Donnie Darko

Donnie Darko Richard Kelly

Resenhas - Donnie Darko

Ivana.Siqueira 09/02/2018

O livro é na verdade o roteiro do filme. Quem já assistiu a ele não perderá grandes coisas. Mas além disso, há uma entrevista com o diretor/roteirista e, nas páginas finais, nos deparamos com 6 ou 8 páginas do que viria a ser o livro da Vovó Morte: The Philosophy of Time Travel.

magnocalheiros1 06/02/2018

É o roteiro c/ entrevistas
Se você quiser ler o filme é uma boa. O adicional mesmo são as entrevistas

Luiz 27/01/2018

Não é realmente um livro
O livro trás um prefácio de Jake Gylenhall, uma entrevista com o diretor e o roteiro do filme. Essas três coisas são muito interessantes, mas não acho que deveriam estar em um livro e vendidos como "o livro do Donnie Darko". Não sei, me passou a impressão de marketing barato.

Lucasldl 18/12/2017

Fantástico.
Sou apaixonado pelo filme desde que assisti pela primeira vez, poder ler o roteiro foi uma experiência maravilhosa chegou até a me deixar triste, por desejar que a versão do filme fosse idêntica ao roteiro. Tantas cenas bonitas que não apareceram no filme (ex: donnie e gretchen na cama elastica). Tantos diálogos estendidos que ficariam excelentes no filme. Que livro incrível, que roteiro incrível.
Edição darkside como sempre fazendo uma obra prima de edição, mas sobre isso não há muito o que comentar, é o esperado de uma editora assim.
CINCO ESTRELAS. COMPRE JÁ.

Raquel 15/12/2017

Donnie Darko
O livro é baseado no filme de mesmo nome, onde você vai encontrar uma entrevista com o diretor e o roteiro final que foi seguido no filme.

Em relação ao livro físico, ele é perfeito como só a Darkside consegue fazer.

A entrevista com o diretor foi muito fluida e conseguiu mostrar para os leitores um pouco sobre como funciona esse mercado cinematográfico, que sem sombra de dúvidas, deixou claro que é preciso muita garra para se firmar.

Em relação à história contada através do roteiro, achei perfeita. Primeiro te ambienta com o cenário e depois vem as falas do personagem. Foi a primeira vez que li nesse formato e adorei.

Agora vamos ao principal. Sobre o que é esse livro/filme Donnie Darko? Só o personagem principal é super envolvente, com uma mente brilhante e incompreendida. Ele coloca em questão, temas que nós tomamos como certos, apenas por terem sido impostos pela sociedade. Donnie aparece pra mostrar que ainda existem aqueles que estão prontos à contestar e colocar suas opiniões, mesmo que não seja o que querem ouvir.

A família, amigos e núcleo da escola também dão seu show. Até personagens como a Vovó Morte, conseguem prender sua atenção para saber mais sobre eles.

E o final!!!!! Para mim, fechou com chave de ouro.

Essa leitura é otima. Muito rápida. Vale super a pena.

Bia 05/12/2017

Leitura mais rápida da vida
Acabo de descobrir que adoro roteiros! Pra quem não se importa muito com detalhes da cena e descrição de personagens é um ótimo tipo de livro. A história não é de fácil entendimento (muitos até não tem ideia do que se trata), portanto a leitura fluída, sem interrupções grandes de pensamentos e descrições, te ajudam a ficar totalmente por dentro do enredo.

