Donnie Darko

Donnie Darko Richard Kelly

Resenhas - Donnie Darko

The 10/10/2016

Donnie e Frank
Essa edição é maravilhosa, mas não é um livro normal e sim o roteiro original do filme, com uma entrevista inclusa.
Donnie Darko é um garoto um pouco estranho, um dia ele é visitado por Frank, um coelho imenso que diz que o mundo vai acabar, durante todo o tempo até a data marcada por Frank, Donnie tenta entender o que esta acontecendo, tenta manda-lo embora, vê coisas bizarras como a energia do corpo das pessoas quando elas andam em formato de flechas, enfim, ele ainda descobre que uma senhora idosa e meio maluca conhecida no bairro já foi uma grande escritora de viagem temporal.
Quando Donnie viu Frank a primeira vez uma coisa muito estranha aconteceu, ele acordou no meio da noite e foi parar no campo de golf, só que quando ele estava fora de casa uma turbina de avião aterrizou no seu quarto. O que será que vai ocorrer na data final dada por Frank?
Leiam ou vejam o filme.
Muito interessante ver ainda o formato de um roteiro, e como um roteirista tão jovem foi capaz, a base de favores e um baixíssimo orçamento, de produzir um filme que de fato fez sucesso e alavancou a sua carreira.

Aline 24/11/2016

Maravilhoso
Minha experiência com esse livro começou com uma decepção. Quando o comprei, já faziam vários anos que eu tinha visto o filme e eu não lembrava de muita coisa, exceto que tinha gostado muito. Comprei o livro achando que era a versão romanceada do filme e me frustrei ao perceber que na verdade era o roteiro, precedido de uma (longa) entrevista com o roteirista. Resolvi então rever o filme, e meu amor pela história de reavivou, assim como a curiosidade de ler o roteiro e a entrevista e ver se eles traziam novidades.

O roteiro é a versão final que foi utilizada para gravação do filme e não traz diferenças significativas em relação ao que é mostrado na tela. No entanto, a experiência de ver o filme e depois ler é absolutamente fascinante e desperta enorme vontade de mergulhar no mundo de Donnie e tentar entendê-lo, dissecar cada um dos detalhes.

Como toda edição da Darkside, o livro é belíssimo, conta com ilustrações maravilhosas e os trechos do livro da Roberta Sparrow, A Filosofia da Viagem no Tempo, assim como a playlist do filme.

Recomendo demais para quem ama o filme e para quem não ama e quer conhecer. É uma verdadeira imersão no universo de Donnie.

Bruno 23/08/2016

O livro não é melhor que o filme, o livro é o filme.
Essa descrição da DarkSide Books em relação ao material deixa claro àqueles desavisados que o livro em si, não é uma história que fora adaptada para a tela, mas trata-se do roteiro utilizado para realização do filme em sua versão final, contendo alguns extras, como um prefacio escrito pelo ator principal, o Jake Gyllenhaal (Donald "Donnie" Darko), e uma entrevista com o diretor/roteirista Richard Kelly, além de ter como bônus o livro que aparece no filme escrito pela Vovó Morte. Enfim, é um conteúdo pra fãs do filme e que como de praxe recebeu um belo tratamento da Darkside, o roteiro em si não difere em nada do que é visto no filme- ao menos não que me lembre, pois revi o filme a cerca de um mês-, e depois de ler o livro acredito que só é mencionado a utilização de outra música que acabou não entrado na abertura vista no filme, mas durante outra cena. Se você ser for daquele grupo que não entendeu o filme, saiba que aqui você não irá encontrar explicações, a entrevista feita com Kelly é mais voltada sobre sua carreira e a ascensão quase que boca-a-boca do filme, além das dificuldades de realiza-ló. Mas se você for uma pessoa que curte o universo sci-fi, e provavelmente deve ser, afinal não estaria na pagina desse livro se não fosse. A compreensão do que realmente acontece nos 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos, fica a margem de sua interpretação. O central da trama é viagem no tempo, particularmente nunca achei o filme em si um enigma, de fato, tem alguns simbolismos, mas sua trama sempre foi clara.

