, sem sombra de dúvida, o momento de emoção do enredo (como deve ser em todo conto); Mas exatamente por isso, que perde ponto: Um tema tão extravagante como esse visita tão rápido pelos momentos mais marcantes? Não tenha medo da intensidade das frases, Sarah, a partir do momento que você faz um menino de 4 anos tocar nos seios de prostitutas, já não é um livro infantil.

agora bora filosofar - vão ter spoilers sem contexto, leia se quiser

"Que facada profunda;
Como um tiro de um SS na cabeça de um judeu!
Como um "sexo" de um Ivã introduzindo na "fenda" de uma alemã;
Como uma jogada de terra sobre o corpo já falecido de um polonês, no último segundo da segunda guerra mundial.

"Max é o PROTÓTIPO de um personagem perfeito para impactar a vida do leitor, para LER a Guerra de outra maneira.
Não só em palavras, mas em sentimento.
Como se você, 100 anos depois voltasse na década de 40, e acompanhasse poloneses morrendo para alemães, judeus morrendo para nazistas e mulheres arianas assediadas por russos bêbados. Como se você fosse a vítima em todas as ocasiões.
Como se você conhecesse um amado, que morreria na sua frente.
Só que quem você ama, você odeia. E quem você odeia, você amava. Confusão. Caos.

Não há mais palavra que resume. Apenas emoções e reflexões de como a crueldade e a amargura impacta sobre vidas inocentes.
Não leia essa frase por ler, não leia esse livro por ler. Reflita. Reflita e reflita. A segunda guerra mundial é reflexão. Pense."

Joao.Marley 20/05/2021

Um livro que merece mais destaque.
Vejo pouca gente falando deste romance noir que se passa na segunda guerra mundial . Personagens tão reais e verosímeis. Com um final emocionante. Narrado pelo Max deixa a história palpável. Gostei muito.

Lara.Gustmann 01/11/2023

Esse livro me pegou muito, tive que me obrigar a fazer pausas pois a história é bem pesada. Max é uma criança feita para amar a Alemanha nazista, e é isso que ele faz, até que lhe apresentam novos pontos de vistas, mas não é algo tão fácil para ele abandonar esse amor, já que isso é tudo o que ele sabe.

Aylane Nunes 05/10/2022

Muito bom ??
Escrita tranquila, trama envolvente, cenas interessantes e perturbadoras.
Recomendo a leitura e os únicos pontos negativos que motivaram eu ter tirado uma estrela é que senti falta de um glossário dos termos e palavras em alemão , uma vez que nem todos os dizeres são traduzidos, e por fim, gostaria que o livro tivesse um pouco mais de páginas mostrando o personagem principal adulto.

Eduardo Ogalves 04/03/2023

Sinopse
Max é o protótipo perfeito do programa "Lebensborn". Criado para ser o primogênito da nova raça ariana, ele cresce sem mãe e sem nenhum sentimento até iniciar seus estudos aos 6 anos de idade. Na escola Max faz amizade com Lukas, um judeu polonês com todas as características físicas de um ariano. A partir dessa amizade, as crenças nazistas de Max começam a desmoronar e o menino passa a ver o mundo de uma forma diferente. O livro se desdobra entre as descobertas de Max e o fim da Segunda Guerra Mundial.

ofabiofranz 14/04/2024

Max: Uma imersão profunda na crueldade da guerra e na complexidade humana.
Há tempos eu não mergulhava em uma leitura tão profunda. Foi uma amiga que me presenteou com "Max", de Sarah Cohen-Scali, e eu não tinha ideia do turbilhão que esse livro causaria em mim. Chorei, sim. Mas mais do que isso, fui tomado por uma espécie de torpor, uma melancolia que se entranhou em cada página virada.

Max e Lukas se tornaram parte de mim, e agora, sem eles, sinto um vazio difícil de preencher. Como lidar com a ausência de personagens tão vívidos, tão reais em suas dores e amores?

Tenho um conhecimento até que mediano de história, mas, esse livro me pegou de surpresa, ele me fez reviver todas as lembranças e tudo que li sobre a WWII que estavam apenas como registros distantes em minha mente. Saber previamente sobre o Lebensborn e as crueldades do nazismo apenas tornou a história muito mais impactante. As lágrimas foram inevitáveis, pois "Max" não é apenas uma narrativa, é um soco no estômago, uma lembrança brutal e necessária sobre os horrores e a crueldade da guerra e a perda da inocência.