Ari 21/11/2017

Politicamente incorreto e misterioso.
No meu ponto de vista, Richard Kelly conseguiu exteriorizar seus pensamentos críticos em relação à família tradicional americana. Quando a situação foge do controle dos pais, o filho (Donnie) passa a ser tratado na sala de psiquiatria, com remédios em doses cada vez maiores, e em uma escola, em cuja sala de aula, administrada por professoras com diferentes posições ideológicas tbm perdem o controle. Donnie Darko, típico adolescente da década de 80 no contexto americano, na minha opinião, está à procura de seu "eu" interno, diria que, através de Frank, seu amigo imaginário, tenta através da violência demostrar o que sente, no entanto, nem ao menos sua psiquiatra percebe que lhe faltava alguém com quem compartilhasse fielmente seus sentimentos. Agora, levando para o lado obscuro e criativo do misticismo de Richard, ele brisou legal, viajou e nos mostrou que a causalidade é a essência desse mundo. Somos o que pensamos ser. No contexto da teoria da viagem no tempo, estou a pensar, esse dilema continua intrigando o mais cético e racional ser humano.

Paraíso das Ideias 03/04/2018

Feliz Páscoa
E é Páscoa!!!
E como toda boa Páscoa, o coelhinho tem que passar por aqui, mas espera... não um coelhinho comum, tem que ser aquele macabro, meio estranho e com um tempo todo especial de Darkside!

Sim, para comemorar essa Páscoa, vamos falar sobre Donnie Darko, e Frank, claro, porque Frank é a nossa estrela de Páscoa. Vou devagar para que quem nunca tenha lido ou assitido me entenda.

Donnie Darko antes de ser o livro da Darkside é um filme (e está disponível na netflix). E antes de ler o livro é melhor você ver o filme, isso porque o livro é o primeiro enredo original do filme, escrito como um enredo e não como um romance.

O livro, além de ter o roteiro original, possui uma introdução de Antônio Tibau, deixando bem claro que o livro É o filme. Também possui uma entrevista muito legal, e bastante reveladora do autor Richard Kelly feita por Kevin Conroy Scott.

Mas vamos ao enredo, Donnie Darko conta a história do adolescente que dá nome ao livro. Donnie sofre de um grau de esquizofrenia e certa noite antes de dormir, este toma seus comprimidos, mas no meio da madrugada ele é acordado por uma voz que chama por ele, e o leva para longe de sua casa, convenientemente.

Sim, foi conveniente porque nessa mesma noite, uma turbina de avião cai sobre o quarto de Donnie, e se ele não tivesse sido levado pela voz, teria morrido.

Donnie é achado dormindo num campo de golfe da cidade e quando acorda ele vê anotado em seu braço os números: 28:06:42:12 e logo à sua frente ele encontra Frank, um humano fantasiado de coelho e ele não está ali apenas por estar, sua presença tem um objetivo.

" Meu nome é Frank. Quero que você me siga. (...) Estou aqui para te salvar. O mundo está acabando, Donnie. (...) 28 dias... 6 horas... 42 minutos... 12 segundos. É quando o mundo vai acabar."

Se esse coelho não traz chocolates, traz algo muito melhor, a salvação, para Donnie claro.

A partir daí o filme/livro vira uma loucura, Donnie possui dias contados para descobrir quem é Frank, se ele é real, ou parte de sua loucura, e afinal o que são as bolhas que saem das barrigas das pessoas... opa... nada de spoiler. Donnie Darko é mais do que um suspense adolescente, ele fala sobre viagem no tempo, inclusive no final do livro tem um mini-livrinho que fala sobre como funciona a viagem no tempo na cabeça de Richard Kelly, claro que escrito por um outro personagem dele.

Não preciso nem dizer que acho Richard Kelly genial, a história é redondinha e muito bem estruturada, a leitura do livro pode parecer cansativa e estranha por ser em um formato diferente do que estamos acostumados, mas logo você se acostuma. E se tiver assistido o filme melhor ainda, já que durante a leitura você poderá ver o filme passando na sua cabeça tudo novamente.

A edição é selo caveirinha, num livro de capa dura maravilhoso e ainda vem com um marcador lindinho do avião junto. É um verdadeiro livro de fã para fã!

Espero que tenham curtido a resenha e vejam/leiam essa história, Frank precisa de vocês para garantir uma Páscoa segura para todos... afinal temos apenas mais 28 dias... 6 horas... 42 minutos e 12 segundos...

