The Invisible Life of Euridice Gusmao

The Invisible Life of Euridice Gusmao Martha Batalha

Resenhas - A Vida Invisível De Eurídice Gusmão

SaBCouto 11/01/2024

Olha...
Que escrita gostosa. Me senti ouvindo causos dos meus avós em época de juventude. O recorte de epsódios pra apresentar os personagens, a profundidade que a autora consegue dar a cada um, ainda que com tão poucas páginas. Achei incrível. Livro tão pouco falado, merecia mais reconhecimento. Impossível não se emocionar com a história da Guida e da Eurídice, Impossível sabendo que elas, como tantas outras mulheres reais, tem a vida apagada ao se sujeitar ao que se espera, ao que se era o limite da vida pra alguém. Esse é o tipo de livro que quando você acaba, da vontade de esquecer pra reler com a mesma sensação. Que livro bom. "...entenderá que é um livro importante demais para pertencer a apenas uma biblioteca." Essa é a história da invisibilidade, pessoal

Aylane Nunes 11/01/2024

Livro nacional de ótima qualidade
Eurídice Gusmão vai lhe entregar entretenimento, realidade e momentos de reflexão.
A autora mais uma vez consegue fazer o Leitor devorar as páginas devido à forma de narrativa.
Recomendo bastante este livro nacional de alta qualidade.

Ariele.Carvalho 07/01/2024

Atemporal:mulher grandiosa reduzida a nada por homem mediano
Casou de estar lendo esse livro ao mesmo tempo em que eu estava assistindo a série uma questão de química e em ambas as histórias nós temos protagonistas geniais que poderiam ser grandiosas se elas não fossem mulheres.
No período em que elas viveram a discriminação de gênero era ainda mais gritante do que hoje e nascer mulher te impedia de acessar muitas oportunidades.
A vida de Eurídice causa angústia e o desejo de que as coisas fossem diferentes. Piora quando você reflete que isso acontece no mundo, não só acontecia antes como permanece acontecendo.
De modo geral, o livro é sobre como uma mulher grandiosa é reduzida a nada por um homem mediano. Quase soa familiar, não?

Há muitas histórias dentro da história e eu amei isso. Gostei muitíssimo da escrita da Batalha e com certeza pretendo ler outros romances dela.
Foi uma leitura que eu não gostaria que acabasse.

Kevin 06/01/2024

Invisível sim, mas está por toda parte
Quantas Euridices estão por aí até hoje, né!? Quantas mulheres são só sacrifício e dedicação, e nada para si próprias?
É a história mais comum da humanidade.

maymay° 05/01/2024

Favorito!!
Eu gostei muitíssimo desse livro!! Na verdade eu tenho uma queda muito grande por livros de vida de gente que é sempre carregado de muita normalidade, às vezes muito sofrido, às vezes com algumas felicidades, mostrando as violências e os afagos que estamos submetidos. Esse em especial me toca em algumas partes pelas violências que as mulheres sempre enfrentam, pela linda retratação de todo o Rio de Janeiro e também pela caracterização fiel de todos os fofoqueiros amargurados que a gente encontra por aí.
Também chegou um tempo que fui como eurídice, querendo tudo e limitada a nada, querendo que uma parte de mim que não gostava que eu fosse eu morresse mas também ficasse viva?.sempre entre a cruz e a espada. Esse livro é muito bom!! É leve e tem uma história ótima, amei a leitura ?

Patricia.Cerutti 03/01/2024

Por que será que duas irmãs criadas da Mesma maneira, em um Rio de Janeiro dos anos 1920, são tão diferentes?
Enquanto uma toma o rumo da vida, a outra fica em casa cuidando de tudo e de todos, menos dela mesma.
E como será que apresentam as mesmas semelhanças em duas vidas tão diferentes?
Assim é Guida e Euridice, tão diferentes, mas tão iguais.

Nota: 8/10

moisa.a 01/01/2024

Dos que viram favoritos.
Da série: livros que tocam na alma. virou um dos favoritos. histórias reais, de mulheres reais, contadas de um jeito super fluido e sensível.

