Donnie Darko Richard Kelly

Resenhas - Donnie Darko

Marlonbsan 11/05/2020

Donnie Darko
O livro é dividido, basicamente, em quatro partes: uma curta entrevista com Jake Gyllenhaal, ator que viveu Donnie Darko. Uma entrevista completa do diretor/roteirista Richard Kelly, explicando o processo de criação do roteiro, da produção do filme, algumas de suas experiências e suas inspirações. Temos também o roteiro final do filme, no qual os atores utilizaram nas gravações. E por fim, o livro: A Filosofia da Viagem no Tempo, de Roberta Sparrow, a Vovó Morte.

Esse é um livro mais recomendado para quem gosta do filme e busca tentar compreender melhor a trama, os acontecimentos e o universo criado, saber algumas curiosidades da produção, como foi alguns dos processos de desenvolvimento e quem foram os responsáveis, mas não espere encontrar as respostas ou explicações do história.

O roteiro apresentado contém um ou outro trecho a mais do que a versão de corte do diretor (que tem quase 20 minutos a mais do que a versão de cinema), porém, nada que influencie na história. O essencial está lá, sempre.

A versão do filme corte do diretor, contém partes do livro da Vovó Morte em pontos chaves e ali está uma ou outra explicação que ajuda a entender melhor do que se trata a história. A minha compreensão acerca do filme melhorou bastante depois da leitura, podendo considerar uma forma de complementação, parece ter ficado claro a mensagem que queria ser passada.

O tema viagem no tempo sempre me agradou e o filme/livro trata de uma forma bem instigante. E foi muito interessante ter em mãos um roteiro de cinema, ver as demarcações, os diálogos, para quem os atores deveriam estar olhando, suas expressões, sentimentos, claro que há sempre algum improviso ou algumas mudanças quando se está realmente filmando, mas o cerne da história está lá.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá :D
Rafa Takehara 11/05/2020minha estante
Aii quero muito ler esse livro rs

Marlonbsan 13/05/2020minha estante
Leia sim, é interessante e traz algumas luzes pra história kkkk

Lili 02/09/2020minha estante
Perfeita tua colocação. Meu livro ganhei de brinde numa promoção da Darkside onde na verdade eu queria os outros dois, mas fui atrás de sobre o que se trataria Donnie Darko e quando vi Viagem no Tempo, pronto já gostei. Mas aí preferi ver o filme antes de ler, de fato é complexo, vejamos se ao concluir a leitura dá uma luz hehe

Marlonbsan 02/09/2020minha estante
Ah sim, entendo como é, o filme é sensacional, e o livro traz uma complementação legal, mas nada que traga tanta luz assim kkkkk

Lili 02/09/2020minha estante
Rs quantas vezes você já viu o filme? Hehehe

Vi umas 4 ou 5 vezes kkkkk

Lili 02/09/2020minha estante
Heheh depois te digo quantas vi

Isso ao longo dos últimos 8 anos haha isso, depois me conta

José Carlos 05/04/2018

Totalmente decepcionado, mas a culpa é toda minha!
Quando comprei o livro, infelizmente não percebi que era apenas um roteiro! O roteiro de um filme que considero excepcional! Comecei a ler empolgado, achando que entraria fundo na mente de Donnie Darko! E logo no final da introdução me deparo com a frase: o livro não é melhor que o filme! O livro é o filme! Vejo muita gente dando 5 estrelas, mas o livro não acrescenta em nada ao filme! Não é um livro legal de ler, como vários outros que acabaram virando filme! Enfim, vejo uma estratégia de marketing bem barato da editora, que funcionou bem, pois vendeu bem!
sydney.grassmann 08/07/2018minha estante
Infelizmente, também caí nessa!