Rafael Migão 14/07/2016

O Livro é o filme
Quando comprei esse livro, vi que explicaria muita coisa que estava em aberto na cabeça dos críticos. Você pode pesquisar em vários sites sobre o filme, e verá que quase ninguém o entende 100%.
Assim que comprei o livro, fui direto assistir o filme e como todo mundo, não entendi quase nada. No livro, Richard Kelly(Diretor do filme) faz uma entrevista (que por meu ver, é sensacional) ele explica em determinado momento que gosta de ver os fãs criando teorias sobre Donnie Darko, ele mesmo diz que o filme foi feito para quebrar a cabeça de muita gente. Realmente, o filme é de 2001 e quase ninguém o entendeu perfeitamente. Sobre a diagramação do livro, é incrível, mais uma bela obra de artes da editora Darkside, eles sabem como agradar os leitores.
Voltando sobre a "História" do livro, as primeiras 80 páginas são sobre a entrevista com o Diretor, o resto, lemos o roteiro original do filme (que na minha opinião, me ajudou bastante a entender o filme).
As ultimas paginas são os arquivos de Roberta Sparrow, personagem importante para a trama.
O livro em si me ajudou muito, ele é leve, consegui ler em menos de 1 dia, as páginas voam e você nem percebe, valeu a compra. 5 Estrelas

Albuquerque 10/01/2017

Donnie darko
Bem..... Não tenho costume de ler livros q vem apos o filme mas abri mão dessa vez, pois "donnie darko" embora não seja um filme atual, eu gostei muito e quis ver por trás desse filme o q ele trazia pra nos. E não é q deu certo, o livro possui em suas primeiras paginas um entrevista direta e aprofundada com o diretor do filme q acabou por lutar muito para trazer as telas, em seguida o roteiro original do filme é a filosofia da viagem no tempo. Pra quem assistiu ao filme e não entendeu, o livro vai lhe esclarecer muitas coisas, porem se vc já viu o filme é acha q não pode se surpreender mais, então leia o livro.

Odin com Pimenta 26/01/2017

Resenha: Donnie Darko da Darkside® Books mostra os segredos de Richard Kelly
Assistir ao filme Donnie Darko há alguns anos e posso dizer que entrou para meu hall de grandes filmes da minha vida. Digo isso não só porque o filme é extremamente intrigante, mas porque também não tem como não se identificar com ele, mesmo que você já não seja mais um adolescente.

Richard Kelly e sua obra já foram chamados de muita coisa: complexo, metafísico, louco, maluco, cult, se você estiver pensando "Qual destes adjetivos cabe melhor ao filme?" digo que é tudo isso e mais um pouco. Muitas pessoas mantém e participam de fóruns onde o filme é discutido até hoje! E não é pra menos, pois Donnie Darko é o tipo de filme que te faz pensar muito tempo depois de tê-lo visto.

Foi com uma imensa alegria (e até com uma leve histeria de fã) que recebi a notícia de que a Darkside® Books lançaria o livro do filme! Assim que ele chegou, a qualidade Darkside® estava ali, em cada aspecto: capa dura e soft touch, o marcador de livro em forma de avião, as páginas com fotos e o marca página em tecido. Mas não é só isso que vai fazer cada fã da obra pirar, tem mais, muito mais.

Começamos o livro com um excelente prefácio de Jake Gyllenhaal onde podemos ter o ponto de vista do próprio ator sobre a obra. Adorei quando ele diz que nunca fala o que pensa sobre o que o filme é, mas prefere saber da pessoa o que ela pensou sobre o mesmo.

O prefácio é seguido por uma grande e super interessante entrevista de Richard Kelly sobre sua vida e seu filme, o que foi muito legal de ler, para saber não só sobre o processo de criação de Donnie Darko, mas também o complicado e complexo caminho que um diretor jovem e estreante deve trilhar para conseguir mostrar seu filme ao mundo.