Se ficou curiosa, mas esta com receio, arrisca o filme e vê no que dá... Vou deixar o trailer só para atiçar a curiosidade hein.

O filme foi lançado em 2001 e teve como diretor Richar Kelly. Ficou curioso, acessa o Netflix e dá uma conferida.

Beijos a todos e até a próxima!

Feliz Páscoa!!!

site: http://www.paraisodasideias.com

Sil 21/10/2017

livro de cabeceira para quem é fã
Eu sou apaixonada pelo filme Donnie Darko desde a primeira vez que o assisti há uns bons 12 anos (ooooh pessoa velha essa). Isso não significa que eu entendi o filme ou que eu, hoje em dia, entendo ele cem por cento. Acho que é justamente essa graça que ele tem para mim. É bem feito, é complexo e da nervoso por ser desses filmes que deixam as coisas em aberto. Eu gosto disso, vocês sabem. Então obviamente quando a Darkside anunciou que lançaria esse livro eu fiquei louca. Demorei meses para comprar e mais meses ainda para ler e neste último caso bateu o arrependimento. Meu Deus! Que livro incrível. Quer dizer, ter a chance de ler o roteiro de um dos seus filmes favoritos não é sempre que acontece, né? ,,Bom, claro que eu não sou uma pessoa entendida de roteiros e tudo mais então o diferencial do livro é o prefácio escrito pelo próprio Jake (inclusive leiam o post que eu fiz com os 5 FILMES do ator que eu mais gosto) e uma longa entrevista com o diretor e roteirista do filme: Richard Kelly. Onde ele conta um pouco sobre o inicio da sua carreira e como foi o processo de criação de Donnie Darko e principalmente a batalha que ele teve para conseguir fazer, de fato, o filme e depois lança-lo nos cinemas.

O livro não tem nenhuma grande novidade para os fãs então acaba ficando mais como um item de colecionador com essa edição linda que a Darkside trás aos leitores. Vale a pena conferir.

site: https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/2017/09/resenha-donnie-darko.html

xSandman 19/10/2017

Um complemento na medida certa
Como complemento das visões de Richard Kelly e a oportunidade de ler o roteiro "original", fazem do livro um complemento ideal para quem ficou encantado com o filme. Diferente do que imaginei o livro não trás nenhuma resposta as questões que ficam no ar depois de assistir o filme pela primeira vez. Revisitar as ideias por trás do filme e descobrir as dificuldades encontradas por Richard Kelly fazem essa obra valer a pena, principalmente para a Fandom de Donnie Darko.

Elisa 24/08/2017

De outro mundo!
Eu acabei o filme e não sabia muito bem o que tinha presenciado, apenas que foi uma obra de arte.
Então no dia seguinte terminei o livro, e acontece que no final tem um livro importante utilizado na obra, que explica as condições de Donnie e todos a sua volta e como são afetados. Na minha cabeça, o que aconteceu foi isso: “BOOM”.

Resenha completa no link!

site: https://www.instagram.com/p/BYG0-pDHINU/

LT 19/06/2017

Olá!!!! Nana Garces aqui e nossaaa... que saudades que eu estava!

Depois desse pequeno sumiço, resolvi dar as caras aqui novamente para mais uma resenha da caveirinha mais amada do Brasil, a Darkside! E, hoje vamos aprender um pouco mais sobre viagem no tempo com o coelho mais amado da Darkside! Para quem é fã dessa editora já sabe de que livro estou falando, hoje teremos resenha de Donnie Darko!

E já sabe, né? Para seguir lendo é só clicar no leia mais ali do lado!

Donnie Darko é um livro bem peculiar, e vou ser bem direta: esse livro foi feito para fãs. Vou explicar...
Logo no começo do livro você vai ler a introdução de Antônio Tibau e nesse texto ele deixa bem claro o que é esse livro e que se você não viu o filme, deve parar tudo e ir assistir, isso porque o livro Donnie Darko é o filme.