Benjamin Sisko 17/10/2018minha estante
Verdade. Talvez ele seja um ítem mais decorativo. Talvez eu devesse ter comprado outro livro na Bienal de 2016. Fanservice é f#da

Thiago Trisltz 23/11/2018minha estante
Acho que já podemos criar um clube...acabei de abandonar o livro pois vi que só ia perder tempo lendo e não ia acrescentar em nada a mais do que já vi no filme.

Loloveggie 01/09/2019minha estante
também caí nessa 2

Rhe 08/03/2022minha estante
Preciso desse livro kkkkk

Danialctr 08/03/2022minha estante
ele é incrível, sério! tô impactada até agora depois da leitura dele, vale muito a pena ??

Rhe 08/03/2022minha estante
Fala isso não moça, da vontade de comprar ?

Douglas Finger 15/06/2022minha estante
????

Vannie 09/05/2016

A essência e magia por trás de Donnie Darko.
Quantas vezes eu já assisti o filme Donnie Darko? Sinceramente, não sei. Também é difícil explicar do que se trata especificamente a obra e o universo que a envolve. Mas de uma coisa tenho certeza: são muitos aqueles que, assim como eu, se encantaram pela história tão misteriosa que é a desse filme, que envolve questionamentos sobre a vida e a morte, viagens no tempo e, é claro, o grande "coelho Frank". Esse filme sempre me instigou muito e sempre esteve entre meus favoritos, então imagina minha felicidade quando recebi o livro Donnie Darko pelas mãos da Darkside Books esse ano. (!!!)

O livro possui todo um conteúdo extra: prefácio exclusivo por Jake Gyllenhaal (ator que interpretou Donnie), uma entrevista completa com o diretor e roteirista Richard Kelly, o roteiro original que foi usado para a filmagem e trechos de A Filosofia da Viagem no Tempo, obra que aparece no filme e foi escrita pela Vovó Morte (Roberta Sparrow). Esse é um livro pra te ajudar mergulhar (ainda mais) no universo do filme, entendê-lo melhor e até mesmo abrir novas questões.

Na entrevista intitulada "Perguntas Cósmicas", Kevin faz perguntas ao diretor Richard Kelly desde assuntos pessoais até curiosidades sobre os bastidores e toda a trajetória do filme. Podemos conhecer um pouco mais sobre o criador da historia de Donnie Darko, suas ideias, inspirações, objetivos, a base de sua educação e apoio que recebeu para criar arte. Richard também fala sobre como o elenco foi formado e a repercussão do roteiro. É uma entrevista muito informativa onde podemos ver realmente como foi toda a caminhada que levou o filme pros telões de cinemas, mesmo não tendo o apoio de grandes estúdios.

Após a entrevista temos o roteiro original que foi usado para as gravações. Além do que já conhecemos no filme, ele também inclui cenas deletadas da versão teatral original. Mesmo já sabendo o desenrolar da história, a leitura ampliou e muito a compreensão que eu possuía anteriormente. Os trechos de A Filosofia da Viagem no Tempo ajudam a entender mais sobre o papel de Donnie nos acontecimentos. E, no finalzinho, o livro ainda possui a lista da trilha sonora e algumas fotos.

Não recomendo essa leitura antes de assistir o filme, a experiência é realmente completa quando já se conhece a história, pois o livro (assim como o prefácio diz) é o filme, então se ainda não assistiu Donnie Darko, corre, assista, questione e leia esse livro. Para os fãs é um livro imperdível, uma oportunidade de entrar em contato com a verdadeira essência da obra, ampliar o entendimento e debater questões que são mais claras quando lemos o roteiro. Essa nunca será uma história dada, e nunca ficarei satisfeita por completo, e a cada vez que entrar em contato com o filme e este livro, vou pensar um pouquinho mais. E é isso que faz Donnie Darko ser tão especial.
Tassi 09/05/2016minha estante
PRECISO DESSE LIVRO!

Bradley 14/05/2016minha estante
PRECISO DESSE LIVRO! [2]

Tainara 31/08/2017minha estante

Assisti esse vídeo (se ainda não assistiu), muito bom.