Sarah Cohen-Scali escreve com uma sinceridade crua. A narrativa, conduzida pelo próprio Max, é hipnotizante. Ela o deixa encantador e detestável, inteligente e sarcástico, uma mistura complexa de qualidades e defeitos que o tornam irresistível.

A leitura de "Max" é viciante, uma droga que te prende até a última página. Eu me vi devorando o livro sem nem perceber, absorvido pela trama que se desenrolava diante de mim. Não foi uma escolha, foi uma necessidade, um dia e meio e pum, acabou. A leitura fluiu, a história se desenvolveu, agora estou assim. Sem reação, anestesiado.

Portanto, não posso concluir esta resenha sem um apelo: leia "Max". Deixe-se envolver por essa história que é ao mesmo tempo cruel e comovente, uma jornada que vai te fazer questionar a própria humanidade.

“É preciso que testemunhemos, nós dois. Eu, pelo que os názis fizeram aos judeus e aos poloneses, você, pelo que fizeram a você”.

larissa.queiroz 22/10/2020

Foge do convencional, do clichê, e do previsível.
Não houve nada neste livro, que eu esperasse acontecer.
Ele surpreende a cada nova trama.
A escrita te prende sem precisar dar muitas voltas em um mesmo assunto.
Ele trás mistério e resolução.
Que escrita gostosa de acompanhar, e
ao mesmo tempo chocante.
E sobre os personagens, muito bem desenvolvidos, e gostosos de acompanhar ???

Carolina1364 03/12/2017

Maravilhoso!
Confesso que esperava um livro mediano. Que surpresa boa ao ler essa história! Tão bem contada, chorei e ri com esse livro! Indico muito para todos que se interessam pelo horror da segunda guerra mundial.
Mila.Mesquita 03/12/2017minha estante
Já tinha me interessado nela, agora quero ler mais ainda. ; )

Carolina1364 03/12/2017minha estante
Indico mesmo! Gostei bastante

28/10/2022

Aprendi muito
O livre trouxe relevância para um tema importante, o projeto lebensborn, que de fato ?fabricava? crianças nazistas durante a segunda guerra, os pais das crianças eram milimetricamente estudados para que a criança nascesse totalmente ariana, não sabia da existência do projeto até ler o livro. A estrela tirada foi por pelo narrador da história, não posso falar muito pra n dar spoiler, mas é difícil comparar a maturidade e o conhecimento do personagem pra tão pouca idade, mas de qualquer forma o livro é muito bom!

Paulo Felipe 22/02/2017

História fascinante! Realidade pertubadora!
Max foi um livro que logo de cara me chamou a atenção. Senti só de ler o título e a sinopse, que se tratava de um grande enredo. Porém ao iniciar a minha leitura, fui percebendo pouco a pouco que era muito mais que isso. Se trata de uma história fantástica e emocionante que ao mesmo tempo é perturbadora. Com diversos fatos históricos da segunda guerra mundial que se cruzam com a intrigante história de Max.

Lê Golz 17/06/2016

Leiam, leiam, leiam! É incrível!
Que livro é esse? Esperava um livro bom, que simplesmente atendesse as minhas expectativas. Mas não, Max foi além e me deixou estática, tentando compreender o que foi tudo isso que senti, do início ao fim. Max é um lançamento da Editora Jangada e só tenho a agradecer a ela por essa publicação incrível. Sem mais delongas, afinal, vamos conhecer Max?

Max é o primeiro representante puro da raça ariana, um protótipo perfeito do programa "Lebensborn" iniciado por Himmler, o comandante supremo da temível SS. Como Hitler espalhava sua mensagem pela Alemanha, acreditando que a sociedade deveria consistir em uma raça ariana pura após a Europa ter sido ocupada pelo Terceiro Reich, o programa consistia em selecionar mulheres alemãs, que dormiriam com soldados da SS e dariam à luz aos primeiros bebês dessa raça. Max então nasce e assim é chamado por sua mãe, porém é rebatizado pelos nazistas como Konrad von Kebnersol. Ele então cresce em um ambiente sem mãe, amor e carinho, mas em meio ao ódio e horrores da guerra. Ele foi criado para seguir os preceitos educacionais nazistas, e desde pequeno realizaria missões como ajudar no rapto de crianças polonesas e induzi-las a seguir as regras impostas pelos nazistas.