O entrevistador fez perguntas bem complexas e completas, obtendo repostas sinceras e diretas de Kelly, muitas delas fornecendo bônus interessantes sobre a criação do diretor, sua vida na faculdade e sobre como ele foi criado desde a infância.

Depois da entrevista somos agraciados com o roteiro original e completo que os atores e equipe utilizaram para trazerr o filme à vida e, caramba, como é bom poder ler cada fala e descrição de cena, entender mais a obra assim como perceber coisas que passaram despercebidas ou mesmo rememorar diálogos magistrais como o dos meninos falando dos Smurfs, ouvir Donnie dizer à professora onde ela deveria enfiar as coisas, entender melhor as nuances da conversa entre Donnie e seu professor sobre a viagem no tempo e tantos outros momentos cheios de criatividade.

O livro não só te transporta para o filme, mas também evoca muito os anos 80 e a adolescência de quem viveu nesta época assim como nos sentimos quando somos mais jovens e tudo parece confuso enquanto estamos tentando achar nosso lugar no mundo.

Com o livro, percebemos o quanto Kelly tem uma qualidade excelente para qualquer escritor e criador de estórias: a capacidade de observar o mundo e de mostrá-lo de um jeito único e particular.

O final do livro temos um bônus que fará qualquer fã, das antigas ou recente, enlouquecer: o próprio livro da Vovó Morte, A Filosofia da Viagem no Tempo. O livro é curtinho e complexo, mostrando muitos aspectos de detalhes que vemos ao longo do filme e ajudam a entender as regras que permeiam o que acontece com Donnie e todos ao redor dele.

Vou dizer uma coisa, o livro é uma pérola, para todos os que viram ou não o filme, visto que o roteiro completo está nele, mas é claro que é ainda mais mágico para quem viu e reviu o filme. A Darkside® Books deu um show não só pelo cuidado e primor que é o livro em si, mas principalmente por tê-lo trazido para o Brasil, pois muitos fãs mal tinham esperanças de verem uma obra assim por aqui.

Um bônus legal é a playlist das músicas que embalam o filme, é muito bom ler sobre a escolha delas para as cenas e vê-las discriminadas para cada cena específica no roteiro, dando o tom a elas e ajudando a moldar o filme tanto na mente quando nos corações de quem o está vendo.

Em nossa classificação que qualidade recém criada, este é um livro 4 de 5 corvos (nossos queridos Hugin e Munin, os corvos de Odin que representam o pensamento e a memória), pois é muito bom mesmo, em diversos aspectos já mencionados acima.

Espero que todos os fãs do filme e os fãs do livro se deleitem nesta obra e que possam ver o que Kelly realmente quis dizer com Donnie Darko!

Adquira já seu exemplar! Entre no site da Darkside® Books e veja este e outros lançamentos incríveis da editora que já se tornou a mais amada do Brasil.

site: http://odincompimenta.com.br/livros/resenha-donnie-darko-da-darkside-books-mostra-os-segredos-de-richard-kelly/

Francisco 02/02/2017

Buumm, cérebro explodindo com esse final
Que livro! Que história!! Nunca assisti o filme, adquiri o livro ontem e em 1 dia já terminei, leitura muito fluida, dinâmica, um plot Twist delicioso. Darksiders de parabéns pela edição, arte do livro e pelo material contido, prefácio + entrevista.

Partiu assistir o filme agora!