Valeria.Mattioli 26/03/2017

28:06:42:12
Eu ainda não consegui digerir esse livro!! Que sensacional que ele é, caramba!!! Confesso que quando abri e vi que quase metade do livro era uma entrevista com o Richard Kelly, e que a história era o roteiro e não o livro, já fiquei com o pé atrás.

Mas eu amei tudo do começo ao fim. A entrevista é muito bacana, e mostra como foi difícil esse filme ser lançado e dar certo. Já o roteiro... Sem palavras! Só me deu mais vontade de assistir o filme de novo e de novo.

Óbvio que você lê e não compreende muito o que está acontecendo, como ocorre com o filme, mas no finalzinho, temos um apêndice que fala sobre A filosofia da viagem do tempo, o que me esclareceu muitaaaa coisa do filme, deu aquela clareada no enredo, e só me fez me apaixonar mais ainda pelo mundo do Donnie Darko!!!!
MarcoSensi 28/03/2017minha estante
Tenho esse livro, estou doido p ler.

Valeria.Mattioli 28/03/2017minha estante
Marco, ele é sensacional. Quando ler faz resenha tbm!!!!

MarcoSensi 29/03/2017minha estante
Vou fazer sim?

Oliveira 17/04/2020

Hum...
Bom como acho que todos sabem Donnie Darko conta sobre o filme.
E... Sinceramente eu gostei do livro só recomendo que vejam o filme primeiro, eu acho que se tivesse visto o filme antes teria tirado mais proveito da leitura.
E também pra quem ainda não viu o filme a parte da entrevista é meio cansativa, até por que muita das vezes você não entende algumas coisas. Porém eu gostei muito do final e pretendo ver o filme em breve.
Marcelo Martins 17/04/2020minha estante
Acredito que nesse caso em especial, o livro é complementar ao filme. Realmente, a experiência de ver o filme antes faz com que a leitura seja complementar.

Li recentemente também. Já assisti ao filme umas 3x creio eu. Um filme que compensa ser revisto.

Oliveira 17/04/2020minha estante
Quero muito ver o filme

Marcelo Martins 17/04/2020minha estante
Assista, é muito bom. Eu particularmente gosto muito. Acho que ainda tem no Netflix, pelo menos teve um tempo... :)

@alephbookworm 06/06/2019

Malucooooo viajado inspirador quanto o filme
O filme é aquela coisa maluca. A gente termina e fala mas que desgraça esse bendito desse diretor quis passar com esse filme. E navegando na net, percebemos inúmeras teorias maravilhosas.

O livro é dividido em 3 partes:

1- O prefácio da edição brasileira+prefácio de Jake Gyllenhaal+Entrevista com o diretor do filme (bem inspirador pela história de vida! Super recomendo!)

2- O roteiro do filme completo

3-O livro que foi citado no filme da Vovó Morte meeeeu Deus e confesso que eu caí no chão quando eu li. Porque eu percebi muitas outras coisas na história.

Superrecomendo a leitura porque amo o filme apesar de ser um livro diferente do que as pessoas costumam ler-procurar para ler!

Lucas Carty | @panteaodehistorias 06/06/2019minha estante
Quero muito ler! Fiquei mais ansioso ainda!

@alephbookworm 06/06/2019minha estante
Vale muuuito a pena. Não é um livro tradicional mas Donnie Darko é um filme foda o livro ajuda mais ainda essa viagem psicodélica dele. kkkkk

Ana 16/01/2022

Interessante
O livro não é ruim em nenhum ponto, porém deixa a desejar na hora de compreensão. Tipo a ideia de viajem no tempo é legal, mas do início ao fim fica vago a explicação na minha opinião.
sah 01/02/2022minha estante
essa é a intenção!

sah 01/02/2022minha estante
mas se vc se interessar, eu amo um vídeo do pipocando que ele traz duas teorias muuuuito boas e bem embasadas, só pesquisar "pipocando donnie darko" no youtube!?

ana 02/12/2021

donald (donnie) darko
? 28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos. É quando o mundo vai acabar!