Completamente fiel as leis nazistas, as crenças de Max começam lentamente a desmoronar quando ele conhece Lukas, um judeu polonês, que têm todas as características físicas de um ariano, e dessa forma se passa por alemão. Sentindo-se totalmente ligado a Lukas, pela primeira vez Max questiona-se sobre tudo que aprendeu, e se Hitler realmente estaria certo sobre os judeus. Ele mudará completamente e presenciará ainda inúmeros horrores até o fim da Segunda Guerra Mundial.

Quem narra a história é o próprio Max, o que torna tudo ainda mais perturbador. Sarah escreveu com maestria todos os personagens, fictícios ou não, e o cenário da Segunda Guerra Mundial. Com uma escrita simples e incrivelmente envolvente, a autora me deixou totalmente viciada na obra. É assustador esse programa absurdo criado pelos nazistas e como a mente de Max vai sendo formada. Não há como não se apegar ao livro e não devorá-lo rapidamente. Como se não fosse suficiente, a obra ainda tem momentos divertidos (se é que isso é possível em uma Alemanha nazista).

O que mais me impressionou no decorrer da leitura, sem dúvidas, foi o fato da autora colocar Max como narrador de sua própria história, antes mesmo de sair da barriga da mãe. É claro, é impensável um bebê já ter pensamentos nazistas, conhecer todas as leis, e sequer saber com que propósito veio ao mundo. O fato é que Max sabe tudo isso. A autora recheia assim o livro de ironia nas entrelinhas, e deseja mostrar, pelo menos ao meu ver, como os preceitos nazistas se infiltravam na mente da sociedade e assustadoramente na das crianças, que cresciam até mesmo denunciando os próprios pais que iam contra as leis do Führer. Como odiar Max? Ele é apenas uma criança que acredita fielmente nas "belas" palavras de Hitler. E como culpá-lo, se ele cresceu nesse ambiente cheio de ódio, sendo ensinado a não amar?

Alguns personagens reais e importantes dessa época são citados ao longo da narrativa, outros são fictícios, porém representam pessoas que realmente existiram. Lukas, impressionantemente representa um judeu polonês que realmente existiu, e se passou por alemão durante a guerra. Embora o destino deles seja complemente diferente na vida real e no livro, a criação desse personagem foi extremamente inteligente, pois rendeu cenas perturbadoras e comoventes.

"Concebido sem amor. Sem Deus. Sem lei. Sem nada além da força e da raiva. Morderei em vez de sugar. Berrarei em vez de balbuciar. Odiarei em vez de amar. Heil Hitler!"

Devo ressaltar que não é uma leitura densa, como pode parecer, pois a autora narra de forma simples os acontecimentos mais tristes, e esses serão no mínimo comoventes. Livros que abordam a Segunda Guerra Mundial, com foco no nazismo, é claro que rende momentos perturbadores e chocantes, mas Max tenta nos fazer enxergar além - no coração e na mente de uma criança criada nesse ambiente. Por esse motivo, queria poder conseguir convencer todos os leitores a lerem esse livro. Não importa qual seu gênero literário favorito ou se você não curte enredos de guerra. Esse livro é brilhante e incrivelmente bem escrito. Não se pode ignorar um passado como esse. Leiam, leiam, leiam!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2016/05/resenha-max.html
andredeof 04/02/2017minha estante
Livro perfeito, perfeita resenha!

Lê Golz 05/02/2017minha estante
Esse livro é incrível, né?

andredeof 06/02/2017minha estante
Demais!

Godoy 11/03/2017minha estante
Ótima resenha. Também estou adorando a leitura.

Lê Golz 12/03/2017minha estante
Amo muito!

cartas livros e chas 15/04/2024

História muito pesada, enredo fascinante.
O que mais me choca é ter consciência de que essa é uma fábula, uma história baseada em fatos tristemente reais.
A escrita de Sarah Cohen-Scali é maravilhosa. Fiquei muito envolvida com esse livro e não consegui dar muitas pausas na leitura.

Felipe Ramos 11/01/2022

Surpreso, muito bom.
Desconhecia o livro, peguei para ler e recomendo, historia imprevisível que prende sua atenção, muito bom.

1 | 2 | 3 | 4