Ari 21/11/2017

Politicamente incorreto e misterioso.
No meu ponto de vista, Richard Kelly conseguiu exteriorizar seus pensamentos críticos em relação à família tradicional americana. Quando a situação foge do controle dos pais, o filho (Donnie) passa a ser tratado na sala de psiquiatria, com remédios em doses cada vez maiores, e em uma escola, em cuja sala de aula, administrada por professoras com diferentes posições ideológicas tbm perdem o controle. Donnie Darko, típico adolescente da década de 80 no contexto americano, na minha opinião, está à procura de seu "eu" interno, diria que, através de Frank, seu amigo imaginário, tenta através da violência demostrar o que sente, no entanto, nem ao menos sua psiquiatra percebe que lhe faltava alguém com quem compartilhasse fielmente seus sentimentos. Agora, levando para o lado obscuro e criativo do misticismo de Richard, ele brisou legal, viajou e nos mostrou que a causalidade é a essência desse mundo. Somos o que pensamos ser. No contexto da teoria da viagem no tempo, estou a pensar, esse dilema continua intrigando o mais cético e racional ser humano.

Larissa.Vilela 24/02/2017

Do you believe in time travel?
Donnie Darko, um adolescente problemático, é acordado no meio da noite por uma voz, é Frank, uma pessoa fantasiada com uma apavorante fantasia de coelho. Frank lhe diz que o mundo acabará em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Quando Donnie acorda, ele está em um campo longe de sua casa, e quando retorna para lá, avista uma multidão, uma turbina de avião caira exatamente onde é seu quarto. A partir daí, a história se desenvolve e vamos ver uma série de acontecimentos misteriosos. Este filme de Richard Kelly, lançado em 2001, é motivo de dúvida em muitos, cabe a cada um realizar sua particular interpretação.
A editora @darksidebooks lançou o livro Donnie Darko, com o seu roteiro e cheio de detalhes. Há ainda algumas páginas do livro "A Filosofia Da Viagem No Tempo", que foi usado por Donnie em suas pesquisas no filme.

Assista o filme, leia o livro, pesquise. Vale a pena tentar entender melhor este maravilhoso trabalho.

Saleitura 01/03/2017

Outro conhecido filme trazido a nós por meio de um livro. Porém, esse o faz de maneira diferente do anterior.
O livro nos trás um entrevista extremamente interessante com o diretor e roteirista do filme, o roteiro final usado por toda a equipe para as gravações, e ainda uma pequena porção chamada "A Filosofia da Viagem no Tempo", o que fará um pouco mais de sentido a partir do momento em que você assistir o filme. E além disso, a edição traz diversas imagens relacionadas à história e cenas do filme.

Donnie Darko é o tipo de filme que se eu tentasse resenhar, eu nunca sentiria que tinha falado tudo o que precisava. Eu não o havia assistido quando ganhei este livro, mas o meu interesse por ele já era grande, afinal eu já havia ouvido falar da história, e todos que falavam sobre ela o faziam com extrema paixão, criando teorias e mais teorias para tentar explicar o que realmente aconteceu.

Como uma entusiasta do cinema, ler a entrevista com o diretor, e saber um pouco mais sobre como foi o processo pelo qual a história passou até chegar a nós por meio do filme, foi o ponto final para eu decidir assistir o filme de uma vez. E então eu pude, por fim, compreender o porque de todos parecerem tão confusos e fascinados pela obra.

Como eu disse, eu não seria capaz de fazer uma resenha que abrangesse tudo o que deveria abranger, portanto nem tentarei. Mas é uma história muito interessante, e que merece ser conferida por todos, em especial se você tem interesse em filmes "cult", ou suspense, ou um drama meio misturado com comédia, ou em filmes complexos com uma boa trilha sonora, ou, por fim, em filmes/livros que analisam comportamento do ser humano, de certa forma.

resenhado por Ana Carolina

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2017/03/resenhas-star-wars-trilogia-e-donnie.html

hanny.saraiva 05/03/2017

Só não leva 5 estrelas porque tem errinhos de revisão.
Livro perfeiro para fãs do filme. Além do impecável projeto gráfico, o livro traz uma entrevista com o diretor, informando como foi a saga para se produzir a obra fílmica + informações do livro de Vovó Morte.