Sim, esse livro é o enredo original do filme, portanto, escrito como um enredo e não como um romance. Para se entender melhor as cenas é interessante ter assistido ao filme, e você pode achá-lo facilmente na Netflix.

Mas, sobre o que se trata, Nana?

Donnie Darko conta a história de Donnie Darko, um jovem muito especial. Ele sofre de um grau de esquizofrenia e em uma noite toma seus comprimidos e vai dormir, entretanto é acordado no meio da noite por uma voz que chama por ele, e como um sonambulo ele é dirigido para fora e para longe de sua casa.

E é ai que tudo começa! Uma turbina cai no quarto onde Donnie estivera dormindo e este é achado dormindo no campo de golfe da cidade, e quando acorda ele tem anotado no braço os números: 28:06:42:12. Assim como logo descobre seu novo amigo: Frank, um humano com roupa de coelho.

Eu realmente queria falar um pouco mais, mas vou deixar o suspense porque essa história é mais do que um roteiro muito bem escrito e fechado, ela é genial. A ideia toda sobre a viagem no tempo e como ela funciona nesse mundo particular de Richard Kelly, mexe com a criatividade de quem está vendo o filme ou lendo o roteiro.

Eu os convido a assistir o filme, e depois de saborear essa loucura que vai ser assistir a saga de Donnie Darko, procurem o livro. Procurem porque além de ver como era o roteiro original, vocês terão em mãos uma entrevista com o autor, e nessa entrevista muitas dúvidas e informações são sanadas.

Nem preciso falar que a Darkside caprichou em muitos níveis nesse livro, passa a sensação de que foi feito de fã pra fã!

Obrigada por ler até aqui, e não se esqueça de deixar o seu comentário e me conte se já assistiu ao filme ou leu o livro? Conte-me o que pensa sobre Donnie Darko!

Beijos! E até a próxima!

Resenhista: Nana Garces.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

João 29/03/2017

RESENHA: Donnie Darko, de Richard Kelly
Ano passado, enquanto dava uma olhada nos filmes disponíveis no catálogo da Netflix, me deparei com um cujo título me chamou muita atenção. Donnie Darko. Gostei. Coloquei para ver a sinopse e assisti ao trailer, e adorei. Apenas pelo fato de ter Jake Gyllenhaal e Drew Barrymore no elenco, só podia ser coisa boa. Dito e feito. O filme é sensacional, e o final é MINDBLOWING. É o filme que você tem que assistir algumas vezes para ver se entende muito bem direito, pelo menos um pouco, mas não deixa de ser um mega clássico. E recentemente, a editora DarkSide trás para a gente, uma versão do roteiro original do filme e uma entrevista exclusiva com Richard Kelly, a grande mente por trás de Donnie, Frank, Gretchen e Vovó Morte. E vou contar um pouquinho pra vocês agora mesmo.

Para você que ainda não conhece o filme, dá uma olhada nessa sinopse feita pela própria DarkSide:

"A história de Donnie Darko é fácil de resumir – e talvez por isso mesmo ele tenha se transformado no filme preferido de tanta gente mundo afora: um adolescente problemático, com sintomas de esquizofrenia e sonambulismo, escapa da morte quando uma turbina de avião cai no seu quarto. Ele passa a ter visões com Frank, o humano numa estúpida roupa de coelho, ou seria o contrário? Enquanto espera pelo fim do mundo (contagem regressiva em 28:06:42:12), e pelo Dia das Bruxas, Donnie enfrenta conflitos que todos nós já experimentamos em algum momento da vida: professores autoritários, a descoberta de uma paixão, hormônios à flor da pele, diálogos reticentes entre pais e filhos, a eterna busca pelo sentido da vida – se é que ele pode mesmo ser encontrado."