ótimo livro para quem já assistiu o filme uma vez ou várias. basicamente temos o prefácio com o jake gyllenhaal, entrevista com o diretor, o roteiro do filme e um livro dentro do livro! (o livro sobre viagem no tempo que a vovó morte escreveu)
bem louco né? ao mesmo tempo que o livro é curto ele também é longo por conta do roteiro e da entrevista com richard kelly, mas quem é fã de donnie darko vai adorar tanto quanto eu. esperava mais que um roteiro e uma entrevista, mas tudo bem.
Andre.Vieira 02/12/2021minha estante
Eu assisti esse filme alguns anos atrás e não entendi foi nada jkkkkkkkkk
Nem sabia que era adaptação de livro.

ana 03/12/2021minha estante
KKKKKKKK esse livro é tipo um livro para os fãs, perguntando porque o donnie é assim e nem o próprio diretor ou o ator que fez o donnie consegue explicar isso

MarcoSensi 18/04/2017

A destruição é uma forma de criação - Donnie Darko

Donald Darko é um garoto que tem sérios problemas psicológicos, em uma determinada noite ele se levanta de madrugada e vai até a rua onde se depara com um coelho de 1,80m de altura, ele diz a Donnie que o mundo vai acabar em exatos 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos. Na manhã seguinte Donnie acorda em um campo de golfe e quando retorna para casa descobri que uma enorne turbina de avião cai exatamente em cima de deu quarto, aparentemente ela não pertence a nenhum avião que tenha sobrevoado a área. Donnie não sabe o que está acontencedo mas sabe que vai ter que terminar.

Eu adorei esse livro, principalmente por ser um script e não um romance, achei muito interessante ler toda a descrição das cenas e locomoção das câmeras. A estória é ótima e o desenvolvimento de Donnie se entrelaça na trama a cada página. Esse não é o tipo de livro que te da um final pronto ele te faz pensar, e pensar muito sobre assuntos muito complexos fazendo com nasçam diversas perguntas, onde apenas Stephen Hawking conseguiria responder.

O acabamento do livro é lindo o que já é um padrão da DarkSide Books. A sua diagramação é ótima e o livro ainda contém uma entrevista com o diretor/roteirista do filme Richard Kelly, e a obra da vovó morte que é apresentada no enredo, algo bem interessante de ler sobre a sua visão de viagem no tempo.

Avaliação:?????
Título: Donnie Darko
Autor: Richard Kelly
Editora: DarkSide Books @darksidebooks
Páginas:208
meriam lazaro 18/04/2017minha estante
Adorei a resenha. Amo o filme e o livro, além de ser fã do filme ET e dos dois Stephen que o autor/diretor de JD também é fã. Esse filme tem cenas que me fizeram lembrar do ET, além da própria atriz DB; por isso mencionei.

meriam lazaro 18/04/2017minha estante
*autor/diretor de DD (corrigindo)

Edla 25/09/2021

Quem aqui já não assistiu ao filme “Donnie Darko”? é um filme clássico de 2001, e adorado por muitos. A DarkSide trouxe em 2016 uma belíssima edição dessa história, porém a primeira edição desse livro foi em 2003.

“É difícil aceitar a ideia de que o ideal não existe. Nada é perfeito”. Pág.22.

O livro contém uma entrevista com o roteirista do filme Richard Kelly, do qual ele responde algumas dúvidas das pessoas em relação ao filme. Foi muito interessante conhecer alguns gostos do Richard, principalmente saber que ele é muito fã do Stephen King, e o filme favorito dele do King é “Um sonho de liberdade” de 1994. E posso dizer que depois de ler algumas respostas do Richard, eu garanto que estou mega curiosa para ler “O iluminado” e depois assistir ao filme, já que o Kelly diz que é completamente fanático nesse filme. Outro livro que ele cita é “Uma breve história do tempo” de 1988 do Stephen Hawking, o jeito que ele fala que não entendeu muita coisa do livro, mas que mesmo assim foi um livro essencial, acabou me deixando muito curiosa para conhecer esse livro.

“Acho que somos desafiados pelas coisas que estão um pouco além do nosso alcance”. Pág.31.

Donnie Darko é diagnosticado como esquizofrênico limítrofe, e para quem não sabe é um transtorno de personalidade do qual a pessoa não consegue controlar a raiva, e muitas das vezes essa raiva é basicamente por nada, acontece do nada.

E no final do livro contém “A filosofia da viagem no tempo”, que foi algo que achei muito interessante, cada capitulo conta um tipo de coisa, como por exemplo, sonhos, os mortos manipulados, o universo cangente, e entre outros.
Sem contar que também contém várias imagens do livro.
Super recomendo, é um livro que você ler em algumas horas, e tira várias dúvidas do filme e do roteirista.
yagoo 26/09/2021minha estante
Então o livro, não é uma história em si que foi adaptada para o cinema ? Tipo It, porque eu tava querendo ler esse livro, mas me falaram que na verdade ele é um spin off do filme, não tem nada de história, só oque se passou nos bastidores do filme, aí eu queria saber se isso é verdade, que o filme só é um bastidores da produção do filme?

Edla 28/09/2021minha estante
Então, o livro é só o ROTEIRO do filme, não é a HISTÓRIA. Já o filme, OBVIO, é a história.
É porque na verdade, foi lançado primeiro o filme.

Sayuri 01/07/2020

Sempre bom lembrar que é um livro apenas *sobre* o filme
Assisti ao filme Donnie Darko este ano e fiquei completamente apaixonada. Além de se tornar um dos meus favoritos, fui pesquisar mais sobre e cheguei a essa edição. O peguei emprestado e sinceramente não queria devolver. As entrevistas e o extra com o livro da Roberta Sparrow são muito esclarecedores. Com certeza vale a aquisição caso seja fã do filme.
Felipe414 01/07/2020minha estante
esse ano ainda assisto o filme

Sayuri 01/07/2020minha estante
Me chama ???

gy.maria 16/06/2022minha estante
Desisti de procurar respostas e acatei a teoria do rolandinho (pipocando) sobre seleção natural, pq pra mim faz todo sentido

Alexandre 16/06/2022minha estante
Me lembro de ver o vídeo, mas não da teoria. Preciso rever.

Giovanna Leles 23/09/2020

Donnie Darko
não tinha como ser uma leitura decepcionante. a oportunidade de ler o roteiro do meu filme favorito, na íntegra, e minha única frustração foi a de não ter lido antes. essencial pra quem gosta da história de Donald Darko, elabora mil teorias, é fã de ficção científica. o livro tem conteúdos adicionais e uma entrevista muito necessária com o diretor e roteirista do clássico cult, e também uns fragmentos do livro da vovó morte. dá pra ler várias vezes sem cansar; assim como todas as dezenas de vezes que vi o filme.
Júlia 23/09/2020minha estante
Essa capa da DarkSide ficou perfeita, sou apaixonada! Livro muito necessário mesmo pra quem gostou do filme, aquele roteiro é sensacional

Giovanna Leles 23/09/2020minha estante
sim! só amor por essa edição! darkside não decepciona nunca ?

luadepaginas 22/09/2020

O cara é um gênio. Não é um livro qualquer, é um roteiro completo e incrível. Como diz o autor no livro: O livro é o filme!
Danilo 22/09/2020minha estante
Não sabia que tinha o livro, já me arrependi de ter visto o filme, droga kk

luadepaginas 22/09/2020minha estante
O livro é o roteiro usado para a gravação do filme! Vale a pena demais, vem com as notas do autor e várias informações adicionais. Eu amei!