Sr. Machado 29/06/2016

3 motivos para ler Donnie Darko
1 – O FILME EM SUA ESSÊNCIA

Pode parecer um tanto óbvio, mas o maior motivo para ler o roteiro de Donnie Darko é conhecer a obra em sua essência, em sua forma mais básica – e não me entenda mal, pois com básico eu não quero dizer simples. O que mais me agradou, como fã do filme, foi ter a oportunidade de entender tudo em detalhes. Ler o roteiro é uma experiência importante e agradável por nos proporcionar o entendimento de cada detalhe, coisas que às vezes deixamos escapar apenas assistindo ao filme (independente de quantas vezes). A sensação que fica após a leitura é a de ter usado um pente fino na obra, nenhum detalhe passa despercebido.

2 – A MENTE POR TRÁS DA OBRA

A curiosidade é uma das consequências que se tem ao conhecer algo cativante. É natural querer saber como e de onde surgiu a ideia para as coisas que admiramos. Nesse sentido, um dos grandes motivos para investir na leitura do livro está em Richard Kelly, diretor e roteirista de Donnie Darko. O livro possui uma ampla entrevista que disseca as situações que Richard Kelly precisou contornar para tornar Donnie Darko uma realidade. São várias páginas de perguntas e respostas com o diretor/roteirista, um conteúdo que acrescenta qualidade e sacia boa parte das curiosidades que um fã do filme pode ter.

3 – UMA OPORTUNIDADE ÚNICA

Não é sempre que temos a oportunidade de ler um roteiro – mesmo sendo um leitor de longa data, essa foi a minha primeira experiência com esse tipo de texto, para que você tenha ideia de como a chance para apreciar uma leitura desse tipo surge com pouca frequência. Este não é apenas mais um livro sobre um grande filme, mas sim um documento único; uma oportunidade para se aprofundar na história de um dos filmes mais complexos de todos os tempos. O livro transcende a proposta de roteiro para se tornar uma espécie de guia, uma fonte de informação na qual os fãs de Donnie Darko podem confiar.

site: http://bit.ly/3MotivosCoelhão

Cafecomtripas 21/06/2016

O livro é recomendo pra quem já gosta do filme. Sim, se você não ver o filme e ler o roteiro você irá entender, mas a experiência vai ser completamente diferente, pois você perderá muito do que o filme tenta passar – ambientação, sons, reações, expressões. Quem já conhece a película acaba aproveitando muito mais a leitura, usando-a como uma forma de revisitar a historia e prestar atenção em detalhes antes ignorados, além de se aproximar um pouco do diretor com a entrevista.

Leia a resenha completa no link:

site: http://cafecomtripas.blogspot.com.br/2016/06/literatura-donnie-darko-richard-kelly.html

Lali 11/06/2024

Impossível definir o que é melhor nesse livro. A entrevista fantástica com o autor/roteirista, o roteiro em seu tratamento final ou o livro da vovó morte? um dos melhores filmes cults trazendo uma leitura absurdamente boa.

Clarissa.Fonseca 03/06/2016

Segundo o próprio tradutor: "O livro é o filme"
Para quem já era fã, as expectativas eram altíssimas, mesmo se tratando de um roteiro. A edição é linda, o que dá uma valorizada. Há uma entrevista bem interessante com o Richard Kelly após o prefácio, que fala do filme e traz algumas referências bem legais. Sobre o roteiro, há alguns erros de tradução e algo de irritante na tradução de algumas expressões também. Eu vejo tudo muito mais claro após a leitura, algo que passa batido na adaptação cinematográfica, uma série de sutilezas, mas nada revelador. Afinal de contas, como diz a intro do tradutor: "O livro é o filme". Então, quem já conhece a história e busca revelação (o que, pelo próprio autor, parece impossível) não irá encontrar, mas se supreenderá revisando detalhes de uma obra já conhecida. Pra quem não conhece, não vai ficar perdido na história, embora a dúvida quanto ao desfecho da trama seja inevitável a todos que tiveram contato com a obra. É uma leitura super rápida e fluída, que vale muito para os novos e velhos fãs.