Fernanda 31/12/2023

Não é meu tipo de leitura preferido..
É um livro que não me tocou muito, como imaginei que seria pelos relatos de quem já o leu. Gratidão por não ter sido criada por uma Eurídice e saber bem o que quero e aceito em minha vida. Vale a reflexão da leitura.

buttercup 28/12/2023

A história da invisibilidade
Muito bom e ao mesmo tempo muito revoltante ver alguém querer ser tantas coisas e sempre ser limitado, foi bonito ver os sentimentos e frustrações de uma vida como a de euridice.

Amália 27/12/2023

Simples, mas gera reflexão
Uma leitura rápida e simples, sem tantas reviravoltas. Mas depois de terminado nos faz refletir sobre muitas questões q nós mulheres nos submetemos por vezes

Bru 25/12/2023

"Esta é a história de Eurídice Gusmão, a mulher que poderia ter sido".
Esse livro merecia ser muito mais reconhecido, falado, elogiado, amado, recomendado, enfim. É uma obra prima do começo ao fim, extremamente envolvente e cativante, com personagens muito bem construídos, uma escrita leve mesmo ao abordar temas pesados, tramas que se conectam sem deixar nada a desejar. Juro, fiquei apaixonada! Agora quero ir atrás dos outros livros da autora. Recomendo demais.

Eurídice Gusmão é minha nova heroína literária.

Gaby 02/12/2023

A vida invisível de Eurídice Gusmão
Romance maravilhoso de estreia da autora. Muito já escutei falar da autora, mas nunca tinha sequer lindo nenhuma sinopse dos livros dela, e foi assim que comecei a ler a história de Eurídice Gusmão, sem saber do que se tratava. Livro envolvente da primeira página até a última, que deixa com gosto de quero mais. A sensação é de estar assistindo uma novela das 19:00, escrita gostosa e envolvente que nos faz ler como bebemos um copo de água ( se é que me entende). A invisibilidade da mulher na jornada de trabalho doméstica é assunto que deve ser discutido na boca de todos os brasileiro, e vou mais além quando digo que a mulher é invisível até no mercado de trabalho, onde seu trabalho é totalmente ignorado.
[?Ninguém vale muito quando diz ao moço do censo que no campo profissão ele deve escrever as palavras ?Do lar?.?].

athosprado 01/12/2023

Uma bela e importante história sobre a invisibilidade de tantas mulheres no passado que reflete nos dias atuais.

anatakuwa 28/11/2023

Em 192 páginas, o livro A vida invisível de Eurídice Gusmão, escrito por Martha Batalha, critica o ideal do papel feminino na sociedade do século XX, embora tenha sido publicado em 2016, pela editora Companhia das Letras.

Trata-se de personagens femininas, com ênfase na história de Eurídice Gusmão, uma mulher carioca de classe média, dona de casa e submissa ao seu marido, o exemplo de matriarca e esposa. Todavia, ela não se conforma com essa realidade.

A falsa felicidade que carregava dentro de si, junto com a rotina exaustante de lavar e passar roupa, ora cuidar dos filhos, ora cozinhando para servir seu marido? Tudo isso calou os sonhos que levava consigo. Extremamente inteligente e capaz para trabalhos intelectuais, mas para quase todas as mulheres, expectativas de trabalhar além de casa não só foram silenciadas, mas também interrompidas.

A obra retrata outras figuras, como Guida Gusmão, a irmã desaparecida de Eurídice. Zélia, a vizinha fofoqueira que Martha busca humanizar e a entender. Das Dores, a pobre doméstica negra da matriarca exemplar.

Obra espetacular, levando aspectos poucos considerados em nossa sociedade. Martha Batalha foi sensacional, trouxe a angústia ao leitor, causando reflexão de diversos temas. No meio da leitura é perceptível que possamos fazer relação com a história de nossos antepassados.

Por conseguinte, é um livro perfeito para quem busca compreender o silenciamento da história feminina ou ler somente por deleite. Altamente recomendável!

Amaranta1 14/11/2023

Leitura gostosa que a gente acaba rapidinho!!! Nesse livro Martha conta a história de uma mulher que abandona seus sonhos para ser uma filha dentro das expectativas de seus pais e uma esposa dentro do padrão da sociedade! E sempre que encontra meios de sair do tédio cotidiano do trabalho do lar é podada pelo marido!