Porém, o livro nos trás uma entrevista exclusiva com Richard Kelly, a grande mente por trás deste filme genial, e ao conhecer o lado dele da história, o que viveu e o que pensava durante toda a produção, ficamos próximos do roteirista e passamos a ver o outro lado da história de Donnie e seu criador. Fã declarado do grande Stephen King, muitas vezes acabei me identificando com ele em alguns trechos, como esse aqui embaixo:

"Minha formação foi normal no sentido de que eu venho de uma família muito certinha; meus pais ainda estão juntos, não se divorciaram. O divórcio é a primeira crise que a maioria dos jovens enfrenta, e eu tive a sorte de não passar por isso. Tínhamos dinheiro para viver, morávamos num bairro agradável, nunca sentíamos medo. Acho que muita arte nasce da angustia e da dor, então uma criação privilegiada pode abafar impulsos artísticos, e na real não tive muitos motivos para me rebelar onde eu cresci. Quando não há motivos para se sentir angustiado, você precisa procurar sua arte em outros lugares. Não sei, acho que encontrei minha arte no mundano. "

Depois da entrevista, somos apresentados ao roteiro original do livro, com alguns trechos que não foram inseridos no filme, e ainda, depois da leitura do roteiro, somos apresentados a nada mais e nada menos do que: A Filosofia da Viagem do Tempo, o livro apresentado a Donnie durante a história, e nos faz entender um pouco mais da história.

Vale deixar registrado o trabalho MARAVILHOSO da Editora Darkside, porque sério, o livro está impecável! Capa dura, imagem de capa maravilhosa, com um marca página no formato de um avião (olha as referências), e com fotos do filme ao final, não deixa a desejar em momento algum! E ainda por um preço que sério, é ótimo, vale muito a pena!

site: https://prazerjoao.wordpress.com/

Clarissa.Fonseca 03/06/2016

Segundo o próprio tradutor: "O livro é o filme"
Para quem já era fã, as expectativas eram altíssimas, mesmo se tratando de um roteiro. A edição é linda, o que dá uma valorizada. Há uma entrevista bem interessante com o Richard Kelly após o prefácio, que fala do filme e traz algumas referências bem legais. Sobre o roteiro, há alguns erros de tradução e algo de irritante na tradução de algumas expressões também. Eu vejo tudo muito mais claro após a leitura, algo que passa batido na adaptação cinematográfica, uma série de sutilezas, mas nada revelador. Afinal de contas, como diz a intro do tradutor: "O livro é o filme". Então, quem já conhece a história e busca revelação (o que, pelo próprio autor, parece impossível) não irá encontrar, mas se supreenderá revisando detalhes de uma obra já conhecida. Pra quem não conhece, não vai ficar perdido na história, embora a dúvida quanto ao desfecho da trama seja inevitável a todos que tiveram contato com a obra. É uma leitura super rápida e fluída, que vale muito para os novos e velhos fãs.

Léo 14/03/2017

Eles vão me levar até ele. Então eu vou voltar no tempo... e não vou sentir remorso nunca mais.
A leitura de Donnie Darko, a princípio me deixou preocupado. Quase metade do livro se trata de uma entrevista com Richard Kelly. Daí pensei que seria um tédio sem fim. Me enganei. A entrevista é muito interessante. Richard Kelly nos conta detalhes desde o inicio do projeto até o dia em que Donnie Darko veio ao público.

O livro conta com o roteiro do filme logo após a entrevista. Lemos a história do filme narrada pelo diretor, que descreve cada cena. E isso foi uma experiência incrível para mim, pois como já havia assistido o filme, cada cena voltava a minha mente e em vários momentos dava risadas relembrando de certas cenas, em outras ficava de boca aberta novamente. Ler esse livro foi como assistir Donnie Darko novamente. E despertou a vontade de rever esse filme que dispensa comentários. Neste livro encontramos alguns detalhes que não notamos quando assistimos o filme. O livro da Vovó Morte no final era o que eu mais aguardava. Confesso que fiquei um pouco confuso com ele, mas é bem interessante também.

Donnie Darko foi, provavelmente, o livro que mais gostei de ler esse ano. Entra para os meus favoritos e com certeza voltarei no tempo, no momento em que iniciava essa